Ir para acessibilidade

LUCIANA ROCHA CAVALCANTE

DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (8)
2023, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO REMOTO, ISSN: 24470961
2022, A literatura como criação histórica: O olhar da crítica / Literature as historical creation: A critical eye, ISSN: 25258761
2022, O currículo e a educação bilingue: considerações e possibilidades, ISSN: 16575830
2021, Smartphone como ferramenta eficaz para o ensino de língua estrangeira, ISSN: 25258761
2020, Sentidos da formação de professores alfabetizadores no curso de pedagogia da universidade federal do Maranhão, ISSN: 25258761
2020, O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS À DISTÂNCIA: ORALIDADE EM FOCO / THE TEACHING OF FOREIGN LANGUAGES IN DISTANCE-EDUCATION LANGUAGES AND LITERATURE UNDERGRADUATE PROGRAMS: ORALITY IN FOCUS, ISSN: 25258761
2010, O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: componentes didático-pedagógicos para o exercício da crítica, ISSN: 97887862
2002, A língua inglesa no contexto da globalização, ISSN: 15170136
Publicação em eventos (23)
2021, Girlene Miranda Baima, Gislane Gomes Braga, Luiz Mário Leal Filho, Luiz Máximo Lima Costa, Luciana Rocha Cavalcante, Reflexões sobre as possibilidades do ensino da Língua inglesa e de Arte mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação, III Simpósio Internacional e VI Nacional de tecnologias digitais na educação, Trabalho Completo
2020, , Smartphone como ferramenta eficaz para o ensino de língua estrangeira, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2020, Luciana Rocha Cavalcante, Girlene Miranda Baima, Viviane Lima Coimbra, Luiz Máximo Lima Costa, Smartphone como ferramenta eficaz para o ensino de língua estrangeira, II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2018, , A expressão da oralidade no ensino de língua Inglesa nos cursos de Letras a distância: um desafio a conquistar., I CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA(CONALA) e do IV ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO,DISCURSO E MEMÓRIA(ENAFDM),
2017, Luciana Rocha Cavalcante, Concepção de Língua(GEM): base conceitual para compreensão da prática do professor de língua inglesa, Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônio: discurso e contemporaneidade: histórias,espaços e subjetividades., Resumo
2017, , Concepção de Língua(GEM): base conceitual para compreensão da prática do professor de língua inglesa, Colóquios Internacional Mídia e Discurso na Amazônia: discurso e contemponeidade: histórias, espaços e subjetividades.,
2016, Luciana Rocha Cavalcante, Língua(gem): base conceitual para compreensão da identidade do professor de língua inglesa, I Encontro Internacional de Ficção Indentidade e Discurso: literatura, cinema, gêneros digitais e outros gêneros., Resumo
2016, Luciana Rocha Cavalcante, Perspectiva Discursiva nos Cursos de Letras a Distância Face à Oralidade, II COlóquio de Línguas do IFMA/ Múltiplos Letramentos e Multiletramento: práticas de letramento no ensino básico, técnico e tecnológico, Trabalho Completo
2016, Luciana Rocha Cavalcante, Cultura e Identidade Linguística: prática docente, emprego de estrangeirismos e caracterização do sujeito/heroi ficcional, I Encontro Internacional de Ficção Indentidade e Discurso: literatura, cinema, gêneros digitais e outros gêneros., Resumo
2015, Luciana Rocha Cavalcante, A Oralidade no Ensino de Línguas Estrangeiras nos Cursos de Licenciatura em Letras a Distância, 7º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, Trabalho Completo
2014, Luciana Rocha Cavalcante, Enfoque Discursivo da EAD Face à Oralidade, I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: literatura, cinema,gêneros digitais e outros gêneros., Trabalho Completo
2012, , Oralidade: da descrição linguística aos movimentos da contemporaneidade., XII Encontro Humanistico.,
2011, , O Lugar da Oralidade nos Cursos a Distância de Licenciatura em Letras com Habilitação em língua Estrangeira: uma análise discursiva., III Seminário de Pesquisa Linguagem e Identidade: múlti´los olhares.,
2010, Luciana Rocha Cavalcante, A oralidade nos cursos de licenciatura em letras em língua estrangeira a distância: uma análise discursiva, X ENCONTRO HUMANÍSITICO, Resumo
2010, , A oralidade nos cursos de licenciatura em letras com habilitação em língua estrangeira a distância: uma análise discursiva., X ENCONTRO HUMANÍSTICO,
2010, , A Prática de Linguagem e Ensino de Línguas., X ENCONTRO HUMANÍSTICO,
2009, Luciana Rocha Cavalcante, O Lugar da Oralidade nos Cursos de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Estrangeira a distância: uma análise discursiva, II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO, Resumo
2008, , A plataforma Moodle: uma alternativa no ensino da língua inglesa a distância, VII SEMANA DE LETRAS,
2008, Luciana Rocha Cavalcante, Breve análise da situação da educação superior dos cursos de Letras com formação em Língua Inglesa a distância, Encontro Internacional de Texto e Cultura, Resumo
2005, Luciana Rocha Cavalcante, A prática do profesor de língua inglesa no Centro de Ensino Médio Liceu Maranhense: dimensão pedagógica e político-ideológica, V Encontro Humanístico, Resumo
2004, Luciana Rocha Cavalcante, A prática do professor de língua inglesa no Centro de Ensino Médio Liceu Maranhense: dimensão pedagógica e político-ideológica, I Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências, Resumo
2003, Luciana Rocha Cavalcante, Reflexões iniciais sobre as implicações político-ideológicas do fazer pedagógico do professor de língua inglesa, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2003, Luciana Rocha Cavalcante, Reflexões iniciais sobre as implicações político-ideológicas do fazer pedagógico do professor de língua inglesa, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
Capítulos de livros (8)
2023, Ensino de Língua Inglesa: mitos, crenças e falácias., Diálogos Interdisciplinares na educação básica, Luiz Máximo Lima Costa, Luciana Rocha Cavalcante
2022, Literatura em revisão: a palavra da crítica numa perspectiva histórica, Inovação e ciência em linguística, letras e artes, Aretusa Pontes Nascimento, Danielle Castro da Silva, Lina Mendes Bezerra Machado Freitas, Luciana Rocha Cavalcante, Luiz Máximo Lima Costa, Viviane Lima Coimbra
2022, O professor de língua inglesa na atualidade: qual a sua identidade na escola bilingue?, Estudos da linguagem : instrumentos teóricos e metodológicos, Luciana Rocha Cavalcante, Melissa Lima de Souza
2021, Reflexões sobre as possibilidades do ensino da Língua inglesa e de Arte mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação, E-book do 3º Simpósio Internacional 6º Nacional de tecnologias digitais na educação, Girlene Miranda Baima, Gislane Gomes Braga, Luiz Mário Leal Filho, Luiz Máximo Lima Costa, Luciana Rocha Cavalcante
2018, An overview on the distance higher education of laguage and literature studies with specialization in english language, ENSINO DE LÍNGUAS: Tecnologias, Interação e Interfaces, Luciana Rocha Cavalcante
2018, Orality in focus on foreign language teaching in the e-learning courses of bachelor od arts, ENSINO DE LÍNGUAS: Interfaces e Novas Perspectivas, Luciana Rocha Cavalcante, Ivete Maria Martel da Silva, Naiara Sales Araújo
2016, O Panorama do Ensino Superior a Distância dos Cursos de Letras com Formação em Língua Inglesa, Ensino de Línguas e Práticas Discursivas: múltiplos olhares, Luciana Rocha Cavalcante
2015, Ensino de Línguas e Discurso: reflexões e praticas, Oralidade em Foco no Ensino de Línguas Estrangeiras nos Cursos de Licenciatura em Letras a Distância, Luciana Rocha Cavalcante
Livros (4)
2018, Ensino de Línguas: interfaces e novas perspectivas, Luciana Rocha Cavalcante, Ivete Maria Martel da Silva, Naiara Sales Araújo
2018, Ensino de Línguas: tecnologia, interação e interfaces, Luciana Rocha Cavalcante, Ivete Maria Martel da Silva, Naiara Sales Araújo
2016, Ensino de Línguas e Práticas Discursivas: múltiplos olhares, Luciana Rocha Cavalcante, MONICA FONTENELLE CARNEIRO, Naiara Sales Araújo
2015, Ensino de Línguas e Discurso: reflexões e práticas, Luciana Rocha Cavalcante, MONICA FONTENELLE CARNEIRO, Naiara Sales Araújo
Orientação em pós-graduação (6)
Mestrado, LUIZ MAXIMO LIMA COSTA, 03/2020 - , Concluída em 04/2023
Mestrado, MELISSA LIMA DE SOUZA, 06/2021 - , Concluída em 04/2024
Mestrado, JANES CLÁUDIO DE JESUS MORAES, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ALAN SÉRGIO GONÇALVES, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JACKELINE LOURENE DO SACRAMENTO, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, HERMES LUIZ DE SOUSA SANTOS JUNIOR, 03/2024 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo