Publicação em eventos (150)
|
2023,
, Form(a)ção docente e as intersecções das narrativas com as memórias, as linguagens e os espaços,
XVII Encontro Humanístico da UFMA,
|
2023,
Francisca Eudeilane da Silva Pereira, Joelson de Sousa Morais, Narrativas docentes sobre práticas avaliativas de matemática no ensino fundamental,
II Congresso Nacional de Avaliação para Aprendizagem (CONAAP), Trabalho Completo
|
2023,
, Políticas públicas educacionais em narrativas de estudantes de pedagogia: reflexões a partir de manchetes jornalísticas,
III Colóquio do do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED),
|
2023,
, Políticas públicas para educação superior: desafios da atualidade,
III Colóquio do do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED),
|
2023,
Joelson de Sousa Morais, Políticas públicas educacionais em narrativas de estudantes de pedagogia: reflexões a partir de manchetes jornalísticas,
III Colóquio do PPGFOPRED: Políticas Públicas para a Educação Superior, Resumo
|
2023,
, Impactos e consequências da apropriação cultural no âmbito escolar,
XIV SIMPARFOR-Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI,
|
2023,
Joelson de Sousa Morais, Experiência na pandemia com narrativas (auto)biográficas,
XXI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
|
2023,
, Modos de fazer pesquisa inovadora a partir da (re) desconstrução metodológica,
IX Seminário de Pesquisa Interdisciplinar em Cultura e Sociedade,
|
2023,
, Narrativas docentes sobre práticas avaliativas de matemática no ensino fundamental,
II Congresso Nacional de Avaliação para Aprendizagem-II CONAAP,
|
2022,
, A Didática entre conhecimentos, experiências e processos formativos no curso de Pedagogia,
XXI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
|
2022,
, Narrativas de professoras iniciantes construindo uma educação outra possível na pandemia,
XIII Seminário Nacional de Formação de Professores (ANFOPE),
|
2022,
Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança, Movimentos de formação docente: narrativas de professoras iniciantes na pandemia,
XI Seminário Internacional As redes educativas as tecnologias: docentes, na resistência e na criação, Resumo
|
2022,
Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança, Narrativas de professoras iniciantes construindo uma educação outra possível na pandemia,
XIII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), Resumo
|
2022,
, Movimentos de formação docente: narrativas de professoras iniciantes na pandemia,
XI Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias: Docentes, na resistência e na criação,
|
2021,
, Professoras iniciantes: potencialidades e desafios,
Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
|
2021,
, A experiência da escrita narrativa nos movimentos de uma pesquisaformação com professores/as iniciantes,
IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA),
|
2021,
, Experiências instituintes de tessitura narrativa no grupo interinstitucional de pesquisaformação polifonia,
I Encontro Regional Sudeste da BIOgraph,
|
2021,
, O desenvolvimento profissional docente no Ensino Superior em um contexto de incertezas,
PROFACON - Programa de Formação Continuada da FATEPI/FAESPI,
|
2021,
, Sobre espaços/tempos outros de composição narrativa no meio virtual: possibilidades formativas na pandemia,
IX CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica,
|
2020,
, A escrita narrativa e suas dimensões formativas no encontro consigo e com o outro em período de pandemia,
Webnário Linguagens e Códigos,
|
2020,
, Epistemologia da prática e os saberes docentes,
Projeto de Extensão conversando sobre educação: olhares plurais,
|
2020,
, A articulação entre formação de pedagogos, desenvolvimento profissional docente e o TDAH: desafios e possibilidades,
XX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
|
2020,
, Infâncias: espaços crianceiros,
Infâncias: espaços crianceiros,
|
2020,
Nadja Regina Sousa Magalhães, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, A formação docente na educação integral e(m) tempo integral: um caminho possível de emancipação?,
XIV EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, Resumo
|
2020,
, Formar professores/as no contexto da Educação & Diversidade: desafios e possibilidades,
Formação online para alunos do curso de Pedagogia da UEMA,
|
2020,
, Os diferentes modos de aprender e ensinar no cenário atual,
Encontro Pedagógico da escola CEFA/COC,
|
2020,
Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães, As políticas educativas e suas reverberações na formação e profissionalidade de professores da Educação Básica,
XIV EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, Resumo
|
2020,
Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Inês Ferreira de Souza Bragança, Marcas da temporalidade narrativa nas experiências do vivivo em processos de inserção profissional docente,
XIV EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, Resumo
|
2020,
, Memória, tempo e narrativa no pensamento filosófico de Paul Ricoeur,
6º Encontro do CICLOPE/UNICAMP,
|
2020,
, Possibilidades didático-metodológicas de aprender e ensinar em período de pandemia,
Live formativa do curso de Pedagogia da FAI,
|
2020,
, As tipologias narrativas na pesquisaformação,
Webnar do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE/UFPI),
|
2019,
, As histórias de vida de professoras iniciantes no processo de constituição da docência,
VII Seminário Vozes da Educação,
|
2019,
Andressa Layane dos Santos Sousa, Mayane de Sousa Ferreira, Joelson de Sousa Morais, História do ensino socioemocional: os benefícios da disciplina para alunos e professores do 4º ano do CEFA,
XII Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
|
2019,
, A escrita como companheira: a pesquisa narrativa como experiência para a professora que escreve sobre o seu cotidiano na escola,
A pesquisa Narrativa como experiência,
|
2019,
, A cultura da aula e a aula da cultura escolar: perspectiva inter, multi e transdisciplinar,
A cultura da aula e a aula da cultura escolar: perspectiva inter, multi e transdisciplinar,
|
2019,
, A narrativa como experiência ressignificada no tempo,
VII Seminário Vozes da Educação,
|
2019,
, Marcas da temporalidade narrativa nas experiências do vivivo em processos de inserção profissional docente,
XIV Encontro Nacional de Educação (EDUCERE) e V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE),
|
2019,
, Dispositivos metodológicos na pesquisa narrativa em educação: entre o diário, a roda de conversa, a entrevista narrativa e o memorial de formação,
X Colóquio Nacional da AFIRSE,
|
2019,
Joelson de Sousa Morais, Andressa Layane dos Santos Sousa, Uma tessitura histórica do ser professora em início de carreira: rememorar um passado, fazendo-se no presente,
XII Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
|
2019,
Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança, As histórias de vida de professoras iniciantes no processo de constituição da docência,
VII Seminário Vozes da Educação, Trabalho Completo
|
2019,
, A formação docente na educação integral e(m) tempo integral: um caminho possível de emancipação?,
XIV Encontro Nacional de Educação (EDUCERE) e V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE),
|
2019,
Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança, A narrativa como experiência ressignificada no tempo,
VII Seminário Vozes da Educação, Trabalho Completo
|
2019,
, Ciclo de vida e desenvolvimento profissional de professores/as iniciantes,
Turma de Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UNICAMP),
|
2019,
, As narrativas de formação no ensino superior como propostas avaliativas mediadas pelos diários escritos,
X Colóquio Nacional da AFIRSE,
|
2019,
, A aprendizagem do ser professor(a) iniciante em um cenário de mudanças,
Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
|
2019,
, O processo de tornar-se professor/a e a aprendizagem da profissão na sociedade contemporânea,
Formação para estudantes de Graduação da FE/Unicamp,
|
2018,
, Os principais desafios curriculares na formação do Pedagogo na atualidade,
II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
|
2018,
, A atuação das mulheres docentes na educação primária brasileira no século XIX,
II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
|
2018,
, Avaliação da Aprendizagem: concepções de alunas negras de pedagogia sobre o ato avaliativo no ensino regular,
II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
|
2018,
, Avaliação da teoria-prática em estágio supervisionado na formação inicial docente,
XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
|
2018,
, A Memória Narrativa como dispositivo de (auto)aprendizagem e formação docente,
II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
|
2018,
, Os/as professores/as iniciantes e a aprendizagem da docência no contexto das políticas curriculares,
I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana-EDUFOH,
|
2018,
, Os impactos das novas políticas curriculares na didática de professoras iniciantes,
XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
|
2018,
, A formação de professores iniciantes no contexto de gênero e sexualidade: desafios curriculares na contemporaneidade,
II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
|
2018,
Maria Noraneide Rodrigues do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Avaliação da teoria-prática em estágio supervisionado na formação inicial docente,
XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
|
2018,
, Histórias e Memórias de Estudantes de Pedagogia e suas potencialidades (auto)formadoras,
XI Encontro Maranhense de História da Educação,
|
2018,
, A prática cotidiana de professoras iniciantes: entre a regulação e a transgressão (re)criadora,
II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente,
|
2018,
, Estágio Curricular da teoria à prática: ação-reflexão da formação e do trabalho docente,
X Semana de Pedagogia da UEMA (Campus Bacabal),
|
2018,
Andressa Layane dos Santos Sousa, Galeno Sampaio Fernandes, Joelson de Sousa Morais, A profissão docente no ensino superior: do passado aos desafios da prática pedagógica contemporânea,
XI Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
|
2018,
, Formação Docente: perspectivas em debate,
III Semana Acadêmica Interdisciplinar,
|
2018,
, Os memoriais de formação como recurso metodológico avaliativo no Ensino Superior,
I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana-EDUFOH,
|
2018,
Joelson de Sousa Morais, Andressa Layane dos Santos Sousa, Histórias e Memórias de Estudantes de Pedagogia e suas potencialidades (auto)formadoras,
XI Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
|
2018,
, Análise histórica, artística e cultural da dança do Bumba Meu Boi no Maranhão,
Projeto "Resgate da cultura popular e a reconstrução da identidade, tradição e valorização social do festejo junino maranhense,
|
2018,
, Os impactos das políticas educacionais: uma análise da educação integral e da didática na formação e profissionalidade de professoras iniciantes,
XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
|
2018,
, A profissão docente no ensino superior: do passado aos desafios da prática pedagógica contemporânea,
XI Encontro Maranhense de História da Educação,
|
2018,
, Avaliação no estágio supervisionado, docência superior e ensino de Ciências no Ensino Fundamental: implicações interdisciplinares,
XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
|
2018,
, Estágio Supervisionado como contexto formativo do Pedagogo,
Seminário Integrador do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia,
|
2018,
Joelson de Sousa Morais, Os impactos das novas políticas curriculares na didática de professoras iniciantes,
XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
|
2017,
Andressa Layane dos Santos Sousa, Galeno Sampaio Fernandes, Joelson de Sousa Morais, Histórico da Formação de Professores sob a análise da trajetória da Lei de Diretrizes e Bases da Educaional Nacional,
I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, Resumo
|
2017,
, Roda de Mestres Refletindo a Formação Docente em Nível Superior,
Roda de Mestres Refletindo a Formação Docente em Nível Superior,
|
2017,
, As histórias formativas de professoras iniciantes na escolha da profissão e suas implicações no cotidiano profissional,
I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil,
|
2017,
, O currículo escolar integrado à avaliação: possibilidades para o aprender e ensinar com qualidade,
Semana Pedagógica da SEMECTI-Codó-MA,
|
2017,
, Implementação de Políticas Educacionais no Ensino Superior a partir da LDB nº9.394/96,
I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil,
|
2017,
Nadja Regina Sousa Magalhães, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Política Pública da Jornada Ampliada a partir do Programa Mais Educação,
XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, Trabalho Completo
|
2017,
, A indisciplina escolar entre ontem e hoje: repercussões e impactos na prática educativa,
I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil,
|
2017,
Frazia Regina Sousa Ibiapina, Lisiane da Silva Chaves, Mara Andreia Alves Cunha, Marcos Fabricio Rodrigues da Costa, Nhabilla Fernanda Araújo SIlva, Joelson de Sousa Morais, Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da burguesia contra o analfabetismo,
I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), Trabalho Completo
|
2017,
, A prática de Pedagogos bem sucedidos: saberes e fazeres necessários à inserção no mercado de trabalho,
Dia do Pedagogo,
|
2017,
, Formação e desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal,
XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE,
|
2017,
, O cotidiano da prática pedagógica de professores hoje: entre o saber, o fazer e o compreender,
Encontro Pedagógico para os professores da escola CEFA/COC,
|
2017,
Fernanda de Sousa Prudêncio, Ana Karina Sousa Limeira, Rejane Cardoso Pereira, Andressa Layane dos Santos Sousa, Joelson de Sousa Morais, A indisciplina escolar entre ontem e hoje: repercussões e impactos na prática educativa,
I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, Resumo
|
2017,
Frazia Regina Sousa Ibiapina, Lisiane da Silva Chaves, Mara Andreia Alves Cunha, Marcos Fabricio Rodrigues da Costa, Nhabilla Fernanda Araújo SIlva, Joelson de Sousa Morais, Implementação de Políticas Educacionais no Ensino Superior a partir da LDB nº9.394/96,
I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, Resumo
|
2017,
Ana Karina Sousa Limeira, Andressa Layane dos Santos Sousa, Fernanda de Sousa Prudêncio, Rejane Cardoso Pereira, Joelson de Sousa Morais, A indisciplina escolar entre ontem e hoje: repercussões e impactos na prática educativa,
I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), Trabalho Completo
|
2017,
, O professor do século XXI: desafios e competências para ensinar na contemporaneidade,
VII Jornada Científica FACEMA e IV Mostra de Iniação científica da Facema: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social,
|
2017,
Andressa Layane dos Santos Sousa, Galeno Sampaio Fernandes, Joelson de Sousa Morais, A prática docente frente aos recursos tecnológicos na FACEMA,
X EMHE-Encontro Maranhense de História da Educação, Resumo
|
2017,
Andressa Layane dos Santos Sousa, Galeno Sampaio Fernandes, Joelson de Sousa Morais, A prática docente frente aos recursos tecnológicos na FACEMA,
X EMHE-Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
|
2017,
Frazia Regina Sousa Ibiapina, Lisiane da Silva Chaves, Mara Andreia Alves Cunha, Marcos Fabricio Rodrigues da Costa, Nhabilla Fernanda Araújo SIlva, Joelson de Sousa Morais, Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da Burguesia contra o analfabetismo,
I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, Resumo
|
2017,
, A criação curricular no cotidiano de professoras iniciantes: outras facetas do vivido,
XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE,
|
2017,
, Dificuldades e desafios da prática docente diante da violência escolar,
VII Jornada Científica FACEMA e IV Mostra de Iniação científica da Facema: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social,
|
2017,
Joelson de Sousa Morais, As histórias formativas de professoras iniciantes e suas implicações no processo de profissionalização,
I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), Trabalho Completo
|
2017,
Francileia da Cruz Machado, Oziane Lima Conceição, Joanna D'arc Medeiros, Samara dos Reis Sousa, Tatiane Medeiros de Moura, Joelson de Sousa Morais, Os desafios encontrados pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos,
I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, Resumo
|
2017,
Francilete da Cruz Machado, Joelson de Sousa Morais, O professor do século XXI: desafios e competências para ensinar na contemporaneidade,
VII Jornada Científica FACEMA e V Seminário Internacional FACEMA, Resumo
|
2017,
, Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da Burguesia contra o analfabetismo,
I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil,
|
2017,
, A prática docente frente aos recursos tecnológicos na FACEMA,
X EMHE-Encontro Maranhense de História da Educação,
|
2017,
Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais, Formação e desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal,
XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, Trabalho Completo
|
2017,
Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Nadja Regina Sousa Magalhães, A criação curricular no cotidiano de professoras iniciantes: outras facetas do vivido,
XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, Trabalho Completo
|
2017,
Joelson de Sousa Morais, As histórias formativas de professoras iniciantes na escolha da profissão e suas implicações no cotidiano profissional,
I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, Resumo
|
2017,
, Política Pública da Jornada Ampliada a partir do Programa Mais Educação,
XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE,
|
2017,
Frazia Regina Sousa Ibiapina, Lisiane da Silva Chaves, Mara Andreia Alves Cunha, Marcos Fabricio Rodrigues da Costa, Nhabilla Fernanda Araújo SIlva, Joelson de Sousa Morais, Implementação de políticas educacionais no ensino superior a partir da LDB nº9.394/96,
I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), Trabalho Completo
|
2017,
Marcos Fabricio Rodrigues da Costa, Mara Andreia Alves Cunha, Joelson de Sousa Morais, Dificuldades e desafios da prática docente diante da violência escolar,
VII Jornada Científica FACEMA e V Seminário Internacional FACEMA, Resumo
|
2017,
, Ser Pedagogo hoje: demandas e necessidades da profissão,
Dia do Pedagogo,
|
2016,
, Políticas e práticas tecidas no cotidiano de professoras iniciantes: contributos da pesquisa e do PNAIC,
III Seminário Nacional de Administração Educacional,
|
2016,
Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães, Experiências formativas no Brasil e em Portugal: educação integral, aprender a ensinar e profissionalização docente,
XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Resumo
|
2016,
, As políticas curriculares narradas por gestores escolares no processo de formação continuada,
III Seminário Nacional de Administração Educacional,
|
2016,
, Uma manifestação cultural popular religiosa: careta encanto da terra,
I Seminário Internacional: memória cultural, educação, história e narrativas,
|
2016,
Andressa Layane dos Santos Sousa, Lindalvina do Carmo Coelho, Joelson de Sousa Morais, O papel social da Universidade no progresso da sociedade,
Fórum Internacional de Pedagogia, Resumo
|
2016,
, Experiências formativas no Brasil e em Portugal: educação integral, aprender a ensinar e profissionalização docente,
XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
|
2016,
Joelson de Sousa Morais, As implicações do currículo na (auto)formação e didática de professoras iniciantes,
XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Resumo
|
2016,
Joelson de Sousa Morais, As políticas curriculares narradas por gestores escolares no processo de formação continuada,
III Seminário Nacional de Administração Educacional, Resumo
|
2016,
Joelson de Sousa Morais, Políticas e práticas tecidas no cotidiano de professoras iniciantes: contributos da pesquisa e do PNAIC,
III Seminário Nacional de Administração Educacional, Resumo
|
2016,
, As implicações do currículo na (auto)formação e Didática de professores iniciantes,
XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
|
2015,
, A construção dos saberes mediada pelas relações interpsicológicas de professoras em início de carreira,
I Seminário de Psicologia da Educação da UEMA,
|
2014,
, Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes,
XXII EPENN-Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
|
2014,
, As narrativas do cotidiano de professores como construções epistemológicas na pesquisa em educação,
VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica,
|
2014,
, As narrativas (auto)biográficas do cotidiano mediando a autoformação na pesquisa com professores iniciantes,
VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica,
|
2014,
, A importância da Pesquisa e Extensão na Formação de Professores,
A importância da Pesquisa e Extensão na Formação de Professores,
|
2014,
, Formação de professores e práticas pedagógicas: tessituras e perspectivas com foco na profissionalização,
XXII EPENN-Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
|
2014,
Joelson de Sousa Morais, As narrativas (auto)biográficas do cotidiano mediando a autoformação na pesquisa com professores iniciantes,
VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Trabalho Completo
|
2014,
Joelson de Sousa Morais, Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes,
XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
|
2014,
Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais, As narrativas do cotidiano de professores como construções epistemológicas na pesquisa em educação,
VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Trabalho Completo
|
2014,
Joelson de Sousa Morais, Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes,
XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
|
2014,
Deuzimar Costa Serra, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Formação de professores e práticas pedagógicas: tessituras e perspectivas com foco na profissionalização,
XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
|
2014,
Deuzimar Costa Serra, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Formação de professores e práticas pedagógicas: tessituras e perspectivas com foco na profissionalização,
XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
|
2013,
, A Formação do Pedagogo e a Gestão Democrática na interface com as Políticas Públicas,
XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação,
|
2013,
Joelson de Sousa Morais, A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de professores iniciantes,
VII Colóquio Nacional da AFIRSE: seção brasileira: Educação, investigação e diversidade, Resumo
|
2013,
Joelson de Sousa Morais, A pesquisa no cotidiano de Professores Iniciantes: algumas implicações das Narrativas (Auto)biográficas,
VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: 'Currículo (re)construindo os sentidos de educação e ensino', Trabalho Completo
|
2013,
Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães, A Formação do Pedagogo e a Gestão Democrática na interface com as Políticas Públicas,
XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Trabalho Completo
|
2013,
, A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de Professores Iniciantes,
VII Colóquio da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Cientifica em Educação-AFIRSE,
|
2013,
, A pesquisa no cotidiano de Professores Iniciantes: algumas implicações das Narrativas (Auto)biográficas,
VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: "Currículo: (re)construindo os sentidos de educação e ensino",
|
2012,
Joelson de Sousa Morais, A Contrução da Subjetividade Docente na Formação Inicial: edificando pontes para o exercício de uma prática pedagógica de qualidade na educação escolar,
XVI ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
|
2012,
Joelson de Sousa Morais, O discurso da prática e a prática do discurso docente: viésses que se interrelacionam,
IV FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia, Resumo
|
2012,
, Elaboração de Monografia na Graduação: procedimentos e questões no processo de construção do conhecimento,
Elaboração de Monografia na Graduação: procedimentos e questões no processo de construção do conhecimento,
|
2012,
, A construção da subjetividade docente na formação inicial: edificando pontes para o exercício de uma prática pedagógica de qualidade na educação escolar,
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
|
2012,
, O discurso da prática e a prática do discurso docente: viéses que se interrelacionam,
IV FIPED-Fórum Internacional de Pedagogia,
|
2012,
Joelson de Sousa Morais, O discurso da prática e a prática do discurso docente: viéses que se interrelacionam,
IV Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
|
2012,
, Apresentação de TCC: estratégias e proposições com foco na qualidade,
Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação,
|
2011,
, A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos,
X Congresso Nacional de Educação-EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE,
|
2011,
, A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos,
XI Seminário Temático de Pedagogia da UEMA,
|
2011,
, O ofício do Pedagogo na escola de Ensino Médio: trajetórias desveladas,
X Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia,
|
2011,
Joelson de Sousa Morais, A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos,
X Encontro Nacional de Educação-EDUCERE e I Seminário Internacional de Representação Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, Trabalho Completo
|
2010,
Joelson de Sousa Morais, Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente,
VI Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí, Trabalho Completo
|
2010,
, Legislação Brasileira,
I Encontro de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão,
|
2010,
, Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente,
VI Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí,
|
2010,
, Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente,
I Encontro de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão,
|
2010,
, A prática avaliativa em sala de aula: reflexos na (de) formação do aluno,
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional,
|
2010,
, A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente,
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional,
|
2010,
, A Percepção dos Profissionais da Educação sobre a Lei nº 9.394/96: Educação Infantil,
I Encontro de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão,
|
2010,
Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais, A prática avaliativa na sala de aula: reflexos na (de)formação do aluno,
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, Trabalho Completo
|
2010,
Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães, A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente,
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, Trabalho Completo
|
2010,
Joelson de Sousa Morais, Nadja Regina Sousa Magalhães, A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente,
V Congresso Internacional de Avaliação Educacional, Resumo
|
2010,
Nadja Regina Sousa Magalhães, Joelson de Sousa Morais, A prática avaliativa em sala de aula: reflexos na (de) formação do aluno,
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, Resumo
|