Ir para acessibilidade
Foto do docente CRISTINA CARDOSO DE ARAUJO

CRISTINA CARDOSO DE ARAUJO

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Publicação em eventos (32)
2017, , FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO COMPLEXO DO TRABALHO,, II Encontro Internacional e V Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana,
2017, , EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE): IMPACTOS NA IDENTIDADE INSTITUCIONAL E NAS PRÁTICAS DOCENTES, XXII Semana Universitária da UECE,
2017, , MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA NECESSIDADE!, VII Seminário Internacional - Teoria Política do Socialismo,
2017, , ANÁLISE CRÍTICA DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO, II Encontro Internacional e V Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana,
2017, , PARADIGMAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR: COMO AVANÇAR NA PERSPECTIVA MARXIANA?, VII Seminário Internacional - Teoria Política do Socialismo,
2017, , O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE: CONHECIMENTO BASILAR AO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE, II Encontro Internacional e V Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana,
2017, , A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E SEUS REBATIMENTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ALGUNS APONTAMENTOS, III EniTEESSC,
2017, Cristina Cardoso de Araujo, MARIA VALONIA DA SILVA XAVIER, EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR: COMO AVANÇAR NA PERSPECTIVA MARXIANA?, VII Seminário Internacional - Teoria Política do Socialismo, Trabalho Completo
2017, Cristina Cardoso de Araujo, Maria Márcia Melo de Castro Martins, MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA NECESSIDADE!, VII Seminário Internacional - Teoria Política do Socialismo, Resumo
2017, BRUNO FERNANDES ALMEIDA, FELIPE COURA ROCHA, KELINE RODRIGUES DA SILVA, Cristina Cardoso de Araujo, OSTERNE NONATO MAIA FILHO, EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE): IMPACTOS NA IDENTIDADE INSTITUCIONAL E NAS PRÁTICAS DOCENTES, XXII Semana Universitária da UECE, Resumo
2012, Cristina Cardoso de Araujo, Maria Villani Cosme de Carvalho, Educação Inclusiva: motivos que têm orientado os professores a incluir no ensino regular alunos com necessidades educacionais especiais (NEE, V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, Trabalho Completo
2012, , Educação Inclusiva: motivos que têm orientado os professores a incluir no ensino regular alunos com necessidades educacionais especiais (NEE, V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial,
2010, Cristina Cardoso de Araujo, Os Sentidos da Inclusão Escolar: a visão dos professores do ensino regular, VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI: o pensamento pedagógico na contemporaneidade, Trabalho Completo
2009, Cristina Cardoso de Araujo, Políticas Educacionais para Formaçao de Professores na Educação Inclusiva: paradigmas e perspectivas para a prática pedagógica, Congresso Internacional da Afirse/V Colóquio Nacional, Resumo
2009, Cristina Cardoso de Araujo, Práticas Pedagógicas de Professores(as) e Educação Inclusiva: pimeiras aproximações, Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, Trabalho Completo
2009, , Aproximações acerca da Importância da Mediação das Práticas Pedagógicas para a Construção do Conhecimento, 5º Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí-UFPI - A escritura da pesquisa em educação e suas diversas linguagens,
2009, Cristina Cardoso de Araujo, Políticas Educacionais para Formação de Professores na Educação Inclusiva: paradigmas e perspectivas para a prática pedagógica, Congresso Internacional da AFIRSE / V Colóquio Nacional, Trabalho Completo
2009, , Práticas Pedagógicas de Professores(as) e Educação Inclusiva: primeiras aproximações, 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2009, , Políticas educacionais para a formação de professores da educação inclusiva: paradigmas e perspectivas para a prática pedagógica, Congresso Internacional da Afirse / V Colóquio Nacional,
2009, Hilce Aguiar Melo, Valdenice de Araujo Prazeres, Cristina Cardoso de Araujo, Aproximações acerca da Importância da Mediação das Práticas Pedagógicas para Construção do Conhecimento, 5º Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI: A escritura da pesquisa em educação e suas diversas linguagens, Trabalho Completo
2008, , Centros de ensino especializados/SEDU Maranhão: desafios e perspectivas em relação a inserção de educandos com deficiência no mundo do trabalho, III Congresso Brasileiro de Educação Especial / IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial,
2008, Cristina Cardoso de Araujo, SEMANA DE REFLEXÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ PARA TODOS(AS): conquistas, perspectivas e desafios, III Congresso Brasileiro de Educação Especial; IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Resumo
2008, Cristina Cardoso de Araujo, Paulo Roberto de Jesus Silva, Maria Soraia Nascimento Correa de Faria, Política de formação docente na área da deficiência visual na SEDUC - CAP do Maranhão., III Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais, Resumo
2008, , Semana de reflexão da pessoa com deficiência - construindo uma educação cidadã para todos(as): conquistas, perspectivas e desafios, III Congresso Brasileiro de Educação Especial / IV Encontro da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Educação Especial,
2008, Cristina Cardoso de Araujo, Maria Nilza Oliveira Quixaba, CENTROS DE ENSINO ESPECIALIZADOS/SEDUC MARANHÃO: desafios e perspectivas em relação à inserção de educandos com deficiência no mundo do trabalho, III Congresso Brasileiro de Educação Especial; IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Resumo
2008, , Política de formação docente na ártea da deficiência visual da SEDUC - CAP do Maranhão, III Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais,
2007, , A docência como profisão: as interações humanas e a mediação das práticas pedagógicas, 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2007, Valdenice de Araujo Prazeres, Cristina Cardoso de Araujo, Hilce Aguiar Melo, A Docência como Profissão: as interações humanas e a mediação das práticas pedagógicas., 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste., Resumo
2007, Cristina Cardoso de Araujo, Hilce Aguiar Melo, Valdenice de Araujo Prazeres, A Docência como Profissão: as interações humanas e a mediação das práticas pedagógicas, 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2006, Ilzeni Silva Dias, Paulo da Trindade Nerys Silva, Alexsandro Sousa Brito, Helianane Oliveira Rocha, Karla Cybelly Silva de Sousa, Terezinha de Jesus Amaral da Silva, Cristina Cardoso de Araujo, Os desafios do pedagogo na gestão de recursos humanos nos espaços fora da escola, Encontro Internacional: Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo
2006, , Os desafios do pedagogo na gestão de recursos humanos nos espeços fora da escola, I Encontro Internacional Trabalho e Educação de Formação dos Trabalhadores,
2006, Ilzeni Silva Dias, Paulo da Trindade Nerys Silva, Alexsandro Sousa Brito, Helianane Oliveira Rocha, Karla Cybelly Silva de Sousa, Terezinha de Jesus Amaral da Silva, Cristina Cardoso de Araujo, Os desafios do pedagogo na gestão de recursos humanos nos espaços fora da escola, I Encontro Internacional: Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores, Resumo
Capítulos de livros (2)
2015, Prática Docente no Ensino de Ciências Naturais, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização. Caderno 08, Cristina Cardoso de Araujo
2011, A narrativa no contexto da investigação sobre identidade profissional: Método e/ou Técnica?!, Identidade: questões contextuais e teórico-metodológicas, Ana Gabriela Nunes Fernandes, Cristina Cardoso de Araujo, Cristiane de Sousa Moura Teixeira
Trabalho de conclusão de curso (6)
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFMA (NUACES): um estudo sobre a atuação dos profissionais e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), ESTELA MARE AGUIAR BRAGA , 01/2016
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: desafios e possibilidades em tempos de pandemia, VENANCIO PINHEIRO PINTO REGO , 08/2022
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SURDEZ: a atuação do tradutor intérprete de Libras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), JESSICA ELAINE SOARES DOS SANTOS , 08/2022
TRANSFORMANDO ESPAÇOS, CONSTRUINDO SABERES: um relato de experiência na construção da brinquedoteca na Associação Pestalozzi, ALINA GARCÊS AZEVEDO , 12/2023
INCLUSÃO ESCOLAR E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ANÁLISE DAS PRODUÇÕES E RELATO DE EXPERIÊNCIA, ITAMARA MUNIZ PINHO , 01/2024
INCLUSÃO ESCOLAR E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ANÁLISE DAS PRODUÇÕES E RELATO DE EXPERIÊNCIA, ITAMARA MUNIZ PINHO , 01/2024
fim do conteúdo