Ir para acessibilidade
Foto do docente BRASILENA GOTTSCHALL PINTO TRINDADE

BRASILENA GOTTSCHALL PINTO TRINDADE

DMUS - DEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
02/2019 Música na Educação e na Saúde,
Artigos (6)
2023, Funções básicas da psicomotricidade nas atividades musicais a serem desenvolvidas na educação infantil, ISSN: 25258761
2023, A PRESENCA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, ISSN: 24470961
2022, Possível gestão político-educacional da -Escola Municipal de Música Maestro Nonato- envolvendo educandos comuns e educandos com deficiência visual: algumas considerações, ISSN: 25258761
2018, Breves reflexões sobre os caminhos legais da presença da tecnologia para o ensino de música a educandos cegos e videntes, ISSN: 23173351
2018, Língua Inglesa e Música: possibilidades de ensino aos alunos cegos e videntes do ensino fundamental, ISSN: 23173351
2000, Analise do processo de ensino e aprendizagem para facilitação da inclusão e integração de alunos portadores de necessidades especiais., ISSN:
Publicação em eventos (224)
2023, Franklin Bruno da Silva Barros, Jamilson Denys Ribeiro Mendes, Domingos Nelio Ferreira Soares, Isabele Ferreira da Silva, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O Bumba Meu Boi do Maranhão - Sotaque de Orquestra: exemplos de atividades musicais a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental - Anos Finais à luz da BNCC, XVII Congresso da Academia Brasileira de Neucirurgia, Trabalho Completo
2023, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Luceli Barroso Correa, Josuel Diniz Maranhão, Weslley Silva Vieira, Música no Ensino Fundamental - Anos iniciais segundo a BNCC: reflexão sobre os objetos de conhecimento 1, 2 e 3 e suas habilidades, XVII Encontro Humanístico da UFMA, Trabalho Completo
2023, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Arleide Louzeiro Cardoso, Bianca Emanuelle Freitas Oliveira, João Arthur Rocha Bezerra, Marcos Tadeu Everton Macedo, Música no Ensino Fundamental - Anos iniciais: reflexões sobre os objetos de conhecimento 2, 3 e 4 e suas habilidades segundo a BNCC, XVII Encontro Humanístico da UFMA, Trabalho Completo
2023, , Formação docente: Um estudo sobre a inovação curricular nas licenciaturas em música, Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico,
2023, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Alice Maria Chagas de Melo, Yasmin Viana da Silva, Adson Gomes dos Reis, Unidade temática música no Ensino Fundamental - Anos Iniciais segundo a BNCC: reflexão acerca dos objetos de conhecimento 3, 4 e 5 e suas habilidades, XVII Encontro Humanístico da UFMA, Trabalho Completo
2023, Marcus Vinícius de Sousa, Fagner Christiê da Costa Silva, Isabele Ferreira da Silva, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O Bumba-Meu-Boi do Piauí no ensino de música norteada pela BNCC: possibilidades de interações a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental - Anos Finais, XVII Encontro Humanístico da UFMA, Trabalho Completo
2023, , O Bumba Meu Boi do Maranhão - Sotaque de Orquestra: exemplos de atividades musicais a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental - Anos Finais à luz da BNCC, ,
2023, , A linguagem música no Ensino Fundamental ? Anos iniciais: refletindo sobre os objetos de conhecimento 1, 2 e 3 e suas habilidades, ,
2023, , O ensino de música no Ensino Fundamental ? Anos Iniciais: reflexões sobre os objetos de conhecimento 2, 3 e 4 e suas habilidades segundo a BNCC, ,
2023, , A unidade temática música no Ensino Fundamental-Anos Iniciais segundo a BNCC: refletindo sobre as habilidades dos objetos de conhecimento 3, 4 e 5, ,
2023, , Estudos Especiais em Educação, ,
2023, , O Bumba-Meu-Boi do Estado do Piauí no ensino de música à luz da BNCC: variadas possibilidades de interações a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental - Anos Finais, ,
2022, , O ensino de música no Ensino Fundamental (anos iniciais) com educandos com dificuldades de leitura e escrita: algumas considerações, IX Encontro sobre Música e Inclusã,
2022, , Iniciação Musical com Flauta Doce aos Educandos do Ensino Fundamental ? Anos Finais, ,
2022, , A formação do Educador Musical, ,
2022, , O ensino da música segundo a BNCC, Semana Pedagógica da Escola de Cegos do Maranhão,
2022, , Musicografia Braille e Recursos Didáticos Musicais, Semana Pedagógica da Escola de Cegos do Maranhão,
2022, , A Importância do Ensino de Música na Educação Infantil Com Crianças de 4 a 5 anos de Idade, ,
2022, Taynne Menezes de Oliveira, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, A importância do ensino de música na educação infantil com crianças de 4 a 5 anos de idade, II EnreFAEB Nordeste e II Seminário da Federação de Arte/Educadores do Brasil ? FAEB, Trabalho Completo
2022, SAMUELL NUNES OLIVEIRA, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O ensino de música com flauta doce no ensino fundamental ? anos finais, II ENREFAEB NORDESTE 2022 e II SEMINÁRIO DA FAEB, Trabalho Completo
2022, Raimunda Maria Nunes Oliveira, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O ensino de música no Ensino Fundamental (anos iniciais) com educandos com dificuldades de leitura e escrita: algumas considerações, Encontro sobre Música e Inclusão, Trabalho Completo
2021, Alessandro José de Araujo Freitas, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O Ensino de Música a Educandos com Deficiência Visual: Uma Revisão Sistemática de Literatura Realizada nos Anais dos Congressos da ABEM, X Encontro Nacional de Educação e II Seminário de Educação Inclusiva, Resumo
2021, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, Raiana Moraes Araujo, A Educação Musical Especial e Inclusiva na primeira infância: um exemplo parcial do perfil da formação dos graduandos do Curso de Música/Licenciatura da UFMA, Seminário Internacional Desenvolvimento Humano na Primeira Infância: Educação Musical e Musicoterapia, Trabalho Completo
2021, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, Raiana Moraes Araujo, Denis M. R. Campos, Andrey Nagy, A transcrição de livros didáticos para a Musicografia Braille, com sugestões de ajudas técnicas às crianças cegas no ensino de música: atividade do Curso de Música/Licenciatura da UFMA, Seminário Internacional Desenvolvimento Humano na Primeira Infância: Educação Musical e Musicoterapia, Trabalho Completo
2021, , O Ensino de Música a Educandos com Deficiência Visual: Uma Revisão Sistemática de Literatura Realizada nos Anais dos Congressos da ABEM, X Encontro Nacional de Educação e II Seminário de Educação Inclusiva,
2021, , Educação especial e inclusiva: competências construídas no curso de licenciatura em música da UFMA, III Congresso Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança,
2021, , Materiais didáticos para o ensino de música com educandos videntes e cegos na perspectiva do desenho universal, III Congresso Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança,
2021, , Sugestões de tecnologia assistiva/ajudas técnicas para o ensino de músicas contidas em quatro livros didáticos infantis a serem aplicadas às crianças cegas, Seminário Internacional Desenvolvimento Humano na Primeira Infância: Educação Musical e Musicoterapia,
2021, , A Educação Musical Especial e Inclusiva na primeira infância: um exemplo parcial do perfil da formação dos graduandos do Curso de Música/Licenciatura da UFMA, Seminário Internacional Desenvolvimento Humano na Primeira Infância: Educação Musical e Musicoterapia,
2021, , A transcrição de livros didáticos para a Musicografia Braille, com sugestões de ajudas técnicas às crianças cegas no ensino de música: atividade do Curso de Música/Licenciatura da UFMA, III Congresso Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança,
2021, , O Ensino de Música na Educação Infantil: uma Revisão Sistemática da Revista da ABEM - Música na Educação Básica, Seminário Internacional Desenvolvimento Humano na Primeira Infância: Educação Musical e Musicoterapia,
2021, , Seminario Interinstitucional de Pesquisa PPGPROM, ,
2021, , Musicografia Braille, ,
2021, , O ensino de Música às pessoas com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura nos anais da ANPPOM (2015 ? 2020), VIII Encontro sobre Música e Inclusão,
2021, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Raiana Moraes Araujo, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, Sugestões de tecnologia assistiva/ajudas técnicas para o ensino de músicas contidas em quatro livros didáticos infantis a serem aplicadas às crianças cegas, Seminário Internacional Desenvolvimento Humano na Primeira Infância: Educação Musical e Musicoterapia, Resumo
2021, Darlivan Eduardo Franklin Pereira Soares, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O ENSINO DE MÚSICA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: uma revisão sistemática de literatura nos Anais dos Congressos ANPPOM 2015 ? 2020, Encontro sobre Música e Inclusão, Trabalho Completo
2021, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, O Ensino de Música às Pessoas com Deficiência Visual: Uma Revisão Sistemática de Literatura nos Anais da ANPPOM (2015 ? 2020), Seminário Internacional Desenvolvimento Humano na Primeira Infância: Educação Musical e Musicoterapia, Trabalho Completo
2021, Alessandro José de Araujo Freitas, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O uso do Software Musibraille na Musicografia Braille: exemplo de TDICs no ensino de música da educação básica com educandos cegos, XXV Congresso Nacional da ABEM, Trabalho Completo
2021, Alessandro José de Araujo Freitas, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O Ensino de Música a Educandos com Deficiência Visual: Uma Revisão Sistemática de Literatura Realizada nos Anais dos Congressos da ABEM, XXV Congresso Nacional da ABEM, Trabalho Completo
2020, , A inserção da disciplina 'Musicoterapia' no currículo de licenciatura em Música: riscos e benefícios, IV Encontro Maranhense de Musicoterapia,
2020, , Realização da Disciplina Prática de Flauta Doce em Grupo I, do Curso de Música/Licenciatura - UFMA, em Tempos de Pandemia, VI Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana e IX Seminário de Letras e Artes do PPGLA,
2020, , Processos criativos no ensino de música: uma Revisão Sistemática de Literatura dos artigos publicados nos Anais do SIMCAM (2015 a 2019), 3º Encontro de Cognição e Artes Musicais,
2020, , Exemplos de atividades psicomotoras entrelaçadas às atividades musicais na educação infantil, Jornada de Gestão Escolar para a Formação de Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos,
2020, , LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma revisão sistemática de literatura dos artigos publicados nos anais do VI congresso nacional de educação - 2019, Jornada de Gestão Escolar para a Formação de Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos,
2020, , O Uso do Smartphone como uma das Ferramentas de Ensino da Disciplina ?Prática de Flauta Doce em Grupo I? do Curso de Licenciatura em Música da UFMA, ,
2020, Claudinilde Melo Lopes, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O Canto Coral com Pessoas Idosas: Uma Revisão Sistemática de Literatura das Produções da ANPPOM e da ABEM / 2000 ? 2019, XV Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, Trabalho Completo
2020, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Ekaterina Konopleva, Franklin José Barreto de Araújo, Isabele Ferreira da Silva, Processos Criativos no Ensino de Música: Uma Revisão Sistemática de Literatura dos Artigos Publicados nos Anais do SIMCAM (2015 a 2019), III Encontro de Cognição e Artes Musicais, Resumo
2020, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, A motivação no ensino de música: uma revisão sistemática de literatura nos anais do Simcam desde 2015, VIII Simpósio de Educação Musical Especial, I Congresso Nacional de Neurociências e Música: pesquisa, ensino e saúde, Trabalho Completo
2020, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, O ensino de música com Ukulele: variadas possibilidades a serem desenvolvidas com adolescentes e jovens, IV Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral, Trabalho Completo
2020, Jonhatam Stanley Gomes Marques, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O Ensino de Música aplicado aos Estudantes com Deficiência Auditiva no Processo de Inclusão: Uma Revisão Sistemática de Literatura das produções da ANPPOM e da ABEM (2000 2019.1), XV Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, Trabalho Completo
2020, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, O Uso do Smartphone como uma das Ferramentas de Ensino da Disciplina Prática de Flauta Doce em Grupo I do Curso de Licenciatura em Música da UFMA, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Trabalho Completo
2020, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, A Realização da Disciplina Prática de Flauta Doce em Grupo I, do Curso de Música/Licenciatura - UFMA, em Tempos de Pandemia, VI Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana e IX Seminário de Letras e Artes do PPGLA, Trabalho Completo
2020, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Ekaterina Konopleva, Franklin José Barreto de Araújo, Isabele Ferreira da Silva, Processos Criativos no Ensino de Música: Uma Revisão Sistemática de Literatura dos Artigos Publicados nos Anais do SIMCAM (2015 a 2019), III Encontro de Cognição e Artes Musicais, Trabalho Completo
2020, , O Canto Coral com Pessoas Idosas: Uma Revisão Sistemática de Literatura das Produções da ANPPOM e da ABEM / 2000 2019, XV Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical,
2020, , O Ensino de Música aplicado aos Estudantes com Deficiência Auditiva no Processo de Inclusão: Uma Revisão Sistemática de Literatura das produções da ANPPOM e da ABEM (2000 2019.1), XV Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical,
2019, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, O ensino do ukulele do professor de música: limites e possibilidades a serem desenvolvidos com adolescentes e jovens, IV Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral, Resumo
2019, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, Tecnologia Digital no Ensino de Música: Revisão de Literatura, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Trabalho Completo
2019, , O ensino do ukulele do professor de música: limites e possibilidades a serem desenvolvidos com adolescentes e jovens, IV Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral,
2019, , Tecnologia Digital no Ensino de Música: Revisão de Literatura, I Simpósio Internacional e IV Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2018, , O Ensino de música Aplicado a Pessoas Cegas no Processo de Inclusão: Reflexões acerca dos Instrumentos e Materiais Didáticos, XVI Encontro Humanístico da UFMA,
2018, , A importância de conhecimentos básicos da Musicoterapia na formação de cursos de Licenciatura em Música, II Encontro Maranhense de Musicoterapia,
2018, , O Ensino de Música Aplicado às Pessoas Cegas no Processo de Inclusão: Uma Revisão Sistemática, XVI Encontro Humanístico da UFMA,
2018, , A disciplina optativa 'Introdução à Musicoterapia' no urso de Música/Licenciatura da UFMA: reflexões acerca de seus métodos e perfis dos prováveis pacientes, XVI Encontro Humanístico da UFMA,
2018, , A construção do conhecimento da musicografia Braille na formação do futuro professor de música, vivenciada no curso de música/licenciatura da UFMA, Seminário Nacional de Música, Cultura e Educação,
2018, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Andressa Dias Reis, Ana Clara Lima Madeira, Isabele Ferreira da Silva, Jonhathan da Silva Souza, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, A construção do conhecimento da musicografia Braille na formação do futuro professor de música, vivenciada no curso de música/licenciatura da UFMA, SEMUCE - Seminário Nacional de Música, Cultura e Educação, Resumo
2018, , A formação docente da educação básica, o currículo e a pesquisa: breves reflexões, XVI Encontro Humanístico da UFMA,
2018, , A formação docente da educação básica, o currículo e a pesquisa: breves reflexões, XVI Encontro Humanístico da UFMA,
2018, , A construção da performance musical em homenagem à semana da ASA 2016: aspectos logísticos e técnicos musicais, XVI Encontro Humanístico da UFMA,
2018, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Myrian Cristina Cardoso Costa, Breves reflexões sobre os caminhos legais da presença da tecnologia para o ensino de música a educandos cegos e videntes, IV Encontro de Educação Musical Inclusiva: Tecnologia, Música e Diversidade, Trabalho Completo
2018, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Myrian Cristina Cardoso Costa, Língua Inglesa e Música: possibilidades de ensino aos alunos cegos e videntes do ensino fundamental, IV Encontro de Educação Musical Inclusiva: Tecnologia, Música e Diversidade, Trabalho Completo
2017, , Seminário Interinstitucional da UFBA-UFMA - Abordagens de Ensino de Música e Diversidade Cultural, I Seminário Interinstitucional da UFBA-UFMA,
2017, , Os Caminhos do Componente Curricular 'Tópicos Especiais em Música - Musicografia braille' no Curso de Licenciatura em Música da UFMA, Encontro Regional Nordeste do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (Fladem Brasil),
2017, , A importância do Conhecimento da Musicografia Braille na Formação do Professor de Música na UFMA, Encontro Regional Nordeste do Fórum Latino-americano de Educação Musical (Fladem Brasil),
2014, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Educação musical especial e inclusiva: sua formação nos cursos de Licenciatura em Música no Estado da Bahia, XII Encontro Regional Nordeste da ABEM, Trabalho Completo
2014, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Jamile dos Santos Ferreira, A Língua Brasileira de Sinais e o ensino de música: sugestões de sinalizações, XII Encontro Regional da ABEM, Trabalho Completo
2014, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Ekaterina Konopleva, Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão a partir da aplicação do componente curricular Sistema e Musicografia Braille, IX Encontro Regional Sudeste da ABEM, Trabalho Completo
2014, Mariana Brito Viana, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, A Presença de Músicas Africana e Afrodescendente no Ensino Fundamental: Construção de uma Identidade Afro-Brasileira, XII Encontro Regional Nordeste da ABEM, Trabalho Completo
2014, Ekaterina Konopleva, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Transcrição do Livro de Ekaterina Konopleva 'O Baú Da Vovó' em Sistema de Musicografia Braille,  Problems of Modern Music: Composer and Folklore, Trabalho Completo
2014, , A inclusão do componente curricular Musicografia Braille nos cursos de licenciatura em música, XI Ciclo de Debates, Oficinas e Mostra de trabalhos sobre Educação Inclusiva,
2014, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Ekaterina Konopleva, O ensino de piano no contexto da educação musical de educandos com deficiência visual, II Encontro sobre Ensino de Música para Pessoas com Deficiência Visual, Resumo
2014, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O componente curricular musicografia braille no processo de ensino e de extensão nos cursos de licenciatura em múisca de duas instituições do ensino superior, II Encontro sobre Ensino de Música para Pessoas com Deficiência Visual, Resumo
2014, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O componente curricular ?sistema e musicografia braille? na facesa, II Encontro sobre Ensino de Música para Pessoas com Deficiência Visual, Resumo
2014, Ekaterina Konopleva, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, The Practice of Choir Singing in two Educational Institutions in the Promotion of Cultural Diversity: Brazil - Russia, 31st Isme World Conference on Music Education, Resumo
2014, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Fabio Castilha, Capoeira And Music In Primary School: Knowledges Joint Together, 31st Isme World Conference on Music Education, Resumo
2014, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Alternativos Instruments And Teaching Materials In Teaching Music With Learners Seer And With Visual Impairment, 31st Isme World Conference on Music Education, Resumo
2014, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Fabio Castilha, The Study of Capoeira Music in Music Education, 31st Isme World Conference on Music Education, Resumo
2014, , The practice of choir singing in two education Institutions in the promotion of cultural diversity: Brazil - Russia, 31st ISME World Conference on Music Education,
2014, , Capoeira and Music in Primary School: Knowledges Joint Together, 31st ISME World Conference on Music Education,
2014, , Criação de exercícios técnicos no ensino de flauta doce em conjunto a partir de uma música base, VI ENECIM - Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical,
2013, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, A Flauta de Êmbolo: sua construção e aplicação no ensino de música, XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, Trabalho Completo
2013, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Ekaterina Konopleva, Meeting with capoeira in the process of learning music in elementary school / Problems of Modern Music, Collection of the VI International Scientific and Practical Conference, Trabalho Completo
2012, , Painel Temático O ensino musical na educação básica, ,
2012, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, CLATEC Musical Approach: a proposal of musical education inlcuding students with visual deficiency jam session Brazil Bahia, 30th ISME World Conference on Music Education, Resumo
2012, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Bruno Westermann, Preparação do profissional em educação musical para a educação básica: ações de cursos de formação e música no viés prático, XXII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSICA, Trabalho Completo
2012, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Bruno Westermann, Preparação do Profissional em Educação Musical para a Educação Básica: ações de cursos de formação em música no vies prático, XXII Congresso da ANPPOM, Resumo
2012, Ekaterina Konopleva, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, A nova realidade na educação musical de hoje: diferentes tipos de atividades musicais e tecnologias de apoio para a aprendizagem as pessoas comuns e cegas., Anais do V Congresso Científico Internacional, Trabalho Completo
2012, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Carla Cristina Macedo da Mota, A Aplicação do Plano de Curso do Componente Curricular ' Fundamentos e Práticas da Educação Musical no Curso de Pedagogia da FACESA, I Congresso Nacional de Educação Musical da UEFS, Resumo
2012, , Lei Antibaixaria: aspectos jurídicos, sociais e culturais, IX Encontro de Educação da FACESA,
2012, , O Ensino Musical na Educação Básica, XXII Congresso da ANPPOM,
2012, , CLATEC Musical Approach: a proposal of musical education inlcuding students with visual deficiency jam session Brazil Bahia, 30th ISME World Conference,
2012, , Tecnologias Assistivas no Ensino de Música Mediante a Abordagem Musical CLATEC: algumas considerações, VII Encuentro Internacional: Inclusión: avances, retos y propuestas alternas,
2012, , O Processo de Construção do 'Plano de Curso' do Componente Curricular 'Fundamentos e Práticas da Educação Musical' - FACESA, I Fórum de Educação Musical da Bahia,
2012, , Educação Musical Especial e Inclusiva, I Congresso de Educação Musical da UEFS,
2012, , Produções de Pesquisa dos Estudantes da FACESA, VIII EEDUFACESA,
2012, , A nova matriz curricular do curso de Licenciatura Música da FACESA, I Forum de Educação Musical da Bahia,
2012, , Ciência, Tecnologia e Inovação: pespectivas para Educação Musical, IX EEDUFACESA,
2012, , A formação pedagógica musical nos cursos de Licenciatura em Música na Bahia, I Congresso Nacional de Educação Musical,
2012, , Preparação do profissional em Educação Musical para Educaçào Básica: Ações de cursos de formação em Música no viés prático., XXII ANPPOM,
2011, , A implantação do ensino de música na educação infantil e no ensino fundamental I na Escola Evangélica de Parip1, VII EEDUFACESA,
2011, , O Ensino de Flauta Doce e as Possibilidades para Educação nas Escolas, VII EEDUFACESA,
2011, , O ensino de LIBRAS na Formação do Educador Musical como uma das Ferramentas da Tecnologia Assistiva Brasileira, I Conferência Pan-americada da Sociedade Internacional para Educação Musical,
2011, , Leituras Fílmicas realizadas na disciplina Tópicos Especiais em Educação Musical no Curso de Licenciatura em Música, I Conferência Pan-americada da Sociedade Internacional para Educação Musical,
2011, , Criação e Uso das Tecnologias Assistivas na Educação Musical de Pessoas Cegas e/ou com Deficiência Visual, 1ª Conferencia Regional Panamericana de la Sociedad Internacioal de Educación Musical,
2011, , O Ensino da Flauta Doce na Educação Básica: possibilidades musicais e extramusicais, VII EEDUFACESA,
2011, , Tecnologias Assistivas na Educação Musical de Pessoas Cegas, Faculdade Evangélica de Salvador,
2011, , A importância do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na formação do futuro educador musical: uma vivência realizada no curso de Licenciatura em Música da FACESA, I Conferência Pan-americada da Sociedade Internacional para Educação Musical,
2011, , O Ensino da Flauta Doce na Perspectiva da Educação Musical, VII EEDUFACESA,
2011, , Mesa Redonda - Tecnologias Assistivas, I Encontro Estadual de Tecnologias Assistivas,
2011, , O ensino da musicografia Braille na FACESA, VII EEDUFACESA,
2011, , Refelxões sobre a Festa dos Tabernáculos em Salvador: possíveis atividades musicais em sala de aula, VII EEDUFACESA,
2010, , Concepções da Andragogia na Formação do Educador-Educando (Musical), Três Mesas-Redondas: Contrução do Novo Perfil de Educadores-Educandos-Educação do Curso de Licenciatura em Música da FACESA,
2010, , A Disciplina Língua Brasileira de Sinais do Curso de Licenciatura em Música da FACESA, VI Encuentro Internacional de Inclusión Educativa Y de la Ética, Qué?,
2010, , The Clatec music education approach and the multiple intelligences, Educating the Criative Mind: Developing capacities for the Future: an International Conference for Educators,
2010, , The Multiple Intelligences in the Music Teacher Education Course at FACESA: Some Consideration, Educating the Criative Mind: Developing capacities for the Future: an International Conference for Educators,
2010, , Promovendo o Desenvolvimento das Inteligências Múltiplas no Curso de Licenciatura em Música/Facesa, Três Mesas-Redondas: Contrução do Novo Perfil de Educadores-Educandos-Educação do Curso de Licenciatura em Música da FACESA,
2010, , O Perfil da Transdiciplinaridade na Universidade Contemporânea e seus Reflexos na FACESA, Três Mesas-Redondas: Contrução do Novo Perfil de Educadores-Educandos-Educação do Curso de Licenciatura em Música da FACESA,
2010, , Os caminhos da educação inclusiva, I Encontro de Psicopedagogia e Educação Inclusiva: Dialógos Pedagógicos,
2010, , O Papel do ensino da Música na Educação do século XXI, ,
2010, , El Abordaje de la Educación Musical CLATEC y su Interrelación con las Inteligencias Múltiples: una experiencia con educandos comunes y ciegos, VI Encuentro Internacional de Inclusión Educativa Y de la Ética, Qué?,
2010, , Introducción a la Museografia Braille, VI Encuentro Internacional de Inclusión Educativa Y de la Ética, Qué?,
2010, , Discutindo Sobre o Mercado de Trabalho para os Deficientes Visuais na Bahia, I Colóquio Brasil-Itália,
2010, , Reflexões Sobre a Educação nos Dias Atuais, Encontro Bimestral de Pais e Mestres,
2010, , Educação Musical e Psicomotricidade, I Simpósio de Psicopedagogia com Vistas ao Desejo de Saber e as Dificuldades de Aprendesr,
2010, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, The CLATEC Music Education Approach and the Multiple Inteligences, Educating the Creative Mind, Resumo
2009, , A Abordagem de Educação Musical CLATEC e seus Instrumentos e Materiais Didáticos Adaptados, II Congresso Baiano de Educação Inclusiva e III Fórum Internacional para Pessoas com Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial,
2009, , Vida e Obra de Loius Braille, Educação Musical Inclusiva para Pessoas Cegas,
2009, , Fórum de Informação Profissional, 2º Fórum de Informação Profissional,
2009, , Alfabetização Ecológica na Musicalização, I Seminário de Educação Ambiental: nós, cidadãos do planeta,
2009, , Oficina de Música, Dia de Ação Social Macro,
2009, , Poster A Disciplina "Sistema e Musicografia Braille" no Curso de Licenciatura em Música da FACESA e seus Materiais Didáticos, II Congresso Baiano de Educação Inclusiva e III Fórum Internacional para Pessoas com Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial,
2009, , A Disciplina "Sistema e Musicografia Braille" no Curso de Licenciatura em Música da FACESA e seus Materiais Didáticos, II Congresso Baiano de Educação Inclusiva e III Fórum Internacional para Pessoas com Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial,
2009, , Mostra Educação Inclusiva - Deficiência Visual, Educação Musical Inclusiva para Pessoas Cegas,
2009, , A Musicografia Braille na era digital, Seminário em Comemoração ao Bicentenário de Nascimento de Louis Braille,
2008, , The musical educator in formation: teaching, research and community services at Facesa, 28th ISME World Conference,
2008, , Diversidade na Educação Musical e no Curso de Licenciatura em Música da FACESA, I Encontro Internacional de Educação Musical - FACESA e Campbellsville University,
2008, , Paper A Multidisciplinary Approach in the Core Curriculum of the Course of Music Teacher Education at Faculdade Evangélica de Salvador, 28th ISME World Conference,
2008, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Ecaterina Konopleva, Raquel Malara Dell'Acqua, Marcelo Peixoto Souza, An Interdisciplinary Approach in the Core Curriculum of the Course of Music Teacher Education at Faculdade Evangélica de Salvador (Bahia - Brazil), 28th ISME World Conference, Trabalho Completo
2008, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Music Education in Brazil: development and perspectives, 28th ISME World Conference, Resumo
2008, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Zuraid Abud, Katia Daniela Cucchi, The Musical Educator in Formation: Teaching, Research and Community Services at FACESA, 2008 ISME Commission on Music in Special Education Music Terapy and Music Medicine (Apresentação em inglês), Resumo
2008, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Raquel Malara Dell'Acqua, Marcelo Peixoto Souza, A multidisciplinary approach in the core curriculum of the course of music teacher education at Faculdade Evangélica de Salvador (Bahia - Brazil), 28th ISME World Conference: musicat all ages, Resumo
2008, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Construction of Musical Instruments in Bahia, XXVIII th ISME WOLD CONFERENCE, Resumo
2008, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Zuraid Abud, Katia Daniela Cucchi, Poster:The Musical Educator in Formation: Teaching, Research and Community Services at FACESA, 28th ISME WORLD CONFERENCE, Resumo
2007, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O Ensino-Aprendizagem da Educação Musical no Processo de Inclusão, Congresso Internacional sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual, Resumo
2007, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O Curso de Licenciatura em Música da Faculdade Evangélica de Salvador - FACESA, XVI Encontro Anual da ABEM/Congresso Regional da ISME na América Latina, Resumo
2007, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O Ensino-aprendizagem da Disciplina Flauta Doce em Grupo I no Curso de Licenciatura em Música da Faculdade Evangélica de Salvador, XVI Encontro Anual da ABEM/Congresso Regional da ISME na América Latina, Trabalho Completo
2007, , O Ensino-Aprendizagem da Educação Musical no Processo de Inclusão, Congresso Internacional sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual,
2007, , O Ensino da Disciplina Flauta Doce em Conjunto I no Curso de Licenciatura em Música da Faculdade Evangélica de Salvador - FACESA, XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina,
2007, , I Seminário de Pesquisa em Música, I Seminário de Pesquisa em Música,
2007, , Curso de Licenciatura em Música da Faculdade Evangélica de Salvador - FACESA, VI Encontro Regional da ABEM,
2007, , O Curso de Licenciatura em Música da Faculdade Evangélica de Salvador - FACESA, XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina,
2007, , O processo da construção de um instrumento musical alternativo na educação musical inclusiva: educandos comuns e educandos com deficiência visual, I Congresso Nacional de Educação Musical CNEM e V Encontro Regional da ABEM Região Sudeste,
2006, , Educação Musical, Semana Pedagógica da Visconde de Cairu,
2005, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Educação Musical na Atividade de Canto Coral do UNICEF, XIV Encontro Anual da ABEM, Trabalho Completo
2005, , Educação Musical na Prática do Canto em Coral, IV Encontro Regional Nordeste da ABEM,
2005, , Braille music-graph, Pan African Society of Musical Arts Educations Conference,
2005, , Musical instruments construtions, Pan African Society of Musical Arts Educations Conference,
2005, , Educação, Seminário Interno de Música da Escola de Música da UFBA,
2005, , Educação Musical Inclusiva com Abordagem Clatec (Construção de Instrumentos, Literatura, Apreciação, Técnica, Execução e Criação), XIV Encontro Anual da ABEM,
2005, , Educação em Arte e Música para as Pessoas Portadoras de Deficiência Visual, ,
2004, , Building alternative musical instruments: worlds of sound to be discovered, XXVI World Conference ISME 2004,
2004, , Palestra: Aprendizagm através de jogos musicais, Temática Pedagógica da Faculdade Evangélica de Salvador,
2004, , Educación musical inclusiva: un experimento en progreso, XVIII Escuela de Verano AgrupArte - Música y Arte en Educación y Terapia,
2004, , Sounds to be constructed: music education including the construction of instruments, XXVI World Conference ISME 2004,
2004, , Arte-educação inclusiva: programa de educação musical com abordagem CLATEC, XIII Encontro Anual da ABEM,
2004, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Building Alternative Musical Instruments: words of sound to be discovered., XXVI Encontro Internacional do ISME, Resumo
2004, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Esther Beyer, Sounds to be constructed: music education including the construction of instruments, XVI Encontro Internacional do ISME, Resumo
2004, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Arte-Educação Inclusiva: programa de Educação Musical com abordagem CLATEC, XIII Encontro Anual da ABEM, Trabalho Completo
2003, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, A expressão corporal na atividade de execução musical, XII Encontro Anual da ABEM, Resumo
2003, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, O Sistema Braille e sua Musicografia, XII ENCONTRO DA ABEM / I Colóquio do NEM, Resumo
2003, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Educação Musical Inclusiva Multirreferencial: um experimento de arte-educação para criação de um programa de ensino, XII Encontro Anual da ABEM / I Colóquio do NEM, Trabalho Completo
2003, , Noções básicas do sistema e da musicografia Braille, XII ENCONTRO DA ABEM / I Colóquio do NEM,
2003, , Educação musical inclusiva multireferencial: um experimento de arte-educação para a criação de um programa de ensino, IV Encuentro Latinoamericano de Educación Musical,
2003, , O ensino/aprendizagem, II Encontro Regional da ABEM Nordeste,
2003, , A expressão corporal na atividade de execução musical, XII ENCONTRO DA ABEM / I Colóquio do NEM,
2003, , Educação musical inclusiva multireferencial: um experimento de arte-educação para a criação de um programa de ensino, XII ENCONTRO DA ABEM / I Colóquio do NEM,
2003, , O Sistema Braille e sua Musicografia, XII ENCONTRO DA ABEM / I Colóquio do NEM,
2002, , Materiais Didáticos Alternativos, I Encontro da Região Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM,
2002, , The Braille and Conventional Musicographies: teaching and apprenticeship in the inclusive music education process, ISME Seminar of the Commission on Music in Special Education, Music Therapy and Music Medicine,
2001, , O deficiente visual e o ensino-aprendizagem da música como elemento de integração, III Encuentro Latino Americano de Educación Musical,
2000, , A Música na Arte e Educação, Curso de pedagogia com Supervisão na Escola e na Empresa,
2000, , Apresentação de Comunicação e Exposição de Instrumentos Musicais Alternativos, ISME 2000: Ergina Seminar: Music in Special Education, Music Therapy and Music Medicine,
2000, , Instrumentos e Materias Didáricos Musicais no Auxílio da Educação Musical Inclusiva, III Conferencia Iberoamericana de Investigación Musical,
2000, , Poster: Instrumentos e Materias Didáricos Musicais no Auxílio da Educação Musical Inclusiva: para alunos comuns e alunos portadores de deficiência visual, V Congresso Nacional de Arte-Educação na Escola para Todos/ VI Festival Nacional de Arte sem Barreira,
2000, , Educação Musical Inclusiva com Abordagem CLATEC, IX Encontro Anual da ABEM,
2000, , Educação Musical Inclusiva com Abordagem Clatec e o Jogo de Capoeira, V Congresso Nacional de Arte-Educação na Escola para Todos/ VI Festival Nacional de Arte sem Barreira,
2000, , Musical Education and Capoeira Regional Game, Music of the Spheres Conference and Festival,
2000, , Poster: Construção de Instrumentos na Educação Musical Inclusiva, II CONFERENCIA IBEROAMERICANA DE INVESTIGACIÓN MUSICAL,
2000, , Análise do processo de ensino e aprendizagem para facilitação da inclusão e integração de alunos portadores de necessidades educativas especiais, Convegno Internazionale La Ricerca per la Didattica Musicale,
2000, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Analise do processo de ensino e aprendizagem para facilitação da inclusão e integração de alunos portadores de necessidades educativas especiais., Convegno Internazionale SIEM, Resumo
2000, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, A Utilização de Instrumentos e Materiais Didáticos Musicais na Educação Musical Inclusiva: alunos comuns e alunos portadores de deficiência visual, III Conferencia Ibero Americana de Investigación Musical, Resumo
1999, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Educação Musical com Abordagem CLATEC, 2º Encuentro Latinoamericano de Educación Musical, Resumo
1999, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Educação Musical com Enfoque CLATEC, Encontro Por La Unidad de Los Educadores Latino Americano, Resumo
1999, , Educación musical con enfoque CLATEC, Encontro por la Unidad de los Educadores Latinoamericanos - Pedagogia 99,
1998, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Educação Musical com Construção de Instrumento: Projeto realizado em uma turma de jovens de 08 a 14 anos de idade., I Encontro latino- americano de educação musical / VI Encontro anual da ABEM, Trabalho Completo
1998, , Educação Musical Abordagem Clatec, VII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical,
1998, , Educação Musical com Abordagem Clatec no Poster Session e Exposição de Instrumentos Musicais Feitos de Tubos e Conexões PVC., INTERNACIONAL SOCIETY FOR MUISC EDUCATION - ISME,
1998, , Educação musical com construção de instrumentos: projeto realizado em uma turma de jovens de 08 a 14 anos de idade, I Encontro Latino-Americano de Educação Musical e VI Encontro Anual da ABEM,
1997, , 3ª Exposição Itinerante - Vida e Obra de Maestro Lindembergue Cardoso, Vida e Obra de Maestro Lindembergue Cardoso e Apresentação Musical,
1997, , 2ª Exposição Itinerante - Vida e Obra de Maestro Lindembergue Cardoso, Vida e Obra de Maestro Lindembergue Cardoso e Apresentação Musical,
1997, , Musicalização através da construção de instrumentos, Vida e Obra de Maestro Lindembergue Cardoso e Apresentação Musical,
1997, , 1ª Palestra Vida e Obra do Maestro Lindembergue Cardoso, Vida e Obra de Maestro Lindembergue Cardoso e Apresentação Musical,
1997, , 3ª Palestra Vida e Obra do Maestro Lindembergue Cardoso, Vida e Obra de Maestro Lindembergue Cardoso e Apresentação Musical,
1997, , 2ª Palestra Vida e Obra do Maestro Lindembergue Cardoso, Vida e Obra de Maestro Lindembergue Cardoso e Apresentação Musical,
1997, , 5ª Exposição Itinerante - Vida e Obra de Maestro Lindembergue Cardoso, Vida e Obra de Maestro Lindembergue Cardoso e Apresentação Musical,
1997, , 1ª Exposição Itinerante - Vida e Obra do Maestro Lindemberg Cardoso, Vida e Obra de Maestro Lindembergue Cardoso e Apresentação Musical,
1997, , 4ª Exposição Itinerante - Vida e Obra de Maestro Lindembergue Cardoso, Vida e Obra de Maestro Lindembergue Cardoso e Apresentação Musical,
1996, , A Pesquisa em educação musical baseada no modelo tecla de Sanwick e Exposição dos Inst. Musicais feitos de Tubos e Conexões PVC., 16º Festival de Música de Londrina - 5º Encontro Anual da ABEM - 5º Simpósio Paranaense de Educação Musical,
1996, , Musical education with instrument building, 22nd Conference of the International Society for Music Education - ISME,
1996, , Poster e Exposição Tubos e Sons comentada de Instrumentos Musicais Alternativos, 22nd Conference of the International Society for Music Education - ISME,
1996, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, A Pesquisa em Educação Musical Baseada no Modelo TECLA de Swanwick, V Encontro Anual da ABEM, Resumo
1995, , Construção de Instrumentos na Educação Musical, V Encontro de Vivências Musicais,
1994, , Palestra com Exposição Comentada - Construção de Instrumentos Musicais, Programa de Aperfeiçoamento para professores de Arte,
1994, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Educação Musical com Flauta Doce e Construção de Instrumentos, III Encontro Anual da ABEM, Resumo
1993, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Exploração e construção de instrumentos musicais, II Encontro Anual da ABEM, Resumo
Capítulos de livros (13)
2022, Aspectos do desenvolvimento da música popular brasileira, Arte Popular e de Jazz: historia, teoria e prática, Ekaterina Konopleva, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, L. A. PEREIRA
2022, O Uso do Software Musibraille na Musicografia Braille: Exemplo de TDIC?S no Ensino de Música da Educação Básica com Educandos Cegos, Música: Cultura, Práticas e Inovações, Alessandro José de Araujo Freitas, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
2022, O ensino de Música de estudantes com deficiência visual e comuns no Ensino Fundamental, Práticas, desafios e reflexões na educação musical inclusiva, Alessandro José de Araujo Freitas, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
2022, O ensino de Música às pessoas com Deficiência Visual: uma revisão sistemática de literatura nos Anais dos Congressos ANPPOM 2015-2020, Práticas, desafios e reflexões na educação musical inclusiva, Darlivan Eduardo Franklin Pereira Soares, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
2021, Ludicidade na Educação Infantil: Uma Revisão Sistemática de Literatura dos Artigos Publicados nos Anais do VI Congresso Nacional de Educação ? 2019, E-book Gestão escolar: Paulo Freire e a atualidade brasileira, Martha Reis Sousa, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Michele Silva Pinto
2021, Materiais Didáticos para o Ensino de Música na Educação Básica aos Educandos Videntes e/ou com Deficiência Visual, III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, Andrey Nagy, Denis M. R. Campos
2021, Educação Especial e Inclusiva: Competências Construídas no Curso de Música/Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão (BRASIL), III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, Raiana Moraes Araujo
2021, Exemplos de Atividades Psicomotoras entrelaçadas às Atividades Musicais na Educação Infantil, E-book Gestão escolar: Paulo Freire e a atualidade brasileira, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva
2020, O Uso do Smartphone como uma das Ferramentas de Ensino da Disciplina Prática de Flauta Doce em Grupo I do Curso de Licenciatura em Música da UFMA, E-book do II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho
2019, Tecnologia Digital no Ensino de Música: Revisão de Literatura, E-book do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho
2014, Tecnologias assistivas no ensino de música mediante a abordagem musical CLATEC: algumas considerações, Sujeto, Educación Especial e Integreción, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
2012, A Disciplina Lingua Brasileira de Sinais do curso de Licenciatura em Música, Sujeto, Educación Especial e Integreción: Volumen 8, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Thalita Araújo
2007, A Atividade de Construção de Instrumentos Musicais na Bahia, Educação Musical no Brasil, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
Produção artística, literária e visual (19)
2017, Projeto de Extensão Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas, Artistico, Outra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
2010, Apresentação Musical - I Simpósio de Psicopedagogia com Vistas ao Desejo de Saber e as Dificuldades de Aprender, Artistico, Outra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
2010, Apresentação Instrumental de Flauta, Artistico, Apresentação de Obra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
2005, Concerto Coral: Um mundo melhor para criança e adolescentes do semi-árido, Artistico, Apresentação de Obra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
2000, O Navio Negreiro: A Saga de Um Povo, Artistico, Apresentação de Obra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
2000, Apresentação de Flauta Doce nas Unidades de Internamento do Hospital Santa Izabel, Artistico, Apresentação de Obra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
2000, Regente da Apresentação de Flauta Doce no Hospital Santa Izabel, Artistico, Apresentação de Obra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
1999, Concerto com o Coral do Tribunal de Justiça da Bahia - Regente. Concerto com o Coral do Tribunal de Justiça da Bahia - Regente, Artistico, Apresentação de Obra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
1999, Recital de Flauta com o Grupo de Flauta Viver com Arte., Artistico, Interpretação, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
1998, Regente do Grupo de Flauta Doce do Projeto Viver com Arte da Fundação Cultural da Bahia, Artistico, Apresentação de Obra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
1997, 2ª Apresentação Cultural Vida e Obra do Maestro Lindembergue Cardoso, Artistico, Apresentação de Obra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
1997, 1ª Apresentação Cultural Vida e Obra do Maestro Lindembergue Cardoso, Artistico, Apresentação de Obra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
1997, 3ª Apresentação Cultural Vida e Obra do Maestro Lindembergue Cardoso, Artistico, Apresentação de Obra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
1996, Exposição de Instrumentos Musicais feitos de PVC, com apresentações musicais., Artistico, Outra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
1995, Painel Construção de Instrumento na Educação Musical, além de fazer uma exposição dos Instrumentos Musicais feitos de Tubos e Conexões PVC., Artistico, Outra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
1995, Exposição comentada de Instrumentos Musicais Alternativos, Artistico, Outra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
1990, Caminhada Musical - coordenadora e regente do Grupo de Flauta Viver com Arte., Artistico, Apresentação de Obra, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
1980, Missa João Paulo II na Bahia de Lindemberg Cardoso para visita do Papa a Bahia, Artistico, Interpretação, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
1973, Sertania: Sinfonia do Sertão, Artistico, Interpretação, Brasilena Gottschall Pinto Trindade
Trabalho de conclusão de curso (50)
PERSPECTIVAS MUSICAIS E EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DO ENSINO NÃO-FORMAL VIVENCIADO NA ESCOLA MAQUETE DE BELAS ARTES (2009 A 2014): um relato de experiência, FABIO LUIS CAIRES COELHO , 12/2017
OS SABERES DOCENTES DE MAURICE TARDIF NO CURRÍCULO 20/2014 DO CURSO DE MÚSICA/LICENCIATURA DA UFMA: UMA BREVE ANÁLISE, DAVID BASTOS SILVA , 01/2018
O PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE MÚSICA-UFMA: dificuldades, satisfações e contribuições, INALDO MENDES DE MATTOS JUNIOR , 11/2016
A guitarra elétrica e o ensino sistematizado da improvisação idiomática no EMEM, JAMILSON DENYS RIBEIRO MENDES , 01/2017
A IMPROVISAÇÂO OUTSIDE NA ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DO MARANHÃO LILAH LISBOA DE ARAÚJO, PAULO VIEIRA PONTES , 03/2017
O ENSINO DE MÚSICA NO CONTEXTO HOSPITALAR: ATIVIDADES POSSÍVEIS NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DO EDUCANDO/PACIENTE, EMERSON PEREIRA ANDRADE , 03/2017
Práticas musicais e cultura popular: O aprender das Caixeiras do Divino de Alcântara – MA, JOSE FLAVIO FERREIRA PINHEIRO , 06/2017
BANDA DE MÚSICA: relato de experiência do ensino de trompete no projeto orquestrando a vida. São, HUGO CARAFUMIM BARBOSA , 07/2017
CORAL MARANATHA: PREPARANDO O REPERTÓRIO PARA O FEMACO , JOCILA SILVA DOS SANTOS OLIVEIRA , 06/2017
A APRENDIZAGEM MUSICAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE MÚSICA/LICENCIATURA DA UFMA: UM ESTUDO DE CASO DA “CAMINHADA MUSICAL” NO PERÍODO DE 2017-2018, EDINA GOMES CORDEIRO , 12/2018
ENSINO DE MÚSICA APLICADO ÀS PESSOAS CEGAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, ISABELE FERREIRA DA SILVA , 08/2018
O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A EDUCANDOS CEGOS: POSSÍVEIS CAMINHOS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL, GEYSA PROTAZIO COSTA , 12/2018
REFLEXÕES ACERCA DOS INSTRUMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS APLICADOS AO ENSINO DE MÚSICA ÀS PESSOAS CEGAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO, THAYNARA VALESSA LOUZEIRO CARVALHO , 12/2018
O SAMBA E O BAIÃO NO ENSINO DE MÚSICA: EXPERIENCIA REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III MINISTRADO NO ENSINO TÉCNICO “MEIO AMBIENTE E ADMINISTRAÇÃO” NO COLUN, JOAB COSTA REGO , 12/2018
O SAMBA E O BAIÃO NO ENSINO DE MÚSICA: EXPERIENCIA REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III MINISTRADO NO ENSINO TÉCNICO “MEIO AMBIENTE E ADMINISTRAÇÃO” NO COLUN, JOAB COSTA REGO , 12/2018
O ENSINO DA MÚSICA NO “PROJETO PAZ E BEM” REALIZADO NO BAIRRO DO COROADINHO NA CIDADE DE SÃO LUÍS - MA, ANJO RAFAEL , 12/2018
O ENSINO DA MÚSICA NO “PROJETO PAZ E BEM” REALIZADO NO BAIRRO DO COROADINHO NA CIDADE DE SÃO LUÍS - MA, ANJO RAFAEL , 12/2018
O ENSINO DE MÚSICA APLICADO ÀS PESSOAS CEGAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, ISABELE FERREIRA DA SILVA , 12/2018
REFLEXÕES ACERCA DOS INSTRUMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS APLICADOS AO ENSINO DE MÚSICA ÀS PESSOAS CEGAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO, THAYNARA VALESSA LOUZEIRO CARVALHO , 12/2018
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A FLAUTA TRANSVERSAL NO BRASIL: UMA BREVE REVISÃO SISTEMÁTICA, LEE JUN FAN SANTOS DE SOUSA , 12/2018
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A FLAUTA TRANSVERSAL NO BRASIL: UMA BREVE REVISÃO SISTEMÁTICA, LEE JUN FAN SANTOS DE SOUSA , 12/2018
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A FLAUTA TRANSVERSAL NO BRASIL: UMA BREVE REVISÃO SISTEMÁTICA, LEE JUN FAN SANTOS DE SOUSA , 12/2018
O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A EDUCANDOS CEGOS: POSSÍVEIS CAMINHOS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL, GEYSA PROTAZIO COSTA , 12/2018
VIVÊNCIAS MUSICAIS REALIZADAS NAS IGREJAS EVANGÉLICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMINHO DE PROFISSIONALIZAÇÃO MUSICAL, OTILIA FERREIRA COSTA , 12/2018
OS BENEFÍCIOS DE VIVÊNCIAS MUSICAIS APLICADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NA “CASA DA FAMÍLIA” EM SÃO LUÍS (MA), HELGA SILVA FONTENELLE , 12/2018
O ENSINO DE MÚSICA COM INSTRUMENTOS PERCUSSIVOS APLICADO AO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADES POSSÍVEIS, DANIEL DE JESUS ARANHA LIMA , 12/2018
O ENSINO DE MÚSICA COM INSTRUMENTOS PERCUSSIVOS APLICADO AO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADES POSSÍVEIS, DANIEL DE JESUS ARANHA LIMA , 12/2018
A APRENDIZAGEM MUSICAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE MÚSICA/LICENCIATURA DA UFMA: UM ESTUDO DE CASO DA “CAMINHADA MUSICAL” NO PERÍODO DE 2017 - 2018, EDINA GOMES CORDEIRO , 07/2019
EDUCAÇÃO MUSICAL COM ÊNFASE NOS ASPECTOS CULTURAL E DE GÊNERO MUSICAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO COLUN, KLEYTON MENDES SOUSA , 07/2019
O PERFIL DOS EGRESSOSDO CURSO DE MÚSICA/LICENCIATURA DA UFMA 2007 A 2018: UMA BREVE ANÁLISE., HENRIQUE CARDOSO DE OLIVEIRA JUNIOR , 07/2019
O PERFIL DOS EGRESSOSDO CURSO DE MÚSICA/LICENCIATURA DA UFMA 2007 A 2018: UMA BREVE ANÁLISE., HENRIQUE CARDOSO DE OLIVEIRA JUNIOR , 07/2019
O PERFIL DOS EGRESSOSDO CURSO DE MÚSICA/LICENCIATURA DA UFMA 2007 A 2018: UMA BREVE ANÁLISE., HENRIQUE CARDOSO DE OLIVEIRA JUNIOR , 07/2019
O ENSINO DE FLAUTA DOCE: UMA BREVE REVISÃO SISTEMÁTICA ORIUNDA DAS PRODUÇÕES DA ANPPOM E DA ABEM (2010-2018), LIVIA MARIA MATIAS SOUSA , 07/2019
O ENSINO DE FLAUTA DOCE: UMA BREVE REVISÃO SISTEMÁTICA ORIUNDA DAS PRODUÇÕES DA ANPPOM E DA ABEM (2010-2018), LIVIA MARIA MATIAS SOUSA , 07/2019
A CONSTRUÇÃO DE UM POSSÍVEL CAMINHO DE ENSINO DE MÚSICA COM UKULELE APLICADO A EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO, ELTON REGIS TEIXEIRA MOREIRA LIMA , 12/2018
O ENSINO DE MÚSICA APLICADA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: POSSÍVEIS CAMINHOS A SEREM SEGUIDOS, VANESSA PEREIRA LEARTE SANTOS , 07/2019
O ENSINO DE MÚSICA APLICADO ÀS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ATIVIDADES REALIZADAS EM AULAS PARTICULARES, NELISSA REIS SOUSA DA SILVA , 08/2019
MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSÍVEIS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS NA PERSPECTIVA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS , LUCIENE SANTOS BORGES , 08/2019
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÚSICA APLICADO À PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, JONHATAM STANLEY GOMES MARQUES , 07/2019
Concerto em Homenagem à Semana da Asa: Aspectos logisticos, dificuldades e avanços, CLAUDIO SOUZA MENEZES , 12/2018
O ENSINO DE MÚSICA NA “ESCOLA EDUCATOR”: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JOÃO JOSÉ SOEIRO PEREIRA , 08/2020
O ENSINO DE MÚSICA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NOS ANAIS DA ANPPOM (2015 – 2020), DARLIVAN EDUARDO PEREIRA SOARES , 04/2021
DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO MUSICAL E MUSICOTERAPIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DAS PRODUÇÕES DA UBAM 2000 - 2020, WALBER CASTRO LOBATO , 11/2021
A FLAUTA DOCE NO ENSINO DE MÚSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DAS PRODUÇÕES ORIUNDAS DAS REVISTAS DA ABEM, TANIA REGINA DINIZ PONTES , 12/2021
O CANTO CORAL APLICADO ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA BREVE REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PRODUÇÕES DA ANPPOM/OPUS E DA ABEM / 2000-2018, CLAUDINILDE MELO LOPES , 08/2019
SISTEMA AUXILIAR DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL (SAMI - III): UM DISPOSITIVO (OU APARELHO, OU HARDWARE) PARA APLICAÇÃO EM ATIVIDADES MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RENATO AUGUSTO DO NASCIMENTO PINHEIRO , 12/2022
Palavras-chave: Ensino de Música; Estudo do Violão; Ensino Fundamental – Anos Finais, ALINE OLIVEIRA DE SOUZA , 01/2024
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO “MÚSICA COM CANTO COLETIVO E FLAUTA DOCE” A SER DESENVOLVIDO NO INSTITUTO EDUCACIONAL SOCIAL E CULTURAL JOSÉ BENDITO BALDEZ (IESCJBB) – MA, INALDO BARROS DIAS , 01/2024
O ENSINO DE TROMBONE NA “ESCOLA DE MÚSICA TALEmTUS” (PEDREIRAS – MA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19, ANTONIO ALVES FEITOSA JÚNIOR , 01/2024
EXEMPLOS DA PRESENÇA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA DISCIPLINA ARTE DO ENSINO MÉDIO, MARCOS VINICIUS SOARES CHAGAS , 01/2024
Orientação em pós-graduação (2)
Mestrado, MARCOS VINÍCIUS DA SILVA MAGALHÃES, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, DENISE DE ALENCAR NASCIMENTO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo