Ir para acessibilidade

PAULO DA SILVA LIMA

CCLB - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS BACABAL/CCBA

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
11/2015 Grupo de pesquisa Ferramentas didáticas no ensino de gêneros textuais/discursivos,
Artigos (21)
2023, Escrita/reescrita do gênero dissertação escolar por meio da metodologia sequência didática, ISSN: 15195392
2022, MODALIZAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO: A MODALIZAÇÃO COMOESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO DISCURSOARGUMENTATIVO NO GÊNERO EDITORIAL, ISSN: 25253441
2022, CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE ENSINO APRENDIZAGEM BASEADO EM GENEROS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ISSN: 21793948
2022, DISCURSO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO ETHOS DOS INTERLOCUTORES DE BOLSONARO EM POSTAGENS NO TWITTER, ISSN: 23579234
2021, AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM EM GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA ANÁLISE TEXTUAL À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO, ISSN: 21764182
2021, Designação e reescritura em textos de divulgação científica, ISSN: 21765782
2020, MARCAS DA ENUNCIAÇÃO: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL, ISSN: 21769125
2019, TEXTO E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS A PARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA (CURRICULAR) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS, ISSN: 21793948
2018, Estudo comparativo entre Interacionismo sociodiscursivo e linguística sistêmico-funcional, ISSN: 1678460X
2018, REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA ESCRITA/REESCRITA DA RESENHA DE FILMES, ISSN: 21793948
2018, A MONTANHA QUE GUARDA OS JARDINS DO RIO - A PERCEPÇÃO DE RUDYARD KIPLING SOBRE O BRASIL, ISSN: 18093507
2017, ENSINO DE GÊNERO DISCURSIVO: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE AULAS DE ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ISSN: 25253441
2016, DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM GÊNEROTEXTUAL, ISSN: 23593652
2016, Os gêneros textuais orais e escritos na Educação de Jovens e Adultos, ISSN: 25253441
2015, O GÊNERO RESENHA NA SALA DE AULA: DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM, ISSN: 21778868
2015, MARCAS DA ENUNCIAÇÃO EM NOTÍCIAS DESTINADAS AO PÚBLICO INFANTIL, ISSN: 19806914
2014, A REESCRITA DE TEXTOS MEDIADA PELA CORREÇÃO INTERATIVA, ISSN: 21769125
2014, A correção interativa como mediadora do processo de escrita/reescrita na escola, ISSN: 23168838
2012, A lista de constatações como instrumento de regulação da aprendizagem em aulas de produção textual, ISSN: 23161795
2009, O processo argumentativo no editorial, ISSN: 19825404
2007, O diálogo entre os sonetos 'Ouvir estrelas' de olavo Bilac e 'Ouvir estrelas' de Bastos Tigre, ISSN: 19825935
Publicação em eventos (62)
2018, , Ensino de leitura e escrita a partir do ciclo de aprendizagem, II Congresso internacional de Letras,
2018, Paulo da Silva Lima, Antonia Luziane Silva Castro, Ensino de leitura e escrita a partir do ciclo de aprendizagem, II Congresso Internacional de Letras, Resumo
2017, Paulo da Silva Lima, CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, Trabalho Completo
2017, Paulo da Silva Lima, CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, I Congresso Internacional de Letras, Trabalho Completo
2017, , CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários,
2017, , CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM GÊNEROS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, I Congresso Internacional de Letras,
2016, , A sequência didática no desenvolvimento de práticas pedagógicas com gêneros, I Congresso Internacional de Letras,
2016, Paulo da Silva Lima, O uso de sequências didáticas no ensino da produção textual: confrontrando teoria e prática, V CIELLA, Resumo
2016, Paulo da Silva Lima, A sequência didática no desenvolvimento de práticas pedagógicas com gêneros, I Colóquio Internacional de Letras, Trabalho Completo
2016, , O uso de sequências didáticas no ensino da produção textual: confrontrando teoria e prática, V CIELLA,
2016, Paulo da Silva Lima, CONTRUÇÃO DO SABER DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, VI CLAFPL, Resumo
2016, , TRABALHOS PEDAGÓGICOS COM GÊNEROS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS NO PROFLETRAS, VI CLAFPL,
2015, Paulo da Silva Lima, Tânia Maria Moreira, Gêneros discursivos no ensino-aprendizagem de línguas: reflexões e questionamentos, VIII SIGET, Resumo
2015, , GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA PARA REFLETIR, DESENVOLVER E IMPLEMENTAR SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUAS, IX Congresso Internacional da ABRALIN,
2015, Paulo da Silva Lima, Tânia Maria Moreira, GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA PARA REFLETIR, DESENVOLVER E IMPLEMENTAR SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUAS, IX Congresso Internacional da ABRALIN, Resumo
2015, Paulo da Silva Lima, GÊNEROS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA: FERRAMENTAS DIDÁTICAS NA ESCRITA/REESCRITA DO GÊNERO RESENHA, II Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede: Tradição e Inovação, Trabalho Completo
2015, , Gêneros discursivos no ensino-aprendizagem de línguas: reflexões e questionamentos, VIII SIGET,
2014, , A REESCRITA DE TEXTOS NA ESCOLA: TRABALHANDO COM GÊNEROS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, SETA,
2014, Paulo da Silva Lima, Allana Gândara Caires SALES, O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL MEDIADO PELA CORREÇÃO INTERATIVA, ABRALIN em Cena, Trabalho Completo
2014, Paulo da Silva Lima, A REESCRITA DE TEXTOS NA ESCOLA: TRABALHANDO COM GÊNEROS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, SETA, Resumo
2014, , A ferramenta didática Lista de cosntatações no processo de escrita/reescrita do gênero Dissertação escolar, 21ª SEMAL,
2014, Paulo da Silva Lima, A ferramenta didática Lista de cosntatações no processo de escrita/reescrita do gênero Dissertação escolar, 21ª SEMAL, Resumo
2014, , O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL MEDIADO PELA CORREÇÃO INTERATIVA, ABRALIN em Cena,
2013, , As capacidades de linguagem em dissertações produzidas por alunos do Ensino Médio, III Seminário de estágios e práticas,
2013, Paulo da Silva Lima, FERRAMENTAS DIDÁTICAS E PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA, IV CIELLA, Resumo
2013, , A Produção de texto a partir do procedimento sequência didática: desenvolvendo as capacidades de linguagem, III SISEL,
2013, Paulo da Silva Lima, A correção textual ? interativa no ensino da produção de gêneros textuais, XVII Mostra de Pós Graduação em Letras, Língua e Literatura: letras em debate, Resumo
2013, , A correção interativa no ensino da produção textual, II Semana Pan-Amazônica da UNIFESSPA: entrelugares, culturas e saberes,
2013, Paulo da Silva Lima, Hellen Christina de Souza Lima, Gabriele Alves da Silva, A Produção de texto a partir do procedimento sequência didática: desenvolvendo as capacidades de linguagem, III Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas, Trabalho Completo
2013, Paulo da Silva Lima, A correção interativa no ensino da produção textual, II Semana Pan-Amazônica da UNIFESSPA, Trabalho Completo
2013, , FERRAMENTAS DIDÁTICAS E PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA, IV CIELLA,
2012, Paulo da Silva Lima, O USO DA LISTA DE CONSTATAÇÕES NO PROCESSO DE ESCRITA/REESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR, 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, Trabalho Completo
2012, , O processo de produção de texto na escola: a reescrita em foco, Formação continuada para professores de língua portuguesa da educação básica,
2012, , A APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários,
2012, Paulo da Silva Lima, A didatização do gênero artigo de opinião em turmas de ensino médio, Letras de rede, Trabalho Completo
2012, , O USO DA LISTA DE CONSTATAÇÕES NO PROCESSO DE ESCRITA/REESCRITA DO GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR, 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários,
2012, , O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO, 14º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP/PUC-SP,
2012, , A didatização do gênero artigo de opinião em turmas de ensino médio, Letras em rede: linguagens e saberes,
2012, Paulo da Silva Lima, O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO, 14º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP/PUC-SP, Resumo
2012, Paulo da Silva Lima, A APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, Trabalho Completo
2011, , A produção de textos na escola: uma proposta a partir de gêneros e sequências didáticas, II SISEL: Seminário Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas,
2011, Paulo da Silva Lima, A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DE GÊNEROS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, III Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia, Resumo
2011, Paulo da Silva Lima, Raiana da Silva Moura, A produção de textos na escola: uma proposta a partir de gêneros e sequências didáticas, II SISEL Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas, Trabalho Completo
2011, Paulo da Silva Lima, Gêneros, sequências didáticas e produção de textos no ensino médio, VII Congresso Internacional da ABRALIN, Trabalho Completo
2011, , Gêneros, sequências didáticas e produção de textos no Ensino Médio, VII Congresso Internacional da ABRALIN,
2010, , Gêneros textuais e Ensino da Língua Portuguesa, 13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa/ 4º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP,
2010, , Gêneros textuais e ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental: o trabalho com as sequências didáticas., 1º Colóquio Internacional de estudos Linguísticos e Literários/ 4º Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários,
2010, Paulo da Silva Lima, Gêneros textuais e ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: O trabalho com as sequências didáticas, 1º Colóquio internacional de Estudos linguísticos e Literários, Trabalho Completo
2010, Paulo da Silva Lima, Gêneros textuais e ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental, 13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa/ 4º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP., Trabalho Completo
2009, Paulo da Silva Lima, Gêneros Textuais e ensino de língua materna: as sequências didáticas nas aulas de produção textual no Ensino Fundamental, VIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, Resumo
2009, Paulo da Silva Lima, O processo argumentativo no editorial, Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, Trabalho Completo
2009, , I Simpósio de descrição e análise de línguas faladas no Pará/ II Jornada de pesquisa científica da FAEL., I Simpósio de descrição e análise de línguas faladas no Pará/II Jornada de pesquisa científica da FAEL.,
2009, , GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL, VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Ética e regulação no Currículo e nas Políticas Educacionais,
2009, , O ethos discursivo com efeito de persuasão no texto jornalístico, IV Seminário de Ensino-Aprendizagem de Língua e Literatura e V Colóquio de Pesquisa da FAEL,
2009, Paulo da Silva Lima, O processo argumentativo/discursivo em editoriais, Congresso internacional de estudos linguísticos e literários na amazônia., Resumo
2009, , O processo argumentativo/discursivo em editoriais, Congresso internacional de estudos linguísticos e literários na amazônia,
2009, Paulo da Silva Lima, O ethos discursivo como efeito de persuasão no texto jornalístico, IV Seminário de Ensino-Aprendizagem de língua e Literatura e V Colóquio de Pesquisa da FAEL, Resumo
2009, Paulo da Silva Lima, A discursividade nojornalismo opinativo, I Simpósio de Descrição e Análise de línguas faladas no Pará e II Jornada de Divuldação da Produção Científica da FAEL, Resumo
2009, , Gêneros Textuais e ensino de língua materna: as sequências didáticas nas aulas de produção textual no Ensino Fundamental, VIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão: diálogo entre Ensino, pesquisa e Extensão no Contexto Universitário,
2008, , Linguística Textual, Semana acadêmica do SESSIN: Representando os Paradigmas do Saber Acadêmico.,
2007, Paulo da Silva Lima, O diálogo entre os sonetos, XI Mostra de Pós-Graduação em Letras, Resumo
2007, , O diálogo entre os sonetos, XI Mostra de Pós-Graduação em Letras: Estudos e percursos,
Capítulos de livros (16)
2023, A CORREÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA COMO PARÂMETRO PARA A ATIVIDADE DE REESCRITA, LINGUAGEM, DISCURSO E CULTURA, Paulo da Silva Lima, ANTONIA LUZIANE SILVA DE CASTRO, WALBER NETO LOPES PINTO
2023, ANÁLISE DAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM EM PRODUÇÕES TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO, LINGUAGEM, DISCURSO E CULTURA, Paulo da Silva Lima, ANTONIA LUZIANE SILVA DE CASTRO, JAQUELINE DE SOUSA MACEDO
2022, LINGUÍSTICA TEXTUAL: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO TEXTO E OS FATORES DE TEXTUALIDADE, LINGUAGEM, DISCURSO E CULTURA, Paulo da Silva Lima, ANTONIA LUZIANE SILVA DE CASTRO, José Ribamar Moura
2022, Oralidade e escrita no ensino de língua materna: um olhar para livro didático, Linguagem, discurso e cultura, Paulo da Silva Lima, Maria Elizete Melo de Oliveira
2020, UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO GÊNERO REPORTAGEM ABORDANDO ASPECTOS DA FUNCIONALIDADE E RELAÇÕES DE PODER NO CONTEXTO SOCIAL, O ensino da língua(gem) em múltiplas abordagens no Profletras, Paulo da Silva Lima, Allan Rogério Porfírio Cardoso
2019, C rítica em cena: o processo de ensino-ap rendizagem do gênero resenha, Prática no Ensino-aprendizagem de Línguas: pesquisas no Profletras, Paulo da Silva Lima, Edson Fernando Monteiro Cruz
2019, O uso da sequência didática no ensino da produção textual, Prática no Ensino-aprendizagem de Línguas: pesquisas no Profletras, Paulo da Silva Lima, Bianca Cristina dos Santos Miranda
2019, O s gêneros multimodais no livro didático de Língua Portuguesa: uma análise da multimodalidade no contexto da ap rendizagem da leitura e escrita, Prática no Ensino-aprendizagem de Línguas: pesquisas no Profletras, Paulo da Silva Lima, Gildeane de Almeida Pereira
2019, O s gêneros textuais no atual contexto escolar, Prática no Ensino-aprendizagem de Línguas: pesquisas no Profletras, Paulo da Silva Lima, Daiana Lima de Araújo
2019, U ma experiência com o procedimento sequência didática: uso dos gêneros textuais paPAra o ensino-ap rendizagem da leitura e da escrita, Prática no Ensino-aprendizagem de Línguas: pesquisas no Profletras, Paulo da Silva Lima, Maria Claudiana da Silva Canela
2017, O conto Literário em Práticas de Leitura e Escrita: desenvolvendo as capacidades de linguagem, DIVULGANDO CONHECIMENTO DE LINGUAGEM: CONTANDO EXPERIÊNCIAS DE ENSINO EM LÍNGUA E LITERATURA, Paulo da Silva Lima, Rúbia Maria Ferreira Ferreira
2017, A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA CRÍTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DIVULGANDO CONHECIMENTOS DE LINGUAGEM: CONTANDO EXPERIÊNCIAS DE ENSINO EM LÍNGUA E LITERATURA, Paulo da Silva Lima, Sérgio de Jesus Corrêa Ribeiro
2016, FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL, Entre Fronteiras: reflexões sobre linguística e literatura, Paulo da Silva Lima
2016, PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA, Paulo da Silva Lima, Ivan Vale de Sousa
2016, FERRAMENTAS DIDÁTICAS NA (RE)ESCRITA DE RESENHA DE FILME NA SALA DE AULA, FERRAMENTAS DIDÁTICAS NA (RE)ESCRITA DE RESENHA DE FILME NA SALA DE AULA, Paulo da Silva Lima, Luciana de Queiroz Lima
2012, Gêneros, sequências didáticas e produção textual no enino médio, Práticas de Língua e Literatura no ensino médio, Paulo da Silva Lima
Livros (3)
2016, GÊNEROS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIÁLOGOS ENTRE ESCOLAS E UNIVERSIDADES, Paulo da Silva Lima, Wagner Rodrigues Silva, Tânia Maria Moreira
2016, Entre Fronteiras: reflexões sobre linguística e literatura, Paulo da Silva Lima, CRISTIANE NAVARRETE TOLOMEI
2008, Estratégias Argumentativas e Discursivas em Editoriais, Paulo da Silva Lima
Trabalho de conclusão de curso (25)
METODOLOGIA ATIVA E ENSINO HÍBRIDO: TECNOLOGIA DIGITAL PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA., LAUAN GOMES MARTINS , 04/2021
ESCRITA E LEITURA DO GÊNERO CONTO DE FADAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA PARA OS ALUNOS DO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA UNIDADE INTEGRADA TEREZINHA MEIRELES SALES., ANA CLECIA GADEA DE CARVALHO , 04/2021
O USO DAS HABILIDADES DE FALA E A ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO., GLAUBERVANE UCHOA SILVA , 04/2021
POESIA DE CORDEL: PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA O 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VISANDO O EIXO ORALIDADE., ORLANDO DIAS DA SILVA , 04/2021
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EJA: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO II , ELIZANGELA RAMOS FERREIRA , 04/2021
O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR VOLTADO PARA OS ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA UNIDADE INTEGRADA ILZÉ VIEIRA DE MELO CORDEIRO., ANTONIO PEREIRA DE OLIVEIRA FILHO , 04/2021
O USO DO LÚDICO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE LAGO DA PEDRA-MA. , CLAUDEMIR SANTOS SAMPAIO , 04/2021
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EJA: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO II , REJANE RAMOS DOS SANTOS , 04/2021
O USO DO LÚDICO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE LAGO DA PEDRA-MA , JAILSON DIAS CAMPELO , 04/2021
O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA: um olhar voltado para os alunos do 6º ano da escola Unidade Integrada Ilzé Vieira de Melo Cordeiro, ANTONIO PEREIRA DE OLIVEIRA FILHO , 04/2021
O ensino de língua inglesa na EJA: um estudo de caso no Colégio Presidente Castelo Branco II , ELIZANGELA RAMOS FERREIRA , 04/2021
O USO DO LÚDICO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE LAGO DA PEDRA-MA , JAILSON DIAS CAMPELO , 04/2021
Escrita e leitura do gênero conto de fadas no ensino de língua inglesa: uma proposta para os alunos do 6ºano do ensino fundamental da escola unidade integrada terezinha meireles sales , ANA CLECIA GADEA DE CARVALHO , 04/2021
O USO DO LÚDICO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE LAGO DA PEDRA-MA , CLAUDEMIR SANTOS SAMPAIO , 04/2021
O USO DAS HABILIDADES DE FALA E A ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO, GLAUBERVANE UCHOA SILVA , 04/2021
METODOLOGIA ATIVA E ENSINO HÍBRIDO: TECNOLOGIA DIGITAL PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA, LAUAN GOMES MARTINS , 04/2021
POESIA DE CORDEL: PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA O 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VISANDO O EIXO ORALIDADE, ORLANDO DIAS DA SILVA , 04/2021
O ensino de língua inglesa na EJA: um estudo de caso no Colégio Presidente Castelo Branco II , REJANE RAMOS DOS SANTOS , 04/2021
O DESAFIO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PERÍODO PANDÊMICO, AMANDA LORENA SILVA ALENCAR FARIAS , 09/2021
A MÚSICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA GRAMÁTICA VINCULADA A ANÁLISE LINGUÍSTICA., ALANNA BEATRIZ SILVA ALENCAR FARIAS , 09/2021
A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO PODEROSO NO COMBATE À VIOLÊNCIA, NATHALIA KELLY DA SILVA E SILVA , 09/2021
O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BACABAL - MA, MAYSSA DA SILVA NASCIMENTO , 09/2021
ANÁLISE DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DURANTE O ENSINO REMOTO, ADILSON COSTA DA SILVA , 06/2022
COMO SE CONSTRÓI A AUTORIA NA ESCRITA E REESCRITA DE ARTIGOS DE OPINIÃO: Uma análise das produções textuais de alunos do primeiro ano de Ensino Médio., JULYANNA VIRGINIA APOLIANO CAMARA , 01/2024
SABERES LOCAIS E INDÍCIOS DE AUTORIA NAS PRÁTICAS DE ESCRITA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DO MUNICÍPIO DE BACABAL – MA. , RICARDO RIBEIRO DE OLIVEIRA , 01/2024
Orientação em pós-graduação (11)
Mestrado, JAQUELINE DE SOUSA MACEDO, 02/2021 - , Concluída em 07/2023
Mestrado, WALBER NETO LOPES PINTO, 02/2021 - 10/2023 , Orientação em Andamento
Mestrado, JOSÉ RIBAMAR MOURA, 02/2021 - 11/2023 , Orientação em Andamento
Mestrado, ANTONIA LUZIANE SILVA DE CASTRO, 02/2021 - 01/2024 , Orientação em Andamento
Mestrado, DEYMIKA DE CARVALHO FLORÊNCIO, 09/2019 - 03/2022 , Orientação em Andamento
Mestrado, ALEX DE CASTRO DA COSTA, 03/2022 - 12/2023 , Orientação em Andamento
Mestrado, MARIA MAIANE FILOMENO LIMA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, HELLEFLAN ALMEIDA MACHADO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, MARIANA DOS SANTOS SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, MARIA ELIZETE MELO DE OLIVEIRA, 09/2019 - 10/2021 , Orientação em Andamento
Mestrado, ORLANDO DIAS DA SILVA, 11/2023 - 03/2024 , Orientação em Andamento
fim do conteúdo