Ir para acessibilidade
Foto do docente MARCIO LEONARDO MONTEIRO COSTA

MARCIO LEONARDO MONTEIRO COSTA

DECS - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
04/2017 Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação - ObEEC,
Artigos (11)
2020, Análise Cultural e Sense 8, ISSN: 21757402
2018, Análise cultural de produtos audiovisuais: relato de construção de protocolo teórico-metodológico, ISSN: 21780145
2018, A centralidade dos gêneros musicais nos estudos sobre consumo de música, ISSN: 21782687
2017, Notas sobre a prática de pesquisa etnográfica no campo da Comunicação, ISSN: 23186372
2016, Configurações virtuais e autonomia do universo fandom em Game of Thrones, ISSN: 21765111
2013, Notas sobre as críticas de Adorno à música popular, ISSN: 21765111
2012, Recepção transmidiática: incursões pela Teoria Ator-rede, ISSN: 16956206
2012, Notas sobre a participação do público na programação televisiva brasileira: formatos de programas, tecnologias e modos de interação, ISSN: 16956206
2011, A canção popular no cinema: uma reflexão sobre blockbusters e hits, ISSN: 01023853
2008, O novo mainstream da música regional: axé, brega, reggae e forró eletrônico no Nordeste, ISSN: 18082599
2007, Comunidades virtuais e o compartilhamento de conteúdos digitais: notas sobre a (re)organização da vida no ciberespaço, ISSN: 01023853
Publicação em eventos (30)
2021, Márcio Leonardo Monteiro Costa, Gustavo Henrique Sampaio Martins, Uma análise do consumo musical em São Luís durante os primeiros meses da pandemia, 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Trabalho Completo
2019, Márcio Leonardo Monteiro Costa, Lucina Reitenbach Viana, Caroline Govari Nunes, Possíveis abordagens metodológicas em pesquisas sobre cenas e gêneros musicais, XXVIII Encontro Anual da Compós, Trabalho Completo
2019, , Possíveis abordagens metodológicas em pesquisas sobre cenas e gêneros musicais, XXVIII Encontro Anual da Compós,
2017, , Comunicação no campo: as estratégias comunicacionais do Programa Prosa na Roça para dialogar com o sujeito digital, IV Jornada de Pesquisa e Extensão em Comunicação,
2017, , Os recursos narrativos usados em How to Get Away With Murder: cliffhanger, flashback, flasforward e plot twist, IV Jornada de Pesquisa e Extensão em Comunicação,
2017, Márcio Leonardo Monteiro Costa, Sobre flyers digitais e a promoção de festas por meio da internet, IV Jornada de Pesquisa e Extensão em Comunicação, Trabalho Completo
2017, , Sobre flyers digitais e a promoção de festas por meio da internet, IV Jornada de Pesquisa e Extensão em Comunicação,
2014, , O ídolo acontece no imaginário, ,
2014, Márcio Leonardo Monteiro Costa, O ídolo acontece no imaginário, XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Trabalho Completo
2013, Márcio Leonardo Monteiro Costa, As estrelas e seus fãs: música, compartilhamento e sucesso nas redes sociais, XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Trabalho Completo
2013, , Articulações entre produção, circulação e recepção/consumo dos hits, XII Seminário Internacional da Comunicação,
2012, , A programação musical das emissoras de rádio em São Luís: notas sobre formatos de programas, gêneros musicais e participação do público, XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste,
2012, Márcio Leonardo Monteiro Costa, Carlos Eduardo Pinheiro, A programação musical das emissoras de rádio em São Luís: notas sobre formatos de programas, gêneros musicais e participação do público, XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Trabalho Completo
2012, Israel de Napoli Câmara Santos, Márcio Leonardo Monteiro Costa, Características dos programas radiofônicos de divulgação científica: um estudo de caso sobre o programa Rádio Ciência, XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Trabalho Completo
2012, Carlos Eduardo Pinheiro, Márcio Leonardo Monteiro Costa, Twitter como facilitador da participação da audiência em programas de televisão: uma análise do uso da rede social pelo programa Antenado, XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Trabalho Completo
2011, , Zapping Hipermidiático: anotações sobre metodologia para análise de aplicativos para televisão digital, XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
2011, , Como se faz um hit? Notas sobre o sucesso da música gravada, III Encontro de Música Popular e Comunicação,
2010, , Fortuna em quatro minutos: um estudo de casos sobre as ?novas? estratégias do mercado da música pop., 2º Encontro de pesquisadores em comunicação e música popular,
2010, , O rádio e a música popular, XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
2009, Márcio Leonardo Monteiro Costa, Memórias póstumas de uma comunidade do Orkut: ou sobre o fim da comunidade Discografias, XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Trabalho Completo
2009, , Música maranhense on-line: artistas maranhenses usando a tecnologia ao seu favor, 1º Encontro de pesquisadores em comunicação e música popular,
2008, , Ciberespaço e a circulação de dados: apontamentos para a compreensão da internet como novo ambiente comunicacional, VIII Encontro Humanístico Nacional,
2008, Márcio Leonardo Monteiro Costa, Autônomos on-line: a produção musical independente do Maranhão no Portal Palco Mp3, X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Trabalho Completo
2008, , Autônomos on-line: a produção musical independente do Maranhão no Portal Palco Mp3, X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste,
2008, , Sobre a questão do autor: a polêmica sobre a questão do direito autoral, VII Encontro Humanístico Nacional,
2008, , Mp3-demonstrativo e a cauda longa da música independente: apontamentos sobre a circulação da música independente através da internet., II Simpósio Nacional da Abciber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura,
2007, Márcio Leonardo Monteiro Costa, Sobre a questão do autor: a polêmica sobre a questão do direito autoral, VIII Encontro Humanístico, Trabalho Completo
2007, Márcio Leonardo Monteiro Costa, Músicas compartilháveis: um olhar sobre a propriedade intelectual em tempos de Internet, IX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, Trabalho Completo
2007, Márcio Leonardo Monteiro Costa, Ciberespaço e a circulação de dados: apontamentos para a compreensão da internet como novo ambiente comunicacional, VIII Encontro Humanístico, Trabalho Completo
2006, , Músicas compartilháveis: Um olhar sobre a propriedade intelectual em tempos de Internet, I Encontro de Mídia e Música Popular Massiva,
Capítulos de livros (6)
2023, Estratégias comunicacionais para saúde: Rádio Abraço Saúde no contexto da pandemia de COVID-19, E-book do XVII Encontro Humanístico da UFMA:Ciências, Humanidades e Reconstrução Democrática, Márcio Leonardo Monteiro Costa, Melissa Silva Moreira Rabelo, Ed Wilson Ferreira Araújo
2023, Métodos, cenas e gêneros musicais em três trajetórias de pesquisa, Ensaios sobre experiências com os sujeitos da pesquisa, Caroline Govari Nunes, Lucina Reitenbach Viana, Márcio Leonardo Monteiro Costa
2020, Os fãs na cadeia produtiva dos hits: mobilização, resistência e relevância além dos charts, Experiências Expandidas em Comunicação - vol. II, Márcio Leonardo Monteiro Costa
2019, A mídia na constituição da identidade dos artistas sertanejos de São Luís, Experiências Expandidas em Comunicação, Márcio Leonardo Monteiro Costa
2016, São Luís, Capitais brasileiras: dados históricos, demográficos, culturais e midiáticos, Larissa Leda Fonseca Rocha, Patrícia Kely Azambuja, Letícia Conceição Martins Cardoso, Márcio Leonardo Monteiro Costa
2015, A noção de música popular: notas sobre um adjetivo mal-empregado, Teorias da comunicação: leituras e aplicações, Márcio Leonardo Monteiro Costa
Livros (2)
2020, Experiências Expandidas em Comunicação - vol. II, Letícia Conceição Martins Cardoso, Márcio Leonardo Monteiro Costa
2013, Mp3 Demo: a circulação da música independente na internet, Márcio Leonardo Monteiro Costa
Trabalho de conclusão de curso (11)
VOCE PEDIU.A CEMAR ATENDEU: UMA ANÁLISE DOS VIDEOS INTITUCIONAIS DE FORTALECIMENTO DA IMAGEM DA ORGANIZAÇÃO., DANILO DA SILVA DE SOUSA FERNANDES , 08/2013
PROGRAMA PARADA OBRIGATÓRIA: O RÁDIO COMO VEÍCULO DE INFORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO, NILRA BARROS SILVA , 03/2013
A COMUNICAÇÃO DIRIGIDA COMO ESTRATÉGIA DE ARTICULAÇÃO DA CENA DO ROCK EM SÃO LUÍS, GERSONY SANTOS RAMOS , 08/2013
PROGRAMA PARADA OBRIGATÓRIA: O RÁDIO COMO VEÍCULO DE INFORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO, JERRIMAR ARAUJO SANTOS , 03/2013
CENA ELETRÔNICA DE SÃO LUÍS: PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONTEÚDO NOS SITES DE REDES SOCIAIS., ANA LUZIA DE OLIVEIRA , 01/2015
COMUNICAÇÃO NO CAMPO: AS ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS DO PROGRAMA PROSA DA ROÇA PARA DIALOGAR COM O SUJEITO RURAL., GESSICA DOS ANJOS ALVES DA CRUZ , 01/2017
NARRATIVAS FAKE: APROPRIAÇÃO DE ELEMENTOS CINEMATOGRÁFICOS NA PRODUÇÃO DE FAKE VIDEOS, WALBETISE MARQUES DOS SANTOS BEZERRA , 12/2020
Manto da massa: análise da interação do Clube Atlético Mineiro com o torcedor no Twitter., VITOR CUNHA BARROS , 12/2022
“Podcast Fora do Armário: uma análise da representação homossexual na série Heartstopper”, FRANCISCO SALES DE SOUZA JUNIOR , 12/2023
“Podcast Fora do Armário: uma análise da representação homossexual na série Heartstopper”, JOHN HAIEN RIBEIRO COSTA , 12/2023
“Podcast Fora do Armário: uma análise da representação homossexual na série Heartstopper”, YURI RICARDO ARAUJO COSTA , 12/2023
fim do conteúdo