Ir para acessibilidade

KESSIA MILENY DE PAULO MOURA

COPE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCIM

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (15)
2024, Produção de podcast na formação do professor: potencialidades, ISSN: 25949004
2023, Narrativas digitais na formação de professores revisão de literatura das produções, ISSN: 2446774X
2023, Narrativa transmídia na formação de professores: produções e potencialidades, ISSN: 18095747
2023, Contribuição da semana mundial do brincar na formação do pedagogo, ISSN: 25944444
2022, O despertar para a docência como profissão: o que revelam as narrativas autobiográficas digitais, ISSN: 19820305
2021, Narrativas digitais, design e significados: alguns entrelaçamentos, ISSN: 19820305
2020, Reflexividadesdos Aprendentes da Docência no uso de Tecnologias na Educação Básica: o que revelam os portfólios de aprendizagem, ISSN: 22360513
2020, Narrativas digitais, hipertextos e multiletramentos: aproximações e problematizações, ISSN: 18095747
2019, Revisão sistemática sobre letramento digital na formação de professores, ISSN: 19833652
2019, O método experimental, na perspectiva da aprendizagem significativa, no ensino de ciências dos anos iniciais, ISSN: 22384979
2019, (Auto)produção na profissão docente: olhares a partir dos portfólios de aprendizagem do estágio, ISSN: 21798435
2019, As mídias sociais na prática do professor, ISSN: 22360514
2017, OUTROS ESPAÇOS, NOVOS SABERES: a atuação do pedagogo no Centro de Referência e Assistência Social - CRAS, em Imperatriz-MA, ISSN: 24466549
2015, Problematizando a formação superior indigena no curso de Pedagogia do Parfor/UFMA, ISSN: 24475777
2014, O curso de Pedagogia do Parfor no contexto de interiorização da UFMA, ISSN: 15190919
Publicação em eventos (33)
2023, Samantha Morais de Oliveira Sousa, Késsia Mileny de Paulo Moura, O letramento científico no ensino de ciências: usos e contribuições das tdic, IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo
2023, Camilla Grazielly Rego de Sousa, Késsia Mileny de Paulo Moura, Práticas educomunicativas como metodologia ativa no curso de pedagogia da universidade federal do maranhão: experiência com o projeto de ensino ?educomunicação na formação em pedagogia?, Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica - SINMAEPT, Resumo
2023, Camilla Grazielly Rego de Sousa, Fabiane Carvalho BRAGA, Késsia Mileny de Paulo Moura, Influências dos Meios de Comunicação na Representação da Diversidade e Tradições: Uma Análise Estatística dos Desenhos da 13ª Edição do Concurso de Desenhos Afro/23, XVII Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, Trabalho Completo
2023, Camilla Grazielly Rego de Sousa, Késsia Mileny de Paulo Moura, Práticas educomunicativas no âmbito do Curso de Pedagogia: experiências a partir do instagram do curso, IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo
2023, Camilla Grazielly Rego de Sousa, Késsia Mileny de Paulo Moura, Explorando as práticas educomunicativas como metodologia ativa na formação em pedagogia: um estudo de caso do projeto 'educomunicação na formação em pedagogia' na Universidade Federal do Maranhão, Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Trabalho Completo
2019, Késsia Mileny de Paulo Moura, Marie Jane Soares Carvalho, Mirian Mion, O letramento digital na formação de professores: uma revisão sistemática das produções, VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019)/ XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), Trabalho Completo
2017, Alexsandra Oliveira Teixeira de Carvalho, Késsia Mileny de Paulo Moura, Explorando os espaços nas creches proinfancia de imperatriz - ma, III Seminário da rede internacional de escola criativa-RIEC-Educação Transdisciplinar: escolas criativas e transformadoras, Trabalho Completo
2017, Karolina Sampaio Arruda, Késsia Mileny de Paulo Moura, A relevância do brincar na educação infantil: relato de experiência, III Seminário da rede internacional de escola criativa-RIEC-Educação Transdisciplinar: escolas criativas e transformadoras, Trabalho Completo
2016, Késsia Mileny de Paulo Moura, Estagio e brinquedoteca: explorando espaços, construindo conhecimentos, III Congresso Nacional de Formação de Professores(CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista de Formação de Professores((CEPFE), Trabalho Completo
2016, Késsia Mileny de Paulo Moura, JOSÉ EDILMAR DE SOUSA, CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE A VISÃO DOS PROFESSORES E OS DOCUMENTOS OFICIAIS, VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA-FIPED, Trabalho Completo
2016, Késsia Mileny de Paulo Moura, JOSÉ EDILMAR DE SOUSA, SIGNIFICADOS E SIGNIFICANTES DA DIMENSÃO DA PESQUISA, NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PELO PARFOR, VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA-FIPED, Trabalho Completo
2016, Késsia Mileny de Paulo Moura, Keyla Cardoso Tavares, A atuação do pedagogo no Centro de Referência e Assistência Social em Imperatriz-MA, EPEN-ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Trabalho Completo
2016, Adriana Costa Coelho, Rodrigo de Araujo Santos, Késsia Mileny de Paulo Moura, TELEJORNAL ESCOLAR: A PESQUISA EM AÇÃO ATRAVÉS DAS TIC'S, VIII Fórum Internacional de Pedagogia- FIPED, Resumo
2016, MARIA ANDREIA BONFIM SOUSA, IETTE LIMA DE MELO RIBEIRO, Késsia Mileny de Paulo Moura, TRABALHANDO O MEIO AMBIENTE ATRAVES DAS TECNOLOGIAS, VIII Fórum Internacional de Pedagogia- FIPED, Resumo
2016, Késsia Mileny de Paulo Moura, JOSÉ EDILMAR DE SOUSA, Concepções de docencia de estagiários de pedagogia, a partir da construção de fanzines, III Congresso Nacional de Formação de Professores(CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores(CNPFE), Trabalho Completo
2016, Késsia Mileny de Paulo Moura, O SENTIDO DADO A PESQUISA, NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR/UFMA, II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciencia e Educação: políticas de formação nos paises ibero-americanos, Resumo
2016, DEBORA DO NASCIMENTO LIMA, Késsia Mileny de Paulo Moura, GINCANA NOS PROBLEMAS E SOLUÇÕES MATEMÁTICAS UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO, VIII Fórum Internacional de Pedagogia- FIPED, Resumo
2016, ESTÉFANE COSTA DA SILVA, MARIA CERLANE FURTUOZO DA SILVA, Késsia Mileny de Paulo Moura, TV NA SALA DE AULA E SUAS CORES, VIII Fórum Internacional de Pedagogia- FIPED, Resumo
2016, Lucas Moura Ramos, Roberto da Silva Sousa, Késsia Mileny de Paulo Moura, O USO DE TIC NO ACOMPANHAMENTO DO LIVRO DIDATICO, VIII Fórum Internacional de Pedagogia- FIPED, Resumo
2015, Késsia Mileny de Paulo Moura, Adriana Caetano de Sousa Soares Lima, O BRINCAR NAS PERCEPÇÕES DAS EDUCADORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IMPERATRIZ-MA, VII COLOQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PRÁTICAS CURRICULARES, Trabalho Completo
2015, Késsia Mileny de Paulo Moura, ESCOLA E ESTÁGIO: INTERLOCUÇÕES E REFLEXÕES DOS ESTAGIÁRIOS DE PEDAGOGIA, Educere XII Congresso Nacional de Educação, Trabalho Completo
2015, Késsia Mileny de Paulo Moura, CONCEPÇÕES DE ENSINO E DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR/UFMA/IMPERATRIZ, Educere XII Congresso Nacional de Educação, Trabalho Completo
2015, Adriana Caetano de Sousa Soares Lima, Késsia Mileny de Paulo Moura, Brinquedos e brincadeiras nos discursos e na utilização das professores na educação infantil, XII EDUCERE Encontro Nacional de Educação, Trabalho Completo
2014, Késsia Mileny de Paulo Moura, AÇÕES VOLTADAS PARA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO INDÍGENA: ENTRE PROBLEMÁTICAS E CONTRIBUIÇÕES DA UFMA, VI ENCONTRO DE EDUCADORES: PESQUISAS E EXPERIENCIAS, Resumo
2014, ANDREA CASTRO, Késsia Mileny de Paulo Moura, EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENTRE DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS NO ENSINO MULTISSERIADO, XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE- EPENN, Trabalho Completo
2014, Késsia Mileny de Paulo Moura, Patrícia Alves Silva, O ESTÁGIO CURRICULAR: ARTICULANDO SABERES E REINVENTANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS, II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Trabalho Completo
2014, Késsia Mileny de Paulo Moura, A FORMAÇÃO SUPERIOR INDIGENA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR/UFMA: ENTRE PROBLEMÁTICAS E PROPOSTAS DE AÇÃO, XVII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO- ENDIPE, Trabalho Completo
2014, Késsia Mileny de Paulo Moura, (DES)ENCANTANDO O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO PARA CIDADANIA, VI ENCONTRO DE EDUCADORES: PESQUISAS E EXPERIENCIAS, Resumo
2014, Késsia Mileny de Paulo Moura, O PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES NO CONTEXTO DE EXPANSÃO/INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Trabalho Completo
2003, Ana Dorziat, Késsia Mileny de Paulo Moura, O Professor em Construção: da trajetória as concepçoes de ensino, XVI Encontro de Pesquisa Educacional Norte/Nordeste( EPENN), Resumo
2003, Késsia Mileny de Paulo Moura, O Professor em Construção: da trajetória as Concepçoes de Ensino, XI Encontro de Iniciação Científica da UFPB ( ENIC), Resumo
2003, Ana Dorziat, Késsia Mileny de Paulo Moura, O Professor em Construção: da trajetória as concepções de ensino, XVI Encontro de Pesquisa Educional do Norte e Nordeste, Resumo
2003, Ana Dorziat, Késsia Mileny de Paulo Moura, O Professor em Construção: da trajetória as concepções de ensino, XI Encontro de Inciação Cient[ifica da UFPB, Resumo
Capítulos de livros (3)
2020, Arte e ludicidade na educação infantil: pressupostos e implicações, Cultura lúdica híbrida: práticas inovadoras, Jozecy de Jesus Silva, Késsia Mileny de Paulo Moura, Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida
2020, Explorando os espaços nas creches PROINFÂNCIA de Imperatriz ? Maranhão, Cultura lúdica híbrida: práticas inovadoras, Alexsandra Oliveira Teixeira de Andrade, Késsia Mileny de Paulo Moura, Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida
2016, O professor formador no curso de pedagogia do Parfor: caracterizando saberes, dificuldades e desafios, Identidade, experiencia e reflexão: formação de professores no contexto do Parfor, Késsia Mileny de Paulo Moura, Auricelia de Aguiar Silva, Wellingthon dos Santos Silva
Livros (1)
2016, Identidade, experiencia e reflexão: formação de professores no contexto do Parfor, Késsia Mileny de Paulo Moura, Lucas Reino, THAISA BUENO
Trabalho de conclusão de curso (23)
INCLUSÃO SOB A INFLUÊNCIA DA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA., CARLANDREIA PESSOA BEZERRA , 08/2014
A REALIDADE ESCOLAR NA OBSERVÂNCIA DOS ESTAGIÁRIOS QUE NÃO ATUAM NA DOCÊNCIA., DEBORA DO NASCIMENTO LIMA , 11/2017
AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR NO COMBATE A INDISCIPLINA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE IMPERATRIZ- MA, TATIANNA FERREIRA DE ANDRADE , 12/2017
CLASSES MULTISSERIADAS DO CAMPO: DESAFIOS ENCONTRADOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE IMPERATRIZ - MA., ANDREA SILVA DE CASTRO , 07/2014
A PRÁTICA EDUCATIVA FRENTE AO CURRÍCULO MULTICULTURALISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE IMPERATRIZ-MA., CLEUDINIR SOBRAL DE SOUSA PEREIRA , 02/2014
A PERCEPÇÃO DOS PAIS SOBRE A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RAYMARA DE MELO SILVA , 08/2015
O TRABALHO COM A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL., ANA PAULA DE SOUSA SILVA , 06/2015
A IMPORTÂNCIA DA VOZ PARA A DOCÊNCIA., MARIA JULIA GOMES DE PAIVA , 01/2015
TECNOLOGIA E INOVAÇÕES: POTENCIAL E UTILIZAÇÃO, LUCIANA CRISTINA REIS DA SILVA , 04/2016
INCLUSÃO SOB A INFLUÊNCIA DA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA., KEYLA CARDOSO TAVARES , 04/2016
As metodologias lúdicas de seis professores da Educação Infantil, em uma creche de Imperatriz-MA., RUBENILCIA GOMES DA CONCEICAO , 04/2016
A CRIANÇA E A VIOLÊNCIA SEXUAL: O QUE TEM FEITO A ESCOLA, LUCILENE DOS SANTOS SILVA , 04/2016
Inclusão de cirnaças com deficiencia física em uma escola regular no município de Grajaú-MA, ANGEÚSTIA DE SOUZA ARAÚJO , 06/2016
O ensino de história e cultura indígena nos anos iniciais do Ensino Fundamental, FRANCISCO DE MELO SILVA , 06/2016
O fazer participativo na escola a partir da construção e implantação do projeto político pedagógico nas escolas públicas municipais da zona urbana de Lago da Pedra, EDELSON ROQUE LEITE , 06/2016
ELEMENTOS DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PAULO RAMOS - MA: perfil, trajetórias e concepções de ensino, ELIZANGELA DOURADO COSTA DE OLIVEIRA , 06/2016
A perspectiva lúdica do ensino da arte na educação infantil de Lago da Pedra - MA, JOZECY DE JESUS SILVA , 06/2016
O método experimental na perspectiva da aprendizagem significativa no ensino de ciências dos anos iniciais, KLENIA MARCELA DA SILVA MORAIS , 08/2016
CONCEPÇÕES E NUANCES DA INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DULCE GOMES SANTANA , 11/2017
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS E REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS NA PRATICA PEDAGÓGICA, LUCIELE OLIVEIRA DE CARVALHO , 12/2017
NARRATIVAS BIOGRÁFICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: travessias para uma profissão., NATAL MARQUES DIAS , 11/2022
Estratégias docentes inovadoras com o uso de TDIC durante a pandemia em escolas públicas de Imperatriz-Ma, ANA PAULA DA SILVA MORAES , 07/2023
As potencialidades de aprendizagem na construção de Digital Storytelling sobre Histórias e Cultura de Imperatriz/MA, MARINA RODRIGUES DA SILVA LOPES , 12/2023
fim do conteúdo