Ir para acessibilidade
Foto do docente ANA CRISTINA CHAMPOUDRY NASCIMENTO DA SILVA

ANA CRISTINA CHAMPOUDRY NASCIMENTO DA SILVA

DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
05/2018 Grupo de Estudo em Linguagem, Aprendizagem e Formação de Professores,
Artigos (2)
2021, A constituição do ensino de leitura em objeto de pesquisas acadêmicas no Brasil, ISSN: 19827806
2020, Do Clássico às ideias pedagógicas: uma leitura da pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, ISSN: 24467693
Publicação em eventos (23)
2018, Ana Cristina Champoudry Nascimento da Silva, A constituição do ensino de leitura como objeto da disciplina de Língua Portuguesa: aproximações históricas e discursivas, XI Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
2018, , É possível formar leitores com o livro didático? Uma análise sob a perspectiva discursiva, II Encontro Internacional de Currículo da Educação Básica,
2018, , A constituição do ensino de leitura como objeto da disciplina de Língua Portuguesa: aproximações históricas e discursivas, XI Encontro Maranhense de História da Educação,
2017, Ana Cristina Champoudry Nascimento da Silva, A Constituição Histórica do Discurso sobre Escola: relatos e memórias na formação docente, X Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
2017, , A Constituição Histórica do Discurso sobre Escola: Relatos e Memórias na Formação Docente, X Encontro Maranhense de História da Educação,
2016, Ana Cristina Champoudry Nascimento da Silva, A crise da leitura no contexto da mudança: a constituição do ensino de leitura como objeto em pesquisas acadêmicas, VII Encontro de Educadores do Maranhão, Trabalho Completo
2012, , Disciplinas da licenciatura voltadas ao Ensino de Língua Portuguesa: relatos de experiências do Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) entre UFMA, USP e UERN, II Simpósio Nacional de Texto e Ensino,
2012, Ana Cristina Champoudry Nascimento da Silva, A PROPOSTA CURRICULAR COMO DOCUMENTO ORIENTADOR DA EDUCAÇÃO NO MUNICIPIO DE SÃO LUÍS, V Encontro de Educadores do Maranhão, Resumo
2012, , A proposta curricular como documento orientador da educação no município de São Luís, V Encontro de Educadores do Maranhão,
2011, , Diálogos ente perspectivas teórico-metodológicas, VII Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e educação,
2011, , Diálogos entre perspectivas teórico-metodológicas, VII Encontro da linha de Pesquisa Linguagem e Educação,
2011, , Formação acadêmica e formação profissional: os limites dessa realção na formação de professores de língua portuguesa, X Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (X SMELP) - A pesquisa e o ensino no campo da linguagem nesta primeira década do milênio,
2011, , O que leram aqueles que escreveram sobre leitura, VII Encontro da linha de Pesquisa Linguagem e Educação - Diálogos entre Perspectivas teórico-metodológicas,
2010, , O ensino de leitura na formação do professor de Língua Portuguesa, IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa,
2010, , O ensino de leitura na formação do professor de Língua Portuguesa, VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura,
2010, , A produção de conhecimentos sobre leitura em dissertações acadêmicas, 58º Semináro do GEL,
2010, , Discursos, Práticas e Representações para a pesquisa em MELP, VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura,
2010, , O Ensino de Leitura no Brasil: história e representação no livro didático, O Ensino de leitura no Brasil,
2009, , A Leitura no Ensino Médio: representações e prática no Liceu Maranhense, 57º Seminário do GEL,
2009, , O Ensino de leitura no Liceu Maranhense: história, representações e práticas, 17º Congresso de Leitura do Brasil,
2009, , A produção de conhecimentos sobre o ensino de leitura na escola básica e na universidade, VIII Seminário de Metodologia da Língua Portuguesa,
2007, , A Prova Brasil e a avaliação da aprendizagem na formação continuada de docentes da Rede Municipal de Educação de São Luís, VII Encontro Humanístico,
2006, , Relatos de experiência, III Fórum Municipal de educação,
Capítulos de livros (4)
2019, O cotidiano escolar como espaço formativo: considerações sobre o trabalho do coordenador pedagógico, Gestão escolar e Organização do trabalho pedagógico, Francisca da Silva Monteiro, Gisele de Jesus Soares Sousa, Ana Cristina Champoudry Nascimento da Silva
2015, Apropriações de Leitura na Formação de Professores Alfabetizadores: a contribuição da Linguística para a Alfabetização, Apropriações de Leitura na Formação de Professores Alfabetizadores: a contribuição da Linguística para a Alfabetização, Ana Cristina Champoudry Nascimento da Silva
2012, As disciplinas de formação de professores de língua portuguesa e a flexibilização curricular, Ensino de língua portuguesa entre documentos, discursos e práticas, Ana Cristina Champoudry Nascimento da Silva, PIETRI, E;
2010, Pesquisa, formação inicial e ensino: metodologia do ensino de língua portuguesa, Formação de professores de língua portuguesa: quando o ensino e a linguagem se encontram, PIETRI, E;, Ana Cristina Champoudry Nascimento da Silva
Trabalho de conclusão de curso (9)
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO NA ESCOLA: REFLEXÕES E PRÁTICAS , ELIZABETH DA SILVA MARQUES , 11/2016
O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR , FRANCISCA DA CONCEICAO MONTEIRO , 11/2016
O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO LÍDER COACH , ELIZABETH SILVA MARINHO , 11/2016
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA PRÁTICA EDUCATIVA DA EJA DO CE ESTADO DE PERNAMBUCO - SANTA INÊS/MA, ANTONIA MATIAS LIRA DE MEIRELES , 11/2016
GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA PARCERIA QUE PODE DAR CERTO , ANTONIA DE SA BORGES DOS SANTOS , 11/2016
A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO TURNO NOTURNO DO C.E. PROF. RAQUEL BRAGA DE OLIVEIRA, PIO XII-MA, ANELICE CHAVES FERREIRA , 12/2016
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: RESSIGNIFICANDO O USO DAS TIC'S NA ESCOLA, GISELE DE JESUS SOARES SOUSA , 12/2016
A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE: UM ESTUDO NA U.I. ACADÊMICO JOSÉ SARNEY, SANTA LUZIA-MA, IRISMAR DA SILVA DE SOUSA , 11/2016
FRACASSO ESCOLAR E SISTEMA DE CICLOS: Uma análise histórica de São Luís-MA em 2005., CARLA EDUARDA CUTRIM DE SOUSA , 01/2018
fim do conteúdo