Ir para acessibilidade
Foto do docente HILCE DE CASTRO AGUIAR

HILCE DE CASTRO AGUIAR

DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (2)
05/2017 Pesquisas e estudos psicopedagógicos na inclusão - PEPSI,
05/2017 Pesquisas e estudos psicopedagógicos na inclusão - PEPSI,
Artigos (2)
2018, A EDUCAÇÃO INFANTIL & ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DE CRIANÇAS PEQUENAS, ISSN: 23588322
2005, \, ISSN:
Publicação em eventos (37)
2018, , A formação profissional em educação/saúde para atuar com crianças com deficiência, I Simpósio Internacional e Nacional de Intervenção Precoce na Infância: diálogos interdisciplinares entre Educação e Saúde,
2018, , A LIBRAS COMO ALICERCE NA INCLUSÃO DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, I Simpósio Internacional e Nacional de Intervenção Precoce na Infância: Diálogos interdisciplinares entre Educação e Saúde,
2018, Hilce de Castro Aguiar, MEDIAÇÃO COMO RECURSO DE INTERVENÇÃO PRECOCE PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, I SIMPÓSIO INTERNACIONAL E NACIONAL DE INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA - ISINIPI, Resumo
2016, Hilce de Castro Aguiar, Angélica Moura Siqueira Cunha, Adequações escolares para alunos com deficiência intelectual numa perspectiva histórico cultural, VII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2016, , Educação Inclusiva, VII Encontro de Educadores: Pesquisas e experiências - "Conjuntura Nacional e Democratização do Direito à Educação: crises, perspectivas e controle social/ I Seminário de Educação Especial/Inclusiva,
2016, , MEDIAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA POR ALUNO (S) COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, VII Encontro de Educadores: Pesquisas e experiências - "Conjuntura Nacional e Democratização do Direito à Educação: crises, perspectivas e controle social/ I Seminário de Educação Especial/Inclusiva,
2016, , Possibilidades humanizadoras de práticas curriculares no Atendimento Educacional Especializado - AEE a alunos com deficiência intelectual, Encontro pedagógico,
2015, , A Escola Inclusiva, Encontro Multiprofissional e I Seminário de Educação Inclusiva,
2014, , AEE: ESTUDO DE CASO PELA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO COLUN/UFMA, VI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS,
2014, Hilce de Castro Aguiar, Estudo de caso pela inclusão de aluno com deficiência intelectual no COLUN/UFMA, CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, Trabalho Completo
2014, , ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: AVALIAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO E ENCAMINHAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS/MA, XXII EPENN,
2012, , Observatório Nacional de Educação Especial ? ONEESP: estudo sobre as salas de recursos multifuncionais em alguns municípios, 3ª Reunião Anual dos Projetos Capes: PROESP/PROCAD-NF - Foormação de Professores: Atendimento Educacional Especializado como suporte à Inclusão Escolar,
2012, , Diálogos com autores de livros sobre Educação Especial/Educação Inclusiva e conexões com a formação de professores, 3ª Reunião Anual dos Projetos Capes: PROESP/PROCAD-NF - Foormação de Professores: Atendimento Educacional Especializado como suporte à Inclusão Escolar,
2012, Hilce de Castro Aguiar, Marilete Geralda da Silva, Angélica Moura Siqueira Cunha, Regiana Sousa Silva, Caracterização da Política de Inclusão Escolar na Rede Municipal de São Luís - MA/BRASIL: Considerações preliminares, VI Encuentro Internacional 'Inclusión: avances, retos y propuestas alternas', Trabalho Completo
2010, , Práticas pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado e alunos com deficiência intelectual - Realidades para o acesso?, IV Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial,
2010, , Concepções de Sala de Recursos no apoio à inclusão de alunos com deficiência intelectual no projeto pedagógico: experiências de uma escola pública/Maranhão/Brasil, VI Encuentro Internacional de Inclusión Educativa ¿ Y de la Ética, Qué?,
2009, , A Educação Especial no contexto do Programa São Luís te quero lendo e escrevendo na Rede Municipal de Ensino, II Congresso Baiano de Educação Inclusiva/ III Fórum Internacional para pessoas com surdocegueira e deficiência múlltiplala,
2009, , Neuroplasticidade e Pedagogia - convergências para práticas curriculares inclusivas, V Congresso Brsileiro Multidisciplinar de Educação Especial,
2008, Hilce de Castro Aguiar, A formação continuada em Educação Especial e as contribuições da sala de recursos para o acesso do aluno com deficiência intelectual ao ensino regular, III Congresso Brasileiro de Educação Especial/IV Encontro da Associação Brasilleira de Pesquisadores em Educação Especial, Trabalho Completo
2008, , A formação continuada em Educação Especial e as contribuições da sala de recursos para o acesso do aluno com deficiência intelectual ao ensino regular, III Congresso Brasileiro de Educação Especial/ IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial,
2008, , O deficiente intelectual e a sala de recursos como apoio no acesso ao currículo regular: barreiras interpostas, III Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências,
2008, , A sala de recursos como foco de estudos na formação continuada em educação especial e as contribuições para o acesso do aluno com deficiência intelectual ao ensino regular, 3º Seminário Nacional Sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais,
2008, , A formação continuada em Educação Especial e as contribuições da sala de recursos para o acesso do aluno com deficiência intelectual ao ensino regular, III Congresso Brasileiro de Educação Especial/ IV Encontro da Asssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial,
2008, Hilce de Castro Aguiar, O deficiente intelectual e a sala de recursos como apoio no acesso ao currículo regular: barreiras interpostas, III Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2008, Hilce de Castro Aguiar, A sala de recursos como foco de estudos na formação continuada em educação especial e as contribuições para o acesso do aluno com deficiência intelectual ao ensino regular, 3º Seminário Nacional Sobre Educação E Inclusão Social De Pessoas Com Necessidades Especiais, Trabalho Completo
2008, , O deficiente intelectual e a sala de recursos como apoio no acesso ao currículo regular: barreiras interpostas, IIII Encontro de Educadores do Maranhão - pesquisas e experiências:práticas educativas e cidadania,
2007, , A docência como profissão: as interações humanas e a mediação das práticas pedagógicas, 18º EPENN,
2007, , O atendimento escolar aos alunos com necessidades especiais na rede municipal de educação de São Luís/MA - aproximações de um resgate histórico, 18º EPENN,
2007, , Acessibilidade curricular para alunos com deficiência, IV Semana de Pedagogia,
2006, , Inclusão escolar e gestão político-administrativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Luís/MA, II Seminário Nacional Sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais,
2006, Hilce de Castro Aguiar, Acessibilidade curricular dos alunos com deficiência mental no ensino regular: a sala de recursos como eixo para análise, II Encontro de Educadores do Maranão: pesquisas e experiências, Resumo
2006, , "Acessibilidade Curricular dos Alunos com Deficiência Mental no Ensino Regular: A sala de Recursos como eixo para análise", II Encontro de Educadores do Maranhão,
2004, , "Avaliação psicopedagógica para levantamento das necessidades Educacionais Especiais de Alunos do Sistema Municipal de Ensino de São Luís", I Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências",
2004, , Educação Inclusiva - um princípio e uma conquista para o atendimento à diversidade na Prefeitura de São Luís-MA, Fórum Mundial de Educação,
2004, Hilce de Castro Aguiar, Propostas Curriculares na Rede Municipal de Educação de São Luís: experiências em movimento, I Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências, Resumo
2004, Hilce de Castro Aguiar, Rosane da Silva Ferreira, Avaliação Psicopedagógica para levantamento das necessidades educacionais especiais de alunos do sistema municipal de ensino de São Luís, I Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências, Resumo
2004, , Propostas Curriculares na rede Municipal de Educação de São Luís: experiências em movimento, I Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências,
Capítulos de livros (9)
2021, Atendimento educacional especializado e deficiência intelectual: mediação como substância formativa, Pesquisa em educação especial: cenários de formação docente e de práticas pedagógicas inclusivas, Hilce de Castro Aguiar, Lúcia de Araújo Ramos Martins
2019, ESTÁGIO SUPERVISIONADO SOB PERSPECTIVAS INCLUSIVAS: que formação para o estudante de pedagogia?., O estágio supervisionado: experiências descoloniais, Hilce de Castro Aguiar
2017, Pensar e com (sentir) uma proposta de inserção escolar para aluno com deficiência intelectual, Formação docente e práticas educativa: cenários contemporâneos, Hilce de Castro Aguiar
2015, Formação de professores e educação superior no Maranhão: uma reflexão a partir do desafio da diversidade, A Gestão da Educação Brasileira: políticas e programas., Hilce de Castro Aguiar, Valdenice de Araújo Prazeres
2015, Formação de professores das salas de recursos multifuncionais do Estado do Maranhão, Inclusão escolar e os desafios para a formação de professores em educação especial, Mariza Borges Wall Barbosa de CArvalho, Hilce de Castro Aguiar
2015, Estudo de caso como estratégia de mediação no AEE de aluno com deficiência intelectual, Educação Inclusiva: pesquisa, formação e práticas, Hilce de Castro Aguiar
2011, A sala de recursos no apoio à inclusão de alunos com deficiência intelectual, EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: reflexões sobre o fazer pedagógico, Hilce de Castro Aguiar
2010, Acesso escolar e atendimento educacional especializado ao aluno com deficiência intelectual, FACES DA INCLUSÃO, Hilce de Castro Aguiar
2009, A Política de Atendimento Escolar para Alunos(as) com Deficiência na Rede Municipal de Educação de São Luís/MA, Sobre Políticas Educacionais no Brasil: interpretações acerca das lutas, conquistas e os desafios para educação no século XXI, Hilce de Castro Aguiar
Livros (2)
2021, PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPE e de práticas pedagógicas inclusivasCIAL: cenários de formação docente, Hilce de Castro Aguiar, Lúcia de Araújo Ramos Martins
2011, Prática pedagógica na sala de recursos e acesso curricular de alunos(as) com deficiência intelectual nasala de aula, Hilce de Castro Aguiar
Trabalho de conclusão de curso (33)
A UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA LADY DAYANE LOPES ANDRADE DA SILVA , 09/2022
A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA UNIDADE ESCOLAR ALFREDO COELHO., MARIA DOS REIS ALVES DA SILVA , 03/2017
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ELCILENE DA SILVA COSTA , 04/2015
OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA EM CLASSES MULTISSERIADAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO – MA. 2017, ELISMAR VILA NOVA DIAS PAÉ , 03/2016
OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA EM CLASSES MULTISSERIADAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO – MA. 2017, ELISMAR VILA NOVA DIAS PAÉ , 03/2016
A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA UNIDADE ESCOLAR ALFREDO COELHO., MARIA DOS REIS ALVES DA SILVA , 03/2017
FAMÍLIA: um estudo sobre sua importância na participação na Educação Infantil de crianças de 3 e 4 anos, MARIA EUNICE DOS SANTOS SILVA , 04/2015
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO DISSEMINAR ESTA PRÁTICA NA ESCOLA ZOÉ CERVEIRA COM CRIANÇAS DE QUATRO E CINCO ANOS?, SONIA MARIA FERREIRA DE SOUSA , 04/2015
O BRINCAR: uma perspectiva do lúdico na sala do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Maria da Costa Santos., LUCENILDE LISBOA DA CUNHA , 04/2015
Leitura e Escrita: importância e processo de ensino-aprendizagem na E. M. Santa Rita., IOMAR DE SOUSA E SOUSA , 05/2015
FAMÍLIA E ESCOLA: Parcerias importantes na aprendizagem dos alunos em sala de aula., LUIS EDUARDO SANTOS FURTADO , 04/2015
JOGOS E SEU USO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SILVIANE MASCARENHAS DA SILVA , 05/2015
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM ALVES MENDONÇA., ITACIARA DOS SANTOS SILVA , 04/2015
TEMPO DE BRINCAR E APRENDER: a ludicidade na Educação Infantil, MARIA NAZARÉ VIEIRA DE OLIVEIRA SILVA , 03/2017
ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN NA SALA DE AULA REGULAR: afetividade como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento, RAIANE SERPA DE CARVALHO , 03/2017
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, WIELMONE PEREIRA DOS SANTOS , 11/2016
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, WIELMONE PEREIRA DOS SANTOS , 11/2016
O DESAFIO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO A ALUNO COM AUTISMO. , JEANDRA CARVALHO PEREIRA , 03/2017
AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE MUNDICA RAPOSO NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO-MA., SELIVALDA COSME DE OLIVEIRA , 03/2017
AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE MUNDICA RAPOSO NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO-MA., SELIVALDA COSME DE OLIVEIRA , 03/2017
O DESAFIO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO A ALUNO COM AUTISMO. , JEANDRA CARVALHO PEREIRA , 03/2017
O LÚDICO COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CRECHE MUNDICA RAPOSO, ANA MARIA FREITAS DOS SANTOS , 03/2017
A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA BENEDITO LEITE II EM BURITI BRAVO ­ MA , IEDA MARIA GUIMARÃES SILVA , 03/2017
LIMITES E POSSIBILIDADES NO USO DA TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS ANOS INICIAIS: perspectivas de formação, ELIAS DA SILVA COSTA , 05/2017
IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: caracterização a partir da prática pedagógica dos professores na sala de aula, SANDRA REGINA PINHEIRO LEITE , 07/2017
A IDENTIFICAÇÃO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DANIELE SANTOS PINTO , 07/2018
"PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO INFANTIL PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA).", MARIA SUELY LIMA DA SILVA , 09/2022
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE CONFLITOS: Uma revisão de Literatura sobre as Instituições de Ensino, MARIA DO PERPETUO SOCORRO NUNES ARAUJO , 09/2022
O papel da apae na inclusão escolar: a realidade do aluno com deficiência intelectual na escola zilda mesquita no município de Humberto de Campos – MA, MARIA ELISABETH ARAUJO DOS SANTOS DIAS , 09/2022
EVASÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA, AGRAVAMENTO OU POSSIBILIDADES A PARTIR DE BREVES REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O SEU SURGIMENTO., MARIA CLEONEIDE MARCENO DE MELO OLIVEIRA , 08/2022
REFLEXÕES SOBRE O ACOLHIMENTO E AFETIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIA JOSE BRITO DIAS DE MORAIS , 09/2022
INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA EM SALAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Percepções de acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, GABRIELA CATARINA MACEDO GONCALVES PEREIRA , 07/2023
A MÚSICA COMO INSTRUMENTO SIMPLIFICADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIA JOSE PEREIRA AGUIAR , 08/2023
fim do conteúdo