RICARDO MAZZINI BORDINI
DMUS - DEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCHBeginning of content
Intellectual production
Research group coordination (1) |
10/2022 COMMAR, |
Scientific articles (13) |
2021, A Harpa de Concerto: estudo de glissandi e de configurações dos pedais com categorização de classes de conjuntos, ISSN: 15162737 |
2018, Expanded Atonal Voice-Leading Space for Trichords: an auxiliary model for generating pre-compositional material, ISSN: 25255541 |
2016, Composição: análise e síntese, sistemas, princípios e técnicas, ISSN: 24465356 |
2013, Fantasia Sul América para clarineta solo de Cláudio Santoro: uma análise, ISSN: 15177599 |
2007, O que pensa e o que sente o compositor quando compõe?, ISSN: 15162737 |
2006, Heitor Villa-Lobos, Choros (No. 10), "Rasga o Coração" ou "Jurupari": coletânea de citações e uma discussão formal dos aspectos motívicos e formais da obra, ISSN: 15162737 |
2004, Investigação Cronométrica Relativa à Duração de Obras Instrmentais (Concerti Grossi e Sinfonias) da Música Européia de Tradição Ocidental Escrita, ISSN: 15162737 |
2001, Do Que Pudera Lembrar-se o Barqueiro Cujo Barco Era a Lua, ISSN: 15162737 |
1999, Uma Análise da Introdução da Bachianas Brasileiras No. 1 de Heitor Villa-Lobos, ISSN: 15162737 |
1997, Investigação de Canção de Garoa de Bruno Kiefer, ISSN: 01037420 |
1995, Da Possibilidade de que a Música seja um Vício, ISSN: |
1995, Uma Breve Visão d'O Barqueiro Cujo Barco Era a Lua, ISSN: 01023357 |
1992, Composição em Computadores: Concernências Teóricas, ISSN: 01023357 |
Publications at events (20) |
2017, Ricardo Mazzini Bordini, Na base, Bacon, II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical - TeMA, Trabalho Completo |
2014, , Traduzir-se: diálogos com Jamary Oliveira, I Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, |
2014, Ricardo Mazzini Bordini, Traduzir-se: diálogos com Jamary Oliveira, I Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, Resumo |
2013, , Técnicas de composição com Conjuntos de classes de notas, 50 Anos do Centro de Artes e Letras, |
2012, , ?Overview of some compositional processes and a sample piece featuring pcset theory as applied to generate pre-compositional material.?, Graduate Colloquia Series, |
2012, , Espaço de Encadeamentos Atonal e Composição Algorítmica, Aula Inaugural do Semeste 2012.2, |
2012, , Markov chains applied to series and referential collections, Workshops in Algorithmic Computer Music, |
2011, , Binary Trees Applied to Algorithmic Composition, Graduate Algorithmic Composition Seminar, |
2010, , Arte contemporânea, V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, |
2006, Ricardo Mazzini Bordini, Teoria Pós-tonal, Composição Musical, Analogia Relambória?, XVI Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo |
2006, Ricardo Mazzini Bordini, Teoria Pós-tonal, Composição Musical, Analogia Relambória?, XVI Congresso da ANPPOM, Resumo |
2006, , Teoria & Música, Fórum da Pós-Graduação em Música da UFBA, |
2006, , A Teoria Pós-tonal Aplicada à Composição Musical: estudo de caso, Fóruns do PPGMUS, |
2006, Aldemar Macedo Junior, Ricardo Mazzini Bordini, Dicionário Inglês-Português de Termos Técnicos Musicais, VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação / XXV Seminário Estudantil de Pesquisa, Resumo |
2006, , Seminário Tecnologia e Desenvolvimento: Pesquisa em Tecnologia, Arte e Cultura na UFBA, , |
2000, , Aspectos Estatísticos na Orquestração da Sinfonia No. 1 em Dó Menor, Op. 68 de Johannes Brahms, Fórum da Pós-Graduação em Música da UFBA, |
2000, , Materiais, Processos Compositivos e Técnicas Analíticas na Música do Século XX, Seminário de Interpretação de Música do Século XX para Violão, |
2000, , Relatório e Demonstração de Materiais Didáticos Criados em HTML, Fórum da Pós-Graduação em Música da UFBA, |
1999, , Ouviram o Galo Cantar Mas Não Sabem Bem Onde (Crítica e Proposta de Divisão Formal para o Choros Nº 10 de Heitor Villa-Lobos), Fórum da Pós-Graduação em Música da UFBA, |
1999, , Investigação Cronométrica Relativa à Duração de Obras Instrumentais (Concerti Grossi e Sinfonias) na Música Européia de Tradição Ocidental Escrita. Parte 1, Fórum da Pós-Graduação em Música da UFBA, |
Book chapters (4) |
2017, PARTE IV ? PERSPECTIVAS PARA UM VOCABULÁRIO TEÓRICO-ANALÍTICO EM LÍNGUA PORTUGUESA, Na base, Bacon, Ricardo Mazzini Bordini |
1994, Complemento para 'Uma Análise, pela Teoria Pós-Tonal, de Piano Piece (1984)', A Música de Jamary Oliveira: Estudos Analíticos, Ricardo Mazzini Bordini |
1994, Uma Análise, pela Teoria Pós-Tonal, de Piano Piece (1984)., A Música de Jamary Oliveira: Estudos Analíticos, Ricardo Mazzini Bordini |
1994, O PCN: um breve comentário, A Música de Jamary Oliveira: Estudos Analíticos, Ricardo Mazzini Bordini |
Books (1) |
2002, Antônio José Santana Martins(Tom Zé) - Impropérios: Ricardo Mazzini Bordini, Comentários Analíticos, Ricardo Mazzini Bordini, Antonio José Santana Martins |
Artistic, literary and visual production (45) |
2018, Concerto Semestral dos Projetos de Extensão (Cordas Friccionadas), Artistico, Interpretação, Mônica Luchese Marques, Ricardo Mazzini Bordini |
2017, Fórum Latinoamericano de Educação Musical - Brasil, Artistico, Interpretação, Mônica Luchese Marques, Ricardo Mazzini Bordini |
2017, Recital Voz e Criatividade, Artistico, Diversas, Andréa Daltro, Ricardo Mazzini Bordini |
2017, Recital Voz e Criatividade 1 e 2, Artistico, Diversas, Andréa Daltro, Ricardo Mazzini Bordini |
2017, Tiago Fernandes: Recital de Formatura em Violão, Artistico, Interpretação, Tiago Fernandes, Ricardo Mazzini Bordini |
2017, Concerto Semestral Projeto Cordas Friccionadas, Artistico, Interpretação, Mônica Luchese Marques, Ricardo Mazzini Bordini |
2016, Euphorico: Plissê (residência aretística internacional), Artistico, Perfomática, Fátima Daltro, Ricardo Mazzini Bordini |
2016, Apresentação musical da Camerata da UFMA, Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini, Mônica Luchese Marques |
2016, 39o. Festival de Coros do Maranhão, Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini |
2016, Concerto de Gala UFMA 50 Anos, Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini |
2016, Concerto Semestral dos Projetos de Extensão (Cordas Friccionadas), Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini, Mônica Luchese Marques |
2016, Concerto de Gala UFMA 50 Anos, Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini, Mônica Luchese Marques |
2016, Recital dos Alunos de Harmonia Aplicada (2016.1), Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini |
2016, Concerto Coral da UFMA 43 Anos, Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini |
2014, Recital alunos de prática coral I e II, Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini |
2014, Apresentação de alunos de Prática de Conjunto I e II no Encontro Humanístico 2014, Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini |
2013, Caminhos do Coração, Artistico, Diversas, Andréa Daltro, Ricardo Mazzini Bordini |
2013, Sarau Sonare, Artistico, Apresentação de Obra, Ricardo Mazzini Bordini |
2013, Traduzir-se, Artistico, Diversas, Andréa Daltro, Ricardo Mazzini Bordini |
2013, Fragmentos de O Canto de Cada Um, Artistico, Diversas, Fátima Daltro, Edu Oliveira, Andréa Daltro, Ricardo Mazzini Bordini |
2012, O caderno, Artistico, Arranjo Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
2012, Duas séries de canções para soprano e piano, Artistico, Apresentação de Obra, Ricardo Mazzini Bordini, Andréa Daltro |
2012, As time goes by, Artistico, Arranjo Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
2012, Pela luz dos olhos teus, Artistico, Arranjo Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
2012, Canções de ninar gente grande, Artistico, Diversas, Andréa Daltro, Ricardo Mazzini Bordini |
2012, Workshop in Algorithmic Computer Music, Artistico, Composição Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
2012, Alvuras, Artistico, Diversas, Fátima Daltro, Andréa Daltro, Ricardo Mazzini Bordini |
2010, O Rouxinol, Artistico, Apresentação de Obra, Andréa Daltro, Ricardo Mazzini Bordini |
2009, A preta do acarajé, Artistico, Arranjo Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
2009, O dengo que a nega tem, Artistico, Arranjo Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
2009, Lá vem a baiana, Artistico, Arranjo Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
2008, É d'Oxum, Artistico, Arranjo Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
2006, Sétima do Pontal, Artistico, Arranjo Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
2005, Beijinho Doce, Artistico, Arranjo Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
2005, Canto Gregoriano, Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini, Flávio José Gomes de Queiroz |
2004, Recital de Canto Gregriano, Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini, Flávio de Queiroz |
2004, Concerto Sinfônico, Artistico, Apresentação de Obra, Ricardo Mazzini Bordini |
2004, Recital de Canto Gregoriano, Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini, Flávio de Queiroz |
2004, Recital de Canto Gregoriano, Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini, Flávio de Queiroz |
2003, Recital de Conclusão de Doutorado, Artistico, Interpretação, Ricardo Mazzini Bordini, Andréa Daltro, Anita Garrido |
2001, Que Sorte, Que Sina, Artistico, Arranjo Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
2001, Recital nos XVII Seminários Internacionais de Música, Artistico, Apresentação de Obra, Ricardo Mazzini Bordini |
1999, Eu Só Quero Um Amor, Artistico, Arranjo Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
1999, A Volta de Asa Branca, Artistico, Arranjo Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
1994, Lamento Sertanejo, Artistico, Arranjo Musical, Ricardo Mazzini Bordini |
Technological production (3) |
2005, Banco de Dados para Armazenas Históricos Escolares de Alunos dos Cursos de Extensão da EMUS, Ricardo Mazzini Bordini |
2002, Banco de Dados em Access para Cadastro de Alunos de Cursos de Extensão, Ricardo Mazzini Bordini |
2000, Banco de Dados em Acces para Apuração Eletrônica de Votos, Ricardo Mazzini Bordini |
Participation on boards of courses (2) |
2015, Monografia de Graduação "O Carater Educacional da Ecologia Sonora em Sao Luis - MA" , RHUZELL DE ALMEIDA POVOAS |
2014, Qualificação de Mestrado A ESCOLA DE MUSICA DO ESTADO DO MARANHAO NO PANORAMA CULTURAL DA CIDADE DE SAO LUIS/MA, ANA NEUZA ARAUJO FERREIRA |
Completion of course work (40) |
A CANÇÃO ERUDITA BRASILEIRA: Contextualização sócio-histórica e a análise musical como fundamento para a interpretação, MILCE FERREIRA FRAZAO , 08/2016 |
CORAL MARANATHA: PREPARANDO O REPERTÓRIO PARA O FEMACO, JOCILA SILVA DOS SANTOS OLIVEIRA , 06/2017 |
Aplicação da Paisagem Sonora no ensino Coletivo de Violão em Projeto Social de Música, ATILA PEREIRA MARTINS , 03/2016 |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÚSICA NA BANDA FANFARRA DA UNIDADE ESCOLAR BÁSICA MINISTRO MARIO ANDREAZZA, LEYLSON EMILIO FERREIRA FRANÇA , 11/2017 |
CORAL MARANATHA: PREPARANDO O REPERTÓRIO PARA O FEMACO, JOCILA SILVA DOS SANTOS OLIVEIRA , 06/2017 |
Anáslise das atividades de apreciação musical no componente curricular de história da música na UFMA, VINICIUS CASTRO DA SILVA , 11/2015 |
Ensino de instrumentos musicais na educação básica: apontamentos da literatura, JEFFERSON BORGES CORDEIRO , 01/2016 |
Aplicação da paisagem sonora no ensino coletivo de violão: um estudo de caso, ATILA PEREIRA MARTINS , 04/2016 |
Aplicação da paisagem sonora no ensino coletivo de violão: um estudo de caso, ATILA PEREIRA MARTINS , 04/2016 |
Ensino de instrumentos musicais na escola: apontamentos bibliográficos e a experiência do estágio supervisionado, JEFFERSON BORGES CORDEIRO , 04/2016 |
Ensino de instrumentos musicais na escola: apontamentos bibliográficos e a experiência do estágio supervisionado, JEFFERSON BORGES CORDEIRO , 04/2016 |
A importância da educação musical nos cursos de Teologia e demais etapas de formação de clérigos católicos e leigos engajados no Brasil, EDILSON FONSECA GUSMAO , 04/2016 |
A importância da educação musical nos cursos de Teologia e demais etapas de formação de clérigos católicos e leigos engajados no Brasil, EDILSON FONSECA GUSMAO , 04/2016 |
A importância da educação musical nos cursos de Teologia e demais etapas de formação de clérigos católicos e leigos engajados no Brasil, EDILSON FONSECA GUSMAO , 04/2016 |
O uso do método Suzuki para o ensino do violino na EMEM: relatos de experiências, MANOEL DA CONCEIÇÃO SANTOS DA MOTA , 04/2016 |
A CANÇÃO ERUDITA BRASILEIRA: Contextualização sócio-histórica e a análise musical como fundamento para a interpretação, MILCE FERREIRA FRAZAO , 08/2016 |
A CANÇÃO ERUDITA BRASILEIRA: Contextualização sócio-histórica e a análise musical como fundamento para a interpretação, MILCE FERREIRA FRAZAO , 08/2016 |
A CANÇÃO ERUDITA BRASILEIRA: Contextualização sócio-histórica e a análise musical como fundamento para a interpretação, GLEISON DO LAGO NOGUEIRA , 08/2016 |
A CANÇÃO ERUDITA BRASILEIRA: Contextualização sócio-histórica e a análise musical como fundamento para a interpretação, GLEISON DO LAGO NOGUEIRA , 08/2016 |
A CANÇÃO ERUDITA BRASILEIRA: Contextualização sócio-histórica e a análise musical como fundamento para a interpretação, GLEISON DO LAGO NOGUEIRA , 08/2016 |
ABORDAGENS CRIATIVAS PARA AULAS DE MÚSICA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA, TALYTA CORREIA LUZO , 08/2016 |
ABORDAGENS CRIATIVAS PARA AULAS DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA, TALYTA CORREIA LUZO , 08/2016 |
ABORDAGENS CRIATIVAS PARA AULAS DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA, TALYTA CORREIA LUZO , 08/2016 |
A IMPROVISAÇÂO OUTSIDE NA ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DO MARANHÃO LILAH LISBOA DE ARAÚJO, PAULO VIEIRA PONTES , 03/2017 |
A IMPROVISAÇÂO OUTSIDE NA ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DO MARANHÃO LILAH LISBOA DE ARAÚJO, PAULO VIEIRA PONTES , 03/2017 |
LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFMA: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA A DEFINIÇÃO DO CURRÍCULO, DAVID BASTOS SILVA , 05/2017 |
ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE APRECIAÇÃO MUSICAL NA COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA DA MÚSICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, VINICIUS CASTRO DA SILVA , 05/2017 |
O ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA SÃO JOSÉ DO CENTRO DE OBRAS SOCIAIS FREI ANTONIO SINIBALDI: um relato de experiência no Estágio Supervisionado, RENILDE SILVA SANTANA PEREIRA , 05/2018 |
O ENSINO DE MÚSICA NA BANDA DO BOM MENINO: UM RELATO DE VIVÊNCIAS SOBRE A FORMAÇÃO MUSICAL DOS ALUNOS, LUIS CARLOS DE SOUSA REIS , 05/2018 |
O PROCESSO DE TRANSMISSÃO MUSICAL COMO HERANÇA FAMILIAR: Um estudo de caso, CIRON CRUZ OLIVEIRA DA SILVA , 12/2018 |
O FL Studio como ferramenta de composição de música eletroacústica, EDUARDO SARAIVA FERREIRA , 07/2019 |
MEMÓRIA VIOLONÍSTICA MARANHENSE: Obras Inéditas para Violão Solo no Acervo João Mohana, TIAGO FERNANDES BASTOS SANTOS , 07/2019 |
O PROJETO DE EXTENSÃO TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA , FRANKELTON MORAES DA SILVA , 07/2019 |
RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PARTICIPAÇÃO NO PROJETO TEMPORÁRIO DO BUMBA BOI BRILHO DO SESC (PERFORMANCE DA PESSOA IDOSA), FRANCISCO NERES DA SILVA , 01/2020 |
A LINGUAGEM IMPROVISATIVA DO SAXOFONISTA CHARLIE PARKER: UMA ANÁLISE DO IMPROVISO NA MÚSICA BILLIE ́S BOUNCE (1945), WESLEY SOUSA CORREA , 12/2019 |
RESGATE DA MANIFESTAÇÃO CULTURAL DA DANÇA DO LELÊ OU PELA PORCO POR MEIO DA EDUCAÇÃO MUSICAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO POVOADO DE SÃO SIMÃO, ROSÁRIO, MARANHÃO, BENEDITO DO ESPIRITO SANTO SILVA GOMES , 12/2020 |
A MEMORIZAÇÃO DE PEÇAS MUSICAIS NO CURSO DE PIANO FUNDAMENTAL ADULTO DA ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DO MARANHÃO: ESTUDO DE ABORDAGENS E PRÁTICAS, SARA VIEIRA PONTES , 09/2021 |
O IMPACTO DAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19 NA ATIVIDADE MUSICAL: o caso de São Luís do Maranhão., KATIANA PENA , 07/2022 |
A PRÁTICA DO CANTO CORAL E SEUS BENEFÍCIOS AO IDOSO NO CORAL BAZICA., LUIS HENRIQUE LEITAO SOUSA , 06/2022 |
Apenas os pensamentos que foram sonhados, JOUBERT JORGE LIMA VIANA , 01/2024 |