CACILDA RODRIGUES CAVALCANTI
DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
07/2018 Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação - GEPPE, |
Artigos (15) |
2024, Habitus e performatividade na prática docente da rede estadual de ensino do Piauí: implicações da política do Enem, ISSN: 18094031 |
2024, Capital cultural y simbólico en la relación entre el currículum y la evaluación externa, ISSN: 21775796 |
2023, O Enem no governo federal brasileiro: funções do exame no cenário da política e gestão educacional, ISSN: 2525703X |
2022, DIREITO À EDUCAÇÃO DO CAMPO NA POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: AVANÇOS E LIMITES A PARTIR DAS POLÍTICAS DE FUNDOS REDISTRIBUTIVOS, ISSN: 19818416 |
2021, O CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA MANOEL MONTEIRO: consonâncias e dissonâncias entre teoria e prática, ISSN: 19831579 |
2020, Perspectivas e dilemas da política de formação de educadores do campo diante do ultraconservadorismo, ISSN: 25254863 |
2020, EDUCAÇÃO E CULTURA NA LUTA POR EMANCIPAÇÃO DA HUMANIDADE: ataques e resistências no governo Bolsonaro, ISSN: 21782865 |
2019, MECANISMOS REDISTRIBUTIVOS NA ASSISTÊNCIA FINANCEIRA DA UNIÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ISSN: 01024698 |
2019, Configurações da Política de Assistência da União para a Oferta da Educação Básica Pós-Golpe de 2016, ISSN: 22365907 |
2017, Mecanismos de Incentivo Seletivo na Assistência Voluntária da União e suas Implicações para a Equidade no Federalismo Brasileiro, ISSN: 22365907 |
2017, Educational Policies in Brazil: Tensions between Union?s Regulation and Autonomy of Sub-National Federative Units, ISSN: 20463626 |
2017, Relações intergovernamentais na assistência técnica e financeira da União para a educação básica: tensões entre a regulação federal e a autonomia dos governos subnacionais, ISSN: 18512569 |
2016, Custo Aluno Qualidade inicial, 10% do PIB e uma nova fonte de receita: novas perspectivas para o financiamento da educação básica?, ISSN: 1678166X |
2014, Relações federativas no financiamento da educação básica: compreendendo o papel da União por meio dos atos normativos do FNDE., ISSN: 18093760 |
2004, A relação entre ensino e pesquisa nos cursos do PROCAD/PROEB, ISSN: 16776097 |
Publicação em eventos (80) |
2024, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, MÁRCIA APARECIDA JACOMINI, Paulo Roberto de Sousa Silva, ENSINO MÉDIO NO BRASIL: concepções e projetos em disputa, XI Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2023, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, HILLARY STHEFANY MIRANDA GUSMÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO ESTADO MARANHÃO: análise das despesas do governo estadual no período de 2011 a 2018, XI Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2023, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, MÁRIO JORGE ARAÚJO BELFORT, UMA BASE A SERVIÇO DO MERCADO: as articulações do Movimento Pela Base Nacional Comum para o desenvolvimento da BNCC, XI Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2023, , Descolonizar pelo territórios: financiamento da educação em grandes centros urbanos, do campo, indígena e quilombola, Semana da Ação Mundial 2023, |
2023, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Aysllan de Sousa Sobrinho, O ENEM COMO POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DO PIAUÍ, I Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais, Trabalho Completo |
2023, , Desafios e perspectivas do financiamento da educação básica e superior no Brasil, I Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais, |
2022, , Desafios e perspectivas dos Conselhos Estaduais de Educação no contexto da educação na Região Nordeste, Plenária Regional Nordeste do Fonced, |
2022, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Pablo Henrique da Silva Pereira, Fundeb Permanente: concepções e propostas em disputa na tramitação da PEC nº 15/2015, X Encontro Anual da Fineduca, Trabalho Completo |
2022, , Desafios e perspectivas do financiamento da educação no Brasil, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, |
2022, , Os desafios político-pedagógicos do retorno às aulas presenciais, Seminário Apruma, |
2022, , Regime de colaboração como uma política para ampliação de oportunidades educacionais, Seminário Estadual Expedição Formativa Maranhense, |
2021, , Distribuição de recursos educacionais para a redução das desigualdades, VIII Encontro Fineduca, |
2021, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Eblin Farage, Antonio Gonçalves Filho, POLÍTICAS PÚBLICAS E PANDEMIA: regressão social e implicações da pandemia na saúde e educação, X Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2021, , Política e Gestão da Educação Básica: privatização e militarização ameaçam a gestão democrática da escola pública?, III Encontro Estadual da ANPAE-MA, |
2021, , POLÍTICAS PÚBLICAS E PANDEMIA: regressão social e implicações da pandemia na saúde e educação, x Jornada Internacional de Políticas Públicas, |
2021, , ?FEDERALISMO COOPERATIVO E OS ARRANJOS DE COLABORAÇÃO NA OFERTA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, x Jornada Internacional de Políticas Públicas, |
2021, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Argemiro César do Vale Verde, Glauciene Portela Santos, FEDERALISMO COOPERATIVO E OS ARRANJOS DE COLABORAÇÃO NA OFERTA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, X Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2020, , Novo Fundeb Ampliado e Permanente, Seminários Regionais em Defesa de um Novo Fundeb Ampliado e Permanente, |
2020, , Novo Fundeb Ampliado e Permanente,, Seminários Regionais em Defesa de um Novo Fundeb Ampliado e Permanente,, |
2020, , Novo Fundeb Ampliado e Permanente., Seminários Regionais em Defesa de um Novo Fundeb Ampliado e Permanente., |
2020, , Novo Fundeb Ampliado e Permanente, Seminários Regionais em Defesa de um Novo Fundeb Ampliado e Permanente, |
2019, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Leilane Raquel Silva Nunes, Sheila do Espírito Santo Farias Silva, O Financiamento da Educação na Agenda dos Movimentos Sociais no Brasil no Período de 2007 a 2017, VII Encontro Anual da FINEDUCA (2019), Resumo Expandido |
2019, , A AGENDA EDUCACIONAL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 a 2017, IX JORNADA INTERNACIONAL DE POLITICAS PÚBLICAS, |
2019, , O papel da universidade em tempos de ataque à democracia, Aula inaugural do CEMES/UFMA, |
2019, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Sheila do Espírito Santo Farias Silva, Leilane Raquel Silva Nunes, A AGENDA EDUCACIONAL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 a 2017, IX Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2019, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Emendas Parlamentares Orçamentárias Destinadas à Educação, VII Encontro Anual da FINEDUCA, Resumo |
2019, , Emendas Parlamentares Orçamentárias Destinadas à Educação, VII Encontro Anual da FINEDUCA, |
2019, , Minicurso A Pesquisa quantitativa no campo da educação, III Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia, |
2019, , A ESCOLA: qual o seu futuro?, Encontro de pais e mães do Colégio Universitário, |
2019, , EDUCAÇÃO E CULTURA NA LUTA POR EMANCIPAÇÃO DA HUMANIDADE: ataques e resistências no governo Bolsonaro, IX JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, |
2019, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, EMENDAS PARLAMENTARES ORÇAMENTÁRIAS DESTINADAS À EDUCAÇÃO NO BRASIL NO PERÍODO DE 1998 a 2017, XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Resumo Expandido |
2019, , A educação superior no século XXI: entre os interesses mercadológicos e de formação humana, Aula inaugural do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior, |
2019, , O Financiamento da Educação na Agenda dos Movimentos Sociais no Brasil no Período de 2007 a 2017, IX Jornada Internacional de Políticas Públicas, |
2019, , Mercantilização escolar: prejuízos para a educação pública, Seminário dos anos Iniciais, |
2019, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, EDUCAÇÃO E CULTURA NA LUTA POR EMANCIPAÇÃO DA HUMANIDADE: ATAQUES E RESISTÊNCIAS NO GOVERNO BOLSONARO, IX JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Trabalho Completo |
2019, , Financiamento da Educação, Seminário Financiamento da Educação Pública, |
2019, , O financiamento da educação e o novo Fundeb, II Ciclo de debates os desafios da educação, |
2017, , As práticas pedagógicas na educação do campo em uma conjuntura de avanço das políticas neoliberais, Encontro Presencial do Curso de Especialização em Educação do Campo, |
2017, , Neoliberalismo e pós-modernismo: implicações para o pensamento pedagógico, I Ciclo de Estudos Marxismo, Educação e Teoria Histórico Cultural, |
2017, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, José de Ribamar Sá Silva, Federalism and Educational Policies in Brazil: Union assistance to sub-national federative units under debate, Canada International Conference on Education 2017, Trabalho Completo |
2017, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Raquel Suzana Lobato, A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA DA UNIÃO PARA A OFERTA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO GOVERNO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2017, , A política de assistência da União para a oferta da educação básica no governo do Partido dos Trabalhadores, Jornada Internacional de Políticas Públicas, |
2017, , A Organização do trabalho pedagógico no contexto das reformas em curso no Brasil, I Encontro Pedagógico de 2017, |
2017, , Movimentos Sociais e Direito à Educação do e no campo: lutas sociais e práticas pedagógicas no Maranhão, II Jornada Científica do CCSo, |
2017, , Gestão democrática de educação do campo, Encontro Presencial do Curso de Especialização em Educação do Campo, |
2017, , Federalism and Educational Policies in Brazil: Union Assistance to Subnational Federative Units Under Debate, Canada International Conference on Education - CICE 2017, |
2017, , A formação de professores no contexto das escolas públicas do Campo, I Semana Interdisciplinar de Educação, |
2016, , Educação do campo: paradigmas e conceitos, Encontro de Formação do projeto Escola da Terra, |
2016, , Política Pública de Educação no Brasil e no Maranhão, II Encontro Maranhense de Serviço Social na Educação, |
2016, , Mecanismos de Incentivo seletivo na assistência voluntária da União e suas implicações para a equidade no federalismo brasileiro, IV Encontro Fineduca, |
2016, , Políticas públicas, movimentos sociais: limites e possibilidades da materialização da Educação do Campo no Maranhão, I Seminário de Educação do Campo, |
2016, , A prática do pedagogo: a abordagem reflexiva nos espaços não escolares - Pedagogia Hospitalar, Empresarial, Penitenciária e do Campo, II Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA, |
2016, , A atual política educacional brasileira e os desafios para a educação do campo, Encontro de Educadores e Educadoras da Região Amazônica, |
2016, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Mecanismos de incentivo seletivo na assistência voluntária da União para a educação e suas implicações para a equidade no federalsimo brasileiro, IV encontro Fineduca, Trabalho Completo |
2016, , Formação do Educador: contribuições e desafios para a consolidação da Educação do Campo,, Aula Inaugural do Curso de Especialização em Educação do Campo, |
2016, , Formação de professores e professoras no e do campo: identidade e significado político-pedagógico no autal contexto, II Seminário Cidadania e Educação do Campo, |
2015, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Rosimar de Fátima Oliveira, Movimento e configuração atual dos programas de assistência técnica e financeira da união para a educação básica: tensões entre a regulamentação da união e a autonomia dos entes subnacionais, III Encontro da Fineduca, Trabalho Completo |
2015, , Tendências das relações federativas na regulamentação da assistência financeira da União para a educação básica, 37 Reunião Anual da ANPED, |
2015, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Rosimar de Fátima Oliveira, Tendências das relações federativas na regulamentação da assistência financeira da União para a Educação Básica, 37ª Reunião Anual da ANPED, Trabalho Completo |
2015, , Cidadania e Educação do Campo, Seminário Cidadania e Educação do Campo, |
2015, , MOVIMENTO E CONFIGURAÇÃO ATUAL DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E FINANCEIRA DA UNIÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: tensões entre a regulamentação da União e a autonomia dos entes subnacionais, III Encontro FINEDUCA, |
2013, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Os princípios de qualidade e equidade nas reformas neoliberais da educação, VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2012, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Modelo federativo brasileiro e suas implicações no campo das políticas educacionais, III Congreso Ibero-americano de Política y Administración de la Educación, Trabalho Completo |
2012, , Modelo federativo brasileiro e suas implicações no campo das políticas educacionais, III Congreso Ibero-americano de Política y Administración de la Educación, |
2012, , O Currículo integrado nas escolas do campo: fundamentos, desafios e perspectivas, X Colóquio sobre questões curriculares, |
2012, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Rosimar de Fátima Oliveira, O Currículo integrado nas escolas do campo: fundamentos, desafios e perspectivas, X Colóquio sobre Questões Curriculares, Trabalho Completo |
2011, , Financiamento da educação básica: implicações do fundef e fundeb para a educação do campo no Maranhão, V Jornada Internacional de Políticas Públicas, |
2011, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Financiamento da educação básica: implicações do fundef e fundeb para a educação do campo no Maranhão, V Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2011, , Formação do educador do campo: a luta por uma pedagogia socialista na encruzilhada do mercado, v Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, |
2010, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Educação na e para a Diversidade, I Jornada Científica do CCSo., Resumo |
2010, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Adelaide Ferreira Coutinho, Maria da Conceição Lobato Muniz, Formação do educador do campo: realidade, desafios e perspectivas no Maranhão, I Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão, Resumo |
2010, , Educação na e para a Diversidade, I Jornada Científica do CCSo, |
2010, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Impasses e desafios atuais da educação do campo, I Jornada Científica do CCSo., Resumo |
2010, Diana Costa Diniz, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Formação do educador do campo: a luta por uma pedagogia socialista na encruzilhada do mercado, V Encontro de Educação e Marxismo, Trabalho Completo |
2010, , Impasses e desafios atuais da educação do campo, I Jornada Científica do CCSo, |
2009, , Centro Quilombola de Educação por Alternância de Jamary dos Pretos: lutas, resistência e desafios pelo direito à educação, Panorama Quilombola: Experiências e Políticas em Educação, Terra e Cultura, |
2009, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, O movimento pela educação do campo e os desafios da construção de uma política pública de educação do campo no Maranhão, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, Resumo |
2009, , O movimento pela educação do campo e os desafios da construção de uma política pública de educação do campo no Maranhão, IV Jornada Internacional de Plíticas Públicas, |
2009, , O movimento pela educação do campo e os desafios da construção de uma política pública de educação do campo no Maranhão, IV Jornada Internacional de Plíticas Públicas, |
2001, , Bases epistemológicas dos projetos de formação do educador em debate no atual contexto brasileiro, XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiôes Norte e Nordeste, |
Capítulos de livros (7) |
2023, FOI DITO QUE A GENTE NÃO CABIA NO SISTEMA: desafios da gestão da Licenciatura em Educação do Campo pós-institucionalização na Universidade Federal do Maranhão, Políticas e Práticas Pedagógicas de Educação do Campo no Maranhão, Safira Rego Lopes, Cacilda Rodrigues Cavalcanti |
2023, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TURMAS MULTISSERIADAS: um olhar sobre as práticas pedagógicas de professoras e professores no município de Buriticupu-MA, Políticas e Práticas Pedagógicas de Educação do Campo no Maranhão, Thyerlem Tayharra Ferreira Coelho, Cacilda Rodrigues Cavalcanti |
2023, A PRAXIS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA CASA FAMILIAR RURAL PE. JOSIMO TAVARES, Políticas e Práticas Pedagógicas de Educação do Campo no Maranhão, Natália Aboud Sampaio, Cacilda Rodrigues Cavalcanti |
2022, PROVISION OF BASIC EDUCATION IN THE RURAL AREAS IN BRASIL: a rightstill denied, O desenvolvimento socioeconômico e os desafios da atual conjuntura, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, José de Ribamar Sá Silva |
2016, CIDADANIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: Princípios, realidade e desafios da prática pedagógica, Cidadania, Educação do Campo e Políticas Públicas, Cacilda Rodrigues Cavalcanti |
2012, A educação do campo sob a ótica dos direitos humanos, Questão Agrária, Movimentos Sociais e Educação do Campo, Cacilda Rodrigues Cavalcanti |
2009, O movimento nacional por uma educação do campo e os desafios da construção de políticas públicas para a educação do campo no Maranhão, Sobre Políticas Educacionais no Brasil.: interpretações cerca das lutas, conquistas e os desafios para a educação no século XXI, Cacilda Rodrigues Cavalcanti |
Livros (5) |
2023, Políticas e Práticas Pedagógicas de Educação do Campo no Maranhão, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Paulo Roberto de Sousa Silva, Cacilda Rodrigues Cavalcanti |
2021, POLÍTICAS PÚBLICAS EM DEBATE, Cacilda Rodrigues Cavalcanti |
2019, Federalismo e financiamento da educação básica no Brasil: a assistência técnica e financeira da União aos entes federados subnacionais, Cacilda Rodrigues Cavalcanti |
2012, Questão Agrária, Movimentos Sociais e Educação do Campo, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Cacilda Rodrigues Cavalcanti |
2012, Políticas de Formação do Educador no Maranhão: análise de programas governamentais implementados entre 1996 e 2002, Cacilda Rodrigues Cavalcanti |
Participações em Bancas de Cursos (42) |
2024, Monografia de Graduação ENSINO DA LINGUA INGLESA E OPORTUNIDADES SOCIOEDUCATIVAS PARA AS CLASSES POPULARES: analise da proposta do IEMA bilingue de Sao Luis, HUDSON GUSTAVO DOS SANTOS ROCHA |
2024, Monografia de Graduação A GESTAO DOS RECURSOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) NA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE PACO DO LUMIAR – MA, JOSEMIR COSTA DA SILVA |
2024, Monografia de Graduação O PLANO DE ACOES ARTICULADAS NO MUNICIPIO DE SAO LUIS: analise do segundo ciclo, REBECA SOUSA DA SILVA |
2024, Monografia de Graduação O PROGRAMA PROINFANCIA NO MARANHAO: uma analise de sua efetividade a partir dos relatorios do FNDE, SHEILA DO ESPIRITO SANTO FARIAS SILVA |
2023, Dissertação de Mestrado EMENDAS PARLAMENTARES ORCAMENTARIAS COMO MECANISMO DE FINANCIAMENTO DA EDUCACAO PUBLICA: Uma analise no periodo de 2015 a 2021., ARGEMIRO CESAR DO VALE VERDE DE LIMA E SILVA |
2023, Dissertação de Mestrado EMENDAS PARLAMENTARES ORCAMENTARIAS COMO MECANISMO DE FINANCIAMENTO DA EDUCACAO PUBLICA: Uma analise no periodo de 2015 a 2021, ARGEMIRO CESAR DO VALE VERDE DE LIMA E SILVA |
2023, Monografia de Graduação PROGRAMA ESCOLA DIGNA: politica educacional de regime de colaboracao do governo do estado do Maranhao, MARILIA DE SOUZA RODRIGUES FONTES |
2023, Monografia de Graduação O CURRICULO INTEGRADO DO CURSO TECNICO EM AGROPECUARIA: o caso do Instituto Federal do Maranhao campus Maracana, DEBORA MARIA ROCHA SAMPAIO |
2022, Dissertação de Mestrado ECONOMIA DA EDUCACAO: DETERMINANTES DO IDEB NAS ESCOLAS PUBLICAS MUNICIPAIS DO ESTADO DO PIAUI NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CLEMILTON GOMES DE SOUSA |
2022, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO SOCIAL DA PRODUCAO CIENTIFICA DAS MULHERES: um estudo sobre a Universidade Federal do Maranhao, BIANCA CAROLINE ARAUJO VIEGAS |
2022, Dissertação de Mestrado TRES ENSAIOS EM ECONOMIA DA EDUCACAO: FATORES ASSOCIADOS AOS RESULTADOS DO IDEB DAS ESCOLAS PUBLICAS DO ESTADO DO PIAUI NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CLEMILTON GOMES DE SOUSA |
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCACAO PROFISSIONAL: notassobre a experiencia do ProJovem, DEBORA COELHO MUSTAFA PIRES LEAL |
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCACAO PROFISSIONAL: notas sobre a experiencia do ProJovem, DEBORA COELHO MUSTAFA PIRES LEAL |
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCACAO PROFISSIONAL: notas sobre a experiencia do ProJovem, DEBORA COELHO MUSTAFA PIRES LEAL |
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCACAO PROFISSIONAL: notas sobre a experiencia do ProJovem, DEBORA COELHO MUSTAFA PIRES LEAL |
2022, Tese Doutorado ESCOLAS OCUPADAS: uma avaliacao do processo de implementacao das escolas de ensino medio nos assentamentos de reforma agraria no Ceara, PAULO ROBERTO DE SOUSA SILVA |
2022, Monografia de Graduação RELACAO ENTRE IDEB E NIVEL SOCIOECONOMICO DA ESCOLA: uma analise em quatro escolas publicas do Municipio de Sao Jose de Ribamar., BRUNA MARIA MADEIRA CASTRO |
2022, Dissertação de Mestrado DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA POLITICA DE FORMACAO DE EDUCADORES DO CAMPO: a experiencia da Licenciatura em Educacao do Campo na UFMA, SAFIRA REGO LOPES |
2022, Tese Doutorado LUTA DE CLASSES E O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCACAO NA REFORMA AGRARIA: a disputa ideologica da educacao no Maranhao, MARINALVA SOUSA MACEDO |
2022, Qualificação de Mestrado EMENDAS PARLAMENTARES ORCAMENTARIAS COMO MECANISMO DE FINANCIAMENTO DA EDUCACAO PUBLICA: Uma analise no periodo de 2016 a 2021, ARGEMIRO CESAR DO VALE VERDE DE LIMA E SILVA |
2021, Qualificação de Mestrado Desafios e possibilidades da politica de formacao de educadores do campo: a experiencia da licenciatura em educacao do campo na UFMA, SAFIRA REGO LOPES |
2021, Qualificação de Mestrado ENSINO DE HISTORIA NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA: reflexoes e proposicoes a partir da pratica pedagogica da EFA Codo , ANTONIO CARLOS MESQUITA DE SOUZA |
2021, Monografia de Graduação MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCACAO DO CAMPO: concepcoes e praticas de educacao do campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Maranhao, JULIANA DO VALE MATOS |
2021, Monografia de Graduação MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCACAO DO CAMPO: concepcoes e praticas de educacao do campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Maranhao, JULIANA DO VALE MATOS |
2021, Monografia de Graduação ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO EM TURMAS MULTISSERIADAS: um olhar sobre as praticas pedagogicas de professores e professoras do municipio de Buriticupu – MA, THYERLEM TAYHARRA FERREIRA COELHO |
2020, Qualificação de Doutorado O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCACAO NA REFORMA AGRARIA E A LUTA DE CLASSES NO MARANHAO: a funcao ideologica da Educacao, MARINALVA SOUSA MACEDO |
2020, Qualificação de Mestrado TRABALHO, RELACOES DE GENERO E ASSEDIO: uma analise no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Maranhao IFMA no periodo de 2016-2020, KAROLINE PARRIAO RODRIGUES |
2020, Tese Doutorado GESTAO DA FORCA DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCACAO PUBLICA: O PISO SALARIAL DO PROFESSOR NO ESTADO DE PERNAMBUCO EM QUESTAO, VERÔNICA SOARES FERNANDES |
2020, Qualificação de Mestrado Desafios e possibilidades da politica de formacao de educadores do campo: a experiencia da licenciatura em educacao do campo na UFMA, SAFIRA REGO LOPES |
2020, Qualificação de Doutorado GESTAO DA FORCA DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCACAO PUBLICA EM PERNAMBUCO: o piso salarial do professor no Ensino Medio em questao, VERÔNICA SOARES FERNANDES |
2020, Monografia de Graduação EDUCACAO E CULTURA POPULAR NA COMUNIDADE FE EM DEUS: processos e significados pedagogicos, MARIA CRISTINA DA CRUZ BARRETO NETA |
2020, Monografia de Graduação A PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA E A JUVENTUDE CAMPONESA: uma analise da educacao do e no campo na CFR Padre Josino Tavares , NATALIA ABOUD SAMPAIO |
2019, Dissertação de Mestrado A Expansao do Ensino Superior e o Financiamento das Instituicoes Federais: a experiencia brasileira na dinamica da relacao publico/privado no periodo de 2003 a 2014., RAPHAEL BRUNO BEZERRA SILVA |
2019, Qualificação de Mestrado A Expansao do Ensino Superior e o Financiamento das Instituicoes Federais: a experiencia brasileira na dinamica da relacao publico/privado no periodo de 2003 a 2014., RAPHAEL BRUNO BEZERRA SILVA |
2018, Monografia de Graduação CULTURA ESCOLAR E CLIMA ORGANIZACIONAL NO CENTRO DE ENSINO MARIA JOSE ARAGAO: um estudo sob a otica da gestao escolar, DIANA MARIA ROCHA SAMPAIO |
2018, Monografia de Graduação PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: origem, estrutura e organizacao atual, ANA CAROLINE PEREIRA BEZERRA |
2018, Monografia de Graduação A QUALIDADE DOS ESPACOS NA EDUCACAO INFANTIL: as vivencias de uma escola, HERLANE MORAIS DA SILVA |
2018, Qualificação de Doutorado POLITICA DE EDUCACAO DO CAMPO NO CONTEXTO DA EXPANSAO DA HEGEMONIA DO CAPITAL FINANCEIRO: repercussoes no Programa Nacional de Educacao na Reforma Agraria no Maranhao, MARINALVA SOUSA MACEDO |
2017, Monografia de Graduação O PIBID E A SUA CONTRIBUICAO NA CONSTRUCAO DA IDENTIDADE DOCENTE: relatos de bolsistas e ex-bolsistas do subprojeto de pedagogia da ufma, EDNA DE SOUSA SILVA |
2017, Monografia de Graduação OS DESAFIOS DO ENSINO MULTISSERIADO DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR BASICA WASHINGTOM LUIS AZEVEDO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA GRACA DE DEUS – MIRINZAL – MA, MARIA FRANCISCA AVELAR SOARES |
2017, Monografia de Graduação CONCEPCOES DE CLASSES MULTESSERIADAS A PARTIR DO OLHAR DOS SUJEITOS DA ESCOLA MUNICIPAL DO POVOADO AGUA BRANCA, JOSUE MARQUES AMORIM |
2017, Monografia de Graduação ORGANIZACAO DO ENSINO NAS SALAS MULTISSERIADAS NA COMUNIDADE SANTO ANTONIO DO VELOSO MUNICIPIO DE PERITORO MARANHAO, SANDRA SOARES DE MORAIS |
Trabalho de conclusão de curso (34) |
ALUNOS E ALUNAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: percepções dos diversos sujeitos e suas contradições na Unidade Integrada Japiaçu., JAGLAISSE DE MATOS SANTOS , 12/2012 |
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA CASA FAMILIAR RURAL DE BARREIRINHAS-MA, SUELEN DA CONCEIÇÃO MARTINS , 07/2016 |
ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICPIO DE PAULO RAMOS: um estudo de caso nas escolas Unidade Integrado Eulálio Cardoso de Macedo e Unidade Integrada Venâncio Gomes Rodrigues , FRANCISCO RODRIGUES SILVA , 01/2014 |
PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA DO CAMPO: uma analise do planejamento na Escola Municipal Agrícola Projeto Boa Vista, ADEILDON MARTINS DOS SANTOS , 01/2014 |
POSSIBILIDADES DO ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DOS ARTEFATOS CULTURAIS QUILOMBOLAS: um estudo da etnomatemática da comunidade quilombola Jamary dos Pretos, LINDIONORA RIBEIRO , 07/2014 |
PLANO DE ESTUDO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA NOSSA SENHORA MARIA ROSA MÍSTICA: Instrumento Pedagógico utilizado na relação entre Família, Escola e Comunidade, FELIX FERREIRA SANDES , 07/2014 |
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA ESCOLA JOÃO COIMBRA NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO-MA, MARCEÂNIA BRITO PEREIRA , 03/2017 |
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA ESCOLA JOÃO COIMBRA NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO-MA, MARCEÂNIA BRITO PEREIRA , 03/2017 |
A FUNÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO: entre a dimensão administrativo-burocrática e a dimensão político-pedagógica., ANA PAULA BARBOSA BILIO SILVA , 03/2017 |
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA SANTA CECÍLIA: realidade, limites e possibilidades, MARIA FRANCISCA BARBOSA , 07/2014 |
A FUNÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO: entre a dimensão administrativo-burocrática e a dimensão político-pedagógica., ANA PAULA BARBOSA BILIO SILVA , 03/2017 |
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO MA, SUELEY ALVES SOARES SOUSA , 11/2016 |
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO MA, SUELEY ALVES SOARES SOUSA , 11/2016 |
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SEUS INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS: um estudo na Escola Família Agrícola Nossa Senhora do Rosário, SAMIA RAQUEL BATISTA MARINHO , 03/2017 |
LIMITES E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NA UNIDADE INTEGRADA MOACIR COELHO DE BURITI BRAVO-MA, BRUNA LIRA DAMASIO , 11/2016 |
LIMITES E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NA UNIDADE INTEGRADA MOACIR COELHO DE BURITI BRAVO-MA, BRUNA LIRA DAMASIO , 11/2016 |
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIDADE INTEGRADA JOÃO HENRIQUE BORGES LEOCADIO, MERILLYN CHRISTINE ARAUJO SANTOS , 11/2016 |
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIDADE INTEGRADA JOÃO HENRIQUE BORGES LEOCADIO, MERILLYN CHRISTINE ARAUJO SANTOS , 11/2016 |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM BURITI BRAVO: trajetórias, narrativas e outras histórias , IOLANDA FREITAS DE SOUSA , 06/2018 |
CULTURA ESCOLAR E CLIMA ORGANIZACIONAL NO CENTRO DE ENSINO MARIA JOSÉ ARAGÃO: um estudo sob a ótica da gestão escolar, DIANA MARIA ROCHA SAMPAIO , 12/2018 |
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: origem, estrutura e organização atual, ANA CAROLINE PEREIRA BEZERRA , 12/2018 |
EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR NA COMUNIDADE FÉ EM DEUS: processos e significados pedagógicos, MARIA CRISTINA DA CRUZ BARRETO NETA , 01/2020 |
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A JUVENTUDE CAMPONESA: uma análise da educação do e no campo na CFR Padre Josino Tavares, NATALIA ABOUD SAMPAIO , 01/2020 |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TURMAS MULTISSERIADAS: um olhar sobre as práticas pedagógicas de professores e professoras do município de Buriticupu MA, THYERLEM TAYHARRA FERREIRA COELHO , 02/2021 |
MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: concepções e práticas de educação do campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Maranhão, JULIANA DO VALE MATOS , 02/2021 |
RELAÇÃO ENTRE IDEB E NÍVEL SOCIOECONÔMICO DA ESCOLA: uma análise em quatro escolas públicas do Município de São José de Ribamar, BRUNA MARIA MADEIRA CASTRO , 08/2022 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: notas sobre a experiência do ProJovem, DEBORA COELHO MUSTAFA PIRES LEAL , 09/2022 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: notas sobre a experiência do ProJovem, DEBORA COELHO MUSTAFA PIRES LEAL , 09/2022 |
O CURRÍCULO INTEGRADO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: o caso do Instituto Federal do Maranhão campus Maracanã, DEBORA MARIA ROCHA SAMPAIO , 07/2023 |
PROGRAMA ESCOLA DIGNA: política educacional de regime de colaboração do governo do estado do Maranhão, MARILIA DE SOUZA RODRIGUES FONTES , 07/2023 |
A GESTÃO DOS RECURSOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) NA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PAÇO DO LUMIAR MA, JOSEMIR COSTA DA SILVA , 01/2024 |
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS: análise do segundo ciclo, REBECA SOUSA DA SILVA , 01/2024 |
O PROGRAMA PROINFÂNCIA NO MARANHÃO: uma análise de sua efetividade a partir dos relatórios do FNDE, SHEILA DO ESPIRITO SANTO FARIAS SILVA , 01/2024 |
ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E OPORTUNIDADES SOCIOEDUCATIVAS PARA AS CLASSES POPULARES: análise da proposta do IEMA bilíngue de São Luís, HUDSON GUSTAVO DOS SANTOS ROCHA , 10/2024 |
Orientação em pós-graduação (18) |
Doutorado, PAULO ROBERTO DE SOUSA SILVA, 06/2021 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, SAFIRA REGO LOPES, 04/2020 - , Concluída em 06/2022 |
Mestrado, AYSLLAN DE SOUSA SOBRINHO, 06/2021 - 01/2024 , Orientação em Andamento |
Mestrado, ANTONIO CARLOS MESQUITA DE SOUZA, 03/2020 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, PABLO HENRIQUE DA SILVA PEREIRA, 06/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, MÁRIO JORGE ARAUJO BELFORT, 05/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, JANETE ASSUNÇÃO PEREIRA RODRIGUES, 04/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, JUSCIANE DO BOM PARTO PINHEIRO OLIVEIRA, 05/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, LETICIA MARIA MONTEIRO DO NASCIMENTO, 04/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ALBERTO COSTA DIVINO FILHO, 04/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, RAISSA CARNEIRO DA FONSECA GUIMARAES, 04/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, RAQUEL MELO DE ASSIS, 04/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, REBECA SOUSA DA SILVA, 07/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, DEBORA COELHO MUSTAFA PIRES LEAL, 07/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, JANETE ASSUNÇÃO PEREIRA RODRIGUES, 04/2022 - 10/2023 , Orientação em Andamento |
Mestrado, LUIS FERNANDO LOPES DOS SANTOS, 07/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ARGEMIRO CESAR DO VALE VERDE DE LIMA E SILVA, 09/2020 - , Concluída em 09/2023 |
Mestrado, JOAO PAULO DE JESUS, 06/2021 - , Orientação em Andamento |