Ir para acessibilidade
Foto do docente FRANCISCA MELO AGAPITO

FRANCISCA MELO AGAPITO

COPE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCIM

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
11/2021 Sujeitos, Ensino, Aprendizagem e práticas pedagógicas,
Artigos (16)
2023, Retalhos que contam: articulações teóricas e práticas na formação docente direcionada à inclusão, ISSN: 22386084
2023, Produção de vídeos em Língua Brasileira e Colombiana de Sinais:, ISSN: 22385800
2022, Tessituras no ensino de surdos no contexto educacional bilíngue: possibilidades etnomatemáticas em foco, ISSN: 26752271
2022, Políticas públicas para inclusão escolar: o que nos revela um estudo de caso, ISSN: 19845499
2021, Jogos de Linguagem Matemáticos Gerados por Alunos Surdos, ISSN: 15585336
2021, Visibilizando percepções de alunos surdos: aprendizagens no contexto da educação bilíngue, ISSN: 23588322
2020, Olha quem está sinalizando! aprendizagem de crianças surdas na educação infantil no contexto educacional bilíngue, ISSN: 22370315
2019, Ensino de Libras em um Curso de Pedagogia por meio da aprendizagem baseada em problemas, ISSN: 16776097
2019, O pedagogo em hospitais: com a palavra os gestores hospitalares, ISSN: 21763070
2019, Etnomatemática e ensino de surdos: possíveis aproximações, ISSN: 2317904X
2018, Atendimento a estudantes com autismo em um município de Mato Grosso: com a palavras os profissionais da educação, ISSN: 21760136
2017, Políticas públicas voltadas para a inclusão social de surdos, ISSN: 21763070
2016, LIBRAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS: BUSCA POR ARTICULAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS, ISSN: 19843178
2016, Aprendizagem baseada em problemas e mapa conceitual: uma experiência com alunos do curso de Pedagogia, ISSN: 19830378
2015, Reflexos do Bullying nas relações interpessoais escolares e a necessidade da formação de professores, ISSN: 22371648
2015, Formação de professores: o olhar de um egresso surdo, ISSN: 19830378
Publicação em eventos (52)
2023, Pollyane de Paula Santos, Elieth Vitória dos Santos, Francisca Melo Agapito, Ênnio Santos Barros, Primeira infância: o aluno com TDAH como uma fenda na educação inclusiva, IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo
2023, Lázaro Mourão de Sousa, Francisca Melo Agapito, Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de João Lisboa/MA: em foco percepções docentes, IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo
2023, Pollyane de Paula Santos, Elieth Vitória dos Santos, Francisca Melo Agapito, Ênnio Santos Barros, Práticas pedagógicas no contexto da educação inclusiva aos alunos dos anos iniciais com TDAH, IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo
2023, Antonio Hercles Coelho Almeida, Francisca Melo Agapito, O processo de inclusão no ensino superior: narrativas de surdos universitários da Universidade Federal do Maranhão, IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo
2022, Pollyane de Paula Santos, ; Ênnio Santos Barros, Francisca Melo Agapito, Alunos dos anos iniciais considerados hiperativos como integrantes da educação básica especial inclusiva, Seminário de Docência e Contemporaneidade, Resumo
2022, Pollyane de Paula Santos, Ênnio Santos Barros, Francisca Melo Agapito, A conquista dos alunos com TDAH no contexto da educação básica especial inclusiva, III Congresso Online de Pedagogia - COPe - A Emergente pedagogia popular na concepção Freiriana e as lutas sociais em contexto escolar, Resumo
2022, Maria de Fátima Nunes Antunes, Ieda Maria Giongo, Francisca Melo Agapito, Estudo de aulas e tecnologias assistivas para o ensino de geometria espacial: um estudo de inspiração etnomatemática, Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Resumo
2021, Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge, Modos de operar com a divisão: em foco o contexto educacional bilíngue para surdos, VIII ECEM - Encontro Catarinense de Educação Matemática, Trabalho Completo
2021, Luiza Dietrich Loch, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Francisca Melo Agapito, Etnomatemática, cultura surda e tecnologias assistivas: ensaiando uma pesquisa-intervenção, Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento, Resumo
2021, Maria de Fátima Nunes Antunes, Ieda Maria Giongo, Francisca Melo Agapito, A Etnomatemática e o ensino de geometria espacial junto aos alunos surdos dos anos iniciais : possibilidades de inclusão, Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento, Resumo
2021, , Modos de operar com a divisão: em foco o contexto educacional bilíngue para surdos, VIII ECEM - Encontro Catarinense de Educação Matemática,
2020, , Tessituras etnomatemáticas de alunos surdos dos Anos iniciais: em foco a Escola Bilingue para Surdos, II Seminário Internacional e III Seminário Nacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade: Ensino, Docência e Criação,
2020, , Aprendizagens matemáticas de alunos surdos: a Libras como um jogo de linguagem, I SEMEDUC - Simpósio Nacional de Estratégias e Multidebates da Educação,
2020, Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge, Jogos de linguagem de alunos surdos: em foco a operação multiplicação, 5° Encuentro Internacional de Investigación en Educación Matemática, Resumo
2020, Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge, Tessituras etnomatemáticas de alunos surdos dos Anos iniciais: em foco a Escola Bilingue para Surdos, II Seminário Internacional e III Seminário Nacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade: Ensino, Docência e Criação, Resumo
2020, , Jogos de linguagem de alunos surdos: em foco a operação multiplicação, 5to Encuentro Internacional de Investigación en Educación Matemática-EIEM,
2020, , Jogos de linguagem matemáticos gerados por alunos surdos, Vem Brasil Virtual Etnomatemática (Em) - Brasil,
2020, Ieda Maria Giongo, Francisca Melo Agapito, Morgana Domênica Hattge, Jogos de linguagem gerados por alunos surdos, Vem Brasil Virtual Etnomatemática (Em) Brasil, Resumo
2020, Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge, Aprendizagens matemáticas de alunos surdos: a Libras como um jogo de linguagem, I SEMEDUC - Simpósio Nacional de Estratégias e Multidebates da Educação, Resumo
2020, Márcio Gleide Cardoso dos Santos, Francisca Melo Agapito, Políticas públicas inclusivas: Considerações acerca de um estudo de caso, I SEMEDUC - Simpósio Nacional de Estratégias e Multidebates da Educação, Resumo
2019, , Alunos surdos e suas multiplicações: interlocuções com a Etnomatemática, I ENEMI - Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva,
2019, , Alunos surdos e a operação multiplicação: aproximações com a Etnomatemática, III Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VII Seminário Institucional do Pibid/Univates e I Seminário de Residência Pedagógica/Univates,
2019, Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge, Alunos surdos e suas multiplicações: interlocuções com a Etnomatemática, I Encontro Nacional de Educação Matemática inclusiva (SBEM), Trabalho Completo
2017, , Percepções de professores sobre a aprendizagem de alunos surdos da educação infantil de uma escola municipal de educação bilíngue de Imperatriz-MA, IX FIPED,
2017, , Reflexões sobre a prática pedagógica no ensino de Libras: uma experiência com alunos do curso de Pedagogia, IX FIPED,
2017, Ana Claudia de Sousa Alves, Francisca Melo Agapito, Maria Madalena Dullius, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge, Formação de professores para o atendimento educacional especializado em sala de recuros, IV Congresso Paraense de Educação Especial, Trabalho Completo
2017, , Inclusão de um aluno surdo em uma instituição particular de ensino superior de Imperatriz-MA, IX FIPED,
2016, Maria de Jesus Alves dos Reis, Francisca Melo Agapito, Busca por efetivação da educação de qualidade para as pessoas com deficiência, VIII FIPED, Trabalho Completo
2016, Rafael Pereira da Silva, Beatriz Duarte Mascarenhas, Rafaella de Assis Lacerda, Francisca Melo Agapito, A evolução histórica das políticas de educação inclusiva, VIII FIPED, Trabalho Completo
2015, , O papel do professor bilíngue no processo de alfabetização de alunos surdos de uma escola bilíngue para surdos na cidade de Imperatriz-MA, I seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina,
2015, Francisca Melo Agapito, Marli Teresinha Quartieri, Concepções de alunos de um curso de pedagogia no município de Imperatriz acerca da avaliação, I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Região Tocantina, Trabalho Completo
2015, Adna Nascimento Sousa, Francisca Bárbara Gomes da Silva, Maria Borges Sodré, Francisca Melo Agapito, Acesso à saúde: direito de todos perante uma sociedade inclusiva, I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Resumo
2015, Sirlene Santos Barros, Francisca Melo Agapito, O papel do professor bilíngue no processo de alfabetização de alunos surdos de uma escola bilíngue para surdos na cidade de Imperatriz-MA, I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Resumo
2015, , Formação de professores: um olhar sobre os aspectos históricos, I Encontro de História da Educação na Região Tocantina,
2015, Francisca Melo Agapito, Marli Teresinha Quartieri, A utilização das estratégias de ensino mapa conceitual e tempestade cerebral no ensino de Libras: uma experiência com alunos do curso de química, I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Trabalho Completo
2015, Marcos dos Santos, Railane Matos de Barros, Francisca Melo Agapito, Reação e expectativas de professores aos ciclos de alfabetização do 1° ao 3° ano dos anos iniciais de uma escola pública da cidade de imperatriz- MA, I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Resumo
2015, , Prática educativa do professor: perspectivas de mudanças para a efetivação de uma escola contemporânea, I seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina,
2015, Ana Claudia de Sousa Alves, Francisca Melo Agapito, Prática educativa do professor: perspectivas de mudanças para a efetivação de uma escola contemporânea, I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Trabalho Completo
2015, , O uso de jogo didático 4 quanti para o ensino dos números quânticos aos alunos do ensino médio: possibilidades de uma aprendizagem significativa, I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina,
2015, Francisca Melo Agapito, Andreia A. Guimarães Strohschoen, Maria Isabel Lopes, Formação de professores surdos: um olhar sobre os aspectos históricos, I Encontro de História da Educação da Região Tocantina, Resumo
2015, , A inclusão de alunos com baixa visão no atendimento educacional especializado em escolas públicas de Imperatriz-MA, I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina,
2015, , O uso de jogos didáticos como estratégias de ensino aplicado aos conteúdos de química em duas escolas do município de Imperatriz-MA, I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina,
2015, Suellen Mendonça de Melo Holanda, Francisca Melo Agapito, O uso de jogos didáticos como estratégias de ensino aplicado aos conteúdos de química em duas escolas do município de Imperatriz-MA, I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Região Tocantina, Resumo
2015, , Educação Inclusiva: a formação de professore surdos em foco, I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Região Tocantina,
2015, Francisca Melo Agapito, Andreia A. Guimarães Strohschoen, Maria Isabel Lopes, Educação inclusiva: a formação de professores surdos em foco, I Seminário do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Resumo
2014, , Educação Bilíngue para Surdos e as possibilidades para a inclusão, I Encontro de Educação de Surdos da ASSIM,
2014, , Formação de professores surdos: perspectivas de formação no município de Imperatriz-Ma, IV Semana de Pedagogia,
2014, Francisca Melo Agapito, Andreia A. Guimarães Strohschoen, Formação de Professores que atuam no município de Imperatriz, XVI Mostra de Ensino,Extensão e Pesquisa, Resumo
2013, , FORMAÇÃO DE PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: um novo olhar para as diferenças, I ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO ? SEÇÃO MARANHÃO (ANPAE-MA),
2012, , Educação de surdos e o intérprete de Libras, I Encontro sobre Tradução e interpretação da Libras e Língua Portuguesa,
2011, , Perspectivas para o ensino de surdos na proposta educacional bilíngue, I Seminário de Educação Bilíngue para Surdos,
2011, , Teoria de aprendizagens na formação de professores, Seminário sobre Teorias de aprendizagem,
Capítulos de livros (7)
2022, Interlocuções etnomatemáticas nos processos de contagem: em foco a escola Bilíngue para surdos, Educação em evolução: da formação à prática, Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge, Luiza Dietrich Loch
2022, Escola Bilíngue e Etnomatemática: Enlaces na Forma de Vida Surda, Ensino de matemática e de ciências da natureza: convergências e reflexões teórico-metodológicas nos campos da prática e da formação docente, Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge
2022, Educação inclusiva: diálogos sobre o TDAH na educação básica, Estado da Arte do PPGFOPRED, Pollyane de Paula Santos, Francisca Melo Agapito
2022, O (re) pensar da inclusão escolar e suas práticas pedagógicas, Estado da Arte do PPGFOPRED, Elieth Vitória dos Santos, Francisca Melo Agapito
2020, Entre(lançando) Etnomatemática e Ensino de Surdos, Inclusão escolar: um itinerário de formação docente, Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge
2018, Formação do professor surdo: em busca de tessituras consistentes para o ensino de Libras, Formação de professores, o ensino e as práticas pedagógicas: reflexões necessárias na contemporaneidade, Francisca Melo Agapito, Andreia A. Guimarães Strohschoen
2016, Formação docente: o professor surdo em foco, Formação docente: o professor surdo em foco, Francisca Melo Agapito
Livros (1)
2018, Formação de Professores, o ensino e as práticas pedagógicas: reflexões necessárias na contemporaneidade, Francisca Melo Agapito, Marcelo Franco Leão, Ana Claudia de Sousa Alves
Trabalho de conclusão de curso (23)
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA CIDADE DE SÍTIO NOVO/MA, ELANE RAPOSO MOREIRA , 02/2019
O PEDAGOGO EM HOSPITAIS: A EMERGÊNCIA DESSE PROFISSIONAL NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA. , ANA MARIA COSTA BARROS , 01/2018
IMPLICAÇÕES DA PROPOSTA EDUCACIONAL BILÍNGUE PARA ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL-MA., JOSILENE CARVALHO XIMENES ARAGAO , 04/2016
O PAPEL DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM O TRANSTORNOS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE-TDAH EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE IMPERATRIZ-MA, IVANI BARBOSA DA SILVA , 05/2016
Desafios e perspectivas para inclusão de alunos com deficiências em uma escola da rede municipal de educação de Imperatriz-MA, MARIA SANDRA CARDOSO DE ARAÚJO ALENCAR , 09/2016
Desafios e perspectivas para inclusão de alunos com deficiências em uma escola da rede municipal de educação de Imperatriz-MA, MARIA SANDRA CARDOSO DE ARAÚJO ALENCAR , 06/2016
A AFETIVIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DE UM ESCOLA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ - MA., ANTONIETA SANTANA CARVALHO , 02/2017
O PAPEL DA LIBRAS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA BILÍNGUE NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA., JESSICA QUEIROZ VASCONCELOS , 08/2017
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VISÃO DE PROFESSORES E GESTOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ-MA, LUCIANA SILVA NASCIMENTO , 08/2018
APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ/MA, HILSANEIDE FARIAS DE SOUSA , 08/2018
A INCLUSÃO DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES NECESSÁRIAS, STEPHANYE DE SOUSA SILVA , 02/2019
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE SÍTIO NOVO/MA, REGIANE DO ROSARIO RIBEIRO BARBOSA , 02/2019
GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA CRECHE ESCOLA MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO/MA: EM FOCO A VISÃO DA GESTORA E PROFESSORAS, RENATA GOMES DINIZ FRANCO , 02/2019
CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO-MA, WHISIS RODRIGUES ARAUJO LIMA , 02/2019
O LUGAR DA BRINCADEIRA NA PRATICA PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ESCOLA MUNICIPAL DE SITIO NOVO, MARIA ROSINETE MOREIRA OLIVEIRA , 02/2019
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CIDADE DE SÍTIO NOVO - MA, MARCIO GLEIDE CARDOSO DOS SANTOS , 02/2019
A PERCEPÇÃO DE UMA PROFESSORA SOBRE APRENDIZAGENS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, RUTH FERREIRA OLIVEIRA DE AMORIM , 07/2019
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DE JOÃO LISBOA/MA: EM FOCO PERCEPÇÕES DOCENTES, LAZARO MOURAO DE SOUSA , 07/2022
O INTÉRPRETE DE LIBRAS E O PROFESSOR DE SALA DE AULA COMUM: ANÁLISE DE SUAS FUNÇÕES E ATUAÇÕES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA, LOIS GABRIELE RODRIGUES DE SOUZA , 07/2022
IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO NA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO, CLAUDIANE BATISTA MAIA DE OLIVEIRA , 08/2022
DESAFIOS PARA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA JUNTO A ALUNOS SURDOS DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE IMPERATRIZ-MA, MAX RHUAN DE ANDRADE SOUSA , 07/2023
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE IMPERATRIZ/MA, LIVIA NUNES DA SILVA , 07/2023
PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SENADOR LA ROCQUE-MA, WELLEN FERREIRA DA SILVA , 07/2023
Orientação em pós-graduação (4)
Mestrado, ELIETH VITÓRIA DOS SANTOS, 10/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, POLLYANE DE PAULA SANTOS, 10/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ANTONIO HERCLES COELHO ALMEIDA, 09/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, SIMONE REGINA OMIZZOLO, 09/2022 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo