Ir para acessibilidade
Foto do docente ROSA MARIA PIMENTEL CANTANHEDE

ROSA MARIA PIMENTEL CANTANHEDE

CNSB - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS NATURAIS - QUIMICA/SÃO BERNARDO/CCSB

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
08/2022 Grupo de Estudo em Educação GEE,
Publicação em eventos (9)
2018, , Licenciatura Interdisciplinar na UFMA: narrativas que se enlaçam para contar a história, Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica,
2016, Rosa Maria Pimentel Cantanhêde, A Educação Brasileira e as concepções de Àlvaro Vieira Pinto e Paulo Freire, VII Encontro de Educadores: pesquisas e experências, Trabalho Completo
2012, Rosa Maria Pimentel Cantanhêde, Maria Alice Melo, Currículo Integrado: uma abordagem teórica, V ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO, Trabalho Completo
2012, , Currículo Integrado: uma abordagem teórica, V Encontro de Educadores do Maranhão,
2011, Rosa Maria Pimentel Cantanhêde, Maria Alice Melo, Currículo Integrado do Projovem Urbano: uma leitura a partir do seu texto oficial, XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Trabalho Completo
2011, , Currículo Integrado do Projovem Urbano: do discurso oficial as percepções docentes, III SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS,
2010, Rosa Maria Pimentel Cantanhêde, Currículo integrado do Projovem Urbano: estrutura, concepção e metodologia., IV Encontro de Educadores do Maranhão, Trabalho Completo
2009, Magnúcia Bezerra Soeiro, Rosa Maria Pimentel Cantanhêde, Escola, Juventude e Políticas Públicas: uma análise do Projovem, Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2009, Rosa Maria Pimentel Cantanhêde, Currículo e Identidades: uma análise do currículo integrado do projovem, IX Encontro Humanístico, Resumo
Capítulos de livros (2)
2017, Especialização em Coordenação Pedagógica e a experiencia com o TCC: desafios,entraves e êxitos, Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos a Distância: múltiplas experiencias, Rosa Maria Pimentel Cantanhêde, Gilvana Nascimento Rodrigues
2012, CURRÍCULO INTEGRADO DO PROJOVEM URBANO: PERCEPÇÕES DOCENTES, LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES; ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO; MARIA ALICE MELO, Rosa Maria Pimentel Cantanhêde, Maria Alice Melo
Trabalho de conclusão de curso (28)
A IMPORTÂNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E APRENDIZAGENS , ROSEANNE MARCIA SILVA MARQUES MONTEIRO , 11/2016
FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO SOBRE A OFERTA E A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ITAPECURU-MIRIM , SILVIA MARIA SILVA SANTANA , 12/2016
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: AS DIFICULDADES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS FUNÇÕES , CASSIA MARIA MEIRELES MONTEIRO , 11/2016
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ARTICULADORA NA RELAÇÃO ESCOLA E A FAMÍLIA , IVANARA FRANCISCA PESTANA MARTINS , 11/2016
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: reflexões sobre a prática pedagógica , MARIA DAS DORES DUTRA , 04/2015
FAMÍLIA E ESCOLA: Parcerias na formação do sujeito aprendiz, MARIA FLÁVIA AUGUSTA SANTOS DA SILVA , 04/2015
A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM., GUIOMAR MORAIS CARNEIRO , 04/2015
A PRESENÇA DA MULHER NA DOCÊNCIA DO MUNICÍPIO DE VARGEM GRANDE (1990-2010) , ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA , 04/2015
DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MARCIA BETHÂNIA DA SILVA , 04/2015
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ORIENTAÇÃO PARA A AÇÃO DOCENTE, DIANTE DOS DESAFIOS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, IZABEL ROSA SOUSA , 11/2016
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA U.E. TERTULIANO TORQUATO DE MESQUITA EM VARGEM GRANDE-MA, MARCOS BANDEIRA RIOS , 11/2016
MOTIVAÇÃO/DESMOTIVAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE DE ENSINO FUNDAMENTAL II NA SEDE DE URBANO SANTOS, MILSON JOSÉ DE OLIVEIRA , 11/2016
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE A RELEVÂNCIA DA ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA PROMOÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL , JODELMA GOMES CORREIA , 12/2016
ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: os desafios para as práticas pedagógicas inclusivas de alunos com autismo, GIZELLE VIEIRA DA SILVA , 01/2022
OS DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), ALYSON ROCHA , 01/2022
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA , TALITA DE ARAUJO LIRA MOURA , 11/2021
Ensino de Ciências da Natureza para alunos surdos: possibilidades e limites para as escolas municipais de Santa Quitéria- MA, LUCAS DE SOUSA BASTOS , 06/2022
O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: Uma pesquisa com alunos e professores do terceiro ano do ensino médio, ALCILENE FONTINELE DE SOUSA , 07/2022
Formação continuada de professores de Ciências da Natureza na perspectiva do Letramento Científico, TAINARA SANTOS CONCEICAO , 12/2022
RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DOCENTES: Os impasses no ensino de Ciências da Natureza em turmas da EJA no munícipio de Santa Quitéria do Maranhão- MA, JOUANE DE MARIA SILVA , 12/2022
A AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO DE QUÍMICA: desafios e possibilidades, ANDRELENY CALDAS COSTA , 12/2022
A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE E/OU APLICATIVOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA, THAYNARA DE LIMA DOS SANTOS , 12/2022
O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: percepções e complexidades em um curso de Ciências Naturais - Química, ALINE COSTA SILVA , 07/2023
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN: um estudo sobre as metodologias para o ensino de Ciências da Natureza, TATHIANE FEITOZA DOS SANTOS , 07/2023
O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A VIDA SEXUAL DOS ADOLESCENTES: estratégias e recursos didáticos, PATRICIA REIS DE CARVALHO , 07/2023
PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ROSANGELA NUNES DA SILVA , 07/2023
AULAS PRÁTICAS COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, THALIA SANTOS COSTA , 07/2023
ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo sobre metodologias, RAIMUNDA EMANUELE VIANA ARAUJO , 12/2023
fim do conteúdo