Ir para acessibilidade
Foto do docente IGOR BERGAMO ANJOS GOMES

IGOR BERGAMO ANJOS GOMES

DGEO - DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Publicação em eventos (16)
2021, Igor Bergamo Anjos Gomes, Mariana Da Silva Dias, ENSINO DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES E DESIGUALDADES, UM RELATO SOBRE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CENTRO DE ENSINO CIDADE DE SÃO LUÍS, XVII Semana da Geografia, Trabalho Completo
2020, TERESA CRISTINA CANTANHEDE BORGES, Igor Bergamo Anjos Gomes, IAN MOURA MARTINS, MARIA JANAILDE DA SILVA CALDAS, SISTEMATIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES DA OBRA ?PEDAGOGIA DO BOM SENSO? DE CÉLESTIN FREINET PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR, VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, Trabalho Completo
2015, Igor Bergamo Anjos Gomes, Thiago Pereira Lima, Estado brasileiro e enfrentamento ao tráfico de mulheres, XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, Trabalho Completo
2014, Igor Bergamo Anjos Gomes, Irecer Portela Figueiredo Santos, ?PIBID e a Geografia do Maranhão: uma análise acerca do trabalho dos bolsistas em escolas de educação básica no município de São Luís-MA., XI Seminário de Iniciação a Docência, Encontro Nacional de Licenciaturas., Trabalho Completo
2014, , ?PIBID e a Geografia do Maranhão: uma análise acerca do trabalho dos bolsistas em escolas de educação básica no município de São Luís-MA., do XI Seminário de Iniciação a Docência, Encontro Nacional de Licenciaturas,
2014, Igor Bergamo Anjos Gomes, Irecer Portela Figueiredo Santos, ?PIBID e a Geografia do Maranhão: uma análise acerca do trabalho dos bolsistas em escolas de educação básica no município de São Luís-MA., do XI Seminário de Iniciação a Docência, Encontro Nacional de Licenciaturas,, Trabalho Completo
2011, Igor Bergamo Anjos Gomes, A Proposição da Politíca de Cotas para Negros em Telenovelas Brasileiras, XV Congresso Brasileiro de Sociologia: Mudanças, permanências e desafios sociológicos, Trabalho Completo
2010, Igor Bergamo Anjos Gomes, O ensino da Geografia e a Lei 10.639/03, XVI Encontro Nacional de Geógrafos, Trabalho Completo
2009, Igor Bergamo Anjos Gomes, A Proposição da Política de Cotas Para Negros na Mídia Brasileira, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo
2009, , Multiculturalismo e Práticas Curriculares, VII Semana de Geografia: Meios Técnicos, Ensino e empreendedorismo: novas perspectivas de mercado para o profissional da Geografia,
2007, Igor Bergamo Anjos Gomes, O papel da telenovela na dinâmica cultural brasileira, VII Encontro Humanístico, Resumo
2007, Igor Bergamo Anjos Gomes, A política de cotas e a participação de afrodescentes em telenovelas brasileiras, XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, Resumo
2006, Igor Bergamo Anjos Gomes, A política de cotas e participação de afro-descendentes em telenovelas brasileiras, VI Encontro Humanístico, Resumo
2006, , A politica de Cotas e a participação de negros em telenovelas brasileiras, III Jornada Maranhense de Sociologia,
2006, Igor Bergamo Anjos Gomes, Lei 10.639/03 e o multiculturalismo: Aportes para reconstrução afirmativa da identidade etnica-afrodescente nos espaços sociais educacionais brasileiros?, 25º Reunião Brasileira de Antropologia, Trabalho Completo
2005, Igor Bergamo Anjos Gomes, Os desdobramentos sociais e previdenciários do processo de envelhecimento da população na realidade maranhense, II Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo
Trabalho de conclusão de curso (47)
O TRABALHO DE CAMPO COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: estudo de caso acerca desta experiência na Escola Cruzeiro do Sul - Vila Nova em São Luís - MA, ALDIR CRESCENCIO DA SILVA , 09/2012
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR? UMA ANÁLISE ACERCA DO INGRESSO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, ALISSON SILVA SOARES , 01/2013
O ENSINO DA GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS VISUAIS: UM ESTUDO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSIVA, MICHELLE CARVALHO NUNES , 03/2013
O DOCENTE DE GEOGRAFIA E SUA AÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NA UEB SANTA CLARA, SÃO LUÍS-MA, JORDIANA SOUSA LOPES , 03/2013
A AÇÃO PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ACERCA DO ENSINO DA DISCIPLINA NAS INSTITUÍÇÕES DE ENSINO COLÉGIO BATISTA DANIEL DE LA TOUCHE E COLÉGIO UNIVERSITÁRIO EM SÃO LUÍS - MA, ISMAEL MACHADO DOS SANTOS , 03/2013
ENSINO DA GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA "SOCIEDADE DE RISCO": UMA ANÁLISE ACERCA DOS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA ABORDAR AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES, SÃO LUÍS-MA, TELESFORO RODRIGUES MARTINS FILHO , 06/2013
PIBID-UFMA, SUBPROJETO GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA NO CE DAYSE GALVÃO, SÃO LUÍS - MA, PETTERSSON GABRIEL SILVA CAMPOS , 01/2018
CÍRIO DE NAZARÉ EM SÃO LUÍS: UMA ANÁLISE DOS SEUS DESDOBRAMENTOS NA DINÂMICA SOCIOESPACIAL DO BAIRRO DO COHATRAC, SÃO LUÍS-MA, MARLON MARCOS PEREIRA DE SOUSA , 07/2015
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Uma análise nas escolas municipais de Viana - MA. , ANDRE LUIZ MACHADO FROES , 08/2016
ENVELHECIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO X POLÍTICAS PÚBLICAS, POLIANA DA SILVA COSTA , 01/2017
O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO EM ÁREAS LIMÍTROFES ENTRE MUNICÍPIOS: O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO EM ÁREAS LIMÍTROFES ENTRE MUNICÍPIOS: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO DO BAIRRO COHABIANO II EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR/MA., CRYSLANE MENDES PINHEIRO , 07/2018
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DA RONDA ESCOLAR NO C.E JAPIAÇU NO BAIRRO ANJO DA GUARDA EM SÃO LUÍS - MA , ANA CARLA BARBOSA MARTINS , 07/2018
A GEOGRAFIA NO CONTEXTO MULTIMÍDIA: A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS DE SÃO LUIS. , DANYEL COSTA RIBEIRO , 12/2018
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS: UMA ANÁLISE ACERCA DA LEI FEDERAL N° 10.639/03., JACIANE MARLEM DE OLIVEIRA RODRIGUES , 12/2018
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA DA UFMA., AGUIDA KAROLLYNE E SILVA BASTOS , 12/2108
O PIBID e a formação discente: uma análise do trabalho do subprojeto geografia do PIBID-UFMA no CE Liceu Maranhense., RAYLSON RODRIGUES DOS SANTOS , 04/2019
A FOTOGRAFIA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA., ELIS REGINA DE ARAUJO ALMEIDA , 07/2019
INCLUSÃO OU EXCLUSÃO: UMA ANÁLISE DA INSERÇÃO DAS PESSOAS COM PERDA TOTAL OU PARCIAL DA VISÃO NO MERCADO DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS/MA., ADRIELLE DE JESUS FERREIRA CHAGAS , 11/2019
CARACTERIZAÇÃO DOS DISCENTES DO PIBID EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO., MARCELO BRITO CAMARA , 12/2019
O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL., BIANCA KARLA ARAUJO SILVA , 12/2019
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS EM GEOGRAFIA., VALDEMIR FERREIRA FERNANDES , 07/2020
OS DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO ESTADUAL MARANHENSE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: Uma análise da escola CE José Justino Pereira (São Luís - MA)., MARCELO ALVES DE SOUSA , 12/2020
A CULTURA ESCOLAR DE SÃO LUIS – MA: UMA ANÁLISE CONTEXTUALIZADA DA ESCOLA CE BENEDITO LEITE., LUCAS FELIPE ARAUJO DE ARAUJO , 12/2020
A DINÂMICA DO ENSINO BILÍNGUE EM SÃO LUÍS-MA. , ALANNA CAROLYNA MOREIRA PENHA , 12/2020
DA GRADUAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE ACERCA DAS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DO LICENCIADO (A) EM GEOGRAFIA., VIVIANNE MORAIS PACHECO , 12/2020
ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS TRANS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA – UFMA (POLO SÃO LUÍS)., JHEFFERSON FELIPE REIS FRAZAO , 05/2021
PROPOSTA DO USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH® PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NO FUNDAMENTAL., DELONY DE QUEIROZ RIBEIRO , 09/2021
GEOGRAFIA SURDA: uma análise do ensino remoto de geografia para alunos surdos no C.E. Barjonas Lobão., JEFERSON DE OLIVEIRA DUARTE DIAS , 09/2021
AS PERSPECTIVAS DE FUTURO DO ALUNADO DO ENSINO MÉDIO: uma análise dos concludentes da escola pública C. E. Erasmo Dias – Maiobão (Paço do Lumiar – MA)., DARLISSON NABATE MEIRELES , 09/2021
O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DO COVID-19: uma análise acerca da experiência da Escola Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa., JULIO D OLIVEIRA JUNQUEIRA AYRES , 01/2022
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a Educação Geográfica para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)., NAYRA ADRIANA DA SILVA BARBOSA FERNANDES , 01/2022
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: Uma análise da experiência na escola C.E. Cidade de São Luís, ELIAS COSTA MOTA , 07/2022
DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: Uma reflexão sobre a experiência no Programa Residência Pedagógica no Centro de Ensino Cidade de São Luís, MARIANA DA SILVA DIAS , 07/2022
A GEOGRAFIA NO ENSINO NOTURNO: Uma análise acerca experiência dos alunos do Centro Integrado do Rio Anil – Anexo Vovó Anália de Araújo, JORGEVALDO GOMES DE AQUINO , 07/2022
A REDE SOCIAL INSTAGRAM E O USO DA LINGUAGEM INFORMACIONAL: possibilidades para o Ensino de Geografia, NAYANE DE JESUS CARNEIRO SILVA , 05/2022
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E A QUESTÃO DO ABUSO SEXUAL INFANTO-JUVENIL: um estudo de caso do Projeto Político Pedagógico do curso de Geografia da Universidade Federal do Maranhão, JOYCE COSTA MENDES , 12/2022
A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO/ GEOGRAFIA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DO COVID-19: Uma análise da experiência da escola CE Cidade São Luís, ARIELLE DE JESUS SANTOS , 11/2022
A PANDEMIA DA COVID-19 E OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACANGA., ISABELLA LARA ROCHA CARVALHO , 06/2023
A EDUCAÇÃO FEMININA DO SÉCULO XIX AO XX EM SÃO LUÍS-MA E SUA IMPORTÂNCIA NOS DIAS ATUAIS., ANDRESSA GOMES DE CARVALHO , 07/2023
MÉTODOS AVALIATIVOS NO ENSINO REMOTO: uma análise da experiência no Centro de Ensino São José de Ribamar., DAVID VIEIRA DA SILVA , 07/2023
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO? Uma análise a partir do Documento Curricular do Território Maranhense: Ensino Médio., LETICIA ROBERTA DO NASCIMENTO JACOME , 07/2023
O ENSINO DE GEOGRAFIA CRÍTICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: uma possibilidade no contexto do Novo Ensino Médio?, MAURO SERGIO FERREIRA LAVRA , 07/2023
IDEOLOGIAS GEOGRÁFICAS: O NORDESTE NA TELEDRAMATURGIA., AUGUSTO CESAR GONCALVES FERREIRA , 12/2023
AUDIOVISUAL E A GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO MINICURSO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM OS ALUNOS DE GEOGRAFIA DA UFMA., FABRICIO DE OLIVEIRA SERRAO DE FREITAS , 12/2023
A OFERTA DE EDUCAÇÃO PELO TERCEIRO SETOR: um estudo de caso da ―Escola Comunitária Evandro Ferreira de Araújo Costa e Jardim de Infância Pato Donald II (São Luís-MA)., CLEICIANE MONTEIRO REIS , 12/2023
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA NO ENSINO REMOTO: A Experiência no Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa (São Luís, MA)., IRYS DA SILVA DE SOUSA , 10/2023
METODOLOGIAS ATIVAS: Análise da utilização da sala de aula invertida como metodologia aplicada no ensino de geografia., SAMIA VIEIRA LINDOSO , 12/2023
fim do conteúdo