Ir para acessibilidade
Foto do docente SANDRA MARIA BARROS ALVES

SANDRA MARIA BARROS ALVES

CCGR - CENTRO DE CIÊNCIAS DE GRAJAÚ - CCGR

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (3)
2015, FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o Instituto de Educação do Maranhão (1939-1973), ISSN: 24464549
2008, História da Educação no Maranhão: Formação de Professores no Instituto de Educação do maranhão (1981-2003), ISSN: 19827318
2005, A ampliação do ensino fundamental para nove anos: uma alternativa para uma educação de qualidade?, ISSN: 19827318
Publicação em eventos (9)
2023, , A História da Educação na região Centro-Sul do Maranhão (1965-1980), V EXPOCIÊNCIAS + II AMOSTRA DE TRABALHO CIENTÍFICOS,
2023, , 'O PARFOR COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: debates sobre os limites e possibilidades do estágio em docência na Educação Infantil em Lagoa Grande do Maranhão', I JORNADA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS,
2017, Magali Aparecida Pereira, Sandra Maria Barros Alves, ZUCK, Débora Villetti, EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES: AS CONTRIBUIÇÕES DE GRAMSCI PARA A ANÁLISE DAS REFORMAS EDUCACIONAIS EM CURSO NA PARTICULARIDADE BRASILEIRA, XIV Jornada do HISTEDBR, Trabalho Completo
2014, , ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: ESPAÇO FORMATIVO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA PRIMARIA (1822-1929), VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFÂNCIA, ESCOLA E FAMÍLIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
2012, , PERCURSO HISTÓRICO DA FORMAÇAO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA PRIMARIA NO MARANHÃO: IMPÉRIO E REPÚBLICA VELHA, IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ?HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL?,
2012, , FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO (1939-1973), IX CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: RITUAIS, ESPAÇOS & PATRIMÔNIO ESCOLARES,
2012, Sandra Maria Barros Alves, A CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO FORMATIVO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA PRIMÁRIA NO MARANHÃO: IMPÉRIO E REPÚBLICA VELHA, IX CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares, Trabalho Completo
2009, , O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO (1939-1973), VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas,
2007, , HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MARANHÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO (1981-2003), II Encontro Iberoamericano de Educação,
Capítulos de livros (2)
2021, A CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO FORMATIVO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA PRIMÁRIA NO MARANHÃO: IMPÉRIO E REPÚBLICA VELHA, EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA: PARADIGMAS EDUCATIVOS, AVALIATIVOS, CURRICULARES E FORMATIVOS, Sandra Maria Barros Alves
2016, Escola Normal do Maranhão: espaço formativo de professores para a escola primária (1822-1929), CÍRCULOS DE CULTURA: teorias, práticas e práxis, Sandra Maria Barros Alves
Trabalho de conclusão de curso (18)
EDUCAÇÃO SEXUAL: um estudo sobre a forma como é feita a abordagem desta temática no contexto escolar de Grajaú-MA., MARCIA GARDENIA ALMEIDA , 02/2015
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: o destino dos resíduos sólidos dos serviços de saúde do município de Grajaú-MA, EDIANE DE MELO LOVEIRA , 03/2015
ENSINO DE QUÍMICA: dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem na 2ª série do Ensino Médio em escolas públicas de Grajaú – MA, CIDIANE NASCIMENTO SOUSA , 02/2015
ANÁLISE DOS NUTRIENTES E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUA SUPERFICIAL DO RIO GRAJAÚ/MA - ÁREA URBANA, JERFESON SOUZA CARDOSO , 02/2015
PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR: parceria que favorece o sucesso escolar de crianças e adolescentes, CLEUCIVAN OLIVEIRA SILVA , 02/2015
UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ. , DANIELLE ALINE RAMOS DE SOUSA SILVA , 02/2015
PERCEPÇÃO DE DIRETORES DA REDE MUNICUPAL DE ENSINO DE GRAJAÚ SOBRE GESTÃO DEMOCRATICA, MARIA ARLETE SÁ LIMA , 05/2015
LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE GRAJAÚ-MA., NÚBIA CARNEIRO SILVA , 09/2015
RELAÇÃO ESCOLA E FAMILIA: uma análise da influência dessa relação na aprendizagem dos alunos de uma escola de Ensino Fundamental no município de Codó-Ma, JANAINA SILVA SANTOS , 01/2016
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SALAS DE AULAS MULTISSERIADAS NA ZONA RURAL DE CODÓ: limites e avanços no Polo Montevidéu , EDINILDE SANTOS DA COSTA , 01/2016
VIOLÊNCIA ESCOLAR: como fator de influência no processo de ensino-aprendizagem em uma escola da rede municipal de Codó-MA , MARIA VANDA PINTO ROCHA , 01/2016
A PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO: uma análise dos processos utilizados para aquisição da leitura e escrita em uma Escola Municipal de Codó, Maranhão , CLERISMAR AZEVEDO CUTRIM DE SOUSA , 02/2016
UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR: em discussão a dislexia, JORDANYA FRANCYANA PEREIRA SOUSA MEDEIROS , 02/2016
FAMÍLIA E ESCOLA: uma relação necessária no processo de aprendizagem dos alunos de uma escola de ensino fundamental no município de Codó-MA , ANTONIA SILVA GUIMARÃES DE ALMEIDA , 02/2016
AS CONTRIBUIÇÕES DOS EXPERIMENTOS REALIZADOS PELO PIBID PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ELIANA ALVES DOS SANTOS , 05/2022
OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NO PERÍODO PANDÊMICO , ALLAN GABRIEL DA SILVA MENDES MERCHL , 02/2024
UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO COLABORATIVO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ANA VALERIA SOUZA LIMA , 03/2024
MIDIAS DIGITAIS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: o protagonismo da Ciência no decorrer dos grandes avanços da humanidade, WESLLEY CARVALHO LIMA , 02/2024
fim do conteúdo