Ir para acessibilidade
Foto do docente JOELSON DE SOUSA MORAIS

JOELSON DE SOUSA MORAIS

CCPC - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCCO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa externo (1)
2024,EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI) NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS, CCCO/UFMA
Artigos (60)
2024, Formação e desenvolvimento profissional das coordenadoras pedagógicas no acompanhamento do aluno com deficiência em Caxias-MA, ISSN: 21791309
2024, Práticas avaliativas de Matemática no Ensino Fundamental, ISSN: 21756600
2024, A potência da pesquisa narrativa com registro no cotidiano de professores(as) iniciantes: reaprendendo a ouvir-olhar-sentir-narrar, ISSN: 2178079X
2023, Aprendizagens Narrativas na Tessitura de Outros Currículos Possíveis com Professoras/es Iniciantes, ISSN: 18093876
2023, Continuous training of basic education teachers: the need for a critical-emancipatory reflection to resonate, ISSN: 00105236
2023, Coordenador pedagógico no processo de acompanhar, aprender e se (trans)formar junto ao aluno com deficiência, ISSN: 21775796
2023, As múltiplas facetas do currículo escolar permeado pela reflexividade narrativa na formação de professores(as), ISSN: 2317109X
2023, Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica, ISSN: 1981416X
2023, Narrações da constituição da professoralidade na docência universitária, ISSN: 21767912
2023, FOTOGRAFIAS COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA: TECENDO NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS, ISSN: 25268449
2023, Narrativas de histórias de vida, conhecimento de si e (auto)formação no curso de Pedagogia, ISSN: 21779961
2023, Memorial de formação docente como dispositivo metodológico de aprendizagem narrativa no ensino superior, ISSN: 21787476
2022, Professores/as iniciantes na pandemia: tecendo narrativas e memórias do ser, saber e fazer professoral, ISSN: 18091628
2022, Sensibilidade e aprendizagem nas narrativas de formação em partilha, ISSN: 21771626
2022, A Aposta freireana de uma reflexividade narrativa para a formação de professores/as, ISSN: 2675181X
2022, Histórias de vida e políticas de sentido no currículo e na formação docente, ISSN: 21766681
2022, As escolhas formativas em narrativas (auto)biográficas de estudantes de história, ISSN: 27187519
2022, Narrativas de professores/as iniciantes na constituição de si e suas possibilidades emancipatórias em uma pesquisaformação, ISSN: 23584319
2022, TECENDO UMA EPISTEMOLOGIA DA FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: A EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA NARRATIVA, ISSN: 24474223
2022, Processos de singularização nos modos de ser e fazer-se professor/a para uma escola de outros tempos, ISSN: 23588322
2021, Das incertezas na pandemia aos desafios do tempo presente, ISSN: 19810431
2021, Reflexos da avaliação da aprendizagem no Estágio Supervisionado na formação inicial docente / Reflectionsoflearningassessment in supervisedinternship in initialteaching training, ISSN: 25258761
2021, Aprendizagem narrativa e currículo: olhares plurais, ISSN: 19839278
2021, Pesquisa formação narrativa (auto)biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica, ISSN: 19840411
2021, CONVERGÊNCIAS E TENSÕES ENTRE CURRÍCULO, NARRATIVA PESSOAL E FUTURO SOCIAL, ISSN: 19805314
2021, Práticas de letramento desenvolvidas no processo de alfabetização: possibilidades na construção da linguagem oral e escrita nos contextos sociais, ISSN: 22388079
2021, The art of narration in self-inventions in the context of a research formation, ISSN: 22381279
2021, Conhecimentos, experiências e afetos em narrativas (auto)biográficas compartilhadas em uma pesquisaformação, ISSN: 22370315
2021, Narrativas da prática pedagógica alfabetizadora de professoras no cotidiano escolar rural: implicações reflexivas, ISSN: 22378049
2021, O desenvolvimento de uma pedagogia narrativa no Brasil: as contribuições de Paulo Freire, ISSN: 19820305
2021, Encontro consigo e com o outro: tecendo subjetividades em narrativas de uma pesquisaformação na pandemia, ISSN: 01029576
2021, Experiências narrativas de professoras iniciantes: movimentos de socialização no cotidiano escolar, ISSN: 22380302
2021, Formar professores na perspectiva da narratividade: potencialidades e contribuições para o desenvolvimento profissional docente, ISSN: 14130963
2021, Políticas públicas para a formação de professores: reflexos no desenvolvimento profissional na Educação Básica, ISSN: 2238121X
2021, Narrativas de enfermeiros sobre condições laborais, formações e atuação do poder público no contexto pandêmico, ISSN: 23583088
2021, Aprendizagem narrativa no contexto do estágio supervisionado na Educação Infantil:, ISSN: 15193322
2020, AS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS INICIANTES NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA, ISSN: 01047043
2020, As implicações da Educação a Distância na formação docente: outros modos de aprender e ensinar, ISSN: 19847238
2020, Formação, identidade e desenvolvimento profissional do egresso do curso de Pedagogia: análise em contextos escolares e não-escolares, ISSN: 25258761
2020, A escrita narrativa no processo de (auto)formação do pesquisador educacional, ISSN: 23591064
2020, Evocações narrativas de gestores escolares acerca das políticas de saberes e fazeres da gestão, ISSN: 22366377
2020, Acompanhamento em 'pesquisaformão'. Experienências de orientação coletiva e escrita narrativa (auto) biográfica, ISSN: 26952769
2020, A temporalidade da experiência na docência à luz da pesquisa narrativa: contributos do ciclo de vida profissional de professores, ISSN: 25268449
2020, AS ESCRITAS DE SI E OS EFEITOS MOBILIZADORES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS, ISSN: 18098207
2020, A formação docente no estágio supervisionado: narrativas de egressos do curso de Pedagogia, ISSN: 2237258X
2019, Percepções dos estudantes de licenciatura acerca do conceito de currículo: implicações da cultura e cultura escolar na educação, ISSN: 15199029
2019, SER PROFESSOR/A INICIANTE DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES ATUAIS, ISSN: 19820305
2019, A aprendizagem da docência de professores iniciantes em um cenário de incertezas, ISSN: 18095747
2019, O sentido de uma Educação em Tempo Integral sob a ótica do Programa Mais Educação, ISSN: 25258761
2018, OS SABERES DA PRÁTICA ALFABETIZADORA CONSTRUÍDOS E MOBILIZADOS NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES, ISSN: 19814712
2017, Formação e o desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal, ISSN: 19840187
2016, DA NECESSIDADE DE UMA DEMOCRACIA COGNITIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ISSN: 21792534
2016, Professoras Iniciantes e práticas pedagógicas: tecendo identidades profissionais no cotidiano escolar, ISSN: 15180743
2016, A prática pedagógica diante das políticas públicas de educação em tempo integral: tecendo olhares, ISSN: 22378707
2016, CURRÍCULO ESCOLAR E JUSTIÇA SOCIAL: O CAVALO DE TRÓIA DA EDUCAÇÃO, ISSN: 22360441
2015, A noção de saberes docentes, saberes-fazeres e sua mobilização: fragmentos do cotidiano escolar, ISSN: 23162260
2015, Os contextos formativos e a tessitura de saberes no cotidiano de professoras iniciantes, ISSN: 23597003
2013, A construção da identidade profissional de pedagogos docentes: entre a formação inicial e a prática pedagógica, ISSN: 23162260
2013, A prática pedagógica do professor iniciante: tramas e desafios do aprender a ensinar na escola pública fundamental, ISSN: 23171944
2012, Rupturas e continuidades da docência: reflexões acerca do fazer pedagógico na escola fundamental, ISSN: 24472301
Publicação em eventos (150)
2023, , Form(a)ção docente e as intersecções das narrativas com as memórias, as linguagens e os espaços, XVII Encontro Humanístico da UFMA,
2023, Francisca Eudeilane da Silva Pereira, Joelson de Sousa Morais, Narrativas docentes sobre práticas avaliativas de matemática no ensino fundamental, II Congresso Nacional de Avaliação para Aprendizagem (CONAAP), Trabalho Completo
2023, , Políticas públicas educacionais em narrativas de estudantes de pedagogia: reflexões a partir de manchetes jornalísticas, III Colóquio do do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED),
2023, , Políticas públicas para educação superior: desafios da atualidade, III Colóquio do do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED),
2023, Joelson de Sousa Morais, Políticas públicas educacionais em narrativas de estudantes de pedagogia: reflexões a partir de manchetes jornalísticas, III Colóquio do PPGFOPRED: Políticas Públicas para a Educação Superior, Resumo
2023, , Impactos e consequências da apropriação cultural no âmbito escolar, XIV SIMPARFOR-Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI,
2023, Joelson de Sousa Morais, Experiência na pandemia com narrativas (auto)biográficas, XXI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
2023, , Modos de fazer pesquisa inovadora a partir da (re) desconstrução metodológica, IX Seminário de Pesquisa Interdisciplinar em Cultura e Sociedade,
2023, , Narrativas docentes sobre práticas avaliativas de matemática no ensino fundamental, II Congresso Nacional de Avaliação para Aprendizagem-II CONAAP,
2022, , A Didática entre conhecimentos, experiências e processos formativos no curso de Pedagogia, XXI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2022, , Narrativas de professoras iniciantes construindo uma educação outra possível na pandemia, XIII Seminário Nacional de Formação de Professores (ANFOPE),
2022, Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança, Movimentos de formação docente: narrativas de professoras iniciantes na pandemia, XI Seminário Internacional As redes educativas as tecnologias: docentes, na resistência e na criação, Resumo
2022, Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança, Narrativas de professoras iniciantes construindo uma educação outra possível na pandemia, XIII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), Resumo
2022, , Movimentos de formação docente: narrativas de professoras iniciantes na pandemia, XI Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias: Docentes, na resistência e na criação,
2021, , Professoras iniciantes: potencialidades e desafios, Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
2021, , A experiência da escrita narrativa nos movimentos de uma pesquisaformação com professores/as iniciantes, IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA),
2021, , Experiências instituintes de tessitura narrativa no grupo interinstitucional de pesquisaformação polifonia, I Encontro Regional Sudeste da BIOgraph,
2021, , O desenvolvimento profissional docente no Ensino Superior em um contexto de incertezas, PROFACON - Programa de Formação Continuada da FATEPI/FAESPI,
2021, , Sobre espaços/tempos outros de composição narrativa no meio virtual: possibilidades formativas na pandemia, IX CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica,
2020, , A escrita narrativa e suas dimensões formativas no encontro consigo e com o outro em período de pandemia, Webnário Linguagens e Códigos,
2020, , Epistemologia da prática e os saberes docentes, Projeto de Extensão conversando sobre educação: olhares plurais,
2020, , A articulação entre formação de pedagogos, desenvolvimento profissional docente e o TDAH: desafios e possibilidades, XX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2020, , Infâncias: espaços crianceiros, Infâncias: espaços crianceiros,
2020, Nadja Regina Sousa Magalhães, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, A formação docente na educação integral e(m) tempo integral: um caminho possível de emancipação?, XIV EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, Resumo
2020, , Formar professores/as no contexto da Educação & Diversidade: desafios e possibilidades, Formação online para alunos do curso de Pedagogia da UEMA,
2020, , Os diferentes modos de aprender e ensinar no cenário atual, Encontro Pedagógico da escola CEFA/COC,
2020, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães, As políticas educativas e suas reverberações na formação e profissionalidade de professores da Educação Básica, XIV EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, Resumo
2020, Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Inês Ferreira de Souza Bragança, Marcas da temporalidade narrativa nas experiências do vivivo em processos de inserção profissional docente, XIV EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, Resumo
2020, , Memória, tempo e narrativa no pensamento filosófico de Paul Ricoeur, 6º Encontro do CICLOPE/UNICAMP,
2020, , Possibilidades didático-metodológicas de aprender e ensinar em período de pandemia, Live formativa do curso de Pedagogia da FAI,
2020, , As tipologias narrativas na pesquisaformação, Webnar do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE/UFPI),
2019, , As histórias de vida de professoras iniciantes no processo de constituição da docência, VII Seminário Vozes da Educação,
2019, Andressa Layane dos Santos Sousa, Mayane de Sousa Ferreira, Joelson de Sousa Morais, História do ensino socioemocional: os benefícios da disciplina para alunos e professores do 4º ano do CEFA, XII Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
2019, , A escrita como companheira: a pesquisa narrativa como experiência para a professora que escreve sobre o seu cotidiano na escola, A pesquisa Narrativa como experiência,
2019, , A cultura da aula e a aula da cultura escolar: perspectiva inter, multi e transdisciplinar, A cultura da aula e a aula da cultura escolar: perspectiva inter, multi e transdisciplinar,
2019, , A narrativa como experiência ressignificada no tempo, VII Seminário Vozes da Educação,
2019, , Marcas da temporalidade narrativa nas experiências do vivivo em processos de inserção profissional docente, XIV Encontro Nacional de Educação (EDUCERE) e V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE),
2019, , Dispositivos metodológicos na pesquisa narrativa em educação: entre o diário, a roda de conversa, a entrevista narrativa e o memorial de formação, X Colóquio Nacional da AFIRSE,
2019, Joelson de Sousa Morais, Andressa Layane dos Santos Sousa, Uma tessitura histórica do ser professora em início de carreira: rememorar um passado, fazendo-se no presente, XII Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
2019, Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança, As histórias de vida de professoras iniciantes no processo de constituição da docência, VII Seminário Vozes da Educação, Trabalho Completo
2019, , A formação docente na educação integral e(m) tempo integral: um caminho possível de emancipação?, XIV Encontro Nacional de Educação (EDUCERE) e V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE),
2019, Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança, A narrativa como experiência ressignificada no tempo, VII Seminário Vozes da Educação, Trabalho Completo
2019, , Ciclo de vida e desenvolvimento profissional de professores/as iniciantes, Turma de Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UNICAMP),
2019, , As narrativas de formação no ensino superior como propostas avaliativas mediadas pelos diários escritos, X Colóquio Nacional da AFIRSE,
2019, , A aprendizagem do ser professor(a) iniciante em um cenário de mudanças, Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
2019, , O processo de tornar-se professor/a e a aprendizagem da profissão na sociedade contemporânea, Formação para estudantes de Graduação da FE/Unicamp,
2018, , Os principais desafios curriculares na formação do Pedagogo na atualidade, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
2018, , A atuação das mulheres docentes na educação primária brasileira no século XIX, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
2018, , Avaliação da Aprendizagem: concepções de alunas negras de pedagogia sobre o ato avaliativo no ensino regular, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
2018, , Avaliação da teoria-prática em estágio supervisionado na formação inicial docente, XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2018, , A Memória Narrativa como dispositivo de (auto)aprendizagem e formação docente, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
2018, , Os/as professores/as iniciantes e a aprendizagem da docência no contexto das políticas curriculares, I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana-EDUFOH,
2018, , Os impactos das novas políticas curriculares na didática de professoras iniciantes, XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2018, , A formação de professores iniciantes no contexto de gênero e sexualidade: desafios curriculares na contemporaneidade, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
2018, Maria Noraneide Rodrigues do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Avaliação da teoria-prática em estágio supervisionado na formação inicial docente, XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
2018, , Histórias e Memórias de Estudantes de Pedagogia e suas potencialidades (auto)formadoras, XI Encontro Maranhense de História da Educação,
2018, , A prática cotidiana de professoras iniciantes: entre a regulação e a transgressão (re)criadora, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
2018, , Estágio Curricular da teoria à prática: ação-reflexão da formação e do trabalho docente, X Semana de Pedagogia da UEMA (Campus Bacabal),
2018, Andressa Layane dos Santos Sousa, Galeno Sampaio Fernandes, Joelson de Sousa Morais, A profissão docente no ensino superior: do passado aos desafios da prática pedagógica contemporânea, XI Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
2018, , Formação Docente: perspectivas em debate, III Semana Acadêmica Interdisciplinar,
2018, , Os memoriais de formação como recurso metodológico avaliativo no Ensino Superior, I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana-EDUFOH,
2018, Joelson de Sousa Morais, Andressa Layane dos Santos Sousa, Histórias e Memórias de Estudantes de Pedagogia e suas potencialidades (auto)formadoras, XI Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
2018, , Análise histórica, artística e cultural da dança do Bumba Meu Boi no Maranhão, Projeto "Resgate da cultura popular e a reconstrução da identidade, tradição e valorização social do festejo junino maranhense,
2018, , Os impactos das políticas educacionais: uma análise da educação integral e da didática na formação e profissionalidade de professoras iniciantes, XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2018, , A profissão docente no ensino superior: do passado aos desafios da prática pedagógica contemporânea, XI Encontro Maranhense de História da Educação,
2018, , Avaliação no estágio supervisionado, docência superior e ensino de Ciências no Ensino Fundamental: implicações interdisciplinares, XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2018, , Estágio Supervisionado como contexto formativo do Pedagogo, Seminário Integrador do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia,
2018, Joelson de Sousa Morais, Os impactos das novas políticas curriculares na didática de professoras iniciantes, XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
2017, Andressa Layane dos Santos Sousa, Galeno Sampaio Fernandes, Joelson de Sousa Morais, Histórico da Formação de Professores sob a análise da trajetória da Lei de Diretrizes e Bases da Educaional Nacional, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, Resumo
2017, , Roda de Mestres Refletindo a Formação Docente em Nível Superior, Roda de Mestres Refletindo a Formação Docente em Nível Superior,
2017, , As histórias formativas de professoras iniciantes na escolha da profissão e suas implicações no cotidiano profissional, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil,
2017, , O currículo escolar integrado à avaliação: possibilidades para o aprender e ensinar com qualidade, Semana Pedagógica da SEMECTI-Codó-MA,
2017, , Implementação de Políticas Educacionais no Ensino Superior a partir da LDB nº9.394/96, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil,
2017, Nadja Regina Sousa Magalhães, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Política Pública da Jornada Ampliada a partir do Programa Mais Educação, XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, Trabalho Completo
2017, , A indisciplina escolar entre ontem e hoje: repercussões e impactos na prática educativa, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil,
2017, Frazia Regina Sousa Ibiapina, Lisiane da Silva Chaves, Mara Andreia Alves Cunha, Marcos Fabricio Rodrigues da Costa, Nhabilla Fernanda Araújo SIlva, Joelson de Sousa Morais, Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da burguesia contra o analfabetismo, I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), Trabalho Completo
2017, , A prática de Pedagogos bem sucedidos: saberes e fazeres necessários à inserção no mercado de trabalho, Dia do Pedagogo,
2017, , Formação e desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal, XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE,
2017, , O cotidiano da prática pedagógica de professores hoje: entre o saber, o fazer e o compreender, Encontro Pedagógico para os professores da escola CEFA/COC,
2017, Fernanda de Sousa Prudêncio, Ana Karina Sousa Limeira, Rejane Cardoso Pereira, Andressa Layane dos Santos Sousa, Joelson de Sousa Morais, A indisciplina escolar entre ontem e hoje: repercussões e impactos na prática educativa, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, Resumo
2017, Frazia Regina Sousa Ibiapina, Lisiane da Silva Chaves, Mara Andreia Alves Cunha, Marcos Fabricio Rodrigues da Costa, Nhabilla Fernanda Araújo SIlva, Joelson de Sousa Morais, Implementação de Políticas Educacionais no Ensino Superior a partir da LDB nº9.394/96, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, Resumo
2017, Ana Karina Sousa Limeira, Andressa Layane dos Santos Sousa, Fernanda de Sousa Prudêncio, Rejane Cardoso Pereira, Joelson de Sousa Morais, A indisciplina escolar entre ontem e hoje: repercussões e impactos na prática educativa, I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), Trabalho Completo
2017, , O professor do século XXI: desafios e competências para ensinar na contemporaneidade, VII Jornada Científica FACEMA e IV Mostra de Iniação científica da Facema: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social,
2017, Andressa Layane dos Santos Sousa, Galeno Sampaio Fernandes, Joelson de Sousa Morais, A prática docente frente aos recursos tecnológicos na FACEMA, X EMHE-Encontro Maranhense de História da Educação, Resumo
2017, Andressa Layane dos Santos Sousa, Galeno Sampaio Fernandes, Joelson de Sousa Morais, A prática docente frente aos recursos tecnológicos na FACEMA, X EMHE-Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
2017, Frazia Regina Sousa Ibiapina, Lisiane da Silva Chaves, Mara Andreia Alves Cunha, Marcos Fabricio Rodrigues da Costa, Nhabilla Fernanda Araújo SIlva, Joelson de Sousa Morais, Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da Burguesia contra o analfabetismo, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, Resumo
2017, , A criação curricular no cotidiano de professoras iniciantes: outras facetas do vivido, XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE,
2017, , Dificuldades e desafios da prática docente diante da violência escolar, VII Jornada Científica FACEMA e IV Mostra de Iniação científica da Facema: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social,
2017, Joelson de Sousa Morais, As histórias formativas de professoras iniciantes e suas implicações no processo de profissionalização, I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), Trabalho Completo
2017, Francileia da Cruz Machado, Oziane Lima Conceição, Joanna D'arc Medeiros, Samara dos Reis Sousa, Tatiane Medeiros de Moura, Joelson de Sousa Morais, Os desafios encontrados pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, Resumo
2017, Francilete da Cruz Machado, Joelson de Sousa Morais, O professor do século XXI: desafios e competências para ensinar na contemporaneidade, VII Jornada Científica FACEMA e V Seminário Internacional FACEMA, Resumo
2017, , Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da Burguesia contra o analfabetismo, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil,
2017, , A prática docente frente aos recursos tecnológicos na FACEMA, X EMHE-Encontro Maranhense de História da Educação,
2017, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais, Formação e desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal, XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, Trabalho Completo
2017, Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Nadja Regina Sousa Magalhães, A criação curricular no cotidiano de professoras iniciantes: outras facetas do vivido, XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, Trabalho Completo
2017, Joelson de Sousa Morais, As histórias formativas de professoras iniciantes na escolha da profissão e suas implicações no cotidiano profissional, I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, Resumo
2017, , Política Pública da Jornada Ampliada a partir do Programa Mais Educação, XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE,
2017, Frazia Regina Sousa Ibiapina, Lisiane da Silva Chaves, Mara Andreia Alves Cunha, Marcos Fabricio Rodrigues da Costa, Nhabilla Fernanda Araújo SIlva, Joelson de Sousa Morais, Implementação de políticas educacionais no ensino superior a partir da LDB nº9.394/96, I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), Trabalho Completo
2017, Marcos Fabricio Rodrigues da Costa, Mara Andreia Alves Cunha, Joelson de Sousa Morais, Dificuldades e desafios da prática docente diante da violência escolar, VII Jornada Científica FACEMA e V Seminário Internacional FACEMA, Resumo
2017, , Ser Pedagogo hoje: demandas e necessidades da profissão, Dia do Pedagogo,
2016, , Políticas e práticas tecidas no cotidiano de professoras iniciantes: contributos da pesquisa e do PNAIC, III Seminário Nacional de Administração Educacional,
2016, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães, Experiências formativas no Brasil e em Portugal: educação integral, aprender a ensinar e profissionalização docente, XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Resumo
2016, , As políticas curriculares narradas por gestores escolares no processo de formação continuada, III Seminário Nacional de Administração Educacional,
2016, , Uma manifestação cultural popular religiosa: careta encanto da terra, I Seminário Internacional: memória cultural, educação, história e narrativas,
2016, Andressa Layane dos Santos Sousa, Lindalvina do Carmo Coelho, Joelson de Sousa Morais, O papel social da Universidade no progresso da sociedade, Fórum Internacional de Pedagogia, Resumo
2016, , Experiências formativas no Brasil e em Portugal: educação integral, aprender a ensinar e profissionalização docente, XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2016, Joelson de Sousa Morais, As implicações do currículo na (auto)formação e didática de professoras iniciantes, XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Resumo
2016, Joelson de Sousa Morais, As políticas curriculares narradas por gestores escolares no processo de formação continuada, III Seminário Nacional de Administração Educacional, Resumo
2016, Joelson de Sousa Morais, Políticas e práticas tecidas no cotidiano de professoras iniciantes: contributos da pesquisa e do PNAIC, III Seminário Nacional de Administração Educacional, Resumo
2016, , As implicações do currículo na (auto)formação e Didática de professores iniciantes, XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2015, , A construção dos saberes mediada pelas relações interpsicológicas de professoras em início de carreira, I Seminário de Psicologia da Educação da UEMA,
2014, , Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes, XXII EPENN-Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2014, , As narrativas do cotidiano de professores como construções epistemológicas na pesquisa em educação, VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica,
2014, , As narrativas (auto)biográficas do cotidiano mediando a autoformação na pesquisa com professores iniciantes, VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica,
2014, , A importância da Pesquisa e Extensão na Formação de Professores, A importância da Pesquisa e Extensão na Formação de Professores,
2014, , Formação de professores e práticas pedagógicas: tessituras e perspectivas com foco na profissionalização, XXII EPENN-Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2014, Joelson de Sousa Morais, As narrativas (auto)biográficas do cotidiano mediando a autoformação na pesquisa com professores iniciantes, VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Trabalho Completo
2014, Joelson de Sousa Morais, Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes, XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2014, Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais, As narrativas do cotidiano de professores como construções epistemológicas na pesquisa em educação, VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Trabalho Completo
2014, Joelson de Sousa Morais, Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes, XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2014, Deuzimar Costa Serra, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Formação de professores e práticas pedagógicas: tessituras e perspectivas com foco na profissionalização, XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2014, Deuzimar Costa Serra, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Formação de professores e práticas pedagógicas: tessituras e perspectivas com foco na profissionalização, XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2013, , A Formação do Pedagogo e a Gestão Democrática na interface com as Políticas Públicas, XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação,
2013, Joelson de Sousa Morais, A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de professores iniciantes, VII Colóquio Nacional da AFIRSE: seção brasileira: Educação, investigação e diversidade, Resumo
2013, Joelson de Sousa Morais, A pesquisa no cotidiano de Professores Iniciantes: algumas implicações das Narrativas (Auto)biográficas, VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: 'Currículo (re)construindo os sentidos de educação e ensino', Trabalho Completo
2013, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães, A Formação do Pedagogo e a Gestão Democrática na interface com as Políticas Públicas, XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Trabalho Completo
2013, , A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de Professores Iniciantes, VII Colóquio da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Cientifica em Educação-AFIRSE,
2013, , A pesquisa no cotidiano de Professores Iniciantes: algumas implicações das Narrativas (Auto)biográficas, VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: "Currículo: (re)construindo os sentidos de educação e ensino",
2012, Joelson de Sousa Morais, A Contrução da Subjetividade Docente na Formação Inicial: edificando pontes para o exercício de uma prática pedagógica de qualidade na educação escolar, XVI ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
2012, Joelson de Sousa Morais, O discurso da prática e a prática do discurso docente: viésses que se interrelacionam, IV FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia, Resumo
2012, , Elaboração de Monografia na Graduação: procedimentos e questões no processo de construção do conhecimento, Elaboração de Monografia na Graduação: procedimentos e questões no processo de construção do conhecimento,
2012, , A construção da subjetividade docente na formação inicial: edificando pontes para o exercício de uma prática pedagógica de qualidade na educação escolar, Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2012, , O discurso da prática e a prática do discurso docente: viéses que se interrelacionam, IV FIPED-Fórum Internacional de Pedagogia,
2012, Joelson de Sousa Morais, O discurso da prática e a prática do discurso docente: viéses que se interrelacionam, IV Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
2012, , Apresentação de TCC: estratégias e proposições com foco na qualidade, Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação,
2011, , A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos, X Congresso Nacional de Educação-EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE,
2011, , A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos, XI Seminário Temático de Pedagogia da UEMA,
2011, , O ofício do Pedagogo na escola de Ensino Médio: trajetórias desveladas, X Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia,
2011, Joelson de Sousa Morais, A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos, X Encontro Nacional de Educação-EDUCERE e I Seminário Internacional de Representação Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, Trabalho Completo
2010, Joelson de Sousa Morais, Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente, VI Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí, Trabalho Completo
2010, , Legislação Brasileira, I Encontro de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão,
2010, , Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente, VI Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí,
2010, , Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente, I Encontro de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão,
2010, , A prática avaliativa em sala de aula: reflexos na (de) formação do aluno, V Congresso Internacional em Avaliação Educacional,
2010, , A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente, V Congresso Internacional em Avaliação Educacional,
2010, , A Percepção dos Profissionais da Educação sobre a Lei nº 9.394/96: Educação Infantil, I Encontro de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão,
2010, Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais, A prática avaliativa na sala de aula: reflexos na (de)formação do aluno, V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, Trabalho Completo
2010, Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães, A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente, V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, Trabalho Completo
2010, Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães, A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente, V Congresso Internacional de Avaliação Educacional, Resumo
2010, Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais, A prática avaliativa em sala de aula: reflexos na (de) formação do aluno, V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, Resumo
Capítulos de livros (43)
2023, Poéticas da existência em narrativas outras de vida, experiência e pesquisaformação, Caminhos de pesquisaformação: abordagens narrativas e (auto)biográficas, Joelson de Sousa Morais
2022, Escritas de si e reflexividade em narrativas (auto)biográficas como metodologias de ensino na formação de professores, Formação docente e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades em múltiplos contextos, Joelson de Sousa Morais
2022, O diário como dispositivo metodológico numa pesquisa-formação narrativa (auto)biográfica, PESQUISA E FORMAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS, Joelson de Sousa Morais
2022, Narrar (auto)biograficamente: de um exercício do sensível às transformações intensivas, DIÁLOGOS ENTRECRUZADOS, MODOS DE NARRAR E PESQUISA-VIDA-FORMAÇÃO, Joelson de Sousa Morais, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
2022, As narrativas de formação no ensino superior como propostas avaliativas mediadas pelos diários escritos, PESQUISA E FORMAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS, Francisca Eudeilane da Silva Pereira, Joelson de Sousa Morais
2021, Da formação docente aos descaminhos da profissionalização no cenário político-econômico atual no Brasil, Entre pesquisas, experiências e formação na docência do Ensino Superior, Joelson de Sousa Morais
2021, Considerações sobre o brincar para o desenvolvimento da criança da educação infantil, Educação em foco: contribuições para o desenvolvimento da criança na educação infantil: volume 2, Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Maria Divina Ferreira Lima, Joelson de Sousa Morais
2021, Implementação de tecnologias digitais em escola pública municipal da cidade de Pedreiras-MA: desafios e perspectivas das metodologias ativas, Educação, tecnologias e sociedade, Evaldo Augusto Sousa Monteiro, Joelson de Sousa Morais
2021, As narrativas de formação no Ensino Superior como propostas avaliativas mediadas pelos diários escritos, Entre pesquisas, experiências e formação na docência do Ensino Superior, Joelson de Sousa Morais, Francisca Eudeilane da Silva Pereira
2021, A prática reflexiva na formação inicial de professores à luz de narrativas (auto)biográficas: lições de uma experiência na pandemia, Didática e formação de professores: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática, Joelson de Sousa Morais
2021, Potencialidades da inclusão digital e das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar, Educação, tecnologias e sociedade, Rayanne Marques Santana Rocha, Joelson de Sousa Morais
2021, A REINVENÇÃO DE SI PELAS ESCRITAS NARRATIVAS DE PESQUISAFORMAÇÃO TECENDO SUBJETIVIDADES DO SER PROFESSOR PESQUISADOR-NARRADOR, EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE: diálogos sobre ser professor, Joelson de Sousa Morais
2021, O lugar das políticas na formação e no desenvolvimento profissional docente, Compromissos, desafios e retrocessos das políticas públicas educacionais na formação e no desenvolvimento profissional, Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
2021, A integração entre escola, família e saúde para a inclusão socioeducacional do sujeito com TEA, Transtorno do Espectro Autista: uma parte de mim, não o todo: o acompanhamento psicossoocioeducacional e em saúde, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Lailson das Chagas Santos, Ana Célia Pereira Damasceno de Macedo, Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais, Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Melissa Torres Soares Rabêlo
2021, Educação como direitos humanos no contexto da pandemia da covid-19: pesquisa (auto)biográfica com professores(as) da educação básica, COVID-19: efeitos e estratégias no embate ao Coronavírus: volume 1, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha
2021, O caráter emancipatório da alfabetização de jovens, adultos e idosos em Paulo Freire: tecendo alguns fios, Temas contemporâneos em educação: pesquisa, formação docente e práticas educativas, Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Antônia Edna Brito, Joelson de Sousa Morais
2021, A formação de professores e a desprofissionalização em um contexto de transformações, Compromissos, desafios e retrocessos das políticas públicas educacionais na formação e no desenvolvimento profissional, Elyda Cristina de Souza Nunes, Francisca Eudeilane da Silva Pereira, Joelson de Sousa Morais
2021, INDÍCIOS DE REFLEXIVIDADE (AUTO) BIOGRÁFICA EM EXPERIÊNCIAS NARRATIVAS DE PESQUISAFORMAÇÃO COM PROFESSORES/AS PESQUISADORES/AS, ESCRITAS DE SI E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ensaios (auto)biográficos de professores/narradores, Joelson de Sousa Morais, BRAGANÇA, INÊS FERREIRA DE SOUZA, Prado, Guilherme do Val Toledo
2021, PRODUZINDO (RE)EXISTÊNCIAS EM TEMPOS IMPENSÁVEIS: ESBOÇO DE UMA APRESENTAÇÃO, ESCRITAS DE SI E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ensaios (auto)biográficos de professores/narradores, Joelson de Sousa Morais, Prado, Guilherme do Val Toledo, Araujo, Francisco Antonio Machado
2020, O Estágio Supervisionado na Educação Infantil: uma reflexão das narrativas produzidas pelas alunas, Processos educativos na Educação Infantil, Joelson de Sousa Morais, Francisca Eudeilane da Silva Pereira
2020, Dos meus itinerários formativos ao memorial de formação: viagens ao passado, Memoriais, pesquisaformação e modos outros de escrita acadêmica, Joelson de Sousa Morais
2020, Os processos de formação tecidos nos diários narrativos de estudantes de Pedagogia, Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com formação docente, Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães
2020, Uma pedagogia narrativa na docência universitária: experiências, desafios e possibilidades em vista de uma epistemologia da formação, Práticas educativas em diferentes contextos de aprendizagem e desenvolvimento, Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Dilmar Rodrigues da Silva Júnior
2020, A avaliação da aprendizagem no contexto do Ensino Superior: implicações na prática docente, Educação e Formação Humana: práticas de enfrentamento em tempos de crise, Joelson de Sousa Morais, Maria Noraneide Rodrigues do Nascimento, Francisca Eudeilane da Silva Pereira
2020, A articulação entre formação de pedagogos, desenvolvimento profissional docente e o TDAH: desafios e possibilidades, Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com formação docente, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães, Andressa Graziele Brandt
2020, Tensões e reflexões sobre o estágio supervisionado nos cursos de formação de professores, Estágio Supervisionado: configurações e análises na formação de professores, Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Joelson de Sousa Morais, Antonia Maria Cardoso e Silva
2019, A avaliação da teoria-prática em estágio supervisionado na formação inicial docente, Ensino e aprendizagem como unidade dialética 2, Maria Noraneide Rodrigues do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Maria Gleice Rodrigues
2019, Os/as professores/as iniciantes e a aprendizagem da docência no contexto das políticas curriculares, Pesquisa em educação e formação humana: políticas públicas, currículo e financiamento da educação, Joelson de Sousa Morais
2019, A Epistemologia da Complexidade na compreensão das narrativas de professoras iniciantes, Práticas investigativas em educação:correlações entre formação e ensino, Joelson de Sousa Morais
2019, A aprendizagem da docência em um cenário de mudanças, Educação e formação humana: dos debates ao sentir e agir como possibilidade de compreensão e superação da realidade brasileira, Joelson de Sousa Morais
2019, Implicações das narrativas de professoras iniciantes no cortidiano do aprender a ensinar, Pesquisas interdisciplinares sobre formação e práticas educativas nos contextos socioeducacional, saúde e direito, Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
2019, Os impactos das novas políticas curriculares na didática e profissionalidade de professoras iniciantes, Ensino e aprendizagem como unidade dialética, Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Nadja Regina Sousa Magalhães
2019, A constituição das identidades de professoras iniciantes: tecendo uma desafiante e provocativa aventura, Práticas docentes no ensino superior: jardim de saberes profissionais dos professores, Joelson de Sousa Morais
2019, Narrativas e experiências formadoras: o conhecimento de si no curso de Pedagogia, Educação, ensino e formação profissional: desafios e perspectivas, Joelson de Sousa Morais
2019, O estágio supervisionado como iniciação ao desenvolvimento profissional de Pedagogos egressos do curso de Pedagogia, Formação, Desenvolvimento Profissional e profissionalização em contextos de mudanças, Joelson de Sousa Morais
2018, A aprendizagem da língua espanhola pelos Jovens, Adultos e Idosos no Projeto "Puertas Abiertas para el Mundo Hispano", Saberes, memórias e experiências em EJAI, Thatiana Neves Carneiro, Joelson de Sousa Morais
2018, Os currículos praticados e (re)criados no cotidiano de professoras iniciantes, Grandes temas da educação nacional 2, Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Nadja Regina Sousa Magalhães
2018, Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos: uma constribuição da UEMA para a formação de professores, Saberes, memórias e experiências em EJAI, Deuzimar Costa Serra, Terezinha de Jesus Amaral da Silva, Joelson de Sousa Morais
2018, As conversas como instrumento de investigação no cotidiano de professoras iniciantes, A formação docente e a prática educativa: mediações pelos saberes da pesquisa, Joelson de Sousa Morais
2017, A tessitura de Saberes de Professoras Iniciantes à luz da pesquisa e do PNAIC, As práticas na docência: ensino, pesquisa e construção de saberes, Joelson de Sousa Morais
2017, Adolescente em conflito com a lei: da prática do ato infracional ao processo socioeducativo e a atuação do Assistente Social, Serviço Social: saberes e práticas profissionais, Vanuza Braz Oliveira, Viviane Andrade Lima, Giorge André Lando, Rodrigo Santos Cruz, Tiago Leal Catunda Martins, Joelson de Sousa Morais
2016, As práticas formativas à luz da Didática: repercussões no desenvolvimento profissional, A professoralidade e as práticas da docência: identidade, saberes e desenvolvimento profissional, Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais
2015, A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de professores iniciantes, Pesquisa em educação: unidade na diversidade, Joelson de Sousa Morais
Livros (7)
2022, DIÁLOGOS ENTRECRUZADOS, MODOS DE NARRAR E PESQUISA-VIDA-FORMAÇÃO, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Sol Silva Brito, Joelson de Sousa Morais, Juliana Vieira
2022, Formação docente e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades em múltiplos contextos, Joelson de Sousa Morais, Cristiane Dias Martins da Costa, Lucinete Fernandes Vilanova
2021, Compromissos, desafios e retrocessos das políticas públicas educacionais na formação e no desenvolvimento profissional, Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Nadja Regina Sousa Magalhães, Andressa Graziele Brandt
2021, Escritas de si e desenvolvimento profissional docente: ensaios (auto)biográficos de professores/narradores, Joelson de Sousa Morais, Guilherme do Val Toledo Prado, Francisco Antonio Machado Araújo
2021, Entre pesquisas, experiências e formação na docência do Ensino Superior, Joelson de Sousa Morais, Francisca Eudeilane da Silva Pereira
2019, Educação, ensino e formação profissional: desafios e perspectivas, Joelson de Sousa Morais, Estélio Silva Barbosa, Mariangela Santana Guimarães Santos
2019, Pesquisas interdisciplinares sobre formação e práticas educativas nos contextos socioeducacional, saúde e direito, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Andressa Graziele Brandt, Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais
Trabalho de conclusão de curso (18)
Relações de gênero na escola: uma investigação da prática docente, JOELSON BRITO DA SILVA , 04/2022
EDUCAÇÃO DAS VIRTUDES: A RELAÇÃO DOS VALORES COM A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL , ARIANE VANESSA RODRIGUES DA SILVA , 08/2022
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL , MARIA SUZANE DA SILVA TORRES , 08/2022
OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, LEIDE DAIANA DA SILVA RODRIGUES , 07/2023
A MÚSICA INFANTIL NA TURMA DE 2º ANO NA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA CATARINA MOREIRA, NO MUNICIPIO DE CODÓ-MA, MARIA DAS GRAÇAS SILVA VIANA , 07/2023
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INFANTIL: Segundo a concepção interacionista, SILMARA OLIVEIRA DOS ANJOS SOUSA , 07/2023
A LEITURA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA-CODÓ: algumas implicações das narrativas (auto)biográficas, SEBASTIANA FRANCISCA REIS MARTINS , 07/2023
MEMÓRIAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um relato (auto)biográfico das interações e dos processos de aprender pelo brincar, SAYURE MUNIZ DE ASSIS , 12/2023
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo de uma escolamultisseriada no município de Codó - MA, RAIMUNDA DO CARMO OLIVEIRA , 04/2024
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo de uma escola multisseriada no município de Codó – MA, RAIMUNDA DO CARMO OLIVEIRA , 04/2024
AS METODOLOGIAS COM O ENSINO DE MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, JOSEANA DOS SANTOS MENDES FREITAS , 04/2024
AS METODOLOGIAS COM O ENSINO DE MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, JOSEANA DOS SANTOS MENDES FREITAS , 04/2024
EDUCAÇÃO DO CAMPO: MEMÓRIAS DE LUTAS, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA COMUNIDADE RURAL BOQUEIRÃO DOS VIEIRAS NO MUNICÍPIO DE CODÓ- MA, ELZENIR VIEIRA DE SOUSA , 04/2024
EDUCAÇÃO DO CAMPO: MEMÓRIAS DE LUTAS, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA COMUNIDADE RURAL BOQUEIRÃO DOS VIEIRAS NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA, ELZENIR VIEIRA DE SOUSA , 04/2024
FATORES E MOTIVAÇÕES QUE CAUSAM A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI) NO ESPAÇO DA ESCOLA MUNICIPAL AMÉRICA I AMEXO I CRECHE UNIÃO: narrativas docentes, LELIANE SILVA VIANA , 04/2024
FATORES E MOTIVAÇÕES QUE CAUSAM A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI): NO ESPAÇO DA ESCOLA MUNICIPAL AMERICA I ANEXO I CRECHE UNIÂO: narrativas docentes, LELIANE SILVA VIANA , 04/2024
EDUCAÇÃO DO CAMPO: contexto de vivências significativas na Escola Municipal Santa Cruz em Coroatá-MA, FRANCISCO NUNES ABREU , 04/2024
EDUCAÇÃO DO CAMPO: contexto de vivências significativas na Escola Municipal Santa Cruz em Coroatá-MA, FRANCISCO NUNES ABREU , 04/2024
fim do conteúdo