Publicação em eventos (52)
|
2023,
Pollyane de Paula Santos, Elieth Vitória dos Santos, Francisca Melo Agapito, Ênnio Santos Barros, Primeira infância: o aluno com TDAH como uma fenda na educação inclusiva,
IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo
|
2023,
Lázaro Mourão de Sousa, Francisca Melo Agapito, Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de João Lisboa/MA: em foco percepções docentes,
IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo
|
2023,
Pollyane de Paula Santos, Elieth Vitória dos Santos, Francisca Melo Agapito, Ênnio Santos Barros, Práticas pedagógicas no contexto da educação inclusiva aos alunos dos anos iniciais com TDAH,
IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo
|
2023,
Antonio Hercles Coelho Almeida, Francisca Melo Agapito, O processo de inclusão no ensino superior: narrativas de surdos universitários da Universidade Federal do Maranhão,
IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo
|
2022,
Pollyane de Paula Santos, ; Ênnio Santos Barros, Francisca Melo Agapito, Alunos dos anos iniciais considerados hiperativos como integrantes da educação básica especial inclusiva,
Seminário de Docência e Contemporaneidade, Resumo
|
2022,
Pollyane de Paula Santos, Ênnio Santos Barros, Francisca Melo Agapito, A conquista dos alunos com TDAH no contexto da educação básica especial inclusiva,
III Congresso Online de Pedagogia - COPe - A Emergente pedagogia popular na concepção Freiriana e as lutas sociais em contexto escolar, Resumo
|
2022,
Maria de Fátima Nunes Antunes, Ieda Maria Giongo, Francisca Melo Agapito, Estudo de aulas e tecnologias assistivas para o ensino de geometria espacial: um estudo de inspiração etnomatemática,
Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Resumo
|
2021,
Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge, Modos de operar com a divisão: em foco o contexto educacional bilíngue para surdos,
VIII ECEM - Encontro Catarinense de Educação Matemática, Trabalho Completo
|
2021,
Luiza Dietrich Loch, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Francisca Melo Agapito, Etnomatemática, cultura surda e tecnologias assistivas: ensaiando uma pesquisa-intervenção,
Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento, Resumo
|
2021,
Maria de Fátima Nunes Antunes, Ieda Maria Giongo, Francisca Melo Agapito, A Etnomatemática e o ensino de geometria espacial junto aos alunos surdos dos anos iniciais : possibilidades de inclusão,
Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento, Resumo
|
2021,
, Modos de operar com a divisão: em foco o contexto educacional bilíngue para surdos,
VIII ECEM - Encontro Catarinense de Educação Matemática,
|
2020,
, Tessituras etnomatemáticas de alunos surdos dos Anos iniciais: em foco a Escola Bilingue para Surdos,
II Seminário Internacional e III Seminário Nacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade: Ensino, Docência e Criação,
|
2020,
, Aprendizagens matemáticas de alunos surdos: a Libras como um jogo de linguagem,
I SEMEDUC - Simpósio Nacional de Estratégias e Multidebates da Educação,
|
2020,
Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge, Jogos de linguagem de alunos surdos: em foco a operação multiplicação,
5° Encuentro Internacional de Investigación en Educación Matemática, Resumo
|
2020,
Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge, Tessituras etnomatemáticas de alunos surdos dos Anos iniciais: em foco a Escola Bilingue para Surdos,
II Seminário Internacional e III Seminário Nacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade: Ensino, Docência e Criação, Resumo
|
2020,
, Jogos de linguagem de alunos surdos: em foco a operação multiplicação,
5to Encuentro Internacional de Investigación en Educación Matemática-EIEM,
|
2020,
, Jogos de linguagem matemáticos gerados por alunos surdos,
Vem Brasil Virtual Etnomatemática (Em) - Brasil,
|
2020,
Ieda Maria Giongo, Francisca Melo Agapito, Morgana Domênica Hattge, Jogos de linguagem gerados por alunos surdos,
Vem Brasil Virtual Etnomatemática (Em) Brasil, Resumo
|
2020,
Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge, Aprendizagens matemáticas de alunos surdos: a Libras como um jogo de linguagem,
I SEMEDUC - Simpósio Nacional de Estratégias e Multidebates da Educação, Resumo
|
2020,
Márcio Gleide Cardoso dos Santos, Francisca Melo Agapito, Políticas públicas inclusivas: Considerações acerca de um estudo de caso,
I SEMEDUC - Simpósio Nacional de Estratégias e Multidebates da Educação, Resumo
|
2019,
, Alunos surdos e suas multiplicações: interlocuções com a Etnomatemática,
I ENEMI - Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva,
|
2019,
, Alunos surdos e a operação multiplicação: aproximações com a Etnomatemática,
III Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VII Seminário Institucional do Pibid/Univates e I Seminário de Residência Pedagógica/Univates,
|
2019,
Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge, Alunos surdos e suas multiplicações: interlocuções com a Etnomatemática,
I Encontro Nacional de Educação Matemática inclusiva (SBEM), Trabalho Completo
|
2017,
, Percepções de professores sobre a aprendizagem de alunos surdos da educação infantil de uma escola municipal de educação bilíngue de Imperatriz-MA,
IX FIPED,
|
2017,
, Reflexões sobre a prática pedagógica no ensino de Libras: uma experiência com alunos do curso de Pedagogia,
IX FIPED,
|
2017,
Ana Claudia de Sousa Alves, Francisca Melo Agapito, Maria Madalena Dullius, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge, Formação de professores para o atendimento educacional especializado em sala de recuros,
IV Congresso Paraense de Educação Especial, Trabalho Completo
|
2017,
, Inclusão de um aluno surdo em uma instituição particular de ensino superior de Imperatriz-MA,
IX FIPED,
|
2016,
Maria de Jesus Alves dos Reis, Francisca Melo Agapito, Busca por efetivação da educação de qualidade para as pessoas com deficiência,
VIII FIPED, Trabalho Completo
|
2016,
Rafael Pereira da Silva, Beatriz Duarte Mascarenhas, Rafaella de Assis Lacerda, Francisca Melo Agapito, A evolução histórica das políticas de educação inclusiva,
VIII FIPED, Trabalho Completo
|
2015,
, O papel do professor bilíngue no processo de alfabetização de alunos surdos de uma escola bilíngue para surdos na cidade de Imperatriz-MA,
I seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina,
|
2015,
Francisca Melo Agapito, Marli Teresinha Quartieri, Concepções de alunos de um curso de pedagogia no município de Imperatriz acerca da avaliação,
I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Região Tocantina, Trabalho Completo
|
2015,
Adna Nascimento Sousa, Francisca Bárbara Gomes da Silva, Maria Borges Sodré, Francisca Melo Agapito, Acesso à saúde: direito de todos perante uma sociedade inclusiva,
I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Resumo
|
2015,
Sirlene Santos Barros, Francisca Melo Agapito, O papel do professor bilíngue no processo de alfabetização de alunos surdos de uma escola bilíngue para surdos na cidade de Imperatriz-MA,
I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Resumo
|
2015,
, Formação de professores: um olhar sobre os aspectos históricos,
I Encontro de História da Educação na Região Tocantina,
|
2015,
Francisca Melo Agapito, Marli Teresinha Quartieri, A utilização das estratégias de ensino mapa conceitual e tempestade cerebral no ensino de Libras: uma experiência com alunos do curso de química,
I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Trabalho Completo
|
2015,
Marcos dos Santos, Railane Matos de Barros, Francisca Melo Agapito, Reação e expectativas de professores aos ciclos de alfabetização do 1° ao 3° ano dos anos iniciais de uma escola pública da cidade de imperatriz- MA,
I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Resumo
|
2015,
, Prática educativa do professor: perspectivas de mudanças para a efetivação de uma escola contemporânea,
I seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina,
|
2015,
Ana Claudia de Sousa Alves, Francisca Melo Agapito, Prática educativa do professor: perspectivas de mudanças para a efetivação de uma escola contemporânea,
I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Trabalho Completo
|
2015,
, O uso de jogo didático 4 quanti para o ensino dos números quânticos aos alunos do ensino médio: possibilidades de uma aprendizagem significativa,
I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina,
|
2015,
Francisca Melo Agapito, Andreia A. Guimarães Strohschoen, Maria Isabel Lopes, Formação de professores surdos: um olhar sobre os aspectos históricos,
I Encontro de História da Educação da Região Tocantina, Resumo
|
2015,
, A inclusão de alunos com baixa visão no atendimento educacional especializado em escolas públicas de Imperatriz-MA,
I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina,
|
2015,
, O uso de jogos didáticos como estratégias de ensino aplicado aos conteúdos de química em duas escolas do município de Imperatriz-MA,
I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina,
|
2015,
Suellen Mendonça de Melo Holanda, Francisca Melo Agapito, O uso de jogos didáticos como estratégias de ensino aplicado aos conteúdos de química em duas escolas do município de Imperatriz-MA,
I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Região Tocantina, Resumo
|
2015,
, Educação Inclusiva: a formação de professore surdos em foco,
I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Região Tocantina,
|
2015,
Francisca Melo Agapito, Andreia A. Guimarães Strohschoen, Maria Isabel Lopes, Educação inclusiva: a formação de professores surdos em foco,
I Seminário do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Resumo
|
2014,
, Educação Bilíngue para Surdos e as possibilidades para a inclusão,
I Encontro de Educação de Surdos da ASSIM,
|
2014,
, Formação de professores surdos: perspectivas de formação no município de Imperatriz-Ma,
IV Semana de Pedagogia,
|
2014,
Francisca Melo Agapito, Andreia A. Guimarães Strohschoen, Formação de Professores que atuam no município de Imperatriz,
XVI Mostra de Ensino,Extensão e Pesquisa, Resumo
|
2013,
, FORMAÇÃO DE PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: um novo olhar para as diferenças,
I ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO ? SEÇÃO MARANHÃO (ANPAE-MA),
|
2012,
, Educação de surdos e o intérprete de Libras,
I Encontro sobre Tradução e interpretação da Libras e Língua Portuguesa,
|
2011,
, Perspectivas para o ensino de surdos na proposta educacional bilíngue,
I Seminário de Educação Bilíngue para Surdos,
|
2011,
, Teoria de aprendizagens na formação de professores,
Seminário sobre Teorias de aprendizagem,
|