Trabalho de conclusão de curso (28)
|
A IMPORTÂNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E APRENDIZAGENS ,
ROSEANNE MARCIA SILVA MARQUES MONTEIRO ,
11/2016
|
FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO SOBRE A OFERTA E A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ITAPECURU-MIRIM ,
SILVIA MARIA SILVA SANTANA ,
12/2016
|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: AS DIFICULDADES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS FUNÇÕES ,
CASSIA MARIA MEIRELES MONTEIRO ,
11/2016
|
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ARTICULADORA NA RELAÇÃO ESCOLA E A FAMÍLIA ,
IVANARA FRANCISCA PESTANA MARTINS ,
11/2016
|
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: reflexões sobre a prática pedagógica
,
MARIA DAS DORES DUTRA ,
04/2015
|
FAMÍLIA E ESCOLA: Parcerias na formação do sujeito aprendiz,
MARIA FLÁVIA AUGUSTA SANTOS DA SILVA ,
04/2015
|
A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.,
GUIOMAR MORAIS CARNEIRO ,
04/2015
|
A PRESENÇA DA MULHER NA DOCÊNCIA DO MUNICÍPIO DE VARGEM GRANDE (1990-2010)
,
ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ,
04/2015
|
DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM,
MARCIA BETHÂNIA DA SILVA ,
04/2015
|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ORIENTAÇÃO PARA A AÇÃO DOCENTE, DIANTE DOS DESAFIOS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM,
IZABEL ROSA SOUSA ,
11/2016
|
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA U.E. TERTULIANO TORQUATO DE MESQUITA EM VARGEM GRANDE-MA,
MARCOS BANDEIRA RIOS ,
11/2016
|
MOTIVAÇÃO/DESMOTIVAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE DE ENSINO FUNDAMENTAL II NA SEDE DE URBANO SANTOS,
MILSON JOSÉ DE OLIVEIRA ,
11/2016
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE A RELEVÂNCIA DA ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA PROMOÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ,
JODELMA GOMES CORREIA ,
12/2016
|
ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: os desafios para as práticas pedagógicas inclusivas de alunos com autismo,
GIZELLE VIEIRA DA SILVA ,
01/2022
|
OS DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS
COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA),
ALYSON ROCHA ,
01/2022
|
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA
PRÁTICA EDUCATIVA
,
TALITA DE ARAUJO LIRA MOURA ,
11/2021
|
Ensino de Ciências da Natureza para alunos surdos: possibilidades e limites para as escolas municipais de Santa Quitéria- MA,
LUCAS DE SOUSA BASTOS ,
06/2022
|
O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: Uma pesquisa com
alunos e professores do terceiro ano do ensino médio,
ALCILENE FONTINELE DE SOUSA ,
07/2022
|
Formação continuada de professores de Ciências da Natureza na perspectiva do Letramento Científico,
TAINARA SANTOS CONCEICAO ,
12/2022
|
RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DOCENTES: Os impasses no ensino de Ciências da Natureza em turmas da EJA no munícipio de Santa Quitéria do Maranhão- MA,
JOUANE DE MARIA SILVA ,
12/2022
|
A AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO DE QUÍMICA: desafios e possibilidades,
ANDRELENY CALDAS COSTA ,
12/2022
|
A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE E/OU APLICATIVOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA,
THAYNARA DE LIMA DOS SANTOS ,
12/2022
|
O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: percepções e
complexidades em um curso de Ciências Naturais - Química,
ALINE COSTA SILVA ,
07/2023
|
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN: um
estudo sobre as metodologias para o ensino de Ciências da Natureza,
TATHIANE FEITOZA DOS SANTOS ,
07/2023
|
O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS POSSÍVEIS
CONTRIBUIÇÕES PARA A VIDA SEXUAL DOS ADOLESCENTES: estratégias
e recursos didáticos,
PATRICIA REIS DE CARVALHO ,
07/2023
|
PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL,
ROSANGELA NUNES DA SILVA ,
07/2023
|
AULAS PRÁTICAS COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE
QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO,
THALIA SANTOS COSTA ,
07/2023
|
ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo sobre metodologias,
RAIMUNDA EMANUELE VIANA ARAUJO ,
12/2023
|