Ir para acessibilidade
Foto do docente ROSYANE DE MORAES MARTINS DUTRA

ROSYANE DE MORAES MARTINS DUTRA

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (2)
03/2018 GRUPO DE ESTUDOS INFANCIA E BRINCADEIRAS,
02/2022 GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INFÂNCIA E BRINCADEIRAS,
Artigos (13)
2023, Infância isolada: política pública para a profilaxia da lepra no Maranhão (1930-1950), ISSN: 19840411
2023, ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA NA PROVÍNCIA DO MARANHÃO: A IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA (1850-1880), ISSN: 25962876
2023, A EDUCAÇÃO FEMININA NO MARANHÃO IMPERIAL: A INFÂNCIA DAS MENINAS NO ASILO SANTA TERESA (1850-1870), ISSN: 23588322
2023, ENTRE ABAYOMIS E BAOBÁS, AS CRIANÇAS ESCUTAM HISTÓRIAS: PRÁTICAS DE CONTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO LUÍS-MA, ISSN: 23588322
2022, A LUTA PELOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA: ENTRE POLÍTICAS E PESQUISAS, ISSN: 27635473
2022, Infância e saberes quilombolas: participação das crianças e cultura lúdica no quilombo de Ariquipá ? MA, ISSN: 23189282
2022, 'MEMÓRIAS DE LUCIA': AS BRINCADEIRAS NOS LIVROS ESCOLARES DO MARANHÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA, ISSN: 23189282
2022, O SOM ARQUIVADO DA ALEGRIA: DADOS HISTÓRICOS DE UMA CULTURA LÚDICA NAS ESCOLAS MARANHNSES (1890-1930), ISSN: 23588322
2022, O Jornal A Pacotilha e os ecos da assistência cientifica à infância no Maranhão (1911), ISSN: 26748703
2021, OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO: AS VIVÊNCIAS DISCENTES NA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA, ISSN: 25944568
2021, ENTRE OS SONS DAS LETRAS E DOS PASSARINHOS: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA COMUNIDADE DO QUEBRA-POTE EM SÃO LUÍS-MA, ISSN: 26758261
2020, Entre canções, bocas-de-forno e petecas: vivências e registros de cultura infantil maranhense, ISSN: 25262688
2020, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS POLÍTICAS PARA AS ESCOLAS EM SÃO LUÍS-MA (2002-2012), ISSN: 2594-4568
Publicação em eventos (41)
2023, , VULNERABILIDADE E POLÍTICA SOCIAL PARA A INF NCIA NO BRASIL: ENTRE GARANTIA E NEGAÇÃO DOS DIREITOS (1964 - 2022), XVII ENCONTRO HUMANISTICO DA UFMA,
2023, Raylina Maila Coelho Silva, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Educação para a submissão do corpo feminino na Província do Maranhão: o Asilo de Santa Teresa (1850-1870), Encontro de estudos sobre infâncias e juventudes: diálogos interdisciplinares, Resumo
2023, Valeria Luiza Costa Gonçalves, Rosyane de Moraes Martins Dutra, UMA PESQUISA-ESTÁGIO NO CENTRO BENEFICENTE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA: a identificação de um espaço de acolhimento das infâncias ludovicenses, III WORKSHOP DO GEPEID, Resumo
2023, Pereira, Karla Raquel Lima, Rosyane de Moraes Martins Dutra, MATOS, Nathalia da Silva Mello, A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS ? MA, 8º GRUPECI, Resumo
2021, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Celia Maria Benedicto Giglio, POLITICA, CONTROLE E FILANTROPIA: O INSTITUTO DE ASSITENCIA A INFANCIA NO MARANHÃO, III ENCUENTRO DE LA RED DE ESTUDIOS DE HISTORIA DE LAS INFANCIAS EN AMERICA LATINA/REHIAL, Trabalho Completo
2021, , Os desafios do ensino remoto na Educação Infantil, Formação On Line,
2021, , POLÍTICA, CONTROLE E FILANTROPIA: O INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA NO MARANHÃO (1911-1939), III ENCUENTRO DE LA RED DE ESTUDIOS DE HISTORIA DE LAS INFANCIAS EN AMERICA LATINA ? REHIAL & I SEMINÁRIO DO GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE - ANPUH/BR,
2021, , Coordenação de Sala do 7º GRUPECI, 7º GRUPECI,
2021, , O atendimento na Unidade de acolhimento institucional para crianças - casa de passagem: investigações de uma realidade na cidade de São Luís - MA, V SEMINARIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFCG,
2021, , O Jornal A Pacotilha e os ecos da assistência cientifica infantil no Maranhão republicano (1911), I Seminário Internacional História e Educação,
2021, Raylina Maila Coelho Silva, Helloyse Brandão Marques, Rosyane de Moraes Martins Dutra, INFANCIA SUBMISSA: A EDUCAÇÃO FEMININA NO MARANHÃO PROVINCIAL, III ENCUENTRO DE LA RED DE ESTUDIOS DE HISTORIA DE LAS INFANCIAS EN AMERICA LATINA/REHIAL, Trabalho Completo
2021, Rosyane de Moraes Martins Dutra, ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA NA PROVÍNCIA DO MARANHÃO: A IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA (1850-1880), Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Trabalho Completo
2021, , Mediação pedagógica em tempos de pandemia: um olhar sobre a educação infantil, II COLÓQUIO DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE,
2020, , Discursos civilizatórios e práticas assistenciais na Província do Maranhão: a Casa da Roda dos Expostos (1830-1870), II Jornada História da Infância, Juventude e Família,
2020, , CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, Congresso On Line de Pedagogia da UFMA,
2020, , Infância, Brincadeiras e Educação Infantil: primeiras aproximações, GEPIB NA ESCOLA,
2020, , SOCIEDADE E INSTITUIÇÕES DE ASSISTÊNCIA INFANTIL NO MARANHÃO OITOCENTISTA: os registros bibliográficos nas obras de Mário Martins Meireles, IV Seminário Internacional de História e Historiografia,
2019, , REGISTROS DA INFÂNCIA NO MARANHÃO DO SÉCULO XIX: POBREZA, SOCIEDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO, 30º SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA,
2019, , ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: UM BREVE HISTÓRICO DA ASSISTENCIA EM SÃO LUÍS-MA, VI CONEDU,
2019, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Mirian Jorge Warde, REGISTROS DA INFÂNCIA NO MARANHÃO DO SÉCULO XIX: POBREZA, SOCIEDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO, 30º SIMPOSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, Trabalho Completo
2019, , A INFÂNCIA INSTITUCIONALIZADA NO MARANHÃO OITOCENTISTA: DISCIPLINAR CORPOS PARA UMA SOCIEDADE CIVILIZADA, Congresso Internacional Educar nas Infâncias,
2019, Helen Silva Carneiro, Rosyane de Moraes Martins Dutra, ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: UM BREVE HISTÓRICO DA ASSISTENCIA A CRIANÇA EM SÃO LUÍS-MA, VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2018, Rosyane de Moraes Martins Dutra, AS CRIANÇAS E A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA: UMA PROPOSTA FREINETIANA PARA O ESPAÇO DO CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR., IV SIMPOSIO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DA CRIANÇA, Trabalho Completo
2018, Rosyane de Moraes Martins Dutra, JOGANDO E APRENDENDO: UMA EXPERIENCIA COM JOGOS DE TABULEIRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, VIII Seminario de estagio supervisionado do curso de Pedagogia, Resumo
2018, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Musicalizando a infancia: experincias musicais no estagio supervisionado do curso de Pedagogia, SEMINARIO NACIONAL SOBRE MUSICA, CULTURA E EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2018, Rosyane de Moraes Martins Dutra, A inclusão e a ludicidade na Educação Infantil, VIII Seminario de estagio supervisionado do curso de Pedagogia, Resumo
2018, , BNCC: algumas carcterizaçãoes para a prática pedagógica, Palestra para professoras da Educação Infantil,
2018, Rosyane de Moraes Martins Dutra, A IMPORTANCIA DA ORGANIZAÇÃO E DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, VIII Seminario de estagio supervisionado do curso de Pedagogia, Resumo
2018, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Infancia maranhense e a cultura do brincar: como e onde brincam nossas crianças?, 6º SEMINARIO DE GRUPOS DE PESQUISAS SOBRE CRIANÇAS E INFANCIAS, Trabalho Completo
2017, Rosyane de Moraes Martins Dutra, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIENCIA DE PRÁTICA DOCENTE E AUTONOMIA PEDAGÓGICA, X Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
2017, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Taynara Rodrigues Pantoja, Infancia em Movimento: fazeres docentes e psicomotricidade, IV ENCONTRO SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA ? EVOLVERE, Resumo
2017, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Formando Professores para a Educação Infantil: as exigencias de um contexrto, IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2013, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Leda Maria Silva Santos, Maria Alice Melo, Educação Integral e Currículo Integrado: o retrato do Progrma Mais educação em uma escola da rede municipal de São Luís - MA, XXI EPENN, Trabalho Completo
2013, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Maria Alice Melo, A Criança e o tempo: concepções de infância e educação, VI Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo
2013, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Maria Alice Melo, Ana Paula Albuquerque Martins, SUJEITOS QUE EDUCAM OU SÃO EDUCADOS? ANÁLISE DOS MODELOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCERE 2013, Trabalho Completo
2012, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Formação de professores na escola capitalista: analise filosófica do atual perfil profissional, Encontro Nacional de Licenciaturas, Resumo
2012, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Maria Alice Melo, Formação de professores da Educação Infantil: o retrato das escolas públicas municipais de São Luís - MA, V Encontro de Educadores do Maranhão, Resumo
2012, , Formação continuada de professores da Educação Infantil: retrato de escolas da rede publica municipal de São Luís-MA, V Encontro de Educadores do Maranhão,
2000, , EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O TRANSITO:travessia legal para cidadania, XII Seminario de Iniciação Cientifica,
2000, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Ione Costa, Lívia N. Marques Chaves, Leonir Maria Costa Rodrigues, EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O TRANSITO:travessia legal para cidadania, XII Seminario de Iniciação Cientifica, Resumo
1999, , Colombia, Feira de Educação Cultura e Artes Latino-americana,
Capítulos de livros (15)
2023, INSTITUIÇÕES PARA A INFÂNCIA DESVALIDA NO MARANHÃO: pequenos corpos em civilização (1830-1870), HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: múltiplos olhares, Rosyane de Moraes Martins Dutra
2023, VULNERABILIDADE E POLÍTICA SOCIAL PARA A INFÂNCIA NO BRASIL: ENTRE GARANTIA E NEGAÇÃO DOS DIREITOS (1964 - 2022), XVII ENCONTRO HUMANÍSTICO DA UFMA, Valeria Luiza Costa Gonçalves, Rosyane de Moraes Martins Dutra
2022, ROMEIROS DA ALEGRIA: AS BRINCADEIRAS INFANTIS EM ESPAÇOS RELIGIOSOS NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ? MA, Integrando Saberes & Fazeres na Educação Básica, Helloyse Brandão Marques, Angela Suely Souza Franco da Silva, Maria Inês Castro, Rosyane de Moraes Martins Dutra
2022, INFÂNCIA MARANHENSE E A CULTURA DO BRINCAR: ONDE E COMO BRINCAM NOSSAS CRIANÇAS?, Infância, cultura, diversidade e inclusão, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Raylina Maila Coelho Silva, Helen Silva Carneiro, Layna Karinny Freire Madeira
2021, Sentidos Formativos: Vivências na Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia, Brincar, Cuidar e Educar: Pesquisas e experiências em Brinquedotecas e Espaços lúdicos, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Laryssa Rabelo Pereira, Isabelle Nascimento de Lima
2021, A Casa dos Expostos: práticas de assistência à infância na província do Maranhão (1830-1870), Infâncias e Juventudes em contextos educacionais no Brasil, Rosyane de Moraes Martins Dutra
2020, MUSICALIZANDO A INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS MUSICAIS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA, A Educação como Diálogo Intercultural e sua Relação com as Políticas Públicas 2, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Reis, Gilcyane Farias, Guimarães, Giulia Maria Carvalho, Viegas, Rayane Costa
2020, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A INFANCIA: O QUE AS CRIANÇAS PODEM APRENDER NAS UNIDADES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL?, Desafios e perspectivas para o processo ensino-aprendizagem 2, Helen Silva Carneiro, Rosyane de Moraes Martins Dutra
2020, Sociedade e instituições de assistência infantil no Maranhão oitocentista: os registros bibliográficos nas obras de Mário Martins Meireles, Experiências Atlânticas e História Ambiental, Rosyane de Moraes Martins Dutra
2020, O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE MARIA MONTESSORI PARA A ESCOLA LUDOVICENSE, Desafios e perspectivas para o processo ensino-aprendizagem, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Raianna Maria Vaz Ramos
2020, Acolhimento institucional: um breve histórico da assistencia a criança em São Luís- MA, Série Educar, Helen Silva Carneiro, Rosyane de Moraes Martins Dutra
2019, INFÂNCIA ACOLHIDA: A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NA UNIDADE DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS - CASA DE PASSAGEM EM SÃO LUÍS-MA, Vozes da Educação, Hellen Silva Carneiro, Rosyane de Moraes Martins Dutra
2019, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: o percurso de uma experiência, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIENCIAS DESCOLONIAIS, Rosyane de Moraes Martins Dutra
2019, As crianças e a brinquedoteca universitária: uma proposta freinetiana para o espaço do cuidar, educar e brincar, Por uma Luta sem Fronteiras na defesa dos Direitos das crianças: Instituições e Cotidianos, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Raylina Maila Coelho Silva
2016, PRATICA DOCENTE E AUTONOMIA PEDAGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFSSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOREES: multiplas faces, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Maria Alice Melo
Livros (3)
2022, Tópicos sobre Infância e Educação: políticas, história e cultura, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Paloma Roberta Euzebio Rodrigues
2021, Infância e território maranhense: pesquisas sobre história, cultura e educação, Rosyane de Moraes Martins Dutra
2020, Formação Continuada e Autonomia Pedagógica na Educação Infantil, Rosyane de Moraes Martins Dutra
Participações em Bancas de Cursos (3)
2017, Monografia de Graduação INFANCIA EM MOVIMENTO: fazeres docentes e psicomotricidade, TAYNARA RODRIGUES PANTOJA
2017, Monografia de Graduação FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS): concepcoes e pratica docente na Educacao Infantil, ALINE SILVA FERREIRA
2017, Monografia de Graduação A ARTE DE CONTAR HISTORIAS NA EDUCACAO INFANTIL: as praticas de contacao de historias da Biblioteca Rosa Castro na Educacao Infantil do Servico Social do Comercio - SESC-MA, HAMILKA ALCANTARA FONTENELE ARAGAO
Trabalho de conclusão de curso (22)
O Desenvolvimento da aprendizagem infantil: as contribuições de Maria Montessori para a Educação Infantil, RAIANNA MARIA RAMOS VAZ , 01/2018
INFÂNCIA EM MOVIMENTO: fazeres docentes e psicomotricidade, TAYNARA RODRIGUES PANTOJA , 07/2017
DÓ, RÉ MI: a música e o desenvolvimento da inteligência na Educação das Crianças, ARIANE GEISA CUTRIM COSTA , 12/2018
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE AS CRECHES NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MA: Práticas Assistencialistas ou Protagonismo Infantil?, PALLOMA REGIA DE ALMEIDA BRAGA , 12/2018
ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: práticas e saberes pedagógicos , EVANDRO COSTA MARTINS , 08/2018
ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: práticas e saberes pedagógicos , EVANDRO COSTA MARTINS , 08/2018
O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: análise de uma realidade escolar , FRANCISCO LEANDRO SILVA RAMOS , 08/2018
INFÂNCIA ACOLHIDA - A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NA UNIDADE DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS – CASA DE PASSAGEM EM SÃO LUÍS- MA, HELLEN SILVA CARNEIRO , 12/2018
A QUALIDADE DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: as vivências de uma escola, HERLANE MORAIS DA SILVA , 12/2018
INFÂNCIA E CULTURA DO BRINCAR: as vozes das crianças que brincam na escola, MARIANA BRUNA AZEVEDO DE OLIVEIRA , 12/2018
A FORMAÇÃO INICIAL NA PERSPECTIVA DA ARTE E DA PSICOMOTRICIDADE: uma análise sobre corpo e currículo a partir da discência do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, SUANY CHIS CASTRO TORRES SALGADO , 12/2022
MEMÓRIAS DE UM MENINO NORDESTINO: UM ESTUDO SOBRE A INFÂNCIA NA OBRA DE GRACILIANO RAMOS, LARYSSA RABELO PEREIRA , 12/2022
CONTADORAS DE HISTÓRIAS E A PRESERVAÇÃO DA CULTURA ORAL: experiências educativas com crianças maranhenses, ALLANA MYRLA LIMA CAVALCANTE , 07/2023
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA, JORGIENE DA SILVA E SILVA , 07/2023
A FILOSOFIA E AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA POSSIBILIDADE PARA A ESCOLA PÚBLICA, CLAUDIA MARIA SOARES CABRAL , 07/2023
“VAMOS BRINCAR NA PRAÇA?”: um estudo sobre as experiências espaciais das crianças no bairro do Cohatrac em São Luís-MA, NIVEA MARIA DA COSTA MORAIS , 07/2023
A ESCUTA DE CRIANÇAS EM TRATAMENTO CLÍNICO: reflexões sobre o cuidar, o brincar e o educar, LUCIANA RAMOS COSTA , 07/2023
INSTITUIÇÕES PARA CRIANÇAS NO QUILOMBO URBANO DA LIBERDADE EM SÃO LUÍS - MA: investigando o Centro de Integração Sociocultural Aprendiz do Futuro, TATIANA PASSOS NUNES SOARES , 07/2023
NOS TEMPOS DE ESCOLA: “CAZUZA” E AS REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA MARANHENSE, ARYANE BORGES RIBEIRO , 12/2023
AS CANTIGAS DE RODA NA COMUNIDADE MARACANÃ EM SÃO LUIS- MA: UM DIÁLOGO INTERGERACIONAL E CULTURAL, MARILEYD MILITAO DOS SANTOS SILVA , 12/2023
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO DIGITAL: implicações na formação de egressos nos cursos da unidade móvel do Senac/MA no município de São Domingos do Maranhão - MA, ALTIVAN COSTA OLIVEIRA , 12/2023
A ESCOLA RESISTE: A EDUCAÇÃO INFANTIL NO TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE IGARUÇU EM ROSÁRIO-MA, GILCYANE FARIAS REIS , 01/2024
Orientação em pós-graduação (2)
Mestrado, JAQUELINE DE JESUS LUZ RODRIGUES, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, FABIANO HILUY HABIBE, 01/2024 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo