Ir para acessibilidade
Foto do docente RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA

RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA

DEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
02/2017 Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física- GEPPEF,
Artigos (20)
2022, II Mostra de curta-metragem e fotografia do IFMA campus Alcântara: desafios e possibilidades, ISSN: 16575830
2021, Corpo, Diversidade e Formação docente: Qual é o professor que vai para a Escola ?, ISSN: 23593865
2021, Educação Física na Educação Infantil: Reflexões sobre o Currículo na Formação dos Educadores e a realidade nas Escolas, ISSN: 25258761
2021, A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS NO PIBID: as contribuições do tripé ensino, pesquisa e extensão no subprojeto de Educação Física do estado do Maranhão, ISSN: 18099556
2021, A EDUCAÇÃO CORPORIFICADA NO MUNDO-VIDA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA ?SÃO JOSÉ DOS PRETOS? - GUIMARÃES - MA, ISSN: 21782229
2020, Currículo, Diversidade Étnico- Racial e Educação Física, ISSN: 25258761
2019, Processo de Criação de Espetáculo Teatral Inclusivo com deficientes visuais, ISSN: 25950479
2019, Processo de Criação de Espetáculo Teatral Inclusivo com Deficientes Visual, ISSN: 25956930
2019, Banquete Romeu e Julieta: Uma experiência estesiológica com Teatro e Gastronomia, ISSN: 25950479
2019, Metodologia de Imersão na Cultura Popular e a Formação de Professores de Educação Física na Universidade Federal do Maranhão, ISSN: 18099556
2019, Banquete Romeu e Julieta: Uma experiência estesiológica com Teatro e Gastronomia, ISSN: 25956930
2019, O corpo Visto e Sentido: Experiência em Teatro no movimento de ocupação do IFMA-Campus Zé Doca, ISSN: 25956930
2019, O Corpo Visto e Sentido: Experiência em Teatro no Movimento de Ocupação no IFMA-Campus Zé Doca, ISSN: 25950479
2018, Fala preta, gestos e palavras da cultura afro-brasileira: o Bumba meu Boi maranhense, ISSN: 19839030
2017, ?DANDO LINHA NA PIPA?: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA, ISSN: 24476498
2017, ?DANDO LINHA NA PIPA?: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA, ISSN: 25944231
2014, Lúdico e Violencia nas Brincadeiras de Lutas: um estudo sobre o 'se movimentar', ISSN: 18071600
2014, MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA REGIÃO NORTE NORDESTE SOBRE CORPO E CULTURA, ISSN: 18099556
2005, Corpo, Estética e Dança Popular: Situando o Bumba-Meu-Boi, ISSN: 14154676
2004, Corpos que dançam: expressòes da linguagem do corpo na educação, ISSN: 01027735
Publicação em eventos (112)
2023, , roda de conversa 'Corpos negros e culturas em tempos de distopias: das políticas afirmativas às insurgências epistêmicas e pedagógicas ', III Seminário Internacional do HCEL / VII Seminário Nacional do HCEL - Educação, Cultura e Meio Ambiente: desafios e possibilidades que atravessam os corpos no tempo presente,
2022, , O ENSINO DAS DANÇAS POPULARES MARANHENSES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR,  XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste,
2022, , Corps, identité(s) et sociétés Autour de David Le Breton, Corps, identité(s) et sociétés Autour de David Le Breton,
2022, , Educação, Cultura e Saberes Locai, ? III COLÓQUIO INTERNACIONAL ANTIRRACISTA NO MUNDO ?Políticas Linguísticas, Raciais e Culturais,
2022, , Que modos outros de movimentos da cultura corporal, são esses?, disciplina Ensino em Educação Física,
2022, , Corpo, educação intercultural e democracia no tempo presente,  IV SEMINÁRIO PRÁTICAS CORPORAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL,
2022, , Educação, Cultura e Saberes Locais, ? III COLÓQUIO INTERNACIONAL ANTIRRACISTA NO MUNDO ?Políticas Linguísticas, Raciais e Culturais,
2022, , O CORPO COMO EXPRESSÃO DA CULTURA: uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar,  XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste,
2022, , PROTEÇÃO LEGAL DO DEFICIENTE VISUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:,  XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste,
2022, , O Ensino de Educação Física no Centro de Ensino Quilombola Benedito Fontes: Um Estudo à Luz da Lei Nº 10.639/2003, ? III COLÓQUIO INTERNACIONAL ANTIRRACISTA NO MUNDO ?Políticas Linguísticas, Raciais e Culturais,
2022, , Corpo e Conhecimento: a educação corporificada no Mundo-Vida da Comunidade Quilombola, ? III COLÓQUIO INTERNACIONAL ANTIRRACISTA NO MUNDO ?Políticas Linguísticas, Raciais e Culturais,
2022, , O RP na Educação Básica: compartilhando experiência,  V SEMID SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Pesquisas, intervenções e produção de conhecimento: A Formação Docente e os Saberes da Práxis em Contexto de Mudança,
2022, , 'A ESCOLA COMO FORMAÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA: e a contribuição da Educação Física à luz da Lei nº 10.639/2003',,  XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd Nordeste,
2021, Raimundo Nonato Assunção Viana, Érica da Silva Pinto, Rosyene da Conceição Soares Cutrim, Mariana Fernandes Brito, CORPO, DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: QUAL É O PROFESSOR QUE VAI PARA A ESCOLA?, IIIEncontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidades EMENGE , I Simpósio Nacional Corpos e Diversidade na Educação SICOD, Resumo
2021, Raimundo Nonato Assunção Viana, Érica da Silva Pinto, Rosyene da Conceição Soares Cutrim, Mariana Fernandes Brito, CORPO, DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: QUAL É O PROFESSOR QUE VAI PARA A ESCOLA?, IIIEncontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidades EMENGE , I Simpósio Nacional Corpos e Diversidade na Educação SICOD, Resumo
2020, , Os corpos Brincantes do Bumba Meu Boi Maranhense, VII Webnário Temático e XIX EIDANCCE,,
2020, , Corpo e Dança, AS PERSPECTIVAS DO CORPO NA ATUALIDADE,
2020, Raimundo Nonato Assunção Viana, William Costa Rosa, O ENSINO DAS DANÇAS POPULARES MARANHENSES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçã, Trabalho Completo
2020, Raimundo Nonato Assunção Viana, Élia Poliene Correia Araújo, A ESCOLA COMO FORMAÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA: e a contribuição da Educação Física à luz da Lei nº 10.639/2003, XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçã, Trabalho Completo
2019, , Fazeres e Saberes em Comunidades Quilombolas: A educação do Corpo, Trilhas entre Maranhão e Mato Grosso, 27º SEMIEDU,
2019, Raimundo Nonato Assunção Viana, Beleni Saléte Grando, Dança na Escola: o corpo que dança na formação ação se faz professor, 15º Seminário Internacional Concepções Contemporâneas em Dança, Trabalho Completo
2019, Érica da Silva Pinto, Raimundo Nonato Assunção Viana, Corpo e Diversidade: Possibilidades da dança na escola, 15º Seminário Internacional Concepções Contemporâneas em Dança, Resumo
2019, Sueli de Fátima Xavier Ribeiro, Beleni Saléte Grando, Raimundo Nonato Assunção Viana, Formação de Professores em Dança na Perspectiva das Relações Étnico- Raciais e da Educação Intercultural, VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, Trabalho Completo
2019, Raimundo Nonato Assunção Viana, Beleni Saléte Grando, Dança na Escola: o corpo que dança na formação ação se faz professor, VIII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, Trabalho Completo
2019, Raimundo Nonato Assunção Viana, SABERES E FAZERES EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: A Educação do Corpo, Trilhas entre o Maranhão e o Mato Grosso, SEMIEDU 2019, Trabalho Completo
2019, Raimundo Nonato Assunção Viana, SANTOS, Antônio Higor Gusmão, REPERCUSSÕES DO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID: perspectivas e realidades do subprojeto de Educação Física no Estado do Maranhão. ........, SEMIEDU 2019, Trabalho Completo
2019, Raimundo Nonato Assunção Viana, SABERES E FAZERES EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: A Educação do Corpo, Trilhas entre o Maranhão e o Mato Grosso, II SIDIAL - Seminário Internacional Diálogos Interculturais na América Latina: saberes populares IV Congresso Internacional Pluralismo Jurídico, Constitucionalismo, Buen Vivir, e Justiça Ambiental na América Latina, Trabalho Completo
2019, , Corpo, Danças e Cultura Tradicionais, Seminário Temático" Relações étnico- Raciais e Educação do Corpo: Culturas Tradicionais e Dança na Escola,
2019, , Oficina de Danças Populares, Seminário Temático" Relações étnico- Raciais e Educação do Corpo: Culturas Tradicionais e Dança na Escola,
2019, , Educação e Cidadania:Um salto para além dos muros da escola, XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esportes do CBCEdo,
2019, , Fazeres e Saberes em Comunidade Quilombola: a educação do corpo, trilhas entre Maranhão e Mato Grosso, II SIDIAL Seminário Internacional Diálogos Interculturais na America Latina e IV Congresso Internacional pluralismo Jurídico Constitucionalismo Buen Vivir e Justiça Ambiental na América Latina,
2019, , Cultura Corporal e Igualdade Etnico Racial:contribuições da Educação Física para implementação da Lei 10.639/03 no Ensino Básico, XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esportes do CBCEdo,
2019, , Painel:?A FORMAÇÃO DO CORPO PROFESSOR PARA O RECONHECIMENTO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO iNTERCULTURAL, 39ª Reunião Nacional da ANPED,
2019, , Dança na Escola: o corpo que dança na formação ação se faz professor, 15º Seminário Internacional; Concepções Contemporâneas em Dança,
2019, , Corpo e Diversidade: Possibilidades da dança na escola, 15º Seminário Internacional; Concepções Contemporâneas em Dança,
2019, , Repercussões do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência PIBID: perspectivas e realiades do Subprojeto de Educação Física no Estado do Maranhão, 27º SEMIEDU,
2019, , Educação e Cultura: Manifestações Artísticas e Relações Étnico- Raciais, VIII Mostra Corpo, Educação e Cultura, VI Simpósio Crianças e Saberes da Infância, II Seminário Saberes Indígenas na Escola; Formação de professores para educação intercultural,
2019, , Educação do Corpo nas Relações Étnico-raciais: perspectivas teóricas e metodológicas, VIII Mostra Corpo, Educação e Cultura IV Simpósio Crianças e Saberes da Infância II Seminário Saberes Indígenas na Escola: Formação de Professores para Educação Intercultural,
2019, , Dança na Escola: o corpo que dança na formação ação se faz professor, VII Semana Acadêmica da FEF e do Seminário de Socialização de Práticas de Estágio,
2019, , Roda de Conversa: Educação, Cultura, diversidade e etnicidade, Seminário Corpo, Educação, Resistência e Movimentos Sociais Afro- Indígenas na Amazônia,
2019, , Roda de Conversa: Manifestações Artísticas, Saberes Afro- Indígenas e Práticas Pedagógicas Interculturais, Seminário Corpo, Educação, Resistência e Movimentos Sociais Afro- Indígenas na Amazônia,
2019, , A Escola como Formação da Identidade Quilombola: a contribuição da Educação Física sob a Luz da Lei 19.639/03, Seminário Corpo, Educação, Resistência e Movimentos Sociais Afro- Indígenas na Amazônia,
2019, , Memória, Saberes Culturais e Práticas Inclusivas na Educação, VI Seminário Nacional do Programa de Pós- Graduação em Educação e Cultura;VI Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade,
2018, , Banquete ' Uma experiência estesiológica', II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade,
2018, , RODA DE SABERES E CONVERSAS CORPO E CULTURA: Uno e Diverso nas Ciências do Esporte, V Seminário Internacional Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte,
2018, , Cada Pessoa que passa em nossa vida deixa um pouco de si e leva um pouco de nós: as experiências do fazer teatral vividas, sentidas e ( com) partilhadas no GEPAT/ Pessoas, II Colóquio Internacional de Pedagogia do Teatro- COLIPETE,
2018, , Estado da Arte: Práticas Corporais Indígenas no ambiente escolar, XXIV EPEN, Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste/ Reunião Cientifica Regional ANPED NE,
2018, , CULTURA CORPORAL E IGUALDADE ÉTNICO - RACIAL: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO BÁSICO,, VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, com a temática: Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências, I Seminário de Formação de Professores/as e II Encontro estadual da ANPAE - Seção MA,
2017, , A Palavra é Gesto: A voz poética das Zabumbas nos Grupos de Bumba-meu-boi do Maranhão, XVI Encontro Científico de Estudantes de Educação Fisica,
2017, , PRÁTICAS CORPORAIS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: elementos para construção de políticas públicas de esportes e lazer em terras do Maranhão.., VIII Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2017, FERNANDA SILVA ZAIDAN, Raimundo Nonato Assunção Viana, BANQUETE: UMA EXPERIÊNCIA ESTESIOLÓGICA, XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil ; V Congresso Internacional dos Arte/Educadores ; II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul, Trabalho Completo
2016, Karina Veloso Pinto, Raimundo Nonato Assunção Viana, A Prática pedagógica em Teatro na educação profissional e técnica no Maranhão, XXVI ConFAEB ? Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil, Trabalho Completo
2016, , Práticas Corporais nos Quilombos: Elementos para construção de políticas Públicas de Esportes e Lazer em Terras do Maranhão, II Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer/XVI SeminárioO " O lazer em Debate"O,
2016, Raimundo Nonato Assunção Viana, Raimundo Nonato Assunção Viana, As práticas corporais nas comunidades remanescentes de quilombos enquanto campo investigativo no âmbito do esporte e lazer, I Encontro Nacional de Pesquisadores de Políticas Públicas em Educação Física, Esporte e Lazer II Jornada de Formação de Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Políticas de Esporte e Lazer da Rede Cedes do Estado de Goiás, Resumo
2015, Raimundo Nonato Assunção Viana, Regiane Reis Matos Passos;, Tecnologias modeladoras do Corpo: Belo, sem esforço, XI SIEFLAS Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde, Trabalho Completo
2015, , Tecnologias modeladoras do Corpo: Belo, sem esforço, XI SIEFLAS Seminário Internacional Educação Física Lazer e Saúde,
2015, Raimundo Nonato Assunção Viana, José Carlos Costa Dominice Junior, Narcisismo: A Incessante Busca pelo Corpo Perfeito, um Olhar sobre o Corpo a partir da Rede Social Instagram, XI SIEFLAS Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde, Trabalho Completo
2014, , CORPO, ESTÉTICA E EDUCAÇÃO: OLHAR SOBRE BUMBA MEU BOI DO MARANHÃO/BRASIL, Seminário Internacional Cultura, Saberes e Diálogo:transmissão, conflitos, práticas e política,,
2014, , Música e Educação: Corpo, Performance e Educação, VI Encontro de Educadores do Maranhão,
2014, , Representação do Ritual de Morte em Danças Tradicionais: Núcleo interpretativo de um corpo vivo, Semana de Folclore e Cultura Popular da UFMA 2014,,
2014, , Representação do Ritual de Morte em Danças Tradicionais: Núcleo interpretativo de um corpo vivo, I Symposium internacional Franco- Brésilien" Corps, Éducation et Culture du Mouvement,
2014, , O lúdico e a violência nas brincadeiras de lutas: um estudo do ' se- movimentar' das crianças em uma escola pública de São Luis, Maranhão, Brasil, I Symposium internacional Franco- Brésilien" Corps, Éducation et Culture du Mouvement,
2013, , A diversificação dos Conteúdos na Educação Física Escolar, V Jornada Científica de Educação Física,
2012, , O Festival da Macaxeira na Comunidade Argola e Tambor: O corpo como manifestação da Cultura e Identidade, 64ª Reunião Anual da SBPC, Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência,
2012, , Oficina de Jogos Africanos, 64ª Reunião da SBPC, Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência,
2012, , Oficina de Contos Africanos, 64ª Reunião da SBPC, Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência,
2011, Raimundo Nonato Assunção Viana, Corpo, Estética e Educação: O Bumba Meu Boi Maranhense em Foco, XX EPENN,Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, Resumo
2011, Raimundo Nonato Assunção Viana, Corpo, Estética e Educação: O Bumba Meu Boi Maranhense em Foco, XX EPENN,Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, Trabalho Completo
2011, Raimundo Nonato Assunção Viana, A Cultura Corporal e a Educação Étnico-Racial: contribuições da Educação Física para implementação da lei nº10.639/03, Seminário Educação 2011, Educação e Relações Raciais: dez anosde estudos e pesquisas na UFMT, Trabalho Completo
2011, , Corpo, Estética e Educação; O Bumba Meu Boi Maranhense no Foco, III Colóquio Festas e Socialidades,
2011, , Jogos e Brincadeiras Tradicionais: Inventário da Cultura Corporal infanto-Juvenil em comunidades rurais do município de São Luis-MA, III Seminário Nacional Corpo e Cultura " Corpos Indígenas, quilombolas e ribeirinhos: (in)visibilidades, preconceitos e resistências cultural,
2011, , Corpo, Estética e Educação: O bumba meu boi Maranhense em Foco, XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste XX EPENN,
2011, , A Dimensão Estética do Bumba Meu Boi Maranhense, Fórum " Bumba -meu- boi do Maranhão",
2011, , Corpo, Estética e Educação: O Bumba Meu Boi Maranhense em Foco, III Colóquio Festas e Socialidades,
2011, , A Cultura Corporal e a Educação Étnico-Racial: contribuições da Educação Física para implementação da lei nº10.639/03, Seminário Educação 2011"Educação e Relações Raciais,dez anos de pesquisa na UFMT,
2010, Raimundo Nonato Assunção Viana, Popular ou Erudito: desmistificando conceitos, um olar a partir das danças tradicionais, II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura, Trabalho Completo
2010, Raimundo Nonato Assunção Viana, Camila Fernanda Pena Pereira, Danilson Lima Ferreira, Lucia Helena Lima Moreira Teixeira, Lazer, Cultura Popular e Capitalismo: as rendeiras da Raposa na ilha de São Luis- MA, II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura, Trabalho Completo
2010, , mesa redonda: o que se dança na escola? as danças populares no âmbito escolar, X Encontro Humanístico,
2010, , A Educação configurada na plasticidade dos corpos brincantes no bumba meu boi maranhense, VIIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação,
2010, , Popular Ou Erudito Desmitificando conceitos olar sobre as danças tradicionais, II Encontro Nacional Sociedade, Corpo e Cultura,
2010, Raimundo Nonato Assunção Viana, A Educação configurada na plasticidade dos corpos brincantes do Bumba meu boi maranhense, VIII Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação, Trabalho Completo
2010, , Lazer, Cultura Popular e Capitalismo: as rendeiras da Raposa na Ilha de São Luis- Ma, II Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura,
2009, , Corps, L'esthétique et de L'éducation:rendres les danses traditionnelles, Colloque internacional Le Corps en Mouvement 2,
2009, Raimundo Nonato Assunção Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Corps,L'esthétique et L'Éducation: rendres les danses tradittionelles, Le corps en Mouvement2, Resumo
2008, Raimundo Nonato Assunção Viana, Danças tradicionais: expressões da linguagem na Educação, VII Congresso Luso-Brasileiro de Educação, Trabalho Completo
2008, , Danças Tradicionais: expressões da linguagem do corpo na educação, VII Congresso Luso-Brasileiro de Educação,
2007, Raimundo Nonato Assunção Viana, O bumba meu boi como fenômeno estético, XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte II Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Trabalho Completo
2007, , O bumba meu boi como fenômeno estético, XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte,
2007, , Corpo e Estética: o caso do Bumba-Meu-Boi maranhense, I Seminário Corpo e Cultura,
2005, Raimundo Nonato Assunção Viana, Corpo e estética no Bumba-meu-boi: Configurações epistemológicas e educativas, XVII EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, Trabalho Completo
2004, Raimundo Nonato Assunção Viana, Bumba-meu-boi, Cacuriá e Tambor de crioula: expressòes da linguagem do Corpo na educação, I Encontro Nacional de Ensino das Artes e Educação Física, Trabalho Completo
2004, Raimundo Nonato Assunção Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Danças Tradicionais: corpo,cultura e linguagem, III Encontro de Pesquisa em Educação e II Congresso Internacional de Educação, Trabalho Completo
2004, Raimundo Nonato Assunção Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Danças Tradicionais: expressòes da linguagem do corpo na educação, X Seminário de Pesquisa do CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas UFRNcIÊNCIAS sOCIAIS aPLICADAS, Trabalho Completo
2003, Raimundo Nonato Assunção Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Corpos que dançam : Expressões da linguagem do corpo na educação, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, Resumo
2003, Raimundo Nonato Assunção Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Corpos que dançam; Expressões da Linguagem do corpo na educação, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, Trabalho Completo
2003, , XVI EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte- Nordeste, ,
2003, , I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, ,
2003, Raimundo Nonato Assunção Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Danças Tradicionais: expressões da linguagem do corpo na educação, I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, Trabalho Completo
2002, Raimundo Nonato Assunção Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Dos que brincam o bumba e dançam na escola, IX Congresso de Educação Física e Desportos dos Países de Lingua Portuguêsa, Resumo
2002, , XI ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, ,
2002, , IX Congresso de Educação Física dos Países de Língua Portuguêsa, ,
2002, Raimundo Nonato Assunção Viana, Bumba-Meu-Boi,Cacuriá,Tambor de Crioula: experiências da linguagem do corpo na educação, XI ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
2001, Raimundo Nonato Assunção Viana, Marileide Moura dos Santos Silva, Silvana Martins Araújo, O Esporte nas Escolas de São Luis-MA; conteúdo didático pedagógico ou reprodução da competição de rendimento, XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, Resumo
2001, Raimundo Nonato Assunção Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega, A Linguagem das Danças Populares na Educação Física Escolar, XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, Trabalho Completo
2001, , XV EPENN-Encontro de Pesquisa Educacional do Norte-Nordeste, ,
2001, , X Colóquio Internacional da AFIRSE, ,
2001, , II Congresso Internacional de Motricidade Humana, ,
2001, Raimundo Nonato Assunção Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega, A Linguagem da Dança na Cultura de Movimento, I Colóquio Internacional da AFIRSE, Resumo
2001, Raimundo Nonato Assunção Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega, A linguagem das danças populares nas aulas de Educação Física Escolar, XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, Resumo
2001, Raimundo Nonato Assunção Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega, A Linguagem da Dança na Cultura de Movimento, I Colóquio Internacional da AFIRSE, Trabalho Completo
2001, Raimundo Nonato Assunção Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Danças, Tradicionais, Corpo, linguagem e Educação, I I Congresso Internacional de Motricidade Humana, Resumo
2001, Raimundo Nonato Assunção Viana, Marileide Moura dos Santos Silva, Silvana Martins Araújo, O Esporte nas Escolas de São Luis-MA :conteúdo didático pedagógico ou reprodução de competição de rendimento, XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, Trabalho Completo
Capítulos de livros (20)
2022, O Brincar na construção da Identidade discente/ docente afro-brasileira, Brincar: Diálogos sobre conceitos, práticas e experiências, Raimundo Nonato Assunção Viana, Hugo Victor Silva Santos
2022, Entre Conversações Currículo e Filosofia, Saberes e Perspectivas na Educação : Múltiplos Olhares, Raimundo Nonato Assunção Viana, João Ferreira da Páscoa Filho
2022, A Educação Física e o Currículo Escolar Quilombola, Saberes e Perspectivas na Educação : Múltiplos Olhares, Raimundo Nonato Assunção Viana, William Costa Rosa, Élia Poliene Correia Araújo
2022, A Educação Física na Residência Pedagógica, A Residência Pedagógica na Formação Docente: Os saberes da práxis remota no período 2020/2022, Raimundo Nonato Assunção Viana
2022, Formação-ação-intercultural: reflexões sobre a exposição itinerante do Patrimônio Imaterial mato-grossense, Povos indígenas, formação de professores e educação intercultural: diálogos com a lei nº11.645/2008, Raimundo Nonato Assunção Viana, Beleni Saléte Grando, Nilzalina da Silva Chaparro, Bruno Silva Viana, Cristhian Vergilio Miranda da Silva
2021, Corpos em contextos pandêmicos: como experiências decorrentes do Covid-19 evidenciam abismos socioculturais, Educação Física e Ciências do Esporte no tempo presente: desmonte dos processos democráticos, desvalorização da ciência, da educação e ações em defesa da vida, Raimundo Nonato Assunção Viana, Dulce Filgueiras de Almeida, Tadeu João Ribeiro Baptista, Maria Cecília de Paula Silva
2021, A Prática Pedagógica em Teatro na Educação Profissional Técnica e Tecnológica no Maranhão, Investigação Científica, Teoria e Prática da Educação na Contemporaneidade, Karina Veloso Pinto, Raimundo Nonato Assunção Viana
2020, Corporeidade, corpo e culturas negras na educação física escolar: o conhecimento incorporado na dança do Siriri- MT, Ciências do Esporte, Educação Física e Produção de Conhecimento em 40 do CBCE; Corpo e Cultura, Raimundo Nonato Assunção Viana, Vilma Aparecida de Pinho, Anália de Jesus Moreira
2020, Os Corpos e a Escola: a dança como lente, As Faces da Educação: diálogos na diversidade escolar, Raimundo Nonato Assunção Viana, Érica da Silva Pinto
2020, O corpo histórico-cultural e as interconexões entre educação e currículo, Por uma Educação para além do Básico, Raimundo Nonato Assunção Viana, MARQUES, Walter Rodrigues
2020, Práticas Pedagógicas Interculturais:relato de experiência na disciplina Educação Física, As Faces da Educação: diálogos na diversidade escolar, Raimundo Nonato Assunção Viana, Ludmila Silva Gonçalves
2019, Banquete " Romeu e Julieta' uma experiência estesiológica com Teatro e Gastronomia, Territórios em Pedagogia do Teatro: discussões teóricas e práticas em contexto de atuação diversos, Raimundo Nonato Assunção Viana, FERNANDA SILVA ZAIDAN
2018, Teatro de Animação na Educação Profissional e Técnica no IFMA Campus Zé Doca; Vivência de uma prática Pedagógica em Teatro em Construção, Reflexões e Práticas Criativas em diferentes Contextos Educacionais, Karina Veloso Pinto, Raimundo Nonato Assunção Viana
2017, ENTRE O TATAME E O CHÃO DA ESCOLA: Diálogos e aproximações entre Judô e Educação Integral, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Raimundo Nonato Assunção Viana, Mayrhon José Abrantes Farias
2017, ENTRE O TATAME E O CHÃO DA ESCOLA: Diálogos e aproximações entre Judô e Educação Integral, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA : Educação e Inclusão: diálogos pedagógicos, Raimundo Nonato Assunção Viana, Mayrhon José Abrantes Farias
2015, A produção sobre Corpo e Cultura: um olhar sobre a produção do CBCE, de 2007 a 2013, Dilemas e Desafios da Pós- Graduação em Educação Física, Tadeu João Ribeiro Baptista, Maria Cecília de Paula Silva, Ana Carolina Capellini Rigoni, Ileana Wenetz, Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar, Juliana Guimara~es Saneto, Silvia Maria Agatti Lüdorf, Sissília Vilarinho Neto, Raimundo Nonato Assunção Viana
2013, O Fetival da Macaxeira na Comunidade Argola e Tambor: O corpo como manifestação de Cultura e Identidade, O Desenvolvimento Humano: Perspectivas para o Século XXI, Memória, Lazer e Atuação Profissional, Raimundo Nonato Assunção Viana, Érica da Silva Pinto
2009, Educação e Território Corporal Masculino e Feminino: um olhar a partir da ginástica, Gênero em Debate: Territorialidade e Cultura Escolar, Raimundo Nonato Assunção Viana, Diomar das Graças Motta, Elisãngela Santos de Amorim
2009, Corpo e Estética no Bumba meu Boi, Escritos sobre o Corpo;diálogos entre arte, ciência, filosofia e educação, Raimundo Nonato Assunção Viana, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Karenine O. Porpino, Maria Isabel B. de S.Mendes
2003, Corpos Brincantes, Polifônicas Idéias, Raimundo Nonato Assunção Viana
Livros (2)
2013, O Bumba Meu Boi como Fênomento Estético:corpo, estética e educação, Raimundo Nonato Assunção Viana
2008, Esporte e Lazer na cidade de São Luis- MA; elementos para a construção de uma política pública, Silvana Araujo, Ywry Crystiano da Silva Magalhães, Samyr Rodrigues Bezerra, Nilza Cleide Gama Reis, Raimundo Nonato Assunção Viana, Kytania Regina Lindoso Dominici, Girlaine Martins Cardoso, Rarielle Rodrigues Lima, Carlos Augusto Scansette, Marconi Neto da Silva, Rafael Carlos Araújo Silva, Ana Paula Vieira
Produção artística, literária e visual (5)
2003, VIII Mostra de Dança do Deart, Artistico, Coreográfica, Raimundo Nonato Assunção Viana
2003, CIENTEC, Artistico, Coreográfica, Raimundo Nonato Assunção Viana
2003, Dançar, Artistico, Coreográfica, Raimundo Nonato Assunção Viana
2003, Encontros, Artistico, Coreográfica, Raimundo Nonato Assunção Viana
2002, Guarnicê, Artistico, Coreográfica, Raimundo Nonato Assunção Viana
Trabalho de conclusão de curso (104)
HEGEMONIA DO FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DE POÇÃO DE PEDRAS-MA, EVA CAVALCANTE DE CARVALHO MANO , 03/2013
JOGOS COOPERATIVOS COMO UMA PROPOSTA INOVADORA E REFLEXIVA PARA O ENSINO MÉDIO., ROSENILDE DE SOUSA OLIVEIRA , 03/2013
EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PORTA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM SINDROME DE DOW NA ESCOLA NICE LOBÃO EM POÇÃO DE PEDRAS-MA, ELLEN ELOI DE CARVALHO BRITO , 03/2013
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO NA U.I. NAZEU OLIVEIRA NO MUNICÍPIO DE PAULO RAMOS-MA, MARIA RIVANDA DO NASCIMENTO RAMOS , 03/2013
O FUTEBOL NAS AULAS D EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DE LAGO DA PEDRA-MA, POLIANNE BARBOSA DA SILVA , 03/2013
JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA ABERTURA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA APRENDIZAGEM NA UNIDADE INTEGRADA JOSÉ FONSECA LOCALIZADA NO POVOADO UNHA DE GATO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE LAGO DA PEDRA-MA, EDILSON DE SOUSA ARAUJO , 03/2013
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE PAULO RAMOS-MA, VANUSA MARTINS DA SILVA , 03/2013
A COMPREENSÃO E ACEITAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PELOS PAIS DE ALUNOS DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS., CLEUDIANNE LEAL TORRES , 01/2013
O RESGATE DOS JOGOS TRADICIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ALUNOS DA UNIDADE INTEGRADA NAZEU OLIVEIRA SOUZA DA REDE MUNICIPAL DE PAULO RAMOS-MA , ROSILDA ARAÚJO PEREIRA , 03/2013
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR DA UI MANOEL OLIVEIRA NO MUNICÍPIO DE POÇÃO DE PEDRAS, ANTONIA SEMIRE BRITO RIBEIRO , 03/2013
A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PARA ALUNOS DO 7º AO 9º ANO DA UNIDADE INTEGRADA LAUDICÉLIA ARRUDA MELO, MARIA EUDA TOMÉ RODRIGUES , 03/2013
METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA NAS AULAS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ASPECTOS IMPORTANTES., ROSINETE SILVA SANTOS , 01/2013
MÚSICA E MOVIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFATIL: UM SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM MOTORA E COGNITIVA PARA OS ALUNOS DO CENTRO EDUCACIONAL ARCO IRIS DE LAGO DA PEDRA-MA, ROSILCLENE OLIVEIRA DO NASCIMENTO SANTOS , 03/2013
BRINCADEIRAS CANTADAS NA ESCOLA MUNICIPAL JARDIM DE INFÂNCIA MUNDINHA MELO, ANA LÚCIA GOMES DA SILVA NERES , 03/2013
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ESCOLA DA ZONA RURAL NO POVOADO BARRO VERMELHO NO MUNICÍPIO DE POÇÃO DE PEDRAS-MA, NILRA JANE TEIXEIRA CORTEZ , 03/2013
O ENSINO DA CAPOEIRA NA ESCOLA,DESAFIOS E POSSIBILIDADES., ENEDILSON DA SILVA TORRES , 05/2012
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO MODELO CORPORAL DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO JOAQUIM SALVIANO NO MUNICÍPIO DE POÇÃO DE PEDRAS-MA, MARIVALDO DE SOUSA ARRUDA , 03/2013
A IMPORTANCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL., MARIA DO SOCORRO SIQUEIRA ARAÙJO , 03/2013
A HEGEMONIA DO CONTEÚDO ESPORTIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A MONOCULTURA DO FUTSAL NA ESCOLA CE CRISTOVÃO COLOMBO DE LAGO DA PEDRA., JONAS FREIRE PESSÔA , 03/2013
" VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: uma prática pedagógica do professor de educação física", CRISTIANE GARDÊNIA DE OLIVEIRA MARTINS , 03/2013
JOGOS E BRINCADEIRAS COMO SUPORTE PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL., JERDEAN MENDES COSTA , 03/2013
O (DES) INTERESSE DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO CE REITOR RIBAMAR CARVALHO, EM CODÓ-MA, JOELMA SOUSA SALES , 03/2013
A IMPORTÂNCIOA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM RELAÇÃO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA., MARIA IVANE PEREIRA DE OLIVEIRA , 03/2013
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS POPULARES NA UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL ESTEVAM ANGELO DE SOUSA, EM CODÓ-MA, ROSELANE ROCHA SIQUEIRA , 03/2013
AS DANÇAS TRADICIONAIS PRESENTES NAS AULAS DE ESDUCAÇÃO FÍSICA: REALIDADE OU UTOPIA?, WILZA MARIA SOUSA QUEIROZ DOS SANTOS , 03/2013
A DIDÁTICA PEDAGÓGICA DA DÍSCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1º A 5º ANO NA ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO MUNIZ BAYMA NA ZONA RURAL DE CODÓ-MA., FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA LIMA SOUZA , 03/2013
A FALTA DE ESPAÇO FÍSICO PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA CAMILO FIGUEREDO NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA UMA ANÁLISE A PARTIR DO OLHAR DE ALUNOS DO 6º AO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL., MARIA DO SOCORRO SOUSA PALHANO , 03/2013
A AUSÊNCIA DO ESPAÇO FÍSICO PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA CAMILO FIGUEREDO EM CODÓ-MA, GILBERLANE SILVA MARTINS , 03/2013
JOGOS ESCOLARES MARANHENSES E SUAS REPERCUSSÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA, CLEANNE CARDOZO MACIEL , 03/2013
ATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO: UM ESTUDO NO GRUPO DE IDOSOS DO BAIRRO RODOVIÁRIO DE GRAJAÚ., JOSÉ DE RIBAMAR MARQUES FILHO , 03/2013
A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA A QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL DOS IDÓSOS DO CENTRO COMUNITÁRIO CONVIVER DE GRAJAÚ-MA, JOSÉ JAIRO SOUSA DA SILVA , 03/2013
O OLHAR DAS FAMÍLIAS FRENTE ÀS ATIVIDADES FÍSICAS PROMOVIDAS PELO CRAS NO BAIRRO MANGUEIRA PARA OS IDOSOS NA CIDADE DE GRAJAÚ-MA, ANTONIO CARLOS COELHO DOS SANTOS , 03/2013
FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICÍPAIS NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA, ALEX GALVÃO DE ALMEIDA , 03/2013
" A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 5º AO 9º ANO", LUZINETH BARBOSA DA PAIXÃO , 04/2013
EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES / ANOS INICIAIS DA ESCOLA EDUCANDÁRIO DA PAZ: DESAFIO OU DESCASO?, IRISMARY PEREIRA DA SILVA , 03/2013
A FALTA DE ESPAÇO FÍSICO NA ESCOLA PÚBLICA JOSÉ JOAQUIM ARAÚJO EM PAULO RAMOS: UM PROBLEMA LÚDICO OU ESCOLAR?, FRANCIJÚLIA PEREIRA SILVA BRITO , 03/2013
A UTILIZAÇÃO DO CONTEUDO JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA QUITÉRIA-MA, LISANDRA BERNARDA VIANA PIMENTEL , 04/2013
A IMPORTANCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFATIL NA ESCOLA SANTA TEREZINHA EM SÃO BERNARDO-MA, JOSENILCE DOS SANTOS ARAÚJO , 04/2013
JOGOS E BRINCADEIRAS N0 RECREIO ESCOLAR AOS OLHARES DOS PROFESSORES DA CRECHE MUNICIPAL SÃO JOSÉ NA CIDADE DE COROATÁ., FABIANE SOUSA ALVES , 04/2013
O JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL., FRANCISCA MARIA CARVALHO REGO , 06/2013
A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO., IVANA COELHO SILVA , 06/2013
AVALIAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOALA JÚLIO MONTELES., EDINA CHERLES GOMES VIEIRA , 06/2013
DANÇA E AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICÍPAL CENTRO EDUCACIONAL ARCO-IRIS DE LAGO DA PEDRA-MA., MARIA JOSÉ DA SILVA , 06/2013
A PRÁTICA DO FUTSAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA., FRANCISCO TEODORO DA SILVA FILHO , 06/2013
A GINÁSTICA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA COLARES MOREIRA EM CODÓ-MA., MARIA ZENEIDE COSTA E ARRUDA , 06/2013
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO CENTRO DE ENSINO NEWTON BELLO NA CIDADE DE POÇÃO DE PEDRAS: O QUE TEMOS E O QUE QUEREMOS., MARIA DE FÁTIMA BEZERRA LIMA , 03/2013
AS DIFICULDADES DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA SALA DE AULA., MARIA DA CONCEIÇÃO CUSTODIO RIBEIRO , 03/2012
AS PRÁTICAS DE ATIVIDADES FÍSICAS COMO INSTRUMENTO DE MANUTENÇÃO DA UTONOMIA DOS IDOSOS NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA: E EXEMPLO DO CRAS DE LAGO DA PEDRA, FERNANDA BONFIM BEZERRA , 03/2013
ATIVIDADE FÍSICA ENTRE HIPERTENSOS IDOSOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE BURITICUPU., MARIA DA CRUZ DO VALE NASCIMENTO , 02/2013
Brincadeiras: A importância dos Brinquedos Cantados Para o Desenvolvimento Infantil, MARIA DO AMPARO DA SILVA E SILVA , 10/2014
A DANÇA COMO OBJETO DE ESTUDO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS IES DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO, THAYNAN MARINHO PEREIRA LOPES , 01/2018
GERAÇÂO Z BRINCA: evidências acerca da coexistencia entre" velhas" e "novas" formas de práticas lúdicas com crianças de 9 a 12 anos na UEB Alberico Silva - CIEP em São Luís do Maranhão., CLEUSIANE CRISTEA BRANDAO PARGA SILVA , 07/2015
Os Benefícios da Dança como Atividade Física na 3ª Idade: na percepção do grupo de convivência social da terceira idade do município de Pindaré-Mirim., DARLY CORREA MENDONCA , 10/2014
CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO FISICA: a cultura popular como proposta nas aulas de Educação Física, HELOISA HELENA COELHO REGO , 10/2014
A Dança Enquanto contexto de Educação Física na Escola, IVANEIDE PEREIRA SILVA , 10/2014
A Contribuição da Cultura Indígena nas aulas de Educação Física, JUNEY LAURA MORAIS SANTOS , 10/2014
Brincadeiras: A importância dos Brinquedos Cantados Para o Desenvolvimento Infantil, MARIA DO AMPARO DA SILVA E SILVA , 10/2014
A inexistência da Educação Física Escolar nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Princesa Isabel, MARIA DOS ANJOS SILVEIRA ANDRADE , 10/2014
A importância do Lúdico no Cotidiano das Crianças da Educação Infantil: Resgatando as brincadeiras de roda., NEZIA DE JESUS SANTOS , 10/2014
Os Beneficios da Dança em Mulheres atendidas no Centro de Referência da Assistencia Social (CRAS) no Municipio de Pindare-Mirim-MA, TELMIRACY PEREIRA , 10/2014
A Educação Física escolar e a promoção da aprendizagem significativa., SILVIA DOS SANTOS DINIZ LINHARES , 12/2014
Narcisismo incessante na busca pelo corpo perfeito: um olhar sobre o corpo a partir da rede social instagram., JOSE CARLOS DOMINICE COSTA JUNIOR , 12/2014
Saúde na escola: hábitos e conhecimentos de saúde dos alunos de escola pública., MARCIO ROBERTO COSTA FERREIRA , 12/2014
Atividades culturais, artísticas e literárias dentro da ILPI: uma reflexão sobre essas atividades como manifestação de lazer., CAMILLA SILVA GONÇALVES , 01/2015
A PRATICA DO ATLETISMO EM CODO-MA: estrutura física e motivação, PAULO CESAR GUEDÊLHA BORGES , 03/2015
O Conteúdo da dança nas aulas de Educação Física em escolas públicas de São Luís-MA., ROBSON SOUSA DE OLIVEIRA , 07/2015
A PRÁTICA VOLEIBOL NA ESCOLA MANOEL BURGOS EM TIMBIRAS-MA., IVAR CARDOSO DE OLIVEIRA , 03/2015
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO NÚCLEO VIDA SAUDÁVEL, PARA IDOSOS ATENDIDOS EM TIMBIRAS-MA. , LUZINETE MENDES MONTEIRO , 03/2015
O CONTEÚDO GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS/MA, NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS, MARIA RAIMUNDA DO NASCIMENTO DE SOUSA , 03/2015
A PRÁTICA DE MUSCULAÇÃO NAS ACADEMIAS DE TIMBIRAS-MA, MARIA FRANCISCA OLIVEIRA DA LUZ , 11/2014
SITUAÇÃO ATUAL DO ATLETISMO DO MUNICÍPIO DE CODÓ MARANHÃO E UMA PROPOSTA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO, JOUBERTH SOUSA DOS PASSOS CARDOZO , 03/2015
A (IN) EXISTÊNCIA DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA ZONA URBANA DA CIDADE DE TIMBIRAS-MA , EDVALDO SOUSA DA SILVA , 11/2014
A EXPERIÊNCIA DA DANÇA COM IDOSOS DO GRUPO CONVIVER DE TIMBIRAS-MA., MARIA DA CONCEIÇAÕ DOS SANTOS DE SOUSA , 11/2014
A GINÁSTICA AERÓBICA PARA O GRUPO DE MULHERES DA APEMT NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS-MA , DEUZIMAR OLIVEIRA DA SILVA , 11/2014
A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ASSOCIAÇÃO DE CEGOS DE CODÓ-MA., ROSEANA DA SILVA GOIS , 05/2015
Capoeira angola na terra de quilombola: intervenções pedagógicas do Projeto Mara-kizomba para crianças e adolescentes do quilombo de Santa Maria dos Pretos em Itapecuru Mirim, Maranhão., ADRIANA COSTA REGO , 04/2016
De corpo e Beleza: uma análise da percepção dos alunos do nível médio sobre os padrões estéticos em uma instituição pública de ensino na cidade de São Luís-MA, LUANDA KAROLINE SOARES , 03/2013
A questão da inclusão de atividades físicas e de lazer como auxílio a projetos de ressocialização de apenados realizadas no Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ)-ANIL, THIAGO BRUNO MORAES , 06/2012
DANÇA E GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO MASCULINA EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO EM SÃO LUÍS-MA., JESSICA NOGUEIRA CORDEIRO , 06/2012
Sobre a des(continuidade) da ginástica na contemporaneidade: um estudo a partir da ginástica do século XIX., JOSEFEN DOS SANTOS DE MATOS , 09/2016
A ESTETIZAÇÃO CORPORAL DOS PERSONAGENS INDÍGENAS NO BUMBA-MEU-BOI SOTAQUE DE ORQUESTRA EM SÃO LUÍS- MA, LILIA DE JESUS BUÁS , 07/2018
REPERCUSSÕES DO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID: perspectivas e realidades do subprojeto de Educação Física no Estado do Maranhão., ANTONIO HIGOR GUSMAO DOS SANTOS , 07/2018
AS DANÇAS POPULARES E SEUS ELEMENTOS COMO PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, LUIS IVAN ALVES FONSÊCA , 07/2018
A PRODUÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO ACERCA DO TEMA, CULTURA POPULAR E SEUS ELEMENTOS, NAS IES DE SÃO LUIS- MA, LUIS JORGE PESTANA JUNIOR , 07/2018
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO - RACIAL: o uso da linguagem fílmica como proposta metodológica, KARLA MENDES PINHEIRO , 07/2018
EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS(AS) COM DEFICIÊNCIAS: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO, SANDRO SANTOS PEREIRA , 09/2018
Preconceito de Gênero e Motivação na Prática do Futsal: estudo com mulheres na cidade de Lago do Junco- MA, HALLANA MARIA DA SILVA CUNHA , 11/2018
BOLA DE MEIA, BOLA DE GUDE: REPERTÓRIO DA CULTURA CORPORAL DE ESCOLARES DE ESCOLARES DO BAIRRO FÉ EM DEUS EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO , NIXON DA SILVA SERPA LEITE , 12/2018
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS EGRESSOS EM 2018.1, CLEILSON DE JESUS DA CRUZ SILVA , 12/2018
O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE DANÇA EM SÃO LUIS - MA, LUANA SARA DINIZ CARNEIRO , 12/2018
“As Política Públicas” como salvaguarda da “capoeira”, ADEMAR DE OLIVEIRA FRANCA , 05/2019
Para pensar o lazer: uma reflexão sobre as praças como equipamentos de lazer no Município de Itapecuru-Mirim, OLGA MARIA CARDOSO , 05/2019
As Políticas Públicas de esporte e lazer em comunidades quilombolas no Maranhão, MARCELA ABREU MACHADO , 05/2019
A política de comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Maranhão., LAURA VIEIRA SERRA , 05/2019
O ENSINO DAS PRÁTICAS QUE UTILIZAM O CONCEITO DE PRANCHA COMO ELEMENTO DE APRENDIZADO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO ENSINO BÁSICO, ERNESTO VANDRE TEIXEIRA MADEIRA , 09/2021
REPRESENTAÇÕES DE CORPOS FEMININOS NAS ANIMAÇÕES MULAN E CINDERELA, E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE FÍLMICA , ODILIO GALVAO DE CARVALHO LIMA NETO , 09/2021
TREINAMENTO FÍSICO PARA BAILARINOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ERIONALDO COSTA LEITE , 09/2021
Educação Física escolar e religião: uma análise nos anais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) , JOSUE NILSON VIEIRA SILVA , 07/2022
Os saberes dos professores de Educação Física: um estado da arte, WILLYAM WITYCHEL SILVA SOUZA , 07/2022
Taekwondo na escola: proposições pedagógicas das lutas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, PAULO VICTOR RAMOS LEAL , 12/2022
O PAPEL DE ESPORTE NA SOCIOEDUCAÇÃO, NA FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO, EMANUEL PEREIRA BANDEIRA DE MELO MARQUES , 12/2023
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID 19: um relato de experiência através do Programa Residência Pedagógica., SORAIA DE OLIVEIRA SILVA , 12/2023
INTERGERACIONALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: Estudo sobre a abordagem dos jogos e Brincadeiras na Educação Básica, NIXON DA SILVA SERPA LEITE , 12/2023
As problematizações sobre o esporte e a educação básica no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA: análise dos TCCs no período de 2017 a 2022., FABIO HENRIQUE DE ALMEIDA RIBEIRO , 12/2023
Orientação em pós-graduação (24)
Mestrado, FRANKLIN JOSE CARNEIRO NETO, 09/2018 - , Concluída em 09/2020
Mestrado, MARCOS ANDRÉ GOMES RODRIGUES, 03/2021 - , Concluída em 03/2023
Mestrado, IVON DAS MERCÊS SILVA, 03/2021 - , Concluída em 02/2023
Mestrado, JACQUELINE BEZERRA FERREIRA LEMOS, 08/2018 - , Concluída em 11/2020
Mestrado, KARINA VELOSO PINTO, 02/2016 - , Concluída em 06/2018
Mestrado, THAIS DE BRITO SILVA, 09/2018 - , Concluída em 10/2020
Mestrado, CLAUDIA CRISTIANE DE MATOS SOUSA, 09/2014 - , Concluída em 07/2016
Mestrado, FERNANDA SILVA ZAIDAN, 02/2016 - , Concluída em 06/2018
Mestrado, LUCIA TEREZA PINTO TUGEIRO, 06/2021 - , Concluída em 04/2024
Mestrado, ERICA DA SILVA PINTO, 03/2018 - , Concluída em 10/2020
Mestrado, LUDMILLA SILVA GONÇALVES, 03/2018 - , Concluída em 10/2020
Mestrado, WILLIAN COSTA ROSA, 03/2019 - , Concluída em 01/2022
Mestrado, ELIA POLIENE CORREIA ARAUJO, 03/2019 - , Concluída em 04/2022
Mestrado, GENICLEIA VITÓRIO SILVA GONÇALVES, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ELIA POLIENE CORREIA ARAUJO, 04/2019 - 01/2023 , Orientação em Andamento
Mestrado, NARA SANTOS FERRÃO COÊLHO, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, HUGO VICTOR SILVA SANTOS, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, EDVONE SAMPAIO CUTRIM ALMEIDA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, LARISSA RENATA DOS SANTOS PEREIRA, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, WANDERSON GOMES ROBSON, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ZAIRA SOUSA RODRIGUES, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, MARIA DO SOCORRO VIANA RÊGO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, HILTON LUIS PEREIRA ALMEIDA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JOÃO FERREIRA DA PÁSCOA FILHO, 02/2021 - 01/2023 , Orientação em Andamento
fim do conteúdo