Ir para acessibilidade
Foto do docente EDINOLIA LIMA PORTELA

EDINOLIA LIMA PORTELA

DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (13)
2023, O TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MODELO CURRICULAR DO MARANHÃO: ESPAÇO E TEMPO EM QUESTÃO, ISSN: 27648028
2022, O currículo como narrativa étnico-racial; implicações afrocentradas para formação de professores, ISSN: 19831579
2022, O PENSAMENTO FREIREANO E A RESISTÊNCIA ORGANIZADA À (CONTRA) REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL, ISSN: 21781486
2022, Implicações do Estágio Supervisionado para a formação de professores de Biologia no contexto do ensino remoto, ISSN: 22370315
2021, Juventude Juventudes: dos contornos sobre o conceito às implicações de um programa socioeducativo, ISSN: 23584319
2020, PROEJA E As REPERCUSSÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS, ISSN: 21782865
2020, Formação de professores e EJA: percorrendo a trilha do bom senso, ISSN: 22370315
2019, O PLÁGIO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA, ISSN: 1415076X
2017, JOVENS E ADULTOS E ESCOLARIZAÇÃO: miragens sobre os resultados de um programa socioeducativo, ISSN: 16776097
2016, Avaliando o Projovem Urbano de São Luís: da postura metodologia as indagações sobre cidadania, ISSN: 15162907
2016, Edição Especial - Educação e Juventude, ISSN: 23584319
2014, Juventude e Cidadania no contexto do ProJovem Urbano: repercussões na vida dos egressos, ISSN: 21782229
2004, O Especialista e o Projeto Politico-Pedagogico - encontrando saidas ou obediência legal?, ISSN: 16788826
Publicação em eventos (94)
2023, , A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ? BNCC E O NÃO-LUGAR PARA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS ? EPJA, IV Encontro de Licenciaturas e Educação Básica - ELEB,
2021, Paula Roberta Coutinho Rodrigues, Edinólia Lima Portela, A Pedagogia da Autonomia como Prática Educativa na Educação do Campo, Congresso Internacional Freire e Vigotski 2021, Trabalho Completo
2021, Gracia Maria Nolasco Fraga Araújo, PATRICIA N NOVAIS, Edinólia Lima Portela, FORMAÇÃO DOCENTE E ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS., Semináro Gepráxis VIIII Seminário Nacional IV Seminário Internacional Políticas Públicas, gestão e práxis educacional, Trabalho Completo
2021, Paula Roberta Coutinho Rodrigues, Edinólia Lima Portela, A Reforma do Ensino Médio e a BNCC: questões acerca do currículo e formação humana e Paulo Freire (1921-2021), Congresso Internacional Freire e Vigotski 2021, Trabalho Completo
2021, PATRICIA N NOVAIS, Edinólia Lima Portela, Formação Docente e Alfabetização de Jovens e Adultos, Educação como direito em tempos de neo conservadorismo: da sublaternidade à emanciapação., Trabalho Completo
2020, , Politica de formação de professores uma analise do programa residencia pedagógica, CONUDE,
2020, MARCOS VINICIUS MARQUES DA SILVA, Edinólia Lima Portela, POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, VII Congresso Nacional de Educação CONED, Trabalho Completo
2020, , A NOÇÃO DE COMPETÊNCIA NO QUADRO DAS REFORMAS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: primeiros estudos sobre a contrarreforma pela BNCC do Ensino Médio, Jornada ibero-americana de pesquisas educacionais e experiencias interdisciplinares em educação,
2020, PATRICIA N NOVAIS, Edinólia Lima Portela, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES SOBRE VIVÊNCIAS FORMATIVAS DE PROFESSORES( AS), XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, Trabalho Completo
2020, Paula Roberta Coutinho Rodrigues, Edinólia Lima Portela, A NOÇÃO DE COMPETÊNCIA NO QUADRO DAS REFORMAS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: primeiros estudos sobre a contrarreforma pela BNCC do Ensino Médio, V Jorneduc, Trabalho Completo
2020, , PROGRAMA SIM, EU POSSO: um dos fios da decolonialidade no Maranhão, ~XXV EPEN,
2020, Edinólia Lima Portela, O TEMPO DOCENTE NOS CENTROS EDUCA MAIS DO MARANHÃO: PRIMEIROS PASSOS DE UMA PESQUISA, XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (2020), Trabalho Completo
2020, , O TEMPO DOCENTE NOS CENTROS EDUCA MAIS DO MARANHÃO: PRIMEIROS PASSOS DE UMA PESQUISA, ~XXV EPEN,
2020, , Programa Sim, eu posso:PROGRAMA ?SIM, EU POSSO?: um estudo das práticas pedagógicas expressas na proposta desenvolvida pelos alfabetizadores e sua relação com a elevação do emprego e renda dos egressos, SENIC,
2020, , Educação de Jovens e Adultos no Campo primeiras aproximações sobre vivencias formativas de professores, ~XXV EPEN,
2020, Edinólia Lima Portela, HELOIZA REZENDE SOARES, Ádria Karoline Sousa de Aquino Utta, Gracia Maria Nolasco Fraga Araújo, Programa SIM, eu posso: um dos fios da descolonialidade no Maranhão, XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (2020), Resumo
2019, Edinólia Lima Portela, Elizangela Duarte Gomes, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma investigação a partir da prática., VI Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Trabalho Completo
2019, , Jornada de Alfabetização do Maranhão, Sim eu Posso: iniciando o desenho de uma pesquisa, I Seminário de Formação de Professores dA eDUCAÇÃO bÁSICA do Pafor Norte e Nordeste,
2019, Edinólia Lima Portela, Elizangela Duarte Gomes, Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos: uma breve reflexão, EDUCERE, Resumo
2019, Edinólia Lima Portela, Simone Costa Miranda Araújo, Elizangela Duarte Gomes, ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: primeiras aproximações de avaliação de um programa educativo, VI Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Resumo
2019, Elizangela Duarte Gomes, Edinólia Portela Gondim, . VI ALFAeEJA Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, VI ALFAeEJA Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos _____________________________________________________, Trabalho Completo
2019, , ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: primeiras aproximações de avaliação de um programa, ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: primeiras aproximações de avaliação de um programa,
2019, , Educação de Jovens e Adultos e alfabetização: caminhando para avaliar o programa Sim, eu Posso, IX Jornada Internacional de politicas publicas,
2019, , Formação Continuada de Professores da EJA : primeiras aproximações, VI ALFAeEJA Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos,
2019, Edinólia Lima Portela, Pensamento freiriano como fundamento à resistência organizada à Contra reforma do Ensino Médio no Brasil, ENCONTRO INTERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES, Trabalho Completo
2019, Elizangela Duarte Gomes, Edinólia Portela Gondim, Formação Continuada de Professores da EJA : primeiras aproximações, IX Jornada Internacional de politicas públicas, Resumo
2019, , Pensamento Freiriano como fundamento à residencia organizada à ( contra) reforma do ensino Médio no Brasil, VI Encontro Internacional Trabalho r prrespectivas de Formação dos trabalhadores educação como prática da esperança,
2019, , Formação Continuada de professores da EJA: primeiras aproximação., Jornada Internacional de Politicas Publicas,
2019, Elizangela Duarte Gomes, Edinólia Portela Gondim, A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UMA BREVE REFLEXÃO, XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, Resumo
2019, , A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UMA BREVE REFLEXÃO, . no XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO,
2019, , JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO DO MARANHÃO - Técnico- Apresenta. trabalho- 2019 ?SIM, EU POSSO?: iniciando o desenho de uma pesquisa, I Seminário Internacional em Educação Permanente: saúde e educação no contexto interdisciplinar,
2019, , PROGRAMA Sim eu Posso: Um estudo das práticas pedagógicas expressas na proposta desenvolvida pelos alfabetizadores e sua relação com a elevação do emprego e renda dos egressos, I Seminário Internacional de Educação permanente : saúde e educação no contexto interdisciplinar,
2019, , Cinquenta anos de Pedagogia do Oprimido, ,
2018, , Proeja e Escolarização : dialogando com egressos, ,
2018, , Programa SIM, eu Posso: repercussão de - Técnico- Apresent. Trabalho- 2018 do programa na vida dos alfabetizandos ( as), no VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, com a temática: Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências, I Seminário de Formação de Professores/as e II Encontro estadual da ANPAE - Seção MA,
2018, , FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA - Técnico- Aprese, traba.-2018 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: intenções de uma pesquisa, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional,
2018, , Juvenilização e relações intergeracionais, ,
2018, Edinólia Portela Gondim, Proeja e Escolarização : dialogando com egressos, Congresso Ibero Americano da Anpae, Resumo
2018, , PROEJA EM SÃO LUÍS: miragens sobre a escolarização, VI Congresso Iberoamericano de Politca e Administração da Educação,
2018, , Programa Sim eu Posso: repercussões do programa na vida dos alfabetizados, VIII Encontro de Educadores Pesquisa e Experiencias,
2018, Elizangela Duarte Gomes, Edinólia Portela Gondim, 'EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO: os primeiros passos de uma pesquisa.',, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPEd,, Resumo
2018, , FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: intenções de uma pesquisa, no VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, com a temática: Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências, I,
2018, Edinólia Lima Portela, Raiza Naruza Gomes Ferreira, Programa Sim eu Posso: um estudo das práticas pedagógicas dos alfabetizadores, Encontro de Educadores, Resumo
2017, , Egressos do proeja, VIII Jornada Internacional de politicas Publicas " 1917-2017 um seculo de reforma e revolução,
2017, Edinólia Portela Gondim, EGRESSOS DO PROEJA DE SÃO LUÍS: os primeiros resultados, VIII Jornada Internacional de politicas publicas, Resumo
2017, Edinólia Portela Gondim, Egressos do proeja de são Luís, XXVIII Simposio Brasileiro de Politica e administração da Educação, Resumo
2017, , EGRESSOS DO PROEJA DE SÃO LUÍS: os primeiros resultados, XXVIII SIMposio Brasileiro de Politica e administração da educação,
2016, Edinólia Portela Gondim, juventude e Cidadania: resultados de um programa socioeducativo, V Congrsso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de politica e Administração da Educação, Resumo
2016, , Juventude e Cidadania: resultados de um programa socioeducativo, V congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso Brasileiro de Politica e Administração da Educação,
2016, , EGRESSOS DO PROEJA DE SÃO LUÍS: iniciando os esboços, Encontro de Educadores Pesquisas e Experiencias,
2015, , Inserção social e egressos ludovicenses: implicaçoes de um programa socioeducativo, VII jornada Internacional de Ppoliticas Públicas,
2015, Edinólia Portela Gondim, Inserção Social e Egressos Ludovicenses: implicações de um programa socioeducativo, VII Jornada internacional de Politicas públicas, Resumo
2015, , Juventude e Engajamento Social: Uma discussão sobre os resultados do Projovem urbano, XXVII Simposio de politicas e Administração da Educação,
2015, , Juventude e Participação Comunitária: Um diálogo a partir das implicações do projovem urbano., VII Colóquio Nacional da Afirse,
2015, , Juventude Juventudes: Concepção e contexto, Coloquio Internacional da ARFIRSE,
2015, , Educação de JOVENS E ADULTOS, i jORNADA Dos estudantes DE PEDAGOGIA,
2015, , Juventude e Engajamento Social: uma discussão sobre os resultados do ProJovem Urbano, XXVII Simpósio Brasileiro de Politica e Administração da Educação: Politica, Avaliação e Gestão da Educação: Novos Governos, novas agendas?,
2015, Edinólia Portela Gondim, Juventude e Engajamento Social: uma discussão sobre os resultados do ProJovem Urbano, XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Resumo
2015, , Os desafios do coordenador pedagógico, Palestra de abertura da video conferencia do curso de especialização em coordenação pedagogica,
2015, , Inserção Social e Egressos Ludovicenses, VII Jornada Internacional de Politicas Públicas,
2015, Edinólia Portela Gondim, Juventudes e contextos, Coloquio Internacional ArFirse, Resumo
2015, , Discutindo a educação de públicos específicos: Educação de Jovens e Adultos - EJA, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação no Campo., I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA,
2015, , Juventude e Engajamento Social: Uma discussão sobre os resultados do Projovem urbano, XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação,
2014, , O Objeto de pesquisa: algumas questões éticas a serem consideradas na sua construção, Seminário de metodologia da pesquisa,
2014, , Escola e cidadania: desafios contemporâneos ( violência, identidade e inclusão), III Seminário de Iniciação à Docencia- SEMID,
2014, , EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A EVASÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO CENTRO DE ENSINO GOVERNADOR EDISON LOBÃO, VI Encontro de Educadores,
2014, , PROJOVEM URBANO E A AÇÃO COMUNITÁRIA: discutindo o engajamento social de egressos, XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2014, , Educação de Jovens e Adultos e Cidadania: tecendo reflexões...alinhavando vidas, III Seminário de Iniciação à Docencia- SEMID,
2014, Edinólia Lima Portela, Lélia Cristina Silveira de Moraes, PROJOVEM URBANO E A AÇÃO COMUNITÁRIA: discutindo o engajamento social de egressos, XXII EPENN, Resumo
2013, , Projovem Urbano: Diferença na cidadania dos egressos ludovicenses, VI Jornada Internacional de Politicas Públicas ( JOINPP),
2013, , Projovem Urbano e as repercussões sobre a cidadania de jovens egressos em são Luís-MA, AFIRSE- Associação Francofone Internacional de Pesquisa em Educação- Secçãp Brasileira,
2013, Edinólia Lima Portela, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Projovem Urbano e as Repercussões sobre a Cidadania de jovens egressos em São Luís, VII Coloquio da AFIRSE Secção Brasileira, Resumo
2013, , Juventude e Juventudes: discutindo concepções e contextos, XXI EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2013, Edinólia Lima Portela, ProJovem Urbano: Diferença na cidadania dos egressos ludovicenses, VI Jornada Internacional de Politicas Pblicas, Resumo
2013, Edinólia Lima Portela, Lélia Cristina Silveira de Moraes, Juventude e Juventudes: discutindo concepções e contextos, Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2013, , Juventude e Cidadania, IV Seminário de Avaliação de Programas Educacionais,
2012, , Avaliando o PROJOVEM URBANO de São Luís: da postura metodológica às indagações sobre cidadania., V encontro de Educadores do Maranhão,
2011, , Reflexões sobre um programa socioeducativo, XX Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2011, , Juventude e Cidadania: avaliando o PROJOVEM, III Seminário de Avaliação de Programas Educacionais,
2010, , Politica para Juventude: na trilha da avaliação do PROJOVEM, I Congresso Ibero-Brasileiro,
2010, Edinólia Lima Portela, Politica para Juventude: na trilha da avaliação do PROJOVEM, I Congresso Ibero-Brasileiro, Resumo
2009, , Um olhar sobre o eixo escolarizaçao do PROJOVEM a partir da percepçao de mudança dos seus beneficiarios, XXIV Simposio Brasileiro III Congresso Interamericano de Politica e Administraçao da Educaçao,
2009, , Politica Publica para Juventude:na trilha da avaliaçao do Projovem, Congresso Internacional da Afirse,
2009, Edinólia Lima Portela, José Albertino Carvalho Lordelo, Politica para Juventude: um olhar sobre o ProJovem Urbano, XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2009, , Projovem como politica publica: algumas reflexoes, 19º EPENN,
2009, , Projovem como politica publica, I Seminario de Avaliaçao e Sociedade,
2009, Edinólia Lima Portela, Projovem como politica publica, I Seminario Avaliaçao e Sociedade: desafios e possibilidades da Pesquisa e Metodos Quantitativos, Resumo
2009, Edinólia Lima Portela, Projovem como politica publica: iniciando a trilha da avaliaçao, II Congresso de Pesquisadores do Reconcavo Sul Educaçao e Interdisciplinaridades, Resumo
2009, Edinólia Lima Portela, Projovem como politica publica: algumas reflexoes, EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2009, Edinólia Lima Portela, Politica para Juventude: na trilha da avaliaçao do Projovem, Comgresso Internacional da AFIRSE V Coloquio Nacional, Trabalho Completo
2009, , Projovem como politica publica: iniciando a trilha da avaliaçao, II Congresso de Pesquisadores do Reconcavo Sul,
2009, Edinólia Lima Portela, Um olhar sobre o eixo escolarizaçao do PROJOVEM a partir da percepçao de mudança dos seus beneficiarios, XXIV Simposio Brasileiro III Congresso Interamericano de Politica e Administraçao da Educaçao, Resumo
2008, , Projovem como politica publica: algumas reflexoes, I Seminario Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensao,
2007, Edinólia Lima Portela, Andanças: percorrendo o caminho do bom senso., IV Colóquio de Paulo Freire, Resumo
Capítulos de livros (15)
2022, Educação para pessoas jovens e adultas ? EPJA no itinerário pandêmico da covid - 19: reflexões sobre a docência, Educação em tempos de pandemia, Oseias Lima da Silva, Edinólia Lima Portela
2022, O estado da arte das pesquisas sobre o estágio supervisionado em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas: análise de dissertações e teses publicadas entre 2015 e 2019, Escola em tempos de conexões, MARCOS VINICIUS MARQUES DA SILVA, Edinólia Lima Portela
2022, Alfabetização de pessoas jovens e adultas: achegamento ao pensamento de Paulo Freire, Centenário de Paulo Freire: dialogicidade e educação entre lutas e amorosidades, Oseias Lima da Silva, Edinólia Lima Portela
2022, Presença de Paulo Freire nos Centros Educa Mais do Maranhão: uma reflexão a partir das categorias bases, Centenário de Paulo Freire: dialogicidade e educação entre lutas e amorosidades, Edinólia Lima Portela, Ádria Karoline Souza de Aquino Utta
2021, Flores que desabrocham: uma experiência epistemológica de diálogo e sensibilidade, 100 anos com Paulo Freire, Edinólia Lima Portela
2021, JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO ?SIM, EU POSSO! ? CÍRCULO DE CULTURA NO MARANHÃO?: para além da retórica, as implicações curriculares, CURRÍCULO: contextos e desafios para a formação humana, Simone Costa Miranda Araújo, Edinólia Lima Portela
2021, Jornada de alfabetização sim, eu posso- circulo de cultura no Maranhão: com a palavra, os egressos., Redes rizomáticas de pesquisas em EJA: diálogos interdisciplinares, Edinólia Lima Portela
2021, Formação continuada de professores EJA: realidade de uma escola estadual, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: o saber e o agir em sinergia, Elizangela Duarte Gomes, Edinólia Lima Portela
2020, Politica e Gestão da EducaÇão: Análise das Dimensões Conceituais., Aspectos históricos políticos e culturais da Educação brasileira, Edinólia Lima Portela
2020, PROEJA e Escolarização: Dialogando com Egressos, Educação e Formação de Jovens e Adultos. (Re)Pensando o trabalho e os contextos profissionais, Edinólia Lima Portela
2019, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA ATUAÇÃO: miragem sobre uma escola do município de Turiaçu-MA, GESTÃO ESCOLAR E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, Edinólia Portela Gondim
2014, Juventude e Participação Social: implicações do ProJovem Urbano em São Luís, Juventude, Trabalho e Escolarização: refletindo sobre ações socioeducativas, Edinólia Lima Portela
2012, Projovem e os movimentos que o produziram: da reforma educativa às determinações internacionais, Projovem: escola, trabalho e cidadania na contramão do discurso instituído?, Edinólia Lima Portela, José Albertino Carvalho Lordelo, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2012, Separando o Trigo do Joio: a utilização de grupo de controle na avaliação de programas socioeducativos - o cso dos egressos do Projovem de São Luís, Estudos com Estudantes Egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas, Edinólia Lima Portela, José Albertino Carvalho Lordelo
2009, Um Olhar sobre o Eixo Escolarização do Projovem a partir da Percepçao da Mudança dos seus Beneficiários, Palavra de Jovens sobre o Projovem: estudos com os egressos e a formação de pesquisadores em avaliiação de programs, Edinólia Lima Portela, Olívia Maria Costa Silveira, José Albertino Carvalho Lordelo
Livros (5)
2021, Dossiê Educação de pessoas jovens e adultas: sujeitos, culturas e práticas educativas (Revista Educação e Emancipação), Edinólia Lima Portela, Luís Alcoforado, Marinaide Freitas
2021, CURRÍCULO: contextos e desafios para a formação humana, Edinólia Lima Portela, Ilma Vieira do Nascimento, Lélia Cristina Silveira de Moraes
2021, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: o saber e o agir em sinergia, Edinólia Lima Portela, Maria Alice Melo, Maria Nubia Barbosa Bonfim, MARIZA BORGES WALL BARBOSA DE CARVALHO
2018, Juventude e engajamento social: o movimento de um programa socieducativo, Edinólia Portela Gondim
2016, Entre-Linhas: educação, psicanálise e escuta, Edinólia Portela Gondim, Lélia Cristina Silveira de Moraes
Produção Tecnológica (4)
2016, Comissão sobre projeto de pesquisa, Edinólia Portela Gondim
2016, Comissão de analise projeto PIbic, Edinólia Portela Gondim
2016, Comissão sobre projeto de pesquisa, Edinólia Portela Gondim
2015, Comissão de desenvolvimento academico, Edinólia Portela Gondim
Trabalho de conclusão de curso (23)
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A EVASÃO ESCOLAR: um olhar sobre as estratégias utilizadas no Centro de Ensino Governador Edison Lobão., CLAUDIA PINHEIRO MACHADO , 11/2012
O CONCEITO DE CULTURA FREIRIANO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS-MA., EVILASIO BARBOSA DA SILVA , 04/2013
ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO DOS 3ºS ANOS DA ESCOLA INTEGRADA PRESIDENTE MÉDICI PINHEIRO/MA, IRAILZA NETO GUTERRES , 12/2016
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS TURMAS MULTISSERIADAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PINHEIRO - MA, ALVANILDE ARAUJO NOGUEIRA , 12/2016
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: um olhar sobre as escolas comunitárias de São Luís - MA, CARINA DI LEO NOGUEIRA COSTA , 01/2016
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA: uma investigação sobre os projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Maranhão entre os anos de 1999 - 2015, DANIELSON SOUZA DA SILVA , 04/2016
A ARTE COMO ELEMENTO SOCIALIZADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE TURIAÇU, FRANCYDALVA DO NASCIMENTO , 05/2016
As repercussões do ensino de Educação Sexual na vida do adolescente no Centro Educacional Prof.ª. Olga Damous., ARABY DE OLIVEIRA MIRANDA , 05/2016
A PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ensinar e o aprender., FABRICIO ARAUJO RIBEIRO , 05/2016
O TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS ESPECIAIS: um olhar sobre a Escola Municipal Dr. Luís Domingues, MARIA DE JESUS GAMA , 05/2016
A IMPORTANCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A representação das artes, LURDINEY DOS SANTOS , 05/2016
EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE TURIAÇU: POSSIBILIDADES E LIMITES, ROSEANA SOUSA CARVALHO , 05/2016
ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO COMPLEXO EDUCACIONAL IEDA VIANA RIBEIRO, DA CIDADE DE TURIAÇU-MA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO , EDMAR COSTA FILHO , 11/2016
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DE CENTRAL DO MARANHÃO , LOURDES MARIA COSTA PRAZERES CASTRO , 11/2016
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS DESENVOLVIDAS NA UNIDADE INTEGRADA JOSÉ MOUSINHO NO MUNICÍPIO DE PEDRO DO ROSÁRIO-MA, FABIOLA CADETE SILVA , 11/2016
A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DO PROFESSOR CONSIDERANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA, PAULO JORGE RIBEIRO COSTA , 11/2016
O TRABALHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL WALTER ABREU, PINHEIRO-MA, MARIA NAZARE RODRIGUES AMORIM , 11/2016
PROEJA EM SÃO LUÍS: As implicações do processo de escolarização na vida dos egressos, GABRIELA BESSA DE SOUSA , 08/2017
EDUCAÇÃO E POTENCIALIDADES HUMANAS: revisitando interpretações, BRENDA BYANKA CALDAS MENDES DE SOUSA , 12/2018
A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS: uma análise de livros didáticos de História produzido por professores universitários para o Programa Nacional do Livro Didático, DIEGO FERNANDO SILVA RABELO , 03/2019
PROEJA IFMA SÃO LUÍS CAMPUS MARACANÃ: um olhar sobre a prática pedagógica dos professores e professoras, TAYARA MOREIRA COSTA SILVA , 02/2021
EDUCAÇÃO DE JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE: um estudo dos documentos dos Centros Socioeducativos do Maranhão, LARISSA CRISTINA COSTA RODRIGUES , 02/2022
A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E A PRÁTICA FILOSÓFICA NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A), EVILASIO BARBOSA DA SILVA , 03/2023
Orientação em pós-graduação (13)
Mestrado, HELENA GOMES ALVES, 11/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, HELOISA RESENDE SOARES, 03/2019 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ÁDRIA KAROLINE SOUZA DE AQUINO UTTA, 03/2019 - 07/2022 , Orientação em Andamento
Mestrado, ELIZANGELA DUARTE GOMES, 05/2018 - 05/2022 , Orientação em Andamento
Mestrado, PAULA ROBERTA COUTINHO RODRIGUES, 03/2019 - 01/2022 , Orientação em Andamento
Mestrado, OSEIAS LIMA DA SILVA, 05/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, SIMONE COSTA MIRANDA ARAÚJO, 05/2018 - 05/2022 , Orientação em Andamento
Mestrado, GRÁCIA MARIA NOLASCO FRAGA ARAÚJO, 04/2020 - , Orientação em Andamento
Mestrado, PATRÍCIA NOVAIS DOS SANTOS, 04/2020 - , Orientação em Andamento
Mestrado, MARCOS VINICIUS MARQUES DA SILVA, 04/2020 - 10/2023 , Orientação em Andamento
Mestrado, CARINA DI LEO NOGUEIRA COSTA, 06/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, VANDA CRISTINA DA FONSECA MAGALHÃES, 05/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ÁUREA VIRGÍNIA JOVITA OLIVEIRA NASCIMENTO, 05/2023 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo