LARISSA LACERDA MENENDEZ
DARV - DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS/CCHinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
07/2016 Grupo de Estudos em Memória, Arte e Etnicidade/GEMAE, |
Artigos (16) |
2024, Relato de experiência: campanhas para erradicação do racismo no ensino superior, ISSN: 23591943 |
2023, Artes Indígenas no Brasil: : um olhar a partir da 34ª Bienal de São Paulo e Moquém Surarî', ISSN: 24472484 |
2022, Dos rituais e dos espíritos:reflexões sobre a música paumari, ISSN: 24481793 |
2022, O Boi do Maranhão: interlocuções sobre patrimônio cultural e políticas públicas, ISSN: 19819862 |
2021, História e memória: o protagonismo dos Ka?apor no Maranhão, ISSN: 18081967 |
2021, A ARTE DE AMATIWANÃ TRUMAI: MITO, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA INDÍGENA, ISSN: 23580801 |
2021, A Lei 11645/08 e suas implicações na prática docente na Educação Básica, ISSN: 23185422 |
2020, ESPAÇO E LUGAR: CESTARIA CANELA RAMKOKAMEKRÁ, ISSN: 18076971 |
2020, AS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA POVOS INDÍGENAS NO ENSINO SUPERIOR: a construção de uma invisibilidade cultural, ISSN: 22309926 |
2019, Da pajelança à evangelização: reflexões sobre o xamanismo paumari, ISSN: 14134519 |
2018, Arte e estética indígena: povo Canela Ramkokamekrá, ISSN: 24476498 |
2018, A difusão das produções visuais indígenas: a experiência do Visual Virtual MT, ISSN: 21765804 |
2017, Produção de sentidos e concepções de espaço no programa de preservação e revitalização do Centro Histórico de São Luís - Maranhão entre 1980 e 1993, ISSN: 24476498 |
2016, Visual Virtual MT: relato de uma pesquisa, ISSN: 25006975 |
2015, Representações folclóricas mato-grossenses na obra de João Sebastião da Costa, ISSN: 18074960 |
2014, LITERATURA INDÍGENA, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA: A CASA-UNIVERSO NA OBRA DE GABRIEL GENTIL E LUÍS LANA, ISSN: 22376844 |
Publicação em eventos (42) |
2023, Nathalia do Vale Carvalho de Araújo, Larissa Lacerda Menendez, Memórias da Colônia do Bonfim: um olhar sobre o espaço e seus significados (com Nathalia Araújo), XVII Encontro Humanístico, Trabalho Completo |
2022, Thayane Rodrigues Reis, Larissa Lacerda Menendez, Acervo Tenetehara no Centro de Pesquisa em História Natural e Arqueologia do Maranhão, XIV Colóquio Nacional/VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico e o XII Seminário Nacional/II Internacional do HISTEDBR, Resumo Expandido |
2022, Carla Caroline Silveira Durans, Larissa Lacerda Menendez, A relação das cores dentro do terreiro de mina Espada de Prata, XIV Colóquio Nacional/VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico e o XII Seminário Nacional/II Internacional do HISTEDBR, Resumo Expandido |
2022, Larissa Lacerda Menendez, Reantropofagia: reflexões sobre modernismo e colonialidade nas artes visuais, Objeto 22 IV Seminário MARES, Resumo Expandido |
2022, Leticia Leite Sabóia Rabelo Aroucha, Larissa Lacerda Menendez, ARTE CANELA RAMKOKAMEKRÁ: POÉTICAS DA RESISTÊNCIA, XIV Colóquio Nacional/VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico e o XII Seminário Nacional/II Internacional do HISTEDBR, Resumo Expandido |
2022, Kattriny Pinheiro Ferreira, Larissa Lacerda Menendez, Arte indígena contemporânea, XIV Colóquio Nacional/VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico e o XII Seminário Nacional/II Internacional do HISTEDBR, Resumo Expandido |
2022, Nordman André Oliveira, Larissa Lacerda Menendez, Religiosidade Afro-brasileira: espaço, memória e estética de um tambor de mina no município de Paço do Lumiar- Maranhão, XIV Colóquio Nacional/VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico e o XII Seminário Nacional/II Internacional do HISTEDBR, Resumo Expandido |
2022, Larissa Lacerda Menendez, A arte de Feliciano Lana: a história sob perspectiva indígena, XIV Colóquio Nacional/VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico e o XII Seminário Nacional/II Internacional do HISTEDBR, Resumo Expandido |
2021, Thayane Rodrigues Reis, Larissa Lacerda Menendez, Arte plumária e ritual: iniciação feminina tenetehara guajajara, I Encontro do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia, I Semana Acadêmica Internacional PGCult, VII Semana Acadêmica do PGCult, Trabalho Completo |
2021, Thalyanne de Assunção dos Santos, Larissa Lacerda Menendez, Mapeamento de artistas indígenas braslileiros: notas preliminares, I Encontro do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia, I Semana Acadêmica Internacional PGCult, VII Semana Acadêmica do PGCult, Trabalho Completo |
2021, Ana Laura Caldas Diniz, Larissa Lacerda Menendez, Histórias Bordadas:estudos sobre a poética do bordado na arte contemporânea, I Encontro do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia, I Semana Acadêmica Internacional PGCult, VII Semana Acadêmica do PGCult, Trabalho Completo |
2021, Brian Tavares, Larissa Lacerda Menendez, Acervo Gamela no Centro de Pesquisa em História Natural e Arqueologia do Maranhão, I Encontro do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia, I Semana Acadêmica Internacional PGCult, VII Semana Acadêmica do PGCult, Trabalho Completo |
2020, , LINGUAGENS ARTÍSTICAS E SEUS PRODUTORES EM TEMPOS DE PANDEMIA, SEMINÁRIO DEBATES SOBRE CULTURA E IMPACTOS DA COVID-19, |
2020, , Apresentação de Projeto de Pesquisa dos Professores do Departamento, II Jornada de Ensino , Pesquisa e Extensão de Artes Visuais da UFMA, |
2020, , Web conferência NEAD UFMA Artes Indígenas, Aula de Ensino à Distância, |
2019, Larissa Lacerda Menendez, Fabiane Vasconcelos da Silva, ARTES INDÍGENAS NO BRASIL: PRINCIPAIS ESTUDOS E PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, 3 CIPIAL, Trabalho Completo |
2019, , ARTES INDÍGENAS NO BRASIL: PRINCIPAIS ESTUDOS E PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, 3o Congresso Pueblos Indígenas da America Latina, |
2019, Larissa Lacerda Menendez, Fabiane Vasconcelos da Silva, ARTES INDÍGENAS NO BRASIL: PRINCIPAIS ESTUDOS E PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, 3 CIPIAL, Resumo |
2019, Larissa Lacerda Menendez, Artes indígenas no Brasil: principais estudos e pressupostos teóricos, 3 CIPIAL, Resumo |
2019, Larissa Lacerda Menendez, Fabiane Vasconcelos da Silva, Carlos Maycon Almeida Santos, Estética indígena: cultura e identidade, 3 CIPIAL, Resumo |
2018, , Indígena nos espaços culturais: educação para a diversidade, Programa de Treinamento de Estagiários, |
2018, Larissa Lacerda Menendez, Alessandra Duarte, Reflexões Sobre Epistemologias em Artes Indígenas, II Simposio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Trabalho Completo |
2018, Larissa Lacerda Menendez, Alexia Monteiro, Antropologia Visual: base para a construção de narrativas visuais por pesquisadores, V Semana Academica do PGCUlt, Resumo |
2018, Larissa Lacerda Menendez, Grazielle Cabral Fernandes, Arte e estética indígena no Maranhão: povos Ka'apor, II Simpósio Internacional Interdisciplinar no PGCult, Trabalho Completo |
2018, Larissa Lacerda Menendez, Laiane Fonseca, Grazielle Cabral Fernandes, Arte e decolonialidade: artes indígenas no Brasil, 56o Congresso Internacional de Americanistas, Trabalho Completo |
2018, Larissa Lacerda Menendez, Laiane Fonseca, Arte e estética no Maranhão: Canela Ramkamkomekrá e Apaniekrá, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cutura e Sociedade, Trabalho Completo |
2017, , Arte e estética indígena no Maranhão: Povos Canela, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, |
2017, , Estéticas indígenas: artes visuais Ka'apor no Maranhão, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, |
2017, , Reflexões sobre epistemologias das artes indígenas, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, |
2017, Larissa Lacerda Menendez, Silvia Mara Davies, MATERIAIS TÁTEIS E A OBRA DE JOÃO SEBASTIÃO DA COSTA, Jornada Científica de Pesquisa e Extensão, Resumo |
2016, , Eurocentrismo e alteridade: economia criativa nos povos Kurâ-Bakairi e A'uwe Uptabi Xavante em Mato Grosso, Brasil, Segundo Congresso Internacional Pueblos Indígenas de América Latina, siglos XIX-XXI, |
2014, Larissa Lacerda Menendez, Suzana Guimarães, Produção Aesthésica Visual Contemporânea: desafios da decolonialidade., IV Encontro Internacional de Ciências Sociais Espaços Públicos, Identidades e Diferenças, 2014., Resumo Expandido |
2014, , Artes indígenas e colonialidade, BRASA Brazilian Studies Association, |
2014, Larissa Lacerda Menendez, Arte indígena e colonialidade, XII Congresso da BRASA Brazilian Studies Association, Resumo Expandido |
2013, , Eurocentrismo e alteridade: economia criativa nos povos Kurâ-Bakairi e A'uwe Uptabi Xavante em Mato Grosso, Brasil, Primer Congresso Internacional los pueblos indigenas de América Latina siglos XIX-XXI, |
2007, , Arte e Mito, Oficina do Pensamento, |
2007, Larissa Lacerda Menendez, Dois Artistas e um mito, Reunião Equatorial de Antropologia, Resumo Expandido |
2007, Larissa Lacerda Menendez, sem título, VI Congresso Chileno de Antropologia, Resumo |
2006, Larissa Lacerda Menendez, Dois Artistas, um mito, XIV Ciclo de Estudos do Imaginário, Resumo |
2006, , Dois artistas, um mito, XIV Ciclo de Estudos do Imaginário: Dimensões Imaginárias da Natureza, |
2005, , Dois Artistas e um mito, II Encontro de Historia da Arte, |
2004, , As iconografias do invisível: a arte de Feliciano e Luís Lana, Semana de História, |
Capítulos de livros (15) |
2024, Sobre dar a vida: memória do I Encontro de Parteiras da Aldeia Lagoa Quieta, Maranhão: entre cenários e desafios, Ana Caroline Amorim Oliveira, Larissa Lacerda Menendez, josé Alves Dias |
2023, Memórias da Colônia do Bonfim:um olhar sobre o espaço e seu significado, E-Book do XVII Encontro Humanístico da UFMA, Nathalia do Vale Carvalho de Araújo, Larissa Lacerda Menendez |
2022, Mito, memória e resistencia: o legado artístico e cultural de Feliciano Lana, Feliciao Lana: Sibé. A histórioa dos Brancos, Andrea Scholz, Thiago da Costa Oliveira, Stephen Hugh-jones, Denilson Baniwa, Daiara Duhigô, Geraldo Andrello, Márcio Meira, Aloisio Cabalzar, Larissa Lacerda Menendez |
2022, Poética, Agência e Memória nas artes indígenas em Mato Grosso, Catálogo da7a edição da Mostra de Cinema e Audio Visual CineCaos, Isabel Taukane, Larissa Lacerda Menendez, Suzana Guimarães |
2022, Scientific Perspective Larissa Lacerda Menendez about Feliciano Lana, Healing- The book of exibition Life in Balance- healing. Leben im Gleichgewicht, 2.11.2022?3.9.2023, Weltkulturen Museum, Frankfurt am Main, Larissa Lacerda Menendez |
2021, MAPEAMENTO DE ARTISTAS INDÍGENAS BRASILEIROS: NOTAS PRELIMINARES, E-Book do I Encontro do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia ? PROCAD: espaço, memória e temporalidade, da I Semana Acadêmica Internacional do PGCULT e da VII Semana Acadêmica do PGCULT: desafios e experiências na construção interdiscipli, Thalyanne de Assunção dos Santos, Larissa Lacerda Menendez |
2021, Acervo Gamela no Centro de Pesquisa em História Natural e Arqueologia do Maranhão, E-Book do I Encontro do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia ? PROCAD: espaço, memória e temporalidade, da I Semana Acadêmica Internacional do PGCULT e da VII Semana Acadêmica do PGCULT: desafios e experiências na construção interdiscipli, Larissa Lacerda Menendez, Brian Silva Tavares |
2021, Arte plumária e ritual: iniciação feminina Tenetehara Guajajara, E-Book do I Encontro do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia ? PROCAD: espaço, memória e temporalidade, da I Semana Acadêmica Internacional do PGCULT e da VII Semana Acadêmica do PGCULT: desafios e experiências na construção interdiscipli, Larissa Lacerda Menendez |
2021, Amazônia e suas dimensões: exposição de artes indígenas, POVOS ORIGINÁRIOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: TRABALHOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ? VOLUME 8, Larissa Lacerda Menendez |
2021, Histórias Bordadas: estudos sobre a poética do bordado na arte contemporânea, E-Book do I Encontro do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia ? PROCAD: espaço, memória e temporalidade, da I Semana Acadêmica Internacional do PGCULT e da VII Semana Acadêmica do PGCULT: desafios e experiências na construção interdiscipli, Larissa Lacerda Menendez, Ana Laura Caldas Diniz |
2020, Artes indígenas e estética indígena: plumária Ka'apor, III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult, Larissa Lacerda Menendez, Lourdes Maria Aparecida de Carvalho |
2018, Eurocentrismo e alteridade: economia criativa nos povos Kurâ-Bakairi e A?uwêUptabi Xavante em Mato Grosso, Brasil, Los Pueblos Indígenas de América Latina, actas del II CIPIAL, Larissa Lacerda Menendez, Carlos Bauer, Isabel Taukane, Severiá Idiorê Xavante |
2018, Visual Virtual MT: uma experiência de memória, difusão e crítica nas e das Artes Visuais em Mato Grosso, Territórios da Arte, Ludmila Brandão, Giordanna Santos, Larissa Lacerda Menendez, Suzana Guimarães |
2018, Arte e decolonialidade: artes indígenas no Brasil, Arte y patrimonio cultural: Memoria del 56.º Congreso Internacional de Americanistas, Larissa Lacerda Menendez, Laiane Fonseca, Grazielle Cabral Fernandes |
2016, Tessitura, vida e arte: a cestaria paumari, Redes Arawá, Larissa Lacerda Menendez |
Livros (2) |
2020, III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult, Ana Caroline Amorim, Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Larissa Lacerda Menendez, Luciano da Silva Façanha, Zilmara de Jesus Viana de Carvalho |
2009, Iconografias do Invisível: a arte de Feliciano e Luís Lana, Larissa Lacerda Menendez |
Produção artística, literária e visual (23) |
2023, Residência Artística no Centro Cultural da Diversidade, Grupo Depois do Fim da Arte, Artistico, Outra, Larissa Lacerda Menendez, Depois do Fim da Arte |
2022, Interlocutora da curadoria. Exposição:Um século de agora, Artistico, Outra, Naine Terena, Uelinton Santana Santos, Julia Rebouças, Luciara Ribeiro, Larissa Lacerda Menendez, Fernando Velázquez, Juma Pariri, Nuttyelly Cena, Orlando Maneschy, Ué Prazeres |
2019, Exposição Amazonia e suas dimensões, Artistico, Diversas, Larissa Lacerda Menendez, Deusdedit Carneiro, Ana Caroline Amorim, Graciela Majluf Rossel, Verissa Einstein Soares do Amaral |
2019, Exposição Trajetória, Artistico, Outra, Larissa Lacerda Menendez |
2019, Exposição de fotografias na mostra Amazonia e suas dimensões, Artistico, Fotografias, Larissa Lacerda Menendez |
2019, Curt Nimuendaju e as Tessituras indígenas no Maranhão, Artistico, Outra, Larissa Lacerda Menendez, Deusdedit Carneiro, Renato Athias |
2018, Exposição Povos Indígenas no Maranhão: A arte da resistência, Artistico, Outra, Larissa Lacerda Menendez, Deusdedit Carneiro |
2017, Organização da Exposição Arte afro-brasileira: uma abordagem interdisciplinar no Seminário Religiões e Cultura Afro: Tecnologia, informação e midias, Artistico, Fotografias, Larissa Lacerda Menendez, Viviane Moura da Rocha |
2017, Os frutos da árvore da vida, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez, Regiane Aparecida Caire |
2016, Todos os dias de minha vida, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez, Viviane Rocha |
2010, Cotidiano, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez |
2010, O planeta dos poetas, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez |
2008, Laços de família, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez |
2008, Laços de Família, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez |
2008, Laços de família, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez |
2008, Planeta dos Poetas, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez |
2005, CEM ANOS DE SOLIDÃO, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez |
2001, ENTRE LISBOA E PEQUIM, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez |
2001, CEM ANOS DE SOLIDÃO, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez |
2000, NOITE EM GRABOWIECKZ, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez |
1999, CALENDÁRIO BURGUÊS, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez |
1999, PERFORMANCE, Artistico, Outra, Larissa Lacerda Menendez |
1995, CALENDÁRIO BURGUÊS, Artistico, Pintura, Larissa Lacerda Menendez |
Participações em Bancas de Cursos (33) |
2024, Monografia de Graduação PLUMARIA KA’APOR E O ENSINO DAS ARTES VISUAIS, THALYANNE DE ASSUNCAO DOS SANTOS |
2024, Dissertação de Mestrado FIZ DE CORACAO: MAPEAMENTO DE MENSAGENS DE AMOR, LYGIA CARDOSO PEÇANHA |
2024, Dissertação de Mestrado ILE AXE OTA OLE A ARTE DO TERREIRO DE MINA PEDRA DE ENCANTARIA NO MARANHAO, NORDMAN ANDRE OLIVEIRA |
2024, Dissertação de Mestrado ARTE CANELA RAMKOKAMEKRA: POETICAS DA RESISTENCIA, LETÍCIA LEITE SABÓIA RABELO AROUCHA |
2023, Monografia de Graduação DARSHAN: UM OLHAR SOBRE A ICONOGRAFIA SIMBOLICA DA ARTE BUDISTA TIBETANA, PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA COSTA |
2023, Monografia de Graduação RELIGIAO E ARTE: producoes de imagens dos encantados da Familia de Legua em Sao Luis do Maranhao, WALDEIR DA SILVA BRITO |
2023, Monografia de Graduação A RELACAO DAS CORES NO TAMBOR DE MINA NO MARANHAO: O Terreiro de Mina Espada de Prata, CARLA CAROLINE SILVEIRA DURANS |
2023, Dissertação de Mestrado FIZ DE CORACAO: MAPEAMENTO DE MENSAGENS DE AMOR, LYGIA CARDOSO PEÇANHA |
2023, Dissertação de Mestrado ILE AXE OTA OLE A ARTE DO TERREIRO DE MINA PEDRA DE ENCANTARIA NO MARANHAO, NORDMAN ANDRE OLIVEIRA |
2023, Dissertação de Mestrado ARTE CANELA RAMKOKAMEKRA: Poeticas da Resistencia, LETÍCIA LEITE SABÓIA RABELO |
2023, Dissertação de Mestrado MEMORIAS DA COLONIA DO BONFIM: um olhar sobre o espaco e seus significados, NATHALIA DO VALE CARVALHO DE ARAUJO |
2023, Dissertação de Mestrado A IMAGEM DO RIO DE JANEIRO NAS ESCOLHAS DE ARTHUR AZEVEDO: a colecao de itens graficos desconhecida Maranhao, VALERIA EULINA PIRES PEREIRA |
2022, Monografia de Graduação A ARTE INDIGENA TENETEHARA E O ENSINO DAS ARTES VISUAIS, THAYANE RODRIGUES REIS |
2022, Monografia de Graduação REFLEXOES E APONTAMENTOS DO ENSINO DE ARTES PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL, AIDA CARLA CAMPOS LIMA |
2022, Dissertação de Mestrado A IMAGEM DO RIO DE JANEIRO NAS ESCOLHAS DE ARTHUR AZEVEDO: a colecao desconhecida do patrimonio cultural maranhense, VALERIA EULINA PIRES PEREIRA |
2022, Dissertação de Mestrado MEMORIAS DA COLONIA DO BONFIM: um olhar sobre o espaco e seus significados, NATHALIA DO VALE CARVALHO DE ARAUJO |
2022, Dissertação de Mestrado Demarcacao de telas: acampamento Terra Livre e apropriacao do ciberespaco., JOSELY DE SOUSA SODRÉ |
2021, Monografia de Graduação HISTORIAS BORDADAS: ESTUDO SOBRE A POETICA DO BORDADO NA ARTE CONTEMPORANEA, ANA LAURA CALDAS DINIZ |
2021, Monografia de Graduação REFLEXOES SOBRE O ENSINO DE ARTES INDIGENAS: TRAJETORIAS TEORICA E PRATICA, FLAVILA SANTOS CHAVES |
2021, Qualificação de Mestrado Demarcacao de telas: Acampamento Terra Livre e apropriacao do ciberespaco., JOSELY DE SOUSA SODRÉ |
2021, Dissertação de Mestrado ESTUDANTES INDIGENAS TENETEHARA / GUAJAJARA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO: analise sobre o acesso e permanencia, VERISSA EINSTEIN SOARES DO AMARAL |
2020, Qualificação de Mestrado ESTUDANTES INDIGENAS TENETEHARA / GUAJAJARA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO: analise sobre o acesso e permanencia, VERISSA EINSTEIN SOARES DO AMARAL |
2020, Dissertação de Mestrado O processo de edipianizacao do vodu haitiano : um estudo filosofico-antropologico , NIKITA SUIRE |
2020, Dissertação de Mestrado A FERIDA ABERTA DO EMPATRONAMENTO: colonialidade e resistencia Ava Guarani em Santa Cruz - Bolivia, GRACIELA VIOLETA MAJLUF ROSSEL |
2019, Monografia de Graduação ABRIGO BAVIERA: UM OLHAR SENSIVEL PARA A VALORIZACAO DO PATRIMONIO ARTISTICO, SHEYDSON PAULINO REIS LIMA |
2019, Monografia de Graduação MAOS QUE VEEM: uma analise do ensino de arte na Escola de Cegos do Maranhao, EDLEUZA FERREIRA DOS PASSOS |
2019, Dissertação de Mestrado A CERAMICA MARANHENSE NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: Um estudo com estudantes de ensino medio do Centro de Ensino Paulo VI em Sao Luis (MA), WALTER RODRIGUES MARQUES |
2019, Qualificação de Mestrado O processo de edipianizacao do vodu haitiano : um estudo filosofico-antropologico, NIKITA SUIRE |
2019, Qualificação de Mestrado Osondombae e resistencia: o ser Guarani em La Belgica, Santa Cruz-Bolivia., GRACIELA VIOLETA MAJLUF ROSSEL |
2019, Dissertação de Mestrado REPRESENTACOES SOBRE O PATRIMONIO: participacao popular nas politicas habitacionais de interesse social no Centro Historico de Sao Luis - MA, IVANILDE DA CONCEIÇÃO SILVA |
2018, Monografia de Graduação ARTES VISUAIS E O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: um estudo de caso sobre a escola Elvira Pires na comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos em Itapecuru-Mirim, Maranhao., LETICIA LEITE SABOIA RABELO |
2018, Monografia de Graduação A ARTE KRIKATI: Uma analise sobre a producao artistica dos indigenas da etnia Krikati, ANTONIO SANTOS ARAUJO NETO |
2018, Dissertação de Mestrado ARTE E TRABALHO EM SAO LUIS DO MARANHAO: Perspectivas e impressoes de atores e atrizes sobre a atividade teatral, RODRIGO FRANCA SILVA |
Trabalho de conclusão de curso (9) |
ARTE E INCLUSÃO NO CENTRO DE ENSINO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL HELENA ANTIPOFF, CLICIA ROMENIA GALVAO TEIXEIRA BARROSO , 06/2017 |
ICONOGRAFIA DOS ORIXÁS NA DANÇA AFRO: arte erê, DENYSE CRISTINA LOUZEIRO MENDONCA , 07/2017 |
A ARTE KRIKATI: uma análise sobre a produção artística dos indígenas da etnia Krikati, ANTONIO SANTOS ARAUJO NETO , 07/2018 |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES INDÍGENAS: TRAJETÓRIAS TEÓRICA E PRÁTICA, FLAVILA SANTOS CHAVES , 09/2021 |
HISTÓRIAS BORDADAS: ESTUDO SOBRE A POÉTICA DO BORDADO NA ARTE CONTEMPORÂNEA, ANA LAURA CALDAS DINIZ , 09/2021 |
A ARTE INDÍGENA TENETEHARA E O ENSINO DAS ARTES VISUAIS, THAYANE RODRIGUES REIS , 07/2022 |
A RELAÇÃO DAS CORES NO TAMBOR DE MINA DO MARANHÃO: O Terreiro de Mina Espada de Prata, CARLA CAROLINE SILVEIRA DURANS , 12/2023 |
DARSHAN: um olhar sobre a iconografia simbólica da arte budista tibetana, PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA COSTA , 12/2023 |
PLUMÁRIA KAAPOR E O ENSINO DAS ARTES VISUAIS, THALYANNE DE ASSUNCAO DOS SANTOS , 09/2024 |
Orientação em pós-graduação (11) |
Doutorado, EZENILDE ROCHA MENDES, 08/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, NORDMAN ANDRE OLIVEIRA, 02/2022 - , Concluída em 01/2023 |
Mestrado, NATHALIA DO VALE CARVALHO DE ARAUJO, 02/2021 - , Concluída em 01/2023 |
Mestrado, GRACIELA VIOLETA MAJLUF ROSSEL, 02/2018 - , Concluída em 01/2020 |
Mestrado, LETÍCIA LEITE SABÓIA RABELO AROUCHA, 02/2022 - , Concluída em 01/2024 |
Mestrado, VERISSA EINSTEIN SOARES DO AMARAL, 02/2019 - 12/2020 , Concluída em 01/2021 |
Mestrado, MARIA ALICE PIRES OLIVEIRA VAN DEURSEN, 02/2020 - 07/2021 , Orientação em Andamento |
Mestrado, LAIS NORTON FONSECA DOS SANTOS, 02/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, RODRIGO FERREIRA GOMES, 02/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, JOSELY DE SOUSA SODRÉ, 02/2020 - , Concluída em 01/2022 |
Mestrado, THAYANE RODRIGUES REIS, 02/2023 - , Orientação em Andamento |