IGOR BERGAMO ANJOS GOMES
DGEO - DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS/CCHinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Publicação em eventos (16) |
2021, Igor Bergamo Anjos Gomes, Mariana Da Silva Dias, ENSINO DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES E DESIGUALDADES, UM RELATO SOBRE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CENTRO DE ENSINO CIDADE DE SÃO LUÍS, XVII Semana da Geografia, Trabalho Completo |
2020, TERESA CRISTINA CANTANHEDE BORGES, Igor Bergamo Anjos Gomes, IAN MOURA MARTINS, MARIA JANAILDE DA SILVA CALDAS, SISTEMATIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES DA OBRA ?PEDAGOGIA DO BOM SENSO? DE CÉLESTIN FREINET PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR, VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, Trabalho Completo |
2015, Igor Bergamo Anjos Gomes, Thiago Pereira Lima, Estado brasileiro e enfrentamento ao tráfico de mulheres, XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, Trabalho Completo |
2014, Igor Bergamo Anjos Gomes, Irecer Portela Figueiredo Santos, ?PIBID e a Geografia do Maranhão: uma análise acerca do trabalho dos bolsistas em escolas de educação básica no município de São Luís-MA., XI Seminário de Iniciação a Docência, Encontro Nacional de Licenciaturas., Trabalho Completo |
2014, , ?PIBID e a Geografia do Maranhão: uma análise acerca do trabalho dos bolsistas em escolas de educação básica no município de São Luís-MA., do XI Seminário de Iniciação a Docência, Encontro Nacional de Licenciaturas, |
2014, Igor Bergamo Anjos Gomes, Irecer Portela Figueiredo Santos, ?PIBID e a Geografia do Maranhão: uma análise acerca do trabalho dos bolsistas em escolas de educação básica no município de São Luís-MA., do XI Seminário de Iniciação a Docência, Encontro Nacional de Licenciaturas,, Trabalho Completo |
2011, Igor Bergamo Anjos Gomes, A Proposição da Politíca de Cotas para Negros em Telenovelas Brasileiras, XV Congresso Brasileiro de Sociologia: Mudanças, permanências e desafios sociológicos, Trabalho Completo |
2010, Igor Bergamo Anjos Gomes, O ensino da Geografia e a Lei 10.639/03, XVI Encontro Nacional de Geógrafos, Trabalho Completo |
2009, Igor Bergamo Anjos Gomes, A Proposição da Política de Cotas Para Negros na Mídia Brasileira, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2009, , Multiculturalismo e Práticas Curriculares, VII Semana de Geografia: Meios Técnicos, Ensino e empreendedorismo: novas perspectivas de mercado para o profissional da Geografia, |
2007, Igor Bergamo Anjos Gomes, O papel da telenovela na dinâmica cultural brasileira, VII Encontro Humanístico, Resumo |
2007, Igor Bergamo Anjos Gomes, A política de cotas e a participação de afrodescentes em telenovelas brasileiras, XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, Resumo |
2006, Igor Bergamo Anjos Gomes, A política de cotas e participação de afro-descendentes em telenovelas brasileiras, VI Encontro Humanístico, Resumo |
2006, , A politica de Cotas e a participação de negros em telenovelas brasileiras, III Jornada Maranhense de Sociologia, |
2006, Igor Bergamo Anjos Gomes, Lei 10.639/03 e o multiculturalismo: Aportes para reconstrução afirmativa da identidade etnica-afrodescente nos espaços sociais educacionais brasileiros?, 25º Reunião Brasileira de Antropologia, Trabalho Completo |
2005, Igor Bergamo Anjos Gomes, Os desdobramentos sociais e previdenciários do processo de envelhecimento da população na realidade maranhense, II Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
Trabalho de conclusão de curso (47) |
O TRABALHO DE CAMPO COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: estudo de caso acerca desta experiência na Escola Cruzeiro do Sul - Vila Nova em São Luís - MA, ALDIR CRESCENCIO DA SILVA , 09/2012 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR? UMA ANÁLISE ACERCA DO INGRESSO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, ALISSON SILVA SOARES , 01/2013 |
O ENSINO DA GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS VISUAIS: UM ESTUDO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSIVA, MICHELLE CARVALHO NUNES , 03/2013 |
O DOCENTE DE GEOGRAFIA E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NA UEB SANTA CLARA, SÃO LUÍS-MA, JORDIANA SOUSA LOPES , 03/2013 |
A AÇÃO PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ACERCA DO ENSINO DA DISCIPLINA NAS INSTITUÍÇÕES DE ENSINO COLÉGIO BATISTA DANIEL DE LA TOUCHE E COLÉGIO UNIVERSITÁRIO EM SÃO LUÍS - MA, ISMAEL MACHADO DOS SANTOS , 03/2013 |
ENSINO DA GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA "SOCIEDADE DE RISCO": UMA ANÁLISE ACERCA DOS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA ABORDAR AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES, SÃO LUÍS-MA, TELESFORO RODRIGUES MARTINS FILHO , 06/2013 |
PIBID-UFMA, SUBPROJETO GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA NO CE DAYSE GALVÃO, SÃO LUÍS - MA, PETTERSSON GABRIEL SILVA CAMPOS , 01/2018 |
CÍRIO DE NAZARÉ EM SÃO LUÍS: UMA ANÁLISE DOS SEUS DESDOBRAMENTOS NA DINÂMICA SOCIOESPACIAL DO BAIRRO DO COHATRAC, SÃO LUÍS-MA, MARLON MARCOS PEREIRA DE SOUSA , 07/2015 |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Uma análise nas escolas municipais de Viana - MA. , ANDRE LUIZ MACHADO FROES , 08/2016 |
ENVELHECIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO X POLÍTICAS PÚBLICAS, POLIANA DA SILVA COSTA , 01/2017 |
O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO EM ÁREAS LIMÍTROFES ENTRE MUNICÍPIOS: O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO EM ÁREAS LIMÍTROFES ENTRE MUNICÍPIOS: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO DO BAIRRO COHABIANO II EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR/MA., CRYSLANE MENDES PINHEIRO , 07/2018 |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DA RONDA ESCOLAR NO C.E JAPIAÇU NO BAIRRO ANJO DA GUARDA EM SÃO LUÍS - MA , ANA CARLA BARBOSA MARTINS , 07/2018 |
A GEOGRAFIA NO CONTEXTO MULTIMÍDIA: A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS DE SÃO LUIS. , DANYEL COSTA RIBEIRO , 12/2018 |
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS: UMA ANÁLISE ACERCA DA LEI FEDERAL N° 10.639/03., JACIANE MARLEM DE OLIVEIRA RODRIGUES , 12/2018 |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA DA UFMA., AGUIDA KAROLLYNE E SILVA BASTOS , 12/2108 |
O PIBID e a formação discente: uma análise do trabalho do subprojeto geografia do PIBID-UFMA no CE Liceu Maranhense., RAYLSON RODRIGUES DOS SANTOS , 04/2019 |
A FOTOGRAFIA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA., ELIS REGINA DE ARAUJO ALMEIDA , 07/2019 |
INCLUSÃO OU EXCLUSÃO: UMA ANÁLISE DA INSERÇÃO DAS PESSOAS COM PERDA TOTAL OU PARCIAL DA VISÃO NO MERCADO DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS/MA., ADRIELLE DE JESUS FERREIRA CHAGAS , 11/2019 |
CARACTERIZAÇÃO DOS DISCENTES DO PIBID EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO., MARCELO BRITO CAMARA , 12/2019 |
O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL., BIANCA KARLA ARAUJO SILVA , 12/2019 |
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS EM GEOGRAFIA., VALDEMIR FERREIRA FERNANDES , 07/2020 |
OS DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO ESTADUAL MARANHENSE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: Uma análise da escola CE José Justino Pereira (São Luís - MA)., MARCELO ALVES DE SOUSA , 12/2020 |
A CULTURA ESCOLAR DE SÃO LUIS MA: UMA ANÁLISE CONTEXTUALIZADA DA ESCOLA CE BENEDITO LEITE., LUCAS FELIPE ARAUJO DE ARAUJO , 12/2020 |
A DINÂMICA DO ENSINO BILÍNGUE EM SÃO LUÍS-MA. , ALANNA CAROLYNA MOREIRA PENHA , 12/2020 |
DA GRADUAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE ACERCA DAS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DO LICENCIADO (A) EM GEOGRAFIA., VIVIANNE MORAIS PACHECO , 12/2020 |
ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS TRANS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA UFMA (POLO SÃO LUÍS)., JHEFFERSON FELIPE REIS FRAZAO , 05/2021 |
PROPOSTA DO USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH® PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NO FUNDAMENTAL., DELONY DE QUEIROZ RIBEIRO , 09/2021 |
GEOGRAFIA SURDA: uma análise do ensino remoto de geografia para alunos surdos no C.E. Barjonas Lobão., JEFERSON DE OLIVEIRA DUARTE DIAS , 09/2021 |
AS PERSPECTIVAS DE FUTURO DO ALUNADO DO ENSINO MÉDIO: uma análise dos concludentes da escola pública C. E. Erasmo Dias Maiobão (Paço do Lumiar MA)., DARLISSON NABATE MEIRELES , 09/2021 |
O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DO COVID-19: uma análise acerca da experiência da Escola Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa., JULIO D OLIVEIRA JUNQUEIRA AYRES , 01/2022 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a Educação Geográfica para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)., NAYRA ADRIANA DA SILVA BARBOSA FERNANDES , 01/2022 |
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: Uma análise da experiência na escola C.E. Cidade de São Luís, ELIAS COSTA MOTA , 07/2022 |
DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: Uma reflexão sobre a experiência no Programa Residência Pedagógica no Centro de Ensino Cidade de São Luís, MARIANA DA SILVA DIAS , 07/2022 |
A GEOGRAFIA NO ENSINO NOTURNO: Uma análise acerca experiência dos alunos do Centro Integrado do Rio Anil Anexo Vovó Anália de Araújo, JORGEVALDO GOMES DE AQUINO , 07/2022 |
A REDE SOCIAL INSTAGRAM E O USO DA LINGUAGEM INFORMACIONAL: possibilidades para o Ensino de Geografia, NAYANE DE JESUS CARNEIRO SILVA , 05/2022 |
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E A QUESTÃO DO ABUSO SEXUAL INFANTO-JUVENIL: um estudo de caso do Projeto Político Pedagógico do curso de Geografia da Universidade Federal do Maranhão, JOYCE COSTA MENDES , 12/2022 |
A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO/ GEOGRAFIA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DO COVID-19: Uma análise da experiência da escola CE Cidade São Luís, ARIELLE DE JESUS SANTOS , 11/2022 |
A PANDEMIA DA COVID-19 E OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACANGA., ISABELLA LARA ROCHA CARVALHO , 06/2023 |
A EDUCAÇÃO FEMININA DO SÉCULO XIX AO XX EM SÃO LUÍS-MA E SUA IMPORTÂNCIA NOS DIAS ATUAIS., ANDRESSA GOMES DE CARVALHO , 07/2023 |
MÉTODOS AVALIATIVOS NO ENSINO REMOTO: uma análise da experiência no Centro de Ensino São José de Ribamar., DAVID VIEIRA DA SILVA , 07/2023 |
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO? Uma análise a partir do Documento Curricular do Território Maranhense: Ensino Médio., LETICIA ROBERTA DO NASCIMENTO JACOME , 07/2023 |
O ENSINO DE GEOGRAFIA CRÍTICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: uma possibilidade no contexto do Novo Ensino Médio?, MAURO SERGIO FERREIRA LAVRA , 07/2023 |
IDEOLOGIAS GEOGRÁFICAS: O NORDESTE NA TELEDRAMATURGIA., AUGUSTO CESAR GONCALVES FERREIRA , 12/2023 |
AUDIOVISUAL E A GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO MINICURSO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM OS ALUNOS DE GEOGRAFIA DA UFMA., FABRICIO DE OLIVEIRA SERRAO DE FREITAS , 12/2023 |
A OFERTA DE EDUCAÇÃO PELO TERCEIRO SETOR: um estudo de caso da ―Escola Comunitária Evandro Ferreira de Araújo Costa e Jardim de Infância Pato Donald II (São Luís-MA)., CLEICIANE MONTEIRO REIS , 12/2023 |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA NO ENSINO REMOTO: A Experiência no Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa (São Luís, MA)., IRYS DA SILVA DE SOUSA , 10/2023 |
METODOLOGIAS ATIVAS: Análise da utilização da sala de aula invertida como metodologia aplicada no ensino de geografia., SAMIA VIEIRA LINDOSO , 12/2023 |