Ir para acessibilidade
Foto do docente ALDENORA MARCIA CHAVES PINHEIRO CARVALHO

ALDENORA MARCIA CHAVES PINHEIRO CARVALHO

DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (2)
06/2016 A Literatura Infanto-Juvenil para imersão precoce em Libras,
05/2018 Grupo de Estudos em Literatura Infanto-Juvenil e Interculturalidade,
Artigos (9)
2022, O entre mundos de sonhos e opressão no romance Marginais, de Evel Rocha, ISSN: 23172347
2021, (A)temporais, ISSN: 23172347
2020, Bilbo Bolseiro e Gollum: empatia e dilemas em O Hobbit de J. R. R. Tolkien, ISSN: 21772789
2019, Da identidade cultural ao sentimento de lugar no conto O rastro do teu sangue na neve de García Márquez, ISSN: 23172347
2018, Despertando para uma nova vida: um estudo sobre o significado do sono em -a Bela Adormecida-, ISSN: 23172347
2014, Da natureza, dos homens e das coisas: entre os efeitos estéticos da obra e a concepção de educação na obra Emílio, de Jean-Jacques Rousseau, ISSN: 19801858
2013, Variação dialetal nas cantigas de reisados: usos e desusos no município de São Bernardo - MA, ISSN: 21781486
2012, As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de Literatura:uma perspectiva pós-moderna, ISSN: 23172347
2011, O aprendiz-leitor na modalidade EJA e o texto literário: diálogos sobre ensino e literatura, ISSN: 15187144
Publicação em eventos (78)
2023, , Ideologia e tradição oral: o conto fabular africano como experiência estética na sala de aula, XIII Selimel - Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua Materna, Estrangeira e de Literaturas,
2022, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro Menegon, Contos infantis de matriz africana na formação do aluno-leitor/literário na EJA, V Conil Congresso Internacaional de Letras, Resumo
2022, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega, Negritude e oratura: matizes africanas e afro-brasileiras na formação literária de jovens e adultos, VI Fórum de Pesquisa em Linguagem e Ensino, Resumo
2022, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega, O entre mundos de sonhos e opressão no romance Marginais, de Evel Rocha, IX ENLIJE Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino, Resumo
2022, , Entre olhares e discursos: percepções sobre o Outro em ?Crianças na escuridão? de Júlio Emílio Braz, XVIII Encontro ABRALIC 2022,
2022, , Negritude e oratura: matizes africanas e afro-brasileira na educação literária de Jovens e Adultos, VI Fórum de Pesquisa em Linguagem e Ensino,
2022, , A Bela revisitada: desconstruindo a tradição clássica dos contos de fadas, IV Seminário do Grupo de Pesquisa Vertentes do Fantástico na Literatura,
2022, , Contos infantis de matriz africana na formação do aluno-leitor/literário na EJA, V CONIL Congresso Internacional de Letras,
2021, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Maria Angélica Oliveira, Representação social no conto 'A negra Zuleika' de Bernardo Kucinskii, V Jornada Nacional de Línguas e Linguagens & I Jornada Internacional de Línguas e Linguagens, Resumo
2021, , Representação social no conto 'A negra Zuleika' de Bernardo Kucinskii, V Jornada Nacional de Línguas e Linguagens & I Jornada Internacional de Línguas e Linguagens.,
2020, , As tecnologias de informação e comunicação no Ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2020, , 'A lebre, o lobo, o menino e o homem do pote': a fábula africana de Língua Portuguesa na sala de aula, V Colóquio Nacional 15 de Outubro e VIII ENLIJE Encontro Nacional de Literatura Infantil e Juvenil e Ensino),
2020, , Leitura literária do conto africano 'As tranças de Bintou'; uma experiência de equidade e/ou igualdade na sala de aula da Educação Básica, V Colóquio Nacional 15 de Outubro e VIII ENLIJE Encontro Nacional de Literatura Infantil e Juvenil e Ensino),
2020, Patrícia Pinheiro Menegon, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Literacia digital e do(R)cência em tempos de ensino emergencial híbrido, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Resumo
2020, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro Menegon, A lebre, o lobo, o menino e o homem do pote: a fábula africana de Língua Portuguesa na sala de aula., V Colóquio Nacional 15 de outubro e VIII Encontro Nacional de Literatura Infantil e Juvenil e Ensino, Resumo
2020, Patrícia Pinheiro Menegon, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Leitura literária do conto africano 'As tranças de Bintou'; uma experiência de equidade e/ou igualdade na sala de aula da Educação Básica, V Colóquio Nacional 15 de outubro e VIII Encontro Nacional de Literatura Infantil e Juvenil e Ensino, Resumo
2020, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro Menegon, Aa tecnologias de informação e comunicação no Ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Resumo
2020, , Literacia digital e do(R)cência em tempos de ensino emergencial híbrido., II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2019, , Turma de 2015, vcs leram o Relatório do GT sobre Educação Bilíngue e Libras?, Aula da Saudade da Turma Letras-Libras de 2015,
2018, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro Menegon, Alá e as crianças soldados. de Ahmadou Kouroma ou a condição trabalho escravo de crianças-soldados, I Colóquio Interdisciplinar de Literatura e Cultura Negra do Baixo Parnaíba: África, Brasil e Caribe em diálogo, Resumo
2018, , Identitária infantil e afrorasuras no conto Bonsucesso dos Pretos de Joel Rufino dos Santos, VII ENLIJE Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil,
2018, , Infância, representação e identitária negra na Literatura Infanto-Juvenil de Língua Portuguesa, I Colóquio de Literatura e Cultura Negra do Baixo Parnaíba: África, Brasil e Caribe em diálogo,
2018, , O texto literário e a formação do aluno leitor em uma perspectiva bilíngue: Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais, II Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários do Curso Letras-Libras,
2017, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Maria Ribamar Lopes dos Santos, A rivalidade fraterna em Borralheira ou a Chinelinha de Cristal, I CONIL Congresso Internacional de Letras, Resumo
2017, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Rayron Lennon Costa Sousa, Literatura infanto-juvenil contemporânea de língua portuguesa: outros lugares e novas perspectivas, I CONIL Congresso Internacional de Letras, Resumo
2017, , A leitura de narrativas míticas em sala de aula: uma experiência estética na Educação Básica, I Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura e Línguas de Sinais SENELL & LS e I Fórum Interdisciplinar Currículo e Ensino de Libras na Educação Básica FINCELIBRAS,
2017, , A Literatura Africana de Língua Portuguesa e o ensino de Língua de Sinais: vivências do LEB - Laboratório de Educação Bilíngue Português/Libras, I Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua, Literatura e LS,
2017, , Contos de tradição oral para imersão precoce em Libras: experiência estética com a Literatura em sala de aula, I Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua, Literatura e LS,
2016, , Da ausência e presença da Literatura Africana de Língua Portuguesa em sala de aula: a lei e a realidade escolar, VI ENLIJE Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil,
2016, Teresa Cristina Lafontaine, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Literatura Infanto-Juvenil 'Surda': circuitos abertos e fechados no ensino de língua de sinais, VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensin, Resumo
2016, , Literatura, cultura e identidades 'surdas': entropias saudáveis ou alienação?, I CONIFID,
2016, , Literatura e a Língua Brasileira de Sinais, Projeto de Extensão Cursos de Línguas Estrangeiras,
2016, , Infância, representação e identitária negra em 'Negrinha' de Monteiro Lobato, I CONIFID,
2016, , Contos de Fadas na Educação Infantil: entropias entre Língua Materna e Língua de Sinais, VI ENLIJE Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil,
2016, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Infância, representação e identitária negra em 'Negrinha' de Monteiro Lobato, I Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso III Encontro Nacional de Ficção Discurso e Memória, Resumo
2016, , Literatura Infanto-Juvenil 'surda' e biculturalidade: circuitos abertos e fechados no ensino de Língua de Sinais, VI ENLIJE Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil,
2016, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro Menegon, Contos de Fadas na educação Infantil: Entropias entre língua materna e língua de sinais, VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensin, Resumo
2016, Patrícia Pinheiro Menegon, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Da ausência e presença da Literatura Africana de Língua Portuguesa em sala de aula: a lei e a realidade escolar, VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensin, Resumo
2016, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Literatura, cultura e identidades 'surdas': entropias saudáveis ou alienação?, I Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso III Encontro Nacional de Ficção Discurso e Memória, Resumo
2015, , Literatura e novas tecnologias: suportes para jovens leitores de obras literárias, II Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia,
2015, , 'Literatura e ideologia em Zito Makoa, da 4ª classe' de Luandino Vieira, IX Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura,
2015, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Literatura e ideologia em 'Zito Makoa, da 4ª classe' de Luandino Vieira, IX Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura, Resumo
2015, , Medeia vulnerável: a crise dos conceitos delimitados e claros na Modernidade Tardia, X Semana de Letras,
2015, , Visibilidade e ocultação: a identitária negra na Literatura Infanto-Juvenil, II Encontro Nacional em Estética, Literatura e Filosofia,
2015, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro Menegon, Visibilidade e ocultação da identitária negra infantil, II Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia, Trabalho Completo
2015, , Valorização e reconhecimento da diversidade cultural no conto Ynari, A Menina das Cinco Tranças, IX Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura,
2014, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Da identitária negra: oposições e representações na gênese de 'Os tambores de São Luís' de Josué Montello, CILIBAM, Resumo
2014, , A crise dos conceitos delimitados e a mitanálise no conto africano de tradição oral Le soleil et la lune, III Congresso Internacional de Culturas Africanas: GRIOTS. Literatura, História e Cultura Afro-brasileira e Africana,
2014, , Da identitária negra: oposições e representações na gênese de 'Os tambores de São Luís' de Josué Montello, CILIBAM Colóquio Internacional de Literatura Ibero-Americana,
2014, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Era uma vez o livro e os novos dispositivos de leitura na era digital, V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino., Resumo
2014, , O livro didático na educação Infantil: aproximações e distanciamentos, ,
2014, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, A crise dos conceitos delimitados e a mitanálise no conto africano de tradição oral Le soleil et la lune, III Congresso Internacional de Culturas Africanas: GRIOTS. Literatura, História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Resumo
2014, Patrícia Pinheiro Menegon, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Da interculturalidade na sala de aula: uma análise da obra Dois Irmãos de Milton Hatoum, V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino., Resumo
2013, , A identitária negra na obra 'Os tambores de São Luís' de Josué Montello: temas literários para classes de EJA, VIII SELIMEL I SIEL,
2013, , A educação da criança (infans) na perspectiva de Rousseau em 'O Emílio, ou da educação', ,
2013, , A África está em nós: contos africanos de Língua Portuguesa para o ensino de base intercultural nas séries iniciais, VIII SELIMEL I SIEL,
2013, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, A identitária negra na obra 'Os tambores de São Luís' de Josué Montello: temas literários para classes de EJA, I SIEL Simpósio Internacional de Estudos da Línguagem, Resumo
2013, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro Menegon, A África está em nós: contos africanos de Língua Portuguesa para o ensino de base intercultural nas séries iniciais, VIII SELIMEL, Resumo
2012, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Proteu e Teleco, o coelhinho: relações identitárias entre o mito e o conto fantástico, Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino., Resumo
2012, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Proteu e Teleco, o coelhinho: relações identitárias entre o mito e o conto fantástico, Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino., Trabalho Completo
2012, , Gestão de sala de aula, ,
2012, , Novos dispositivos didático-pedagógicos na Pós-Modernidade, ,
2011, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Maria Poeirinha e o mar: paisagens identitárias no conto 'O beijo da palavrinha', de Mia Couto, XXIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, Resumo
2011, , Maria Poeirinha e o mar: paisagens identitárias no conto "O beijo da palavrinha" de Mia Couto, XXIII Congresso Internacional da Associação de Professores de Literatura Portuguesa,
2011, , Da desterritorialização e do sentimento de lugar no conto hispanoamericano O rastro de teu sangue na Neve, I Simpósio Internacional de Literatura Cultura e Sociedade,
2011, , A identidade cultural e o sentimento de lugar no conto "O rastro de teu sangue na neve" de García Márquez, VII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura,
2011, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, A identidade cultural e o sentimento de lugar no conto hispano americano 'As marcas do teu sangue na neve', VIII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura, Trabalho Completo
2011, , Práticas pedagógicas na Modernidade: novos campos de saber e poder, ,
2011, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, A identidade cultural e o sentimento de lugar no conto hispano americano 'As marcas do teu sangue na neve', Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino., Resumo
2010, , A leitura de narrativas míticas em classes de EJA: uma perspectiva de letramento literário, III Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino,
2010, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Medéia: a leitura do gênero trágico em sala de aula., X Encontro Humanístico, Resumo
2010, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, A leitura de narrativas míticas em classes de EJA: uma perspectiva de letramento literário, Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino., Resumo
2010, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, A leitura de narrativas míticas em classes de EJA: uma perspectiva de letramento literário, Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino., Trabalho Completo
2010, , A leitura de mitos em classes de EJA e o Livro Didático de Língua Portuguesa: Questões sobre letramento literário, XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos,
2009, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Uma leitura de 'Casa Tomada' de Júlio Cortázar, VI SELIMEL, Resumo
2009, , Uma leitura de Casa Tomada de Cortázar em aula de E/LE, VI Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura (SELIMEL),
2006, , Avaliação Preliminar do Ensino de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) na Educação Básica da Rede Pública do Estado do Maranhão., VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (VII SEPE),
2006, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Avaliação Preliminar do ensino de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) na educação básica da rede pública do Estado do Maranhão., VII SEMANA DE ENSINO , PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE HUMANIDADES, Resumo
Capítulos de livros (5)
2023, Literatura Surda ou Literatura em Língua de Sinais? Experiências estético-literárias na contemporaneidade., Estudos Linguísticos e Literários: a pesquisa no curso de Letras-Libras da UFMA e outros escritos, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Rayron Lennon Costa Sousa
2022, Entre dominação e resistência: o texto literário na Educação de Jovens e Adultos, O lugar da Literatura nos estudos decoloniais, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega
2020, Sobre a intercompreensão de Línguas Românicas nas aulas de Língua Inglesa: em busca da inclusão linguística, Juventude, exclusão e minorias: transversalidades nas Letras, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Yaponira da Silva Santos, Gilmara Pereira Caetano
2019, A identitária negra infantil: emergência e rasura em Negrinha e Maria Poeirinha, Algumas formas de ver as Áfricas, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho
2013, O ensino de Literatura Clássica na Educação de Jovens e Adultos: discurso e poder na sala de aula, Em busca do prazer do texto literário em aulas de línguas, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho
Livros (4)
2023, Estudos Linguísticos e Literários: a pesquisa no curso de Letras-Libras da UFMA e outros escritos, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro Menegon, Samara Santos Araújo, Zuleica de Sousa Barros
2022, O lugar da Literatura nos estudos decoloniais, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro Menegon, Josilene Pinheiro Mariz
2022, O lugar da literatura nos estudos decoloniais, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Josilene Pinheiro Mariz, Patrícia Pinheiro Menegon
2018, Anais do I SENELL: Ensino de Línguas, Literatura e Línguas de Sinais: perspectivas teóricas e políticas educacionais, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro Menegon, Zuleica de Sousa Barros, Samara Santos Araújo
Trabalho de conclusão de curso (64)
Uma proposta do Ensino da Leitura: entre textos literários e dramatização, JOSENILSON CHAGAS MARTINS , 05/2016
TEATRO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES SOCIAIS NA PEÇA GOTA D'ÁGUA DE CHICO BUARQUE E PAULO PONTES, ANDREIA DE JESUS DOS ANJOS FARIAS CÂMARA , 01/2017
TEATRO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES SOCIAIS NA PEÇA " GOTA D'ÁGUA" DE CHICO BUARQUE E PAULO PONTES, ANDREIA DE JESUS DOS ANJOS FARIAS CÂMARA , 08/2017
A FIGURA FEMININA NO CONTO A BELA E A FERA: o amor como elemento de transposição para a fase adulta, SAMIA RAFAELA SALES RODRIGUES , 06/2019
NARRATIVAS QUE TRAZEM NOSSA HISTÓRIA: a tradição griot e suas implicações no desenvolvimento infantil, ISLA RAFANE SILVA MORENO , 12/2019
O gênero poético: caminhos para o letramento literário do educando surdo, ALISSON RIBEIRO LIMA , 01/2020
"A Carruagem de Ana Jansen": Uma experiência com a tradução em Língua de Sinais. , MARIA CLEOCELIA PEREIRA DE MORAIS , 11/2019
JOGOS LUDICOS NO ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA : abordagem investigativa da percepção dos professores da educação básica, JOANGELA DA SILVA BARROZO , 03/2020
AS REDES SOCIAIS NOS LIVROS DO 6º AO 9 ANO DA COLEÇÃO CERCANÍA - UMA ABORDAGEM ANALITICA., VINICIUS MARQUES LEAL , 03/2020
Análise das quatro habilidades comunicativas nas músicas dos livros Cercanía Joven, nível médio., ALINE CARVALHO RODRIGUES , 03/2020
Os desafios do professor de língua espanhola: uma realidade do cotidiano do professor do Centro de Ensino Frei Godofredo Bauerdick, KLYSSYA BEZERRA VIEIRA , 03/2020
Os discursos por trás das letras de músicas presente no livro: Cercanía joven volume 1, Ensino Médio., KARLLEANE SOARES DE OLIVEIRA , 03/2020
A diversidade cultural no livro Enlaces, volume 1., MARIA DO SOCORRO FRANCILINO VILARINDO , 03/2020
A abordagem do gênero textual música nos livros didáticos Confluencia., MARILENE NUNES VIEIRA , 03/2020
O processo de evasão no Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol do PARFOR/UFMA: realidades e perspectivas no Município de Codó-MA, EMANUELE TANYSE OLIVEIRA DE SOUZA , 03/2020
O EROTISMO E A AQUISIÇÃO DO FEMININO NO CONTO A BELA E A FERA, AMANDA NATHALIA ISRAEL DA SILVA , 12/2020
Narrativas que trazem nossa história: a tradição ‘griot’ e suas implicações no desenvolvimento infantil, ISLA RAFANE SILVA MORENO , 12/2020
A tradução do texto literário do português para libras: percursos e processos no conto "A Igreja do Diabo de Machado de Assis", LIZIANE MARIA CASTRO BRITO , 07/2019
A REPRESENTAÇÃO DA INFÂNCIA NA PERSPECTIVA DO CONTO JOÃO E MARIA, BRUNA LETICIA MENEZES FERREIRA , 01/2021
Rubén Darío e a Melancolia: Uma análise de conto El Pájaro Azul, PALOMA TEIXEIRA DE SOUSA , 08/2020
Letramento Literário: a poesia Barroca como suporte didáticopara o ensino de Espanhol-Língua Estrangeira, LUCIANE DA ROCHA VIEIRA , 08/2019
Letramento Literário: a poesia Barroca como suporte didáticopara o ensino de Espanhol-Língua Estrangeira, LUCIANE DA ROCHA VIEIRA , 08/2019
Letramento Literário: a poesia Barroca como suporte didáticopara o ensino de Espanhol-Língua Estrangeira, LUCIANE DA ROCHA VIEIRA , 10/2020
A música espanhola como instrumento de ensino para alunos da ‘Escola Modelo Municipal Remy Archer, EDILEUZA PEREIRA DA SILVA , 02/2020
A música espanhola como instrumento de ensino para alunos da ‘Escola Modelo Municipal Remy Archer, EDILEUZA PEREIRA DA SILVA , 12/2020
A música espanhola como instrumento de ensino para alunos da ‘Escola Modelo Municipal Remy Archer, EDILEUZA PEREIRA DA SILVA , 12/2020
O processo ensino aprendizagem do Espanhol Língua Estrangeira -E/LE na escola pública “Colares Moreira” no Município de Codó, NILDELANE DOS SANTOS GOMES , 03/2020
O processo ensino aprendizagem do Espanhol Língua Estrangeira -E/LE na escola pública “Colares Moreira” no Município de Codó, NILDELANE DOS SANTOS GOMES , 10/2020
O processo ensino aprendizagem do Espanhol Língua Estrangeira -E/LE na escola pública “Colares Moreira” no Município de Codó, NILDELANE DOS SANTOS GOMES , 11/2020
O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM SALAS MULTISSERIADAS: Um estudo de caso em uma escola pública no município de Lago do Junco-MA, RAIMUNDO NONATO SILVA , 08/2019
O uso de atividades lúdicas no desenvolvimento das aulas da disciplina língua espanhola no ensino médio: um olhar voltado para a Escola Frei Godofredo Bauerdick , MARIA BEZERRA VIEIRA FERREIRA , 12/2020
A tradução do texto literário do Português para Libras: percursos e processos no conto A Cartomante de Machado de Assis, LIZIANE MARIA CASTRO BRITO , 07/2019
O ensino da língua espanhola: possibilidades metodológicas pelo letramento, ludicidade e textos publicitários no Cercanía, ADRIANA CERQUEIRA SOARES MOTA CUNHA , 03/2020
A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO DO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA , ANA CLERES MARTINS DE BRITO , 11/2020
A representação da infância na perspectiva do conto João e Maria, BRUNA LETICIA MENEZES FERREIRA , 05/2021
Analise de contribuições da Literatura de Cordel no Ensino/aprendizagem de literatura estrangeira., ANTONILDA PEREIRA DA SILVA FERREIRA , 02/2020
TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO, DOMINGOS LIMA DA SILVA , 07/2020
A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO ENSINO DE LÍNGUA: RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, JOANA MARQUES DE BRITO , 08/2020
O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATEGIA PARA A FORMAÇÃO CRITICA DO DISCENTE DE LINGUA ESPANHOLA, ROZELY FERREIRA DA SILVA , 03/2020
"¿La suegra es la enemiga?" Como se retratam os chistes na figura da sogra nos idiomas português e espanhol, RAYLA SOARES MORAIS , 03/2020
CERCANÍA JOVEN PARA O ENSINO MÉDIO: uma análise da abordagem literária presente no volume 3, LEANE COSTA DA SILVA , 08/2020
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: a utilização desse recurso didático nas aulas da disciplina língua espanhola, MARIA ALICE MARQUES LEAL , 03/2020
A MUSICA COMO RECURSO METODOLOGICO PARA O ENSINO DA LINGUA ESPANHOLA , MARIA CLEILDA ALVES DE ARAÚJO , 10/2019
O processo de evasão no Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol do PARFOR/UFMA: realidades e perspectivas no Município de Codó-MA , EMANUELE TANYSE OLIVEIRA DE SOUZA , 10/2020
OS MÉTODOS DE ENSINO DE IDIOMAS ESTRANGEIROS: quais aplicar?, MINERVINA VIEIRA , 03/2020
O processo de evasão no Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol do PARFOR/UFMA: realidades e perspectivas no Município de Codó-MA , EMANUELE TANYSE OLIVEIRA DE SOUZA , 10/2020
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO., MARIA DA CONCEIÇÃO PINHEIRO SILVA , 07/2021
METODOLOGIAS DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL., JUALISON MENDES MEIRELES , 07/2021
A MÚSICA COMO SUPORTE DIDÁTICO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL., ANA MARIA SILVA FERREIRA , 07/2021
A MÚSICA COMO SUPORTE DIDÁTICO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL., MARIA AUDINETE BRINGEL DA SILVA , 07/2021
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO., DAMIAO SILVA , 07/2021
METODOLOGIAS DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL., JOSIVANIA CUTRIM MARQUES , 07/2021
O CONTO LITERÁRIO COMO SUPORTE DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL., VERÔNICA ALVES CUNHA , 07/2021
A MÚSICA COMO SUPORTE DIDÁTICO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL., ELIEZER DOS SANTOS SOUSA , 07/2021
O uso das tecnologias digitais em aulas de Língua Inglesa no Ensino Médio, MARIA DA CONCEIÇÃO PINHEIRO SILVA , 11/2019
O uso das tecnologias digitais em aulas de Língua Inglesa no Ensino Médio, DAMIAO SILVA , 11/2019
Metodologias de ensino da Língua Inglesa para a formação do aluno-leitor no Ensino Fundamental, JUALISON MENDES MEIRELES , 11/2019
Metodologias de ensino da Língua Inglesa para a formação do aluno-leitor no Ensino Fundamental, JOSIVANIA CUTRIM MARQUES , 11/2019
A música como suporte didático no ensino da Língua Inglesa as séries finais do Ensino Fundamental, MARIA AUDINETE BRINGEL DA SILVA , 11/2019
A música como suporte didático no ensino da Língua Inglesa as séries finais do Ensino Fundamental, ELIEZER DOS SANTOS SOUSA , 11/2019
A música como suporte didático no ensino da Língua Inglesa as séries finais do Ensino Fundamental, ANA MARIA SILVA FERREIRA , 11/2019
O conto literário como suporte didático nas aulas de Língua Inglesa no Ensino Fundamental, VERÔNICA ALVES CUNHA , 11/2019
"A Carruagem de Ana Jansen": Uma experiência com a tradução em Língua de Sinais, MARIA CLEOCELIA PEREIRA DE MORAIS , 01/2021
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN EM “O JANTAR DO BISPO”: o fenômeno da religiosidade em sua relação com o espaço, SAMIA RAFAELA SALES RODRIGUES , 01/2023
fim do conteúdo