JONATA FERREIRA DE MOURA
COPE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCIMinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
11/2021 HIFOPEM - Histórias de Formação de Professores que ensinam Matemática, |
Artigos (32) |
2023, A educação sexual e o projeto pedagógico do curso de pedagogia de um Centro Universitário Maranhense: disputas e resistências, ISSN: 16968352 |
2023, NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E O DESAFIO DO FORMADOR, ISSN: 19826621 |
2023, MARANHENSIDADE COMO EIXO CENTRAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE NO MARANHÃO, ISSN: 26750805 |
2022, Percepções de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a afetividade no processo de ensino, ISSN: 25959611 |
2022, Maranhensidade como eixo central no ensino da matemática nos primeiros anos de escolaridade no Maranhão, ISSN: 26750805 |
2022, EDITORIAL - Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas, ISSN: 2317109X |
2021, Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense, ISSN: 2317109X |
2021, Instagram como veículo de divulgação de estratégias para combater a violência sexual contra crianças, ISSN: 23593865 |
2021, Narrativas de professoras da Educação Infantil sobre o ensino de Matemática para crianças pequenas, ISSN: 23584122 |
2021, Maranhensidade no espaço escolar: formações discursivas entre o lugar curricular e a posição sujeito-professor do ensino fundamental I, ISSN: 23588322 |
2021, Aulas remotas na pandemia: o whatsapp como ferramenta no ensino em Davinópolis/MA, ISSN: 19828632 |
2021, Diversidade de Gênero, das Sexualidades e dos Corpos na Educação - Apresentação, ISSN: 23593865 |
2021, A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores (resenha), ISSN: 23588322 |
2020, Docentes da educação infantil rememorando suas infâncias: o perigo da idealização do que seja ser criança, ISSN: 19840187 |
2020, NARRATIVAS DE CRIANÇAS SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNEROS NO CURRÍCULO, ISSN: 22368876 |
2020, MARANHENSIDADE: reflexos sobre o documento curricular do território maranhense, ISSN: 26750805 |
2019, Repercusiones de la espiritualidad en la vida de las mujeres que viven con el VIH, ISSN: 23463414 |
2019, Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente, ISSN: 2525426X |
2019, ANÁLISE DAS FEIRAS CIENTÍFICAS DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE IMPERATRIZ/MA DIVULGADAS PELO JORNAL 'O PROGRESSO': temáticas emergentes, ISSN: 24466549 |
2017, A ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras, ISSN: 21782229 |
2016, Os (des)encontros de uma professora-pesquisadora em um ambiente de aprendizagem matemática, ISSN: 23161086 |
2016, Natureza das tarefas de matemática no 3º ano do ensino fundamental: negociando conceitos sobre medidas de comprimento, ISSN: 2178034X |
2016, Hoje é deus quem me dá forças: representação de deus na vida de mulheres idosas com aids, ISSN: 21773963 |
2016, Práticas de letramento no ensino fundamental: uma análise das tarefas de classe propostas por uma professora do 1º ano, ISSN: 23161086 |
2016, A Feminização da Docência na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz: Uma Discussão Panorâmica, ISSN: 24466549 |
2016, Trajetória de formação inicial de professoras da educação infantil: a matemática escolar em evidência, ISSN: 21780676 |
2015, O projeto de extensão universitária na formação do acadêmico de enfermagem, ISSN: 19883439 |
2015, Tratamento da informação na educação infantil: uma análise de uma experiência no estágio curricular supervisionado, ISSN: 9788578624 |
2015, Discutindo relações de gênero na educação infantil, ISSN: 9788578624 |
2015, O projeto de extensão universitária na formação do acadêmico de enfermagem, ISSN: 19883439 |
2015, Narrativas de vida de professores da educação infantil: as marcas e silenciamentos quanto a matemática escolar, ISSN: 21752087 |
2013, Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico (resenha crítica), ISSN: 01037706 |
Publicação em eventos (129) |
2023, Susy Kelly Azevedo de Melo Susy, Jónata Ferreira de Moura, A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A EXPRESSÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Congresso Internacional Movimentos Docentes, Resumo |
2023, Ana Clara de Aguiar Sousa, Jónata Ferreira de Moura, EXPLORANDO A MARANHENSIDADE NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, III colóquio do PPGFOPRED, Trabalho Completo |
2023, Carlos Humberto Silva de Sousa, Jónata Ferreira de Moura, CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DA MARANHENSIDADE, III Colóquio do PPGFOPRED, Trabalho Completo |
2023, SULANE PEREIRA DE SOUSA, Jónata Ferreira de Moura, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO HOSPITAL MUNICIPAL INFANTIL DE IMPERATRIZ/MA, IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo |
2023, Janne Newlle Araújo Garcia, Jónata Ferreira de Moura, ÍNDICE DE DOCENTES, POR GÊNERO, NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO, IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo |
2023, Mônica Letícia Sousa Vale, Jónata Ferreira de Moura, O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO DOCENTE, Congresso Internacional Movimentos Docentes, Resumo |
2023, Hego Henrique Monteiro Matos, Jónata Ferreira de Moura, A MARANHENSIDADE NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, III Colóquio do PPGFOPRED, Trabalho Completo |
2023, Leandro de Almeida Costa, Jónata Ferreira de Moura, ESTUDANTES HOMENS LGBTI+ NO CURSO DE PEDAGOGIA E AS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E PRÁTICAS DE PERMANÊNCIA, IV EMGES ? Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidade & II Simpósio Nacional Corpos e Diversidade na Educação, Resumo |
2023, VALE, MÔNICA LETÍCIA SOUSA, Jónata Ferreira de Moura, A MARANHENSIDADE NA PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Anais do IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo |
2023, Carlos Humberto Silva de Sousa, Jónata Ferreira de Moura, A MARANHENSIDADE COMO EIXO CENTRAL NO ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Congresso Internacional Movimentos Docentes, Resumo |
2023, Leandro de Almeida Costa, Jónata Ferreira de Moura, TRAJETÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE DISCENTES HOMENS LGBTI+ DE UM CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL, IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Formação Docente e Direitos Humanos, Resumo |
2023, Susy Kelly Azevedo de Melo Susy, Jónata Ferreira de Moura, O MÉTODO BIOGRÁFICO COMO DISPOSITIVO PARA CONHECER TRAJETÓRIAS DOCENTES E A RELAÇÃO DE GÊNEROS E SEXUALIDADES, III Colóquio do PPGFOPRED, Trabalho Completo |
2023, Leandro de Almeida Costa, Jónata Ferreira de Moura, O PROCESSO DE ADESÃO AO MAGISTÉRIO A PARTIR DOS ESTUDOS DE GÊNEROS NO CURSO DE PEDAGOGIA, III Colóquio do PPGFOPRED, Trabalho Completo |
2023, Leandro de Almeida Costa, Jónata Ferreira de Moura, A PERMANÊNCIA DE DISCENTES HOMENS LGBTI+ NO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DOS ESTUDOS (AUTO)BIOGRÁFICOS, Congresso Internacional Movimentos Docentes, Resumo |
2023, Gustavo Soares dos Santos, Jónata Ferreira de Moura, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS PARA TRABALHAR A MARANHENSIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Congresso Internacional Movimentos Docentes, Resumo |
2022, , O uso do whatsapp como recurso no ensino da matemática escolar em tempos de pandemia, XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, |
2022, Mônica Letícia Sousa Vale, Jónata Ferreira de Moura, A MARANHENSIDADE NA PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VIII Encontro Goiano de Educação Matemática, Trabalho Completo |
2022, , Sequência didática de matemática para a Educação Infantil: que maranhensidade podemos encontrar?, XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, |
2022, Marina Rodrigues da Silva Lopes, Jónata Ferreira de Moura, O uso de ferramentas digitais para a construção de aulas de Matemática Escolar, XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo |
2022, Diana da Silva Simão, Jónata Ferreira de Moura, O uso do whatsapp como recurso no ensino da matemática escolar em tempos de pandemia, XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo |
2022, , O uso de ferramentas digitais para a construção de aulas de Matemática Escolar, XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, |
2022, Mariana Ribeiro Cardoso Sousa, Jónata Ferreira de Moura, Sequência didática de matemática para a Educação Infantil: que maranhensidade podemos encontrar?, XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo |
2022, Mariana Ribeiro Cardoso Sousa, Jónata Ferreira de Moura, A MARANHENSIDADE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRODUZINDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA TRABALHAR OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, I Colóquio da Linha de pesquisa ?Pluriculturalidade, interculturalidade e práticas educativas interdisciplinares?, Resumo |
2021, Crizante Simão de Almeida, Marina Rodrigues da Silva Lopes, Isabela Garcias Barreto Silva, Jónata Ferreira de Moura, O Instagram como veículo para divulgação do combate à Violência sexual contra crianças, 3º Congresso Nacional de Educação, Resumo |
2021, , A escola básica e o apagamento das discussões sobre gênero e sexualidade: quais dispositivos assumem a função da borracha?, Seminário Integrativo, |
2021, Andréia Cristina Silva dos Santos, Raimundo Oliveira Marques, Jónata Ferreira de Moura, Ensino/aprendizagem da matemática no contexto pandêmico: residentes pedagógicos em ação, Congresso Nacional das Licenciaturas, Trabalho Completo |
2021, , Escrevendo bem: do whatsapp ao relatório, II CONECTA - Biblioteca, |
2021, , O Instagram como veículo de divulgação de estratégias para combater a violência sexual contra crianças, III Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidades & I Simpósio Nacional Corpos e Diversidade na Educação, |
2021, Mariana Ribeiro Cardoso Sousa, Jónata Ferreira de Moura, Sequências didáticas para trabalhar os campos de experiência da Educação Infantil: diálogo entre a matemática e a maranhensidade, 2º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Resumo |
2021, John Jamerson da Silva Brito, Jónata Ferreira de Moura, As crianças narram sobre gêneros e sexualidades numa súplica a possibilidade de um currículo queer, 3º Congresso Nacional de Educação, Resumo |
2021, Jónata Ferreira de Moura, Jonas Alves da Silva Junior, Gênero, sexualidades e masculinidades em um centro socioeducativo de internação provisória do Maranhão, III Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidades & I Simpósio Nacional Corpos e Diversidade na Educação Gênero e Sexualidade no Campo Educacional, Resumo |
2021, Diana da Silva Simão, Jónata Ferreira de Moura, Desafios do ensino da matemática em tempos de pandemia nos anos iniciais do ensino fundamental: relato de experiência de uma residente, Congresso Nacional das Licenciaturas, Trabalho Completo |
2021, Jónata Ferreira de Moura, Um olhar para gênero, sexualidades e masculinidades em uma instituição socioeducativa maranhense, 3º Congresso Nacional de Educação, Resumo |
2021, Crizante Simão Almeida, Isabela Garcias Barreto Silva, Marina Rodrigues da Silva Lopes, Jónata Ferreira de Moura, O Instagram como veículo de divulgação de estratégias para combater a violência sexual contra crianças, III Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidades & I Simpósio Nacional Corpos e Diversidade na Educação Gênero e Sexualidade no Campo Educacional, Resumo |
2021, , Gênero, sexualidades e masculinidades em um centro socioeducativo de internação provisória do Maranhão, III Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidades & I Simpósio Nacional Corpos e Diversidade na Educação, |
2021, Laynna Barbosa Mesquita, Jónata Ferreira de Moura, O ensino da matemática escolar no contexto da Covid 19: o lúdico como dispositivo metodológico de uma residente pedagógica, III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, Trabalho Completo |
2020, , Narrativas Orais de Crianças do Ensino Fundamental sobre ss Relações de Gênero em Rodas de Conversas Analisadas à Luz das Perspectivas Queer, I CONGRESSO MARANHENSE DISCUTINDO GÊNERO: discursos e potencialidades interdisciplinares, |
2020, , Desafios da migração digital na educação e o cenário pós-covid19, Webinar dia do pedagogo FACIMP?WYDEN, |
2020, , Percepções de crianças do Ensino Fundamental sobre as relações de gênero a partir de narrativas orais em rodas de conversas, I Encontro Nacional Movimentos Docentes, |
2020, Maria Rita de Sousa Silva Marinho, Jónata Ferreira de Moura, O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): impactos na formação e nas práticas de ensino dos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Sítio Novo do Maranhão/MA, I Encontro Nacional Movimentos Docentes, Resumo |
2020, John Jamerson da Silva Brito, Jónata Ferreira de Moura, Percepções de crianças do Ensino Fundamental sobre as relações de gênero a partir de narrativas orais em rodas de conversas, I Encontro Nacional Movimentos Docentes, Resumo |
2020, , Percepção de Professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre a indisciplina no processo educativo, I Encontro Nacional Movimentos Docentes, |
2020, , O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): impactos na formação e nas práticas de ensino dos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Sítio Novo do Maranhão/MA, I Encontro Nacional Movimentos Docentes, |
2020, Maria Jakeline Vieira Milhomem, Jónata Ferreira de Moura, Percepção de Professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre a indisciplina no processo educativo, I Encontro Nacional Movimentos Docentes, Resumo |
2020, Jónata Ferreira de Moura, Jose Contreras Domingo, A escrita de si revelando possibilidades de tomada de consciência para a autoformação, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Trabalho Completo |
2020, , Gênero, sexualidades e masculinidades em Instituições Socioeducativas, I Encontro Nacional Movimentos Docentes, |
2020, Jónata Ferreira de Moura, Gênero, sexualidades e masculinidades em Instituições Socioeducativas, I Encontro Nacional Movimentos Docentes, Resumo |
2020, , Conhecendo os caminhos da publicação científica em educação, Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Formação Docentes em Práticas Educativas (PPGFOPRED), |
2019, Jónata Ferreira de Moura, Jose Contreras Domingo, A escrita de si revelando possibilidades de tomada de consciência para a autoformação, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Resumo |
2019, , PESQUISA-FORMAÇÃO: a produção do memorial de e as marcas da matemática escolar, 39ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, |
2018, , A edução sexual no curso de formação de professores: uma análise do projeto pedagógico do curso de Pedagogia do CESI/UEMA, ii Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidade, |
2018, , Pensando a sexualidade na formação e na prática de futuras docentes em Imperatriz/MA, II Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidades & I Colóquio de Pesquisadores/as Negros/as das Epistemologias Étnicos-Raciais e de Gênero na Educação, |
2018, Jaqueline da Costa Barros, Jónata Ferreira de Moura, A educação sexual no curso de formação de professores: uma análise do projeto pedagógico do curso de Pedagogia do CESI/UEMA, II Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidade, Resumo |
2017, Iara Ribeiro de ARAUJO, Teresinha de Fátima M. dos REIS, Jónata Ferreira de Moura, O estagio curricular supervisionado em docência de disciplinas pedagógicas na educação infantil: experiências e superações, III Encontro Maranhense dos Grupos do Programa de Educação Tutorial, Resumo |
2017, Cintia Moura VIEIRA, Luciana da Silva CAVALCANTE, Jónata Ferreira de Moura, O estagio curricular supervisionado no curso de Pedagogia da UFMA/CCSST: reflexões sobre a experiência de futuras docentes dos primeiros anos de escolarização, III Encontro Maranhense dos Grupos do Programa de Educação Tutorial, Resumo |
2017, Hilsaneide Farias de SOUSA, Jónata Ferreira de Moura, O sonho da docência alimentado pelo estágio em docência de disciplinas pedagógicas na educação infantil, III Encontro Maranhense dos Grupos do Programa de Educação Tutorial, Resumo |
2017, Estéfane Costa Da SILVA, Jónata Ferreira de Moura, As feiras científicas das escolas de educação básica da cidade de Imperatriz/MA noticiadas pelo jornal ?O Progresso?, III Encontro Maranhense dos Grupos do Programa de Educação Tutorial, Resumo |
2017, Rhaiza Ludimila Gomes Vieira, Jónata Ferreira de Moura, A escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia do CESI/UEMA: o letramento acadêmico em questão, III Encontro Maranhense dos Grupos do Programa de Educação Tutorial, Resumo |
2017, , Gênero e sexualidade na formação e na prática docente, Aula inaugural do curso de Extensão Gênero e Sexualidade na Escola - GSE, |
2017, , Estrutura de artigos científicos, I Café com Pesquisa, |
2017, , É preciso falar sobre questões de gênero na educação?, IV Seminário PARFOR: a educação brasileira no atual cenário político, |
2016, , A linguagem matemática na creche: aproximações necessárias, Exposição de Matemática e Tecnologia, |
2016, Jónata Ferreira de Moura, Trajetória de formação inicial de professoras da educação infantil: a matemática escolar em evidência, VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Trabalho Completo |
2016, , Os (des)encontros de uma professora-pesquisadora em um ambiente de aprendizagem matemática, VIII Fórum Internacional de Pedagogia, |
2016, Jónata Ferreira de Moura, A Escrita de si no Processo de Formação Acadêmica de Licenciandos em Pedagogia: o ensino da matemática em questão, XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Trabalho Completo |
2016, Eslane Costa da Silva, Jónata Ferreira de Moura, A concepção de mães de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a cultura escolar de seus filhos, VIII Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo |
2016, Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos, Leila Rute Oliveira Gurgel do Amaral, Jónata Ferreira de Moura, ?Hoje é deus quem me dá forças?: representação de deus na vida de mulheres idosas com aids, VIII Congresso Internacional em Ciências da Religião e XV Semana de Estudos da Religião, Resumo |
2016, Érika D?Ávila de Sá Rocha, Jónata Ferreira de Moura, Os (des)encontros de uma professora-pesquisadora em um ambiente de aprendizagem matemática, VIII Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo |
2016, , Práticas de letramento no ensino fundamental: uma análise das tarefas de classe propostas por uma professora do 1º ano, VIII Fórum Internacional de Pedagogia, |
2016, Rhaiza Ludimila Gomes Vieira, Jónata Ferreira de Moura, Práticas de letramento no ensino fundamental: uma análise das tarefas de classe propostas por uma professora do 1º ano, VIII Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo |
2016, Jónata Ferreira de Moura, A escrita de si no processo de formação acadêmica do estudante que ensina(rá) matemática na educação básica, 22. Encontro de Iniciação Científica, 15. Encontro de Pós-Graduação,11. Encontro de Extensão Universitária, 9. Seminário do Homem Contemporâneo, Resumo |
2016, , ?Hoje é deus quem me dá forças?: representação de deus na vida de mulheres idosas com aids, VIII Congresso Internacional em Ciências da Religião e XV Semana de Estudos da Religião, |
2016, Jónata Ferreira de Moura, A escrita de cartas em aulas de estatística: a experiência de uma prática no ensino superior, VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática, Trabalho Completo |
2016, Érika D?Ávila de Sá Rocha, Jónata Ferreira de Moura, Natureza das tarefas de matemática no 3º ano do ensino fundamental: negociando conceitos sobre medidas de comprimento, XII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo |
2016, , A concepção de mães de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a cultura escolar de seus filhos, VIII Fórum Internacional de Pedagogia, |
2016, , A Formação do Professor que Ensina Matemática na Educação Infantil: limites e possibilidades., Exposição de Matemática e Tecnologia, |
2016, , Ambiente de Aprendizagem de Matemática em uma Turma de 3º Ano do Ensino Fundamental, Exposição de Matemática e Tecnologia, |
2015, Jónata Ferreira de Moura, Experiências de Práticas Pedagógicas no Contexto Educacional: o ensino da estatística ma educação infantil, I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Resumo |
2015, , O projeto de extensão universitária na formação do acadêmico de enfermagem, II Reunión Internacional de Investigación y Educación Superior en Enfermería El impacto Social del Conocimiento, |
2015, Eslane Costa da Silva, Jónata Ferreira de Moura, A participação familiar no cotidiano escolar: uma análise da concepção das mães, I Encontro de História da Educação da Região Tocantina, Resumo |
2015, , A participação familiar no cotidiano escolar: uma análise da concepção das mães, I Encontro de História da Educação da Região Tocantina, |
2015, Poliana Cruz Pinheiro, Jónata Ferreira de Moura, Discutindo relações de gênero na educação infantil, I Encontro de História da Educação da Região Tocantina, Resumo |
2015, , Discutindo relações de gênero na educação infantil, I Encontro de História da Educação da Região Tocantina, |
2015, Gilcimara dos Santos Barros, Jónata Ferreira de Moura, Tratamento da informação na educação infantil: uma análise de uma experiência no estágio curricular supervisionado, I Encontro de História da Educação da Região Tocantina, Resumo |
2015, Rhaiza Ludimila Gomes Vieira, Jónata Ferreira de Moura, A representação de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental sobre alfabetização e letramento: uma análise de caso, I Encontro de História da Educação da Região Tocantina, Trabalho Completo |
2015, , A representação de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental sobre alfabetização e letramento: uma análise de caso, I Encontro de História da Educação da Região Tocantina, |
2015, Jónata Ferreira de Moura, Gilcimara dos Santos Barros, A Educação Estatística na Educação Infantil: a experiência do estágio curricular supervisionado, I Seminário Institucional do Mestrado em Ensino da Univates na Região Tocantina, Resumo |
2015, Hádina Diniz Lima Moraes, Jónata Ferreira de Moura, Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos, Leila Rute Oliveira Gurgel do Amaral, Contribuições dos Projetos de Extensão Universitária na Graduação de Enfermagem, III Seminário Local do PET/Conexões de Imperatriz, Resumo |
2015, , Tratamento da informação na educação infantil: uma análise de uma experiência no estágio curricular supervisionado, I Encontro de História da Educação da Região Tocantina, |
2015, Adair Mendes Nacarato, Jónata Ferreira de Moura, Narrativas de vida de professores da educação infantil: as marcas e silenciamentos quanto a matemática escolar, 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, Trabalho Completo |
2015, , Os anos iniciais do ensino fundamental: desafios do letramento, 1ª Jornada de Educação de Itinga do Maranhão, |
2014, , O Impacto dos Projetos de Extensão na Formação Acadêmica de Estudantes de Enfermagem, III Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnUCET - UEG, |
2014, , Acadêmicos de enfermagem em ação: narrativas das ações extensionistas, IV Semana de Pedagogia, |
2014, , A orientação sexual no ambiente escolar: desmistificando ideias e tabus por meio de um projeto de mediação pedagógica, IV Semana de Pedagogia, |
2014, , Exercícios respiratórios no pré e pós-operatório de cirugias abdominais e torácicas: relato de experiências das ações de extensionistas, III Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnUCET - UEG, |
2014, Jónata Ferreira de Moura, Adair Mendes Nacarato, Marcas da matemática escolar e práticas de ensinar matemática na educação infantil reveladas em narrativas docentes, II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Trabalho Completo |
2014, Adair Mendes Nacarato, Jónata Ferreira de Moura, As marcas da matemática escolar nas narrativas de vida de professoras da educação infantil, IV SEMINÁRIO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO., Trabalho Completo |
2014, Jónata Ferreira de Moura, Narrativas de vida de professoras da educação infantil: as marcas da matemática escolar e suas práticas ao ensinaren matemáticas, VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Trabalho Completo |
2014, , Marcas da matemática escolar e práticas de ensinar matemática na educação infantil reveladas em narrativas docentes, II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, |
2014, , As marcas da matemática escolar na trajetória de formação de professoras que ensinam matemática na educação infantil, II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, |
2014, Jónata Ferreira de Moura, Adair Mendes Nacarato, As marcas da matemática escolar na trajetória de formação de professoras que ensinam matemática na educação infantil, II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Trabalho Completo |
2014, , A Orientação Sexual no Ambiente escolar, VII Fórum de Educação, |
2013, , A Trajetória de Formação do Professor que Ensina Matemática na Educação Infantil: uma discussão inicial, XVII Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemáticativa, |
2013, , Apresentador de poster: Um estudo da formação do professor que ensina matemática na educação infantil da rede pública municipal de Imperatriz/MA, III Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, |
2013, , Um Estudo da Formação do Professor que Ensina Matemática na Educação Infantil: uma abordagem histórico-cultural, VII Seminário sobre 'A produção do conhecimento em educação', |
2013, Jónata Ferreira de Moura, Adair Mendes Nacarato, Um Estudo da Formação do Professor que Ensina Matemática na Educação Infantil: uma abordagem histórico-cultural, VII Seminário sobre 'A produção do conhecimento em educação', Resumo |
2013, Jónata Ferreira de Moura, Adair Mendes Nacarato, Um estudo da formação do professor que ensina matemática na educação infantil da rede pública municipal de Imperatriz/MA, III Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Resumo |
2013, Jónata Ferreira de Moura, As aulas de ontem ajudando a (re)construir as aulas de hoje: uma experiência a partir das narrativas das estudantes do curso de Pedagogia, Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo |
2013, Jónata Ferreira de Moura, A Trajetória de Formação do Professor que Ensina Matemática na Educação Infantil: uma discussão inicial, XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Trabalho Completo |
2013, , Apresentador de poster: Um Estudo da Formação do Professor que Ensina Matemática na Educação Infantil: uma abordagem histórico-cultural, VII Seminário sobre "A produção do conhecimento em educação", |
2013, Jónata Ferreira de Moura, A Trajetória de Formação do Professor que Ensina Matemática na Educação Infantil: uma discussão inicial, XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Resumo |
2013, Jónata Ferreira de Moura, As representações de estudantes do curso de pedagogia sobre a matemática escolar: revisitando a o passado, II Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática, Trabalho Completo |
2013, , As representações de estudantes do curso de pedagogia sobre a matemática escolar: revisitando o passado, II Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática, |
2013, Jónata Ferreira de Moura, Adair Mendes Nacarato, Um Estudo da Formação do Professor que Ensina Matemática na Educação Infantil: uma abordagem histórico-cultural, VII Seminário sobre 'A produção do conhecimento em educação', Trabalho Completo |
2013, , As aulas de ontem ajudando a (re)construir as aulas de hoje: uma experiência a partir das narrativas de estudantes do curso de pedagogia, XI Encontro Nacional de Educação Matemática, |
2012, , As Representações de Gestoras e Mães sobre os Auxiliares de Magistério Acerca da Docência Masculina na Educação Infantil, VII Semana de Pedagogia, |
2011, , O Professor do Sexo Masculino na Primeira Infância: a desmistificação de ideias historicamente construidas, I Colóquio Internacional Memórias, Diversidades e Identidades Culturais, |
2011, Jónata Ferreira de Moura, Desvendando os saberes docentes e a prática educativa no ensino de matemática na educação da primeira infância, I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Trabalho Completo |
2011, , Memórias, Diversidades e Identidades Culturais: a diversidade em questão, I Colóquio Internacional Memórias, Diversidades e Identidades Culturais, |
2010, , A formação das professoras da educação da primeira Infancia: as angústias e as dificuldades reveladas pela prártica pegdogica, Congresso Nacional de Educação: avaliação e formação docente no Brasil, |
2010, , Uma Reflexão sobre a Violência Verbal e Emocional no Cotidiano Escolar, 8º Encontro Norte Nordeste dos Estudantes de Pedagogia, |
2010, Jónata Ferreira de Moura, Sabrina Albertina de Oliveira Santos, Uma Reflexão sobre a Violência Verbal e Emocional no Cotidiano Escolar, 8º Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia, Trabalho Completo |
2009, Jónata Ferreira de Moura, A Abordagem Pedagógica Histórico-Crítica na Formação Docente, VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História, Trabalho Completo |
2009, , A Abordagem Pedagógica Histórico-Crítica na Formação Docente, VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História, |
2009, Jónata Ferreira de Moura, A Abordagem Pedagógica Histórico-Crítica na Formação Docente, VI Encontro Nacional 'Perspectivas do Ensino de História', Resumo |
2008, , A Formação Inicial e Continuada dos Professores de Educação Especial do Centro de Reabilitação Reviver (CRER), I Encontro de Avaliação de Políticas e Instituições Educacionais e Educação Especial: avaliação institucional numa dimensão crítica na educação especial, |
2007, Jónata Ferreira de Moura, O Ensino da matemática nas classes de alfabetização: como é...?, III Cong. Intern sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógica, Resumo |
2007, , Apresentador de pôster: O ensino da matemática nas classes de alfabetização: como é? Como deveria ser?, III Congresso Internacional sobre Formação de Professores e Prática Pedagógica, |
2006, , O Ensino da Matemática nas Classes de Alfabetização: como é? como deveria ser?, I Seminário de Educação do Sul Maranhense, |
Capítulos de livros (51) |
2023, PERPECTIVAS SOBRE GÊNERO E O INGRESSO DE HOMENS DA COMUNIDADE LGBTI+ NO CURSO DE PEDAGOGIA, Diversidade sexual e de gênero: abordagens multidisciplinares, Leandro de Almeida Costa, Jónata Ferreira de Moura |
2023, NARRATIVAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES, Diversidade sexual e de gênero: abordagens multidisciplinares, Susy Kelly Azevedo de Melo Susy, Jónata Ferreira de Moura |
2023, ESTUDANTES HOMENS LGBTI+ NO CURSO DE PEDAGOGIA E AS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E PRÁTICAS DE PERMANÊNCIA, Corpos, gêneros e sexualidades nas ciências humanas e sociais, Leandro de Almeida Costa, Jónata Ferreira de Moura |
2023, GÊNEROS E SEXUALIDADES NA FORMAÇÃO DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA ESCOLAR: desinvisibilizar os sujeitos e a temática no ambiente escolar, Corpos, gêneros e sexualidades nas ciências humanas e sociais, Jónata Ferreira de Moura |
2023, A RELAÇÃO IDEOLOGIA E PODER NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A MATEMÁTICA EM QUESTÃO, Currículo, cultura e práticas interdisciplinares (livro eletrônico), Mariana Ribeiro Cardoso Sousa, Jónata Ferreira de Moura |
2023, Experiências e reflexões teórico-práticas sobre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciaturas, O estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciaturas: experiências e reflexões teórico-práticas [livro eletrônico], Jónata Ferreira de Moura, Cleres Carvalho do Nascimento Silva |
2023, Experiências e reflexões teórico-práticas sobre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciaturas, O estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciaturas: experiências e reflexões teórico-práticas, Jónata Ferreira de Moura, Cleres Carvalho do Nascimento Silva |
2023, O memorial de formação como dispositivo para registar o estágio curricular supervisionado, O estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciaturas: experiências e reflexões teórico-práticas [livro eletrônico], Jónata Ferreira de Moura |
2023, O memorial de formação como dispositivo para registar o estágio curricular supervisionado, O estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciaturas: experiências e reflexões teórico-práticas, Jónata Ferreira de Moura |
2023, CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, Corpos, gêneros e sexualidades nas ciências humanas e sociais, Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Jónata Ferreira de Moura |
2022, Tratamento da informação na educação infantil: crianças trabalhando com possibilidades, Reflexões e estratégias sobre/para o ensino e a aprendizagem da matemática escolar escolar e a formação docente, Gilcimara dos Santos Barros, Jónata Ferreira de Moura |
2022, Gênero, sexualidades e masculinidades em um centro socioeducativo de internação provisória do Maranhão, Gêneros, diversidades e inclusão educacional, Jónata Ferreira de Moura, Jonas Alves da Silva Junior |
2022, Gêneros e sexualidades no currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão: discussões preliminares, Gêneros e sexualidades: desafios na educação [livro eletrônico], Jónata Ferreira de Moura, Sirlene Mota Pinheiro da Silva |
2022, O grupo Hifopem nutrindo a constituição de um pesquisador (auto)biográfico: o ato encarnado de fazer pesquisa, Como nos tornamos pesquisadores narrativos, Jónata Ferreira de Moura |
2022, Caminhos trilhados e compartilhados: pertencimento e colaboração como dispositivos constitutivos da identidade dos pesquisadores do Hifopem, Como nos tornamos pesquisadores narrativos [livro eletrônico], Adair Mendes Nacarato, Jónata Ferreira de Moura |
2022, O grupo Hifopem nutrindo a constituição de um pesquisador (auto)biográfico: o ato encarnado de fazer pesquisa, Como nos tornamos pesquisadores narrativos [livro eletrônico], Jónata Ferreira de Moura |
2022, Gêneros e sexualidades: quais desafios ainda são latentes na educação?, Gêneros e sexualidades: desafios na educação [livro eletrônico], Jónata Ferreira de Moura, Sirlene Mota Pinheiro da Silva |
2022, O residência pedagógica como campo de aprendizagem da matemática escolar: experiências e desafios, Reflexões e estratégias sobre/para o ensino e a aprendizagem da matemática escolar escolar e a formação docente, Marina Rodrigues da Silva Lopes, Jónata Ferreira de Moura |
2022, Gêneros e sexualidades no currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão: discussões preliminares, Gêneros e sexualidades: desafios na educação, Jónata Ferreira de Moura, Sirlene Mota Pinheiro da Silva |
2022, O lúdico como dispositivo metodológico no ensino da matemática escolar no contexto da covid-19, Educação em evolução: da formação à prática, Andréia Cristina Silva dos Santos, Jónata Ferreira de Moura, Diana da Silva Simão, Emanuela Kelly Gomes, Isabela Garcias Barreto Silva, Laynna Barbosa Mesquita, Marina Rodrigues da Silva Lopes, Raimundo Oliveira Marques, Sheila Cristina Oliveira e Silva, Carlos Humberto Silva de Sousa |
2022, Caminhos trilhados e compartilhados: pertencimento e colaboração como dispositivos constitutivos da identidade dos pesquisadores do Hifopem, Como nos tornamos pesquisadores narrativos, Adair Mendes Nacarato, Jónata Ferreira de Moura |
2022, Gênero, sexualidades e masculinidades em um centro socioeducativo de internação provisória do Maranhão, Gêneros, diversidades e inclusão educacional [livro eletrônico], Jónata Ferreira de Moura, Jonas Alves da Silva Junior |
2022, O letramento matemático e a implementação do documento curricular do território maranhense: o ensino e a aprendizagem da matemática escolar e o sujeito da experiência, A residência pedagógica na formação docente: os saberes da práxis remota no período de 2020 a 2022, Jónata Ferreira de Moura |
2022, Gêneros e sexualidades: quais desafios ainda são latentes na educação?, Gêneros e sexualidades: desafios na educação, Jónata Ferreira de Moura, Sirlene Mota Pinheiro da Silva |
2022, Desafios e possibilidades do ensino de matemática na pandemia da Covid-19, Reflexões e estratégias sobre/para o ensino e a aprendizagem da matemática escolar escolar e a formação docente, José Miguel Rodrigues Tavares, Crizante Simão Almeida, Jónata Ferreira de Moura |
2022, O lúdico como dispositivo metodológico no ensino da matemática escolar no contexto da covid-19, Educação em evolução: da formação à prática [livro eletrônico], Andréia Cristina Silva dos Santos, Jónata Ferreira de Moura, Diana da Silva Simão, Emanuela Kelly Gomes, Isabela Garcias Barreto Silva, Laynna Barbosa Mesquita, Marina Rodrigues da Silva Lopes, Raimundo Oliveira Marques, Sheila Cristina Oliveira e Silva, Carlos Humberto Silva de Sousa |
2022, Apontamentos de uma questão curricular no estado do maranhão, envolvendo a matemática na educação infantil: a maranhensidade em questão, Reflexões e estratégias sobre/para o ensino e a aprendizagem da matemática escolar escolar e a formação docente, Mariana Ribeiro Cardoso Sousa, Jónata Ferreira de Moura |
2022, Multiplicando e dividindo com material dourado: uma experiência com crianças pequenas do ensino fundamental, Reflexões e estratégias sobre/para o ensino e a aprendizagem da matemática escolar escolar e a formação docente, John Jamerson da Silva Brito, Jónata Ferreira de Moura |
2022, A MARANHENSIDADE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: produzindo sequências didáticas para trabalhar os campos de experiência na educação infantil, Educação intercultural e práticas decoloniais na educação básica, Mariana Ribeiro Cardoso Sousa, Jónata Ferreira de Moura |
2021, Os Campos de Experiências e o Ensino de Matemática na Educação Infantil, A BNCC no fazer docente: propostas de trabalho para o ensino de Matemática da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (livro eletrônico), Jónata Ferreira de Moura |
2021, Que relações podem ser estabelecidas entre matemática e pessoas lgbti+? Narrativas de um professor desviante das cisheteronormas que ensina matemática, Gêneros e sexualidades: tensões e desafios na Educação [recurso eletrônico], Hygor Batista Guse, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Jónata Ferreira de Moura |
2021, A Base Nacional Comum Curricular e o Ensino da Matemática Escolar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: o que pode existir para além da prescrição?, A BNCC no fazer docente: propostas de trabalho para o ensino de Matemática da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (livro eletrônico), Jónata Ferreira de Moura |
2021, Os Campos de Experiências e o Ensino de Matemática na Educação Infantil, A BNCC no fazer docente: propostas de trabalho para o ensino de Matemática da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, Jónata Ferreira de Moura |
2021, PRESENÇA NOTADA, AUSÊNCIA SENTIDA: CONCEPÇÕES DE DOCENTES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Educação, Gênero e Sexualidade: perspectiva crítica e decolonial no espaço escolar e não-escolar, Jónata Ferreira de Moura, Oliveira, Lívia Machado, Silva Junior, Jonas Alves da, Silva, Matheus Fortunato da |
2021, A Base Nacional Comum Curricular e o Ensino da Matemática Escolar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: o que pode existir para além da prescrição?, A BNCC no fazer docente: propostas de trabalho para o ensino de Matemática da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, Jónata Ferreira de Moura |
2021, O Ensino da Matemática Escolar com o Soroban DV: o Projeto Contando com os Dedos em análise, A BNCC no fazer docente: propostas de trabalho para o ensino de Matemática da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (livro eletrônico), Luiz Alexander dos Santos Ribeiro, Jónata Ferreira de Moura |
2021, O Ensino da Matemática Escolar com o Soroban DV: o Projeto Contando com os Dedos em análise, A BNCC no fazer docente: propostas de trabalho para o ensino de Matemática da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, Luiz Alexander dos Santos Ribeiro, Jónata Ferreira de Moura |
2021, CURRÍCULO PÓS-ESTRUTURALISTA E POSSÍVEIS (DES)CONSTRUÇÕES QUEER: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES, Educação, Gênero e Sexualidade: perspectiva crítica e decolonial no espaço escolar e não-escolar, Jónata Ferreira de Moura, Brito, John Jamerson da Silva, Sousa, Juliana Ferreira de |
2020, As tecnologias digitais da informação e comunicação e a formação de professores, As TDIC e o/no ensino presencial [livro eletrônico], Maria Claudia Lima Sousa, Cleres Carvalho do Nascimento Silva, Jónata Ferreira de Moura |
2019, O estágio curricular supervisionado no curso de pedagogia e o ensino da matemática escolar: mapeando dissertações e teses, Ensino de ciências e educação matemática 2 [livro eletrônico], Jónata Ferreira de Moura |
2019, Algumas notas sobre a iniciação científica no Maranhão e em Imperatriz, Premissas da iniciação científica [recurso eletrônico], Cleres Carvalho do Nascimento Silva, Scarlat Carvalho do Nascimento Silva, Jónata Ferreira de Moura |
2019, Pensando a sexualidade na formação e na prática de futuras docentes em Imperatriz/MA, Vozes epistêmica e saberes plurais: gênero, afrodescendências e sexualidade na educação, Jónata Ferreira de Moura |
2019, A escrita de cartas em aulas de estatística aplicada à educação no curso de Pedagogia: algumas reflexões, Matemática: ciência e aplicações [recurso eletrônico], Jónata Ferreira de Moura |
2019, Pensando a sexualidade na formação e na prática de futuras docentes em Imperatriz/MA, Vozes epistêmicas e saberes plurais: gênero, afrodescendências e sexualidade na educação [Livro Eletrônico], Jónata Ferreira de Moura |
2019, Negociando conceitos sobre medidas de comprimento nas tarefas de matemática de alunos do 3º ano do ensino fundamental, Matemática: ciência e aplicações 2 [recurso eletrônico], Érika D?Ávila de Sá Rocha, Jónata Ferreira de Moura |
2018, As narrativas como metodologia e fonte de dados na pesquisa em Educação Matemática, Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática [livro eletrônico], Jónata Ferreira de Moura, Adair Mendes Nacarato, Grupo de Pesquisa Hifopem |
2018, Narrativas de professoras da educação infantil: marcas da matemática escolar na trajetória de formação, Pesquisas (com)narrativas: a produção de sentidos para experiência discentes e docentes, Jónata Ferreira de Moura |
2018, A educação sexual no curso de formação de professores: uma análise do projeto pedagógico do curso de Pedagogia do CESI/UEMA, Anais do II Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidade (EMGES): diferenças de gênero e sexualidade na educação: estudos, pesquisas e intervenções [E-book], Jaqueline da Costa Barros, Jónata Ferreira de Moura |
2017, A educação sexual na educação infantil: a percepção das crianças sobre seu corpo e sua sexualidade, Usos e desusos do gênero e diversidade no processo educativo, Cristina Tavares dos Santos, Jónata Ferreira de Moura |
2016, O GT educação matemática no FIPED: contribuições para formação do professor que ensina matemática na educação básica, 8º Fórum Internacional de Pedagogia: educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania [E-book], Andrey Patrick Monteiro de Paula, Jónata Ferreira de Moura, Regina Célia Grando |
2016, A educação sexual na educação infantil: a percepção das crianças sobre seu corpo e sua sexualidade, Usos e desusos do gênero e diversidade no processo educativo [e-book], Cristina Tavares dos Santos, Jónata Ferreira de Moura |
Livros (15) |
2023, Diversidade sexual e de gênero: abordagens multidisciplinares, Jónata Ferreira de Moura |
2023, Anais do 3º colóquio do PPGFOPRED: políticas públicas para educação superior [livro eletrônico], Jónata Ferreira de Moura, Kessia Mileny de Paulo Moura |
2023, Caderno de programação e resumos do III Colóquio do PPGFOPRED, Jónata Ferreira de Moura, Kessia Mileny de Paulo Moura |
2023, Corpos, gêneros e sexualidades nas ciências humanas e sociais, Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Jónata Ferreira de Moura |
2023, O estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciaturas: experiências e reflexões teórico-práticas, Jónata Ferreira de Moura, Cleres Carvalho do Nascimento Silva |
2023, O estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciaturas: experiências e reflexões teórico-práticas [livro eletrônico], Jónata Ferreira de Moura, Cleres Carvalho do Nascimento Silva |
2023, Anais do IV EMGES ? Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidade & II SICODE ? Simpósio Nacional Corpos e Diversidade na Educação-Corpos, Gêneros e Sexualidades nas Ciências Humanas e Sociais: desafios da atualidade, Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Jónata Ferreira de Moura, Zeila Sousa de Albuquerque |
2022, Gêneros e sexualidades: desafios na educação, Jónata Ferreira de Moura, Sirlene Mota Pinheiro da Silva |
2022, Como nos tornamos pesquisadores narrativos [livro eletrônico], Adair Mendes Nacarato, Jónata Ferreira de Moura |
2022, Como nos tornamos pesquisadores narrativos, Adair Mendes Nacarato, Jónata Ferreira de Moura |
2022, Gêneros e sexualidades: desafios na educação [livro eletrônico], Jónata Ferreira de Moura, Sirlene Mota Pinheiro da Silva |
2022, Reflexões e estratégias sobre/para o ensino e a aprendizagem da matemática escolar e a formação docente [livro eletrônico], Jónata Ferreira de Moura |
2021, A BNCC no fazer docente: propostas de trabalho para o ensino de Matemática da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (livro eletrônico), Jónata Ferreira de Moura |
2021, Educação, Gênero e Sexualidade: perspectiva crítica e decolonial no espaço escolar e não-escolar, Jónata Ferreira de Moura |
2021, A BNCC no fazer docente: propostas de trabalho para o ensino de Matemática da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, Jónata Ferreira de Moura |
Participação em banca de concurso (1) |
2016, Processo Seletivo para Professor Substituto em Política Educacional para o Departamento de Educação, Jónata Ferreira de Moura Christiano de Aguiar Ilma Maria Oliveira |
Participações em Bancas de Cursos (34) |
2023, Monografia de Graduação MEMORIAL DE FORMACAO: RELATOS AUTOBIOGRAFICOS DE UMA PEDAGOGA EM CONSTRUCAO, DIANA SABINO FRAZAO MENDES |
2023, Monografia de Graduação MEMORIAL DE FORMACAO:UMA EXPERIENCIA NO ESTAGIO SUPERVISIONADO OBRIGATORIO NO HOSPITAL MUNICIPAL INFANTIL DE IMPERATRIZ/MA, CAMILLA LOPES MOURA |
2023, Monografia de Graduação AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIADesafios e percepcao de docentes de escola publica municipal de Imperatriz/MA, JANAINA CHAVES LIMA |
2023, Monografia de Graduação INDICE DE DOCENTES, POR GENERO, NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIAO TOCANTINA: UMA ANALISE COMPARATIVA, JANNE NEWLLE ARAUJO GARCIA |
2022, Monografia de Graduação PEDAGOGIA HOSPITALAR: RELATO DE PRATICAS PEDAGOGICAS NO HOSPITAL MUNICIPAL INFANTIL DE IMPERATRIZ/MA , SULANE PEREIRA DE SOUSA |
2022, Monografia de Graduação MEMORIAL DE FORMACAO: TRAJETORIA ESCOLAR, ACADEMICA E O PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGOGICA, DIANA DA SILVA SIMAO |
2022, Monografia de Graduação O USO DE JOGOS EDUCATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANCAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ARIADINA DA SILVA SANTOS |
2022, Monografia de Graduação DIFICULDADES DE LEITURA DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL DE SITIO NOVO/MA, ALINE COSTA SANTANA |
2022, Monografia de Graduação AS PERCEPCOES DAS PROFESSORAS SOBRE O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR EM UMA ESCOLA PUBLICA MUNICIPAL DE SITIO NOVO- MA, FRANCISCA HELEN CRISTINA DE PAULA MOTA |
2022, Monografia de Graduação DIFICULDADES DE LEITURA DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL DE SITIO NOVO/MA, ALINE COSTA SANTANA |
2022, Monografia de Graduação O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMACAO E COMUNICACAO POR DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E FORMACAO, LEONARDO MARACAIPE DA SILVA |
2021, Monografia de Graduação PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZACAO NA IDADE CERTA (PNAIC) NO MUNICIPIO DE SITIO NOVO/MA: INDICIOS DE MELHORIAS NA PRATICA DOCENTE, MARIA RITA DE SOUSA SILVA MARINHO |
2021, Monografia de Graduação PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZACAO NA IDADE CERTA (PNAIC) NO MUNICIPIO DE SITIO NOVO/MA: INDICIOS DE MELHORIAS NA PRATICA DOCENTE, MARIA RITA DE SOUSA SILVA MARINHO |
2021, Monografia de Graduação OS USOS EDUCATIVOS DAS MIDIAS E REDES SOCIAIS ASSOCIADOS AO COMPONENTE CURRICULAR LINGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PUBLICAS DE ENSINO MEDIO NO PERIODO DA PANDEMIA, LUCAS DOS SANTOS SOUZA |
2021, Monografia de Graduação A PERCEPCAO DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA INDISCIPLINA NO PROCESSO EDUCATIVO, MARIA JAKELINE VIEIRA MILHOMEM |
2020, Monografia de Graduação VIOLENCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: as percepcoes dos docentes de uma escola publica municipal em Sitio Novo – MA, RAFAYANNE MARINHO SOUSA |
2020, Monografia de Graduação A PERCEPCAO DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA INDISCIPLINA NO PROCESSO EDUCATIVO, MARIA JAKELINE VIEIRA MILHOMEM |
2020, Monografia de Graduação UMA ANALISE SOBRE A TRAJETORIA DO ESTAGIARIO DE PEDAGOGIA NO SERVICO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC) DE IMPERATRIZ/MA NA AREA DE GESTAO EDUCACIONAL, MARCOS WALLACE LIMA SOUSA |
2020, Monografia de Graduação A Trajetoria de Vida e Formacao de um Aluno Surdo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhao , GIULIANA DE SOUSA ARAUJO |
2018, Monografia de Graduação MEMORIAL DE FORMACAO: TRAJETORIA DE (TRANS) FORMACAO DE UMA ESTUDANTE NEGRA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CCSST/UFMA, LUCIANA DA SILVA CAVALCANTE |
2018, Monografia de Graduação A MATEMATICA QUE A ESCOLA AINDA NAO VER: CRIANCAS DA EDUCACAO INFANTIL PRODUZINDO MATEMATICA, TAIRINE NAIANA JORGE VIEIRA ALMEIDA |
2018, Monografia de Graduação MEMORIAL DE FORMACAO: O SUJEITO DA EXPERIENCIA E SUA RELACAO COM A MATEMATICA ESCOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CCSST/UFMA, DANIEL PEREIRA DOS SANTOS |
2018, Monografia de Graduação AS CONTRIBUICOES DO PROJETO SINTONIZADOS PARA A FORMACAO DOS ESTAGIARIOS PARTICIPANTES, DAYANA SIMPLICIO DOS SANTOS |
2016, Monografia de Graduação A inclusao das pessoas com deficiencia em duas escolas publicas da rede municipal de Lago da Pedra, MARIA JOSÉ BARBOSA VALE |
2016, Monografia de Graduação Alfabetizacao no ensino fundamental: concepcoes e praticas dos (as) professores (as) em uma escola publica do municipio de Lago da Pedra, NANCY KATHIA ALMEIDA BRITO |
2016, Monografia de Graduação O processo de construcao da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: um desafio a ser superado, ZULMIRA MENDONÇA DE SOUSA |
2016, Monografia de Graduação Dificuldades na leitura e escrita: um desafio aos/as professores/as dos anos iniciais, MARIA INÊS DA SILVA VERAS |
2016, Monografia de Graduação A importancia de jogos e brincadeiras nos 1º e 2º anos do ensino fundamental, JOKSON LIMA MENDES |
2016, Monografia de Graduação O ludico nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua contribuicao para o desenvolvimento e aprendizagem, MARIA DE FÁTIMA MENDONÇA DE SOUSA |
2016, Monografia de Graduação O ludico nas praticas pedagogicas: uma ferramenta para os docentes no processo ensino aprendizagem da crianca da educacao infantil, MARIA DOS MILAGRE CRUZ BRASIL |
2015, Monografia de Graduação ALUNOS INDIGENAS TENTEHAR NA ESCOLA DE NAO INDIOS: LIMITES E POSSIBILIDADES DE INCLUSAO, LUZIA DA SILVA LIMEIRA MEDEIROS |
2015, Monografia de Graduação EDUCACAO ESCOLAR INDIGENA: A PRATICA PEDAGOGICA NOS ANOS INCIAIS DO CENTRO DE ENSINO INDIGENA DA ALDEIA BACURIZINHO, ELVAN RIBEIRO |
2015, Monografia de Graduação A participacao da familia no processo de aprendizagem das criancas da edcuacao infantil., MARINETE MARTINS MARINHO DE SOUZA |
2010, Monografia de Graduação MEMORIAL DE FORMACAO: TRILHANDO CAMINHOS, SUPERANDO DIFICULDADES E CONQUISTANDO ESPACOS COM A FORMACAO ACADEMICA, TERESINHA DE FATIMA MACIEL DOS REIS |
Participação em sociedade científica e cultural Participação em Sociedades Científicas e Culturais (2) |
2017, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Socio Efetivo |
2016, Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Socio Efetivo |
Trabalho de conclusão de curso (45) |
MAPEANDO TRABALHOS NO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA EM QUESTÃO., ARLETE LIMA MARQUES , 01/2018 |
O desenvolvimento do pensamento matemático na creche: possibilidade de aprender e resolver problemas, JOELMIRA REIS DOS SANTOS , 02/2016 |
A trajetória de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: encontro e desencontro, LIDIANE MARTINS REGO , 02/2016 |
Alfabetização e letramento, JOSÉ WILSON ALVES DO NASCIMENTO , 05/2016 |
A evasão escolar nos anos finais do ensino fundamental: um estudo de caso. , IRACY BEZERRA VIEIRA SILVA , 05/2016 |
A relação familia-escola no processo de ensino e aprendizagem, IDALINA MARCIA SILVA DE SOUSA , 05/2016 |
jogos e brincadeiras na educação infantil: o que pensam e como trabalham, JANE DA PENHA SOUZA AGUIAR , 05/2016 |
A contribuição da família no processo de ensino de formação escolar da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental, FRANCISCO BEZERRA ALVES , 08/2016 |
A ABORDAGEM DO JORNAL "O PROGRESSO" SOBRE AS FEIRAS CIENTÍFICAS DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE IMPERATRIZ/MA., ESTEFANE COSTA DA SILVA , 08/2017 |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO SINTONIZADOS PARA A FORMAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS PARTICIPANTES, DAYANA SIMPLICIO DOS SANTOS , 07/2018 |
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: O SUJEITO DA EXPERIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA ESCOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CCSST/UFMA, DANIEL PEREIRA DOS SANTOS , 08/2018 |
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIA DE (TRANS) FORMAÇÃO DE UMA ESTUDANTE NEGRA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CCSST/UFMA, LUCIANA DA SILVA CAVALCANTE , 08/2018 |
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: TRILHANDO CAMINHOS, SUPERANDO DIFICULDADES E CONQUISTANDO ESPAÇOS COM A FORMAÇÃO ACADÊMICA, TERESINHA DE FATIMA MACIEL DOS REIS , 08/2018 |
A MATEMÁTICA QUE A ESCOLA AINDA NÃO VER: CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PRODUZINDO MATEMÁTICA, TAIRINE NAIANA JORGE VIEIRA ALMEIDA , 08/2018 |
AS HISTÓRIAS DA ESCOLA MUNICIPAL JOANA PEREIRA BEZERRA PELAS MEMÓRIAS DOS MORADORES DO POVOADO SALTO DE SÍTIO NOVO - MA, ELIETE MIRANDA DOS SANTOS , 02/2019 |
A Trajetória de Vida e Formação de um Aluno Surdo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão , GIULIANA ARAUJO DE SOUSA , 01/2020 |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: A AUTOAVALIAÇÃO COMO PRÁTICA CONSTRUTIVISTA, VALERIA DE LIMA CEZAR , 01/2020 |
UMA ANÁLISE SOBRE A TRAJETÓRIA DO ESTAGIÁRIO DE PEDAGOGIA NO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC) DE IMPERATRIZ/MA NA ÁREA DE GESTÃO EDUCACIONAL, MARCOS WALLACE LIMA SOUSA , 01/2020 |
CADA UM É O QUE QUISER, CADA UM É O QUE QUER: narrativas de crianças sobre gêneros e sexualidades numa súplica à possibilidade de um currículo queer, JOHN JAMERSON DA SILVA BRITO , 04/2020 |
INDISCIPLINA NO PROCESSO EDUCATIVO EM TURMAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA JAKELINE VIEIRA MILHOMEM , 07/2020 |
AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO, IRANILDA DE MORAES BUENO ARRUDA , 11/2020 |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA INDISCIPLINA NO PROCESSO EDUCATIVO, MARIA JAKELINE VIEIRA MILHOMEM , 02/2021 |
AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO, IRANILDA DE MORAES BUENO ARRUDA , 03/2021 |
A FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OLHANDO PARA UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÍTIO NOVO - MA, ROSA MARIA DINIZ DA SILVA , 10/2020 |
A FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OLHANDO PARA UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÍTIO NOVO - MA, ROSA MARIA DINIZ DA SILVA , 06/2021 |
OS USOS EDUCATIVOS DAS MÍDIAS E REDES SOCIAIS ASSOCIADOS AO COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DA PANDEMIA, LUCAS DOS SANTOS SOUZA , 09/2021 |
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NO MUNICIPIO DE SÍTIO NOVO/MA: INDICIOS DE MELHORIAS NA PRÁTICA DOCENTE, MARIA RITA DE SOUSA SILVA MARINHO , 12/2021 |
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NO MUNICIPIO DE SÍTIO NOVO/MA: INDICIOS DE MELHORIAS NA PRÁTICA DOCENTE, MARIA RITA DE SOUSA SILVA MARINHO , 12/2021 |
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E FORMAÇÃO, LEONARDO MARACAIPE DA SILVA , 12/2021 |
DIFICULDADES DE LEITURA DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO/MA, ALINE COSTA SANTANA , 01/2022 |
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E FORMAÇÃO, LEONARDO MARACAIPE DA SILVA , 01/2022 |
DIFICULDADES DE LEITURA DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO/MA, ALINE COSTA SANTANA , 01/2022 |
O USO DE JOGOS EDUCATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ARIADINA DA SILVA SANTOS , 02/2022 |
Memorial de formação: trajetória escolar, acadêmica e o programa residência pedagógica, DIANA DA SILVA ARAUJO , 12/2022 |
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: NARRATIVA DA EXPERIÊNCIA DE UMA PEDAGOGA EM FORMAÇÃO NO ESTÁGIO NO ÂMBITO DA PEDAGOGIA HOSPITALAR, SULANE PEREIRA DE SOUSA , 12/2022 |
ÍNDICE DE DOCENTES, POR GÊNERO, NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA, JANNE NEWLLE ARAUJO GARCIA , 01/2023 |
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: uma experiência no estágio supervisionado obrigatório no hospital municipal infantil de Imperatriz/MA, CAMILLA LOPES MOURA , 06/2023 |
AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: Desafios e contribuições de docentes de escola pública municipal de Imperatriz-MA, JANAINA CHAVES LIMA , 06/2023 |
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE UMA PEDAGOGA EM CONSTRUÇÃO, DIANA SABINO FRAZAO MENDES , 07/2023 |
PÁGINAS DA MINHA VIDA: memorial de formação de uma pedagoga em construção, JULIANA PAIXAO DA SILVA FERNANDES , 12/2023 |
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GESTÃO DE SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS, ANA PAULA SILVA DA CONCEIÇÃO SANTOS , 12/2023 |
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES E A INCLUSÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS, ELLEM MARIA REIS RODRIGUES SARAIVA , 12/2023 |
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS AO LONGO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES, JOSELIA SANTOS COSTA DE ALMEIDA , 12/2023 |
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GESTÃO DE SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES, WILAMES BARBOSA SOUSA ARAUJO , 12/2023 |
AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES, MARIA RITA LUZIA DE FRANCA , 12/2023 |
Orientação em pós-graduação (8) |
Mestrado, MARIANA RIBEIRO CARDOSO SOUSA, 10/2021 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, LEANDRO DE ALMEIDA COSTA, 09/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, MONICA LETICIA SOUSA VALE, 09/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, CARLOS HUMBERTO SILVA DE SOUSA, 09/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, SUSY KELLY AZEVEDO DE MELO, 09/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, HEGO HENRIQUE MONTEIRO MATOS, 10/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ANA CLARA DE AGUIAR SOUSA, 10/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, FLAVIO OLIVEIRA VIANA, 03/2024 - , Orientação em Andamento |