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Foto do docente MARIA OLILIA SERRA

MARIA OLILIA SERRA

DFIL - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH

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Produção Intelectual

Artigos (3)
2018, O uso da narrativa e das TIC na sala de aula: novos passos para uma educação filosófica, ISSN: 24476498
2015, 'Projeto Práticas Dialógicas para o Ensino de Filosofia: o resgate do diálogo filosófico no ámbito do PIBID em filosofia da UFMA', ISSN: 24475777
2015, DIÁLOGO POSSÍVEL SOBRE LIBERDADE E POLÍTICA: Hannah Arendt e Rousseau, ISSN: 21782229
Publicação em eventos (19)
2018, Danillo Matos de Deus, EDIEL DOS ANJOS ARAUJO, Maria Olília Serra, O USO DA NARRATIVA E DAS TICS NA SALA DE AULA: NOVOS PASSOS PARA UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Resumo
2018, Maria Olília Serra, O MAL, A HISTÓRIA E A PAZ PERPÉTUA EM KANT, I CONGRESSO INTERNACIONAL ROUSSEAU X KANT ? UFMA III CONGRESSO NACIONAL JEAN-JACQUES ROUSSEAU ? UFMA: ESTÉTICA E REPRESENTAÇÃO I CONGRESSO KANT ? UFMA: LIBERDADE, JUSTIÇA E DIGNIDADE, Resumo
2018, Maria Olília Serra, O CUIDADO COM O MUNDO: GOSTO, CULTURA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Resumo
2018, Andressa Terezinha Sodré Siqueira, Maria Olília Serra, ROUSSEAU E OS FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA LIBERTÁRIA, I CONGRESSO INTERNACIONAL ROUSSEAU X KANT ? UFMA III CONGRESSO NACIONAL JEAN-JACQUES ROUSSEAU ? UFMA: ESTÉTICA E REPRESENTAÇÃO I CONGRESSO KANT ? UFMA: LIBERDADE, JUSTIÇA E DIGNIDADE, Resumo
2018, Marcos Francisco Teixeira Costa, Maria Olília Serra, REFERÊNCIA DE HANNAH ARENDT A ROUSSEAU NO TEXTO SOBRE A CRISE NA EDUCAÇÃO, I CONGRESSO INTERNACIONAL ROUSSEAU X KANT ? UFMA III CONGRESSO NACIONAL JEAN-JACQUES ROUSSEAU ? UFMA: ESTÉTICA E REPRESENTAÇÃO I CONGRESSO KANT ? UFMA: LIBERDADE, JUSTIÇA E DIGNIDADE, Resumo
2018, Lorena Moreira Pinto, Maria Olília Serra, HANNAH ARENDT SOBRE ROUSSEAU: a crítica da compaixão, I CONGRESSO INTERNACIONAL ROUSSEAU X KANT ? UFMA, o III CONGRESSO NACIONAL JEAN-JACQUES ROUSSEAU ? UFMA: ESTÉTICA E REPRESENTAÇÃO e o I CONGRESSO KANT ? UFMA: LIBERDADE, JUSTIÇA E DIGNIDADE, Resumo
2018, Cláudia Raissa Silva Rodrigues, Maria Olília Serra, HISTÓRIA E PROGRESSO EM KANT E HANNAH ARENDT, I CONGRESSO INTERNACIONAL ROUSSEAU X KANT ? UFMA III CONGRESSO NACIONAL JEAN-JACQUES ROUSSEAU ? UFMA: ESTÉTICA E REPRESENTAÇÃO I CONGRESSO KANT ? UFMA: LIBERDADE, JUSTIÇA E DIGNIDADE, Resumo
2015, Maria Olília Serra, LEMBRAI-VOS DA ESTÁTUA DE GLAUCO: EDUCAÇÃO, MORAL E POLÍTICA EM ROUSSEAU., VII COLÓQUIO ROUSSEAU 2015, Resumo
2014, , Compaixão, Solidariedade, Amizade: Hannah Arendt e Rousseau, l Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau da Ufma,
2014, , Compaixão, Solidariedade, Amizade: Hannah Arendt e Rousseau, l Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau da Ufma,
2013, , Representação, Vontade, Liberdade: Hannah Arendt e Rousseau, VI Colóquio Internacional Rousseau: Festa e Representação,
2011, , Da Paixão da Compaixão à Política da Amizade: Hannah Arendt, Rousseau e a Crítica da Compaixão, V Colóquio Rousseau,
2008, , Hannah Arendt: do amor ao próximo ao amor mundi, VIII Encontro Humanístico,
2007, Maria Olília Serra, "Alcança teu bem com o menor mal possível para outrem": Sobre a Educação e a questão da Piedade em Rousseau, III Colóquio Nacional Jeqn-Jacques Rousseau, Resumo
2007, , A História sem fim em Hannah Arendt, XV Semana de Filosofia,
2007, , A Banalidade do Mal e a questão do pensamento, Hannah Arendt: De um mundo estrado a um mundo de sentido,
2007, , Imaginação: de uma arte escondida ao encontro do outro, VII encontro Humanístico,
2002, , A História sem fim, III Encontro Humanístico,
1993, Maria Olília Serra, Moralidade e Felicidade em Kant, 1º Encontro de Pós-Graduando da UFPB, Trabalho Completo
Capítulos de livros (1)
2006, De um mundo estranho ao mundo de sentido: educação, natalidade e pensamento em Hannah Arendt, Educação, política e modernidade, Maria Olília Serra
Produção Tecnológica (1)
2019, ANAIS DO CADERNO DE RESUMOS DA XXIII SEMANA DE FILOSOFIA: A FILOSOFIA E A CRISE DA VERDADE E DO I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROF-FILO UFMA ? FILOSOFIA E CRISE: ENSINO, ESCOLA, CURRÍCULO. 2019, Luciano da Silva Façanha, Maria Olília Serra, Zilmara de Jesus Viana de Carvalho
Trabalho de conclusão de curso (43)
"A CULTURA ENTRE O CUIDADO COM O MUNDO E A SOCIEDADE DE MASSAS: A REFLEXÃO DE HANNAH ARENDT" , CARINA DOS SANTOS CAMARA , 11/2012
O SENTIDO DA POLÍTICA E A RELAÇÃO COM A VERDADE FACTUAL NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT, DENISE ARAÚJO , 11/2012
EDUCAÇÃO NATURAL E LIBERDADE EM ROUSSEAU, KARINE COSTA MUNIZ , 11/2012
O DEVER UNIVERSAL EM IMMANUEL KANT, MARIA TEREZANE DOS SANTOS DA SILVA , 01/2017
"NASCEU UMA CRIANÇA ENTRE NÓS": NATALIDADE E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT COMO EXPRESSÕES DO AMOR MUNDI., KAMILA FERNANDA BARBOSA SAMPAIO , 11/2016
UMA INTERPRETAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE FILOSOFIA APRESENTADA PELOS ALUNOS DA TURMA 102 DO CENTRO DE ENSINO LICEU MARANHENSE , NOELLIO FURTADO GALVAO , 03/2015
OS ELEMENTOS ÉTICOS, POLÍTICOS E EDUCACIONAIS DA TRAGÉDIA GREGA: a leitura de Antígona, CAROLINA MARIANA DE SOUZA COSTA , 12/2017
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO PROPOSTA DE SINGULARIZAÇÃO DO ALUNO., ALINE KARLE BORGES DOS SANTOS , 01/2018
OS ELEMENTOS ÉTICOS, POLÍTICOS E EDUCACIONAIS DA TRAGEDIA GREGA: a leitura de Antígona, CAROLINA MARIANA DE SOUZA COSTA , 01/2018
O ensino de Filosofia como proposta de singularização do aluno, ALINE KARLE BORGES DOS SANTOS , 01/2017
CONSIDERAÇÕES FOUCAULTIANAS SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO ENTRECRUZADA ÀS PRÁTICAS DE GOVERNO NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA, ROSANA MARIA DE SOUZA ALVES , 03/2017
AS CONTRIBUIÇOES HISTORICAS DOS SOFISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRATICA, ERWLYN DE GUADALUPE CAMPOS ALMEIDA , 04/2017
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: uma analise critico-reflexiva sobre as experiencias da pratica docente de licenciandos em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão., ADRIANA DE ANDRADE NOVAIS , 06/2017
O DESENVOLVIMENTO DAS DISPOSIÇÕES MORAIS DO ANIMO E A EDUCAÇÃO EM IMMANUEL KANT, ALCIONE ALVES DE SOUZA , 06/2017
SOBRE OS LIMITES DOS DISCURSOS FILOSÓFICOS CONTEMPORÂNEOS DO RECONHECIMENTO. Orientador: Profº Dr. Helder Machado Passos, NADIA MARIA MACEDO , 07/2017
A IMPORTANCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: uma análise crítico-reflexiva sobre as experiências da prática docente de licenciandos em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, ADRIANA DE ANDRADE NOVAIS , 07/2017
SÓCRATES: O DIALOGO COMO MÉTODO DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE FILOSOFIA., MARIA DE JESUS DINIZ DE LIMA , 07/2017
A CRITICA DE SCHOPENHAUER A ESCRITA E O ESTILO E A REPERCUSSÃO Á CONTEMPORANEIDADE., KLISMAN LUCAS DE SOUSA CASTRO , 07/2017
"NASCEU UMA CRIANÇA ENTRE NÓS: EDUCAÇÃO E NATALIDADE EM HANNAH ARENDT COMO EXPRESSÕES DE AMOR MUNDI", KAMILA FERNANDA BARBOSA SAMPAIO , 07/2017
SOBRE O PROGRESSO E A DESIGUALDADE EM ROUSSEAU, MILENA MATOS CASTRO , 08/2017
SOBRE O PROGRESSO E A DESIGUALDADE EM ROUSSEAU, MILENA MATOS CASTRO , 08/2017
SOBRE O PROGRESSO E A DESIGUALDADE EM ROUSSEAU, MILENA MATOS CASTRO , 08/2017
O DESENVOLVIMENTO DAS DISPOSIÇÕES MORAIS DO ÂNIMO E A EDUCAÇÃO EM IMMANUEL KANT, ALCIONE ALVES DE SOUZA , 02/2018
HANNAH ARENDT E A RELAÇÃO ENTRE LIBERDADE E POLÍTICA, FELIX ANTONIO BORGES BOTELHO JUNIOR , 07/2018
A CONDIÇÃO HUMANA EM MARX, DIEISSON FERNANDO OLIVEIRA DE SOUZA , 09/2018
A RELAÇÃO ENTRE LIBERDADE E POLÍTICA EM HANNAH ARENDT, FELIX ANTONIO BORGES BOTELHO JUNIOR , 02/2019
TRABALHO E CONDIÇÃO HUMANA EM MARX, DIEISSON FERNANDO OLIVEIRA DE SOUZA , 07/2019
COMPREENSÃO E EDUCAÇÃO COMO RECONCILIAÇÃO COM O MUNDO EM HANNAH ARENDT, CLAUDIA RAISSA SILVA RODRIGUES , 07/2019
AUCTORITAS E POTESTAS: UMA REFLEXÃO À LUZ DE HANNAN ARENDT E GIORGIO AGAMBEN, MARCOS FRANCISCO TEIXEIRA COSTA , 07/2019
DITADURA, COMISSÃO DA VERDADE E MEMÓRIA: UMA REFLEXÃO À LUZ DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT, RAYSSA MARCHAO ARAUJO , 07/2019
COMPREENÇÃO E EDUCAÇÃO COMO RECONCILIAÇÃO COM O MUNDO EM HANNAH ARENDT, CLAUDIA RAISSA SILVA RODRIGUES , 04/2019
O PERDÃO E A PROMESSA COMO FACULDADES DE REDENÇÃO DA AÇÃO HUMANA EM HANNAH ARENDT, DANIEL MADORRA PONTES BARRIGA , 08/2019
AUCTORITAS E POTESTAS NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT E GIORGIO AGAMBEN: NOTAS SOBRE A DESTRUIÇÃO DA PLURALIDADE, MARCOS FRANCISCO TEIXEIRA COSTA , 02/2020
Natureza e Educação em Rousseau: Princípios de uma educação ideal, HELLEN IZABEL FERREIRA SILVA , 04/2021
O TOTALITARISMO COMO NEGAÇÃO ABSOLUTA DA LIBERDADE: POLÍTICA E LIBERDADE NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT, ALINE LILIAN LINDOSO DE CARVALHO , 12/2020
O TOTALITARISMO COMO NEGAÇÃO ABSOLUTA DA LIBERDADE: POLÍTICA E LIBERDADE NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT, ALINE LILIAN LINDOSO DE CARVALHO , 10/2021
O REENCONTRO COM HUMANO: CONCEITO DE HOMEM EM MARX NO MANUSCRITOS ECONIMICO FILOSOFICOS DE 1844, ANTONIO COSTA MORAES , 01/2022
Totalitarismo: banalidade do mal e vazio do pensamento em Hannah Arendt, SUSANA KELLEN COIMBRA CASTRO , 01/2022
NATUREZA E EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU: Princípios de uma educação ideal, HELLEN IZABEL FERREIRA SILVA , 08/2022
A LEI UNIVERSAL EM IMMANUEL KANT: O DEVER DE VIRTUDE, MARIA TEREZANE DOS SANTOS DA SILVA , 07/2023
RAISON D’ETRE DA POLÍTICA: LIBERDADE, AÇÃO E ESPAÇO PÚBLICO EM HANNAH ARENDT, IVAILSON BENTES DE ALENCAR FILHO , 12/2023
A FIGURA DO PÁRIA EM HANNAH ARENDT E AS IMPLICAÇÕES PARA A AÇÃO E O PENSAR, CLENIA THALIA AGUIAR FONSECA , 12/2023
BANALIDADE DO MAL NA ERA DIGITAL, ANTONIO JOSE SILVA LIMA , 12/2023
Orientação em pós-graduação (5)
Mestrado, PEDRO ANDRE PIRES DE ALMEIDA, 03/2019 - , Concluída em 10/2021
Mestrado, DANILLO MATOS DE DEUS, 03/2017 - , Concluída em 07/2019
Mestrado, ALDMAX SILVA MARTINS, 03/2018 - , Concluída em 03/2020
Mestrado, GERALDO BISPO PEREIRA COSTA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, HAULLERANDS YESARES CARVALHO OLIVEIRA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
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