Ir para acessibilidade

MARLY CUTRIM DE MENEZES

DFIL - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (4)
2019, Pensar, Ler, ensinar: Notas sobre as atividades no estágio de docência e reflexões do supervisor nas sua interfaces teoria-prática, ISSN: 70421340
2019, Relato de Observação de aulas interativas de Filosofia da Educação Básica em São Luis: Uma breve reflexão, ISSN: 88072725
2018, Desafio do professor: ensino significativo e construtivo nas aulas de filosofia como reconstrução de uma nova identidade educativa na prática docente, ISSN: 24476498
2013, PESQUISA NA ESCOLA MARIA AUGUSTA DE SOUSA NO POVOADO DE BREJINHO ,MARANHÃO:ALEGRIA DE ESTÁ NA ESCOLA, ISSN: 19823800
Publicação em eventos (23)
2018, Marly Cutrim de Menezes, Judite Eugenia Barbosa Costa, Freire Isabel Cristina Costa, ACRÉSCIMO E DECRÉSCIMO DO ENSINO NOTURNO DA ESCOLA JOÃO FRANCISCO LISBOA NO MUNICIPIO DE SÃO LUISIO, XI ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo
2017, , Percurso do Curso Pedagogia da Terra nos Territórios da Cidadania, X Encontro Maranhense de História da Conceição,
2016, , Interfaces entre as disciplinas Práticas Investigativas e Estágio de Docência I da UFMA, XVII Encontro Nacional da ANPOF,
2016, , Desafios da Graduação no Pronera, VIII Fórum Internacional de Pedagogia,
2016, , Os Desafios da Graduação no Pronera e as Conquistas do movimentos sociais, VIII FÓRUN INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA,
2016, Marly Cutrim de Menezes, Desafios da Graduação no Pronera, VIII Fórum Internacional de Pedagogia, Resumo
2016, , Alfabetização e Formação de professores do Ensino Médio, IX EMHE Encontro Maranhense de História da educação Leitura, Alfabetização e letramento na História da Educação .,
2015, Marly Cutrim de Menezes, Sueli Borges Perreira dos Santos, Formação Superior em Licenciatura do Campo (Procampo):emergências e percursos formativos, Educação no Campo: Historia desafios e perspectivas atuais, Trabalho Completo
2015, , Desafios do curso de Pedagogia da Terra (Pronera ) no Maranhão, Política, Avaliação e Gestão da Educação: Novos Governos, Novas Agendas?,
2015, , Formação Superior em Licenciatura do Campo(PROCAMPO): emergencia e percurso formativo, Educação no Campo: História, desafios e perspectivas atuais,
2015, Marly Cutrim de Menezes, Sueli Borges Pereira, Desafios do curso de Pedagogia da Terra (Pronera ) no Maranhão, XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Resumo
2014, Marly Cutrim de Menezes, Experiências e Desafios das Licenciaturas em Educação do Campo no Maranhão, Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Resumo
2014, , EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO, XVII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2013, , Estágio Curricular Supervisionado na Formação do Professor do Campo no Maranhão, ,
2013, Marly Cutrim de Menezes, Estágio Curricular Supervisionado na Formação do Professor do Campo no Maranhão, II Encontro de Pesquisa e Práticas em Educação do Campo da Paraiba, Trabalho Completo
2012, , UMA ANALISE DO CURRICULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO-PROCAMPO, CIÊNCIA, CULTURA E SABERES TRADICIONAIS PARA ENFRENTAR A POBREZA,
2012, Sueli Borges Pereira, Marly Cutrim de Menezes, VIII ENCONTRO REGIONAL DA ANPAE SUDESTE, VII ENCONTRO REGIONAL DA ANPAE SUDESTE, Resumo
2012, , ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA:GESTÃO E PRÁTICAS CURRICULARES, VII ENCONTRO REGIONAL DA ANPAE SUDESTE E XII ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE,
2011, , Políticas Públicas e Educacionais para o Campo no Estado do Maranhão, VI Seminário Nacional de Educação e Movimentos Sociais:Saberes e Práticas em Educação Popular,
2011, Marly Cutrim de Menezes, Marly Cutrim de Menezes, Políticas Públicas e Educacionais para o Campo no Estado do Maranhão, VI Seminário Nacional de Educação e Movimentos Sociais: Saberes e Práticas em Educação Popular, Resumo
2011, , Pesquisa na Escola Maria Augusta de Sousa,no Povoado de Brejinho,Maranhão:A Alegria de estar na Escola, III FÓRUM BRASILEIRO DO SEMIÁRIDO-Educação contextualizada:natureza, técnica,cidadania e diversidade cultural.,
2011, Marly Cutrim de Menezes, Pesquisa na Escola Maria Augusta de Sousa,no povoado de Brejinho,Maranhão:A Alegria de estar na Escola., III Fórum Brasileiro do Semiárido-Educação contextualizada:natureza,técnicas,cidadania e diversidade cultural., Trabalho Completo
2006, , Relato de experiências no curso de Filosofia com a disciplina Prática de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, ,
Capítulos de livros (3)
2019, PENSAR,LER,ENSINAR:: Notas sobre as atividades no estágio de docência e reflexões do supervisor nas suas interfaces teoria e prática a, PENSAR, LER, ENSINAR:Notas sobre as atividades no estágio de docência e reflexões do supervisor nas suas interfaces teoria-prática, Judite Eugenia Barbosa Costa, Marly Cutrim de Menezes
2019, RELATOS DA OBSERVAÇÃO DE AULAS INTERATIVAS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUIS:uma breve reflexão, RELATOS DA OBSERVACÃO DE AULAS INTERATIVAS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUIS: uma breve reflexão:, Marly Cutrim de Menezes
2019, FILOSOFAR E ENSINAR FILOSOFAR, Aprendizagem colaborativa: Interfaces entre as disciplinas Práticas Investigativas I e Estágio de Docência I da Universidade Federal do Maranhão, Marly Cutrim de Menezes, Judite Eugenia Barbosa Costa
Livros (1)
2019, POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO CAMPO :PRONERA NO MARANHÃO, Marly Cutrim de Menezes
Trabalho de conclusão de curso (11)
EDUCAÇÃO INFANTIL E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA: na Escola Municipal Conrado Pereira no Assentamento Morada Nova Baixa do Arroz no Município de Monção-Maranhão, CLAUDIANA RIBEIRO DE SOUSA , 01/2015
Educação para o pensar: o ensino de filosofia para crianças segundo matthew lipman, VERONICA DIAS LEITE , 12/2017
DA FORMAÇÃO DE SUJEITOS Á FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA DISCUSSÃO FILOSÓFICA SOBRE A EXPERIENCIA DO PRONERA - UFMA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO., NEYLSON OLIVEIRA DA SILVA , 11/2017
DA FORMAÇAO DE SUJEITOS À FORMAÇÃO DE EDUCADORES: Uma discussão filosófica sobre a experiência do PRONERA - UFMA no âmbito da educação do campo. , NEYLSON OLIVEIRA DA SILVA , 01/2018
POLÍTICAS PÚBLICAS E A IMPORTÂNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO NA ESCOLA VANDA BACELAR NO MUNICÍPIO DE COELHO NETO, MARIA JOSE LIMA , 02/2015
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CASA FAMILIAR RURAL PADRE JOSINO TAVARES, NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DAS SELVAS - MARANHÃO , LUCELIO ALVES DOS SANTOS , 07/2014
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A intervenção na realidade dos seus sujeitos na escola Padre Josino no Município Bom Jesus da Selva MA, MARIA DA LUZ SOUSA ESTÁCIO , 11/2014
A EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS A PARTIR DE UMA CONCEPÇÃO DE MATTHEW LIPMAN , BELCIMAR DA SILVA SOUZA , 08/2019
A EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS A PARTIR DE UMA CONCEPÇÃO DE MATTHEW LIPMAN, BELCIMAR DA SILVA SOUZA , 08/2019
A IMAGEM DO SEDUTOR EM SÖREN KIERKEGAARD, ZACARIAS PEREIRA FRANÇA FILHO , 11/2020
O ENSINO DE FILOSOFIA NA PERSPECTIVA DA BNCC: um estudo sobre as competências e habilidades para o ensino médio, JOSINETE DE FATIMA PEREIRA PASSOS , 01/2022
Orientação em pós-graduação (7)
Mestrado, NEMORA MATOS CARVALHO PROCÓPIO, 03/2017 - , Concluída em 09/2019
Mestrado, EVELINE MARIA DA CONCEICAO SOUSA E SILVA DE CARVALHO, 03/2018 - , Concluída em 03/2020
Mestrado, DÉBORA CRISTINE FERNANDES OLIVEIRA DOS SANTOS, 03/2019 - , Concluída em 08/2021
Mestrado, DIANA MARIA OLIVEIRA RIBEIRO, 03/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, NIVIA MARIA ROCHA DUTRA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JOSICLEY MENDES NUNES, 03/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ELZENIR SANTOS AMORIM, 03/2024 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo