Ir para acessibilidade
Foto do docente ANA LUCIA ROCHA SILVA

ANA LUCIA ROCHA SILVA

PPGL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
04/2023 Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Ensino de Língua Portuguesa - GEPELP,
Artigos (2)
2021, QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA SEMÂNTICA E DA PRAGMÁTICA PARA A AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LÍNGUA ESPANHOLA O MATERIAL DIDÁTICO SOB INVESTIGAÇÃO, ISSN: 25271024
2015, Programa TRT na Escola, ISSN: 2446502X
Publicação em eventos (37)
2023, , Os traços constitutivos da modalidade argumentativa polêmica em um anúncio publicitário, II CongressoBrasileiro on-line de ensino, pesquisa e extensão,
2023, Ana Lúcia Rocha Silva, MARCOS ADILIO OLIVEIRA MORAES, O Ensino da Gramática em Aulas de Língua Portuguesa: um estudo de caso, VI Congresso Internacional de Letras - gênero, poder e linguagem - velhas estruturas, novos desafios na língua e na literatura, Resumo
2023, , Lingua, Linguagem e Tecnologias: horizontes de pesquisa na contemporaneidade, Seminário Nacional de Estudos Linguísticos do PROCAD - pesquisas em debate,
2023, , O ensino de gramática em aulas de língua portuguesa: um estudo de caso, VI Congresso Internacional de Letras: gênero poder e linguagem, velhas estruturas, novos desafios na língua e na litertura,
2022, , As condiçoes de produção do sujeito messiânico: uma análise do ethos discursivo no livro Charles Maison, a biografia, III SIELLI e XXI Encontro de Letras. Linguagens, ensino e tecnologias, diálogos interculturais com a sociedade,
2022, , Multiletramentos, gêneros discursivos e tecnologias digitais no ensino de língua espenhola, II Conferência Internacional de estudos da linguagem (CIELIN) & III Jornada de linguística aplicada crítica (JILAC),
2020, , ABORDAGEM COMUNICATIVA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, IV CONEPI - Congresso Nacional em Educação e Práticas Interdisciplinares,
2020, LISBOA DE SÁ, THAYS COSTA, Ana Lúcia Rocha Silva, Abordagem comunicativa: implicaçoes para a formação inicial de professores de língua estrangeira, IV CONEPI, Trabalho Completo
2020, , ?A fala da mulher surda vítima de violência doméstica representada por outro?, I Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE) e II Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID),
2020, , A competência linguístico-comunicativa do futuro professor de espanhol como língua estrangeira (ELE), I CONELA - CONGRESSO NORDESTINO DE LINGUÍSTICA APLICADA,
2019, Ana Lúcia Rocha Silva, Cláudia Tammy da Cruz Abreu, A construção do ethos no discurso político de Luís Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro, I Jornada de inguística textual - diálogos em estudos da linguagem, Trabalho Completo
2019, , O uso dos gêneros textuais nas aulas de íngua portuguesa, I Jornada de Linguística textual - diálogos em estudos da linguagem,
2019, , O ensino da gramática intermediado por gêneros textuais: um caminho para o aprendizado da leitura e da escrita, Fórum de Linguística Aplicada Ensino e Aprendizagem da línguas,
2019, Ana Lúcia Rocha Silva, Um ollhar sobre as competências do professor de íngua estrangeira a partir de uma campanha publicitária, I Simpósio internacional e IV nacional de tecnologias digitais na educação, Resumo
2018, , O verbo na língua portuguesa e suas variações, II CONIL,
2018, Ana Lúcia Rocha Silva, O verbo na língua portuguesa e suas variações, II Congresso Internacional de Letras, Resumo
2018, , Língua Portuguesa, norma, ensino e variação, I CONALA, IV ENADFM,
2018, , Sistemas dos pronomes pessoais: um estudo do modo como são apresentados nos manuais didáticos, I CONALA IV ENAFDM,
2017, , As marcas linguísticas da argumentação em textos on-line, III DCIMA - Colóquio Internacional Mídia e DIscurso na Amazônia,
2017, Ana Lúcia Rocha Silva, Mônica Carneiro Fontenelle, A questão identitária feminina sob a ótica de vítimas de violência doméstica, III DCIMA Colóquio internacional mídia e discurso na Amazônia II Seminário Nacional GPELD, Trabalho Completo
2017, , Ensino de Língua Portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo, ,
2017, Ana Lúcia Rocha Silva, Mônica Carneiro Fontenelle, Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo, I Congresso Internacional de Letras, Trabalho Completo
2017, Ana Lúcia Rocha Silva, Marcas Linguísticas da argumentação em textos on-line, III Colóquio internacional, mídia e discurso na Amazônia: discurso e contemporaneidade: histórias, espaços e subjetividades - III DCIMA, Trabalho Completo
2017, , A questão identitária feminina sob a ótica da vítima de violência doméstica, III DCIMA - Colóquio Internacional Mídia e DIscurso na Amazônia,
2016, , Morfologia derivacional: formação dos adjetivos em vel de bases inexistentes, ,
2016, , Morfologia derivacional formação dos adjetivos em -vel, II Colóquio de Línguas: múltiplos letramentos e multiletramento: práticas de letramentono ensino básico, técnico e tecnológico.,
2016, , As marcas do heterogêneo em sentenças judiciais, ,
2016, Ana Lúcia Rocha Silva, Morfologia derivacional: formação dos adjetivos em -vel., I Colóquio internacional de letras: linguagem e diversidade cultural, Resumo
2016, Ana Lúcia Rocha Silva, Morfologia derivacional: formação dos adjetivos em -vel de bases inexistentes, Encontro Nacional de ensino e linguagem: pensando o ensino de língua e literatura na atualizade, Resumo
2016, Ana Lúcia Rocha Silva, As marcas do heterogêneo em sentenças judiciais, I Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso - CONIFID, Resumo
2016, Ana Lúcia Rocha Silva, Formação dos adjetivos em -vel na língua portuguesa, II Colóquio de línguas do IFMA múltiplos letramentos e multiletramentos: práticas de letramento no ensino básico, técnico e tecnológico, Trabalho Completo
2016, , Morfologia derivacional: formação dos adjetivos em -vel, I Colóquio Internacional de Letras,
2014, , Discurso e Trabalho: práticas sociais, docentes e jurídicas, I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória,
2013, , Projeto Político Pedagógico das Escolas Judiciais da Justiça do Trabalho, ,
2002, , A linguagem monográfica, Seminário sobre monografia,
1994, , A importância da gramática tradicional, II Encontro Maranhense de Professores de Português,
1994, , A filologia de língua portuguesa, II Encontro Maranhense de Professores de Português,
Capítulos de livros (17)
2023, Retória digital e tecnologias persuasivas: a influência dos algorítimos na persuasão nas redes sociais, Linguagem e práticas discursivas: questões teóricas e metodológicas, Ana Lúcia Rocha Silva, • JOÃO DA SILVA ARAÚJO JÚNIOR, Caroline Rodrigues Lima Queiroz
2022, Multiletramentos, gêneros discursivos e tecnologias digitais no ensino de língua espanhola, Estudos a linguagem: instrumentos teóricos e metodológicos, Ana Lúcia Rocha Silva, Caroline Rodrigues Lima Queiroz
2022, Os Dialogismos Argumentativos entre a Enunciação Bakhtiniana e a Nova Retórica de Perelman nas comunidades linguísticas de audiências judiciais, Estudos a linguagem [ recurso eletrônico]: instrumentos teóricos e metodológicos, Ana Lúcia Rocha Silva, Dilberto Lima Rosa
2021, Crenças de futuros professores de espanhol como língua estrangeira(ELE): percepções sobre a profissão, a língua e a formação, Crenças de futuros professores de espanhol como língua estrangeira(ELE): percepções sobre a profissão, a língua e a formação, Ana Lúcia Rocha Silva, ? CARMEN TERESINHA BAUMGÄRTNER, LISBOA DE SÁ, THAYS COSTA
2021, Um recorte da competência linguístico-comunicativa de futuros professores de espanhol como língua estrangeira (ELE), Linguística aplicada e ensino de língua estrangeira: reflexões, experiências e desafios, Ana Lúcia Rocha Silva, LISBOA DE SÁ, THAYS COSTA
2020, A fala da mulher surda vítima de violência doméstica representada pelo outro, No percurso linguístico: reflexões e práticas sobre cognição, discurso, variação linguística e ensino., Ana Lúcia Rocha Silva, Mônica Carneiro Fontenelle
2019, Um olhar sobre as competências do professor de língua estrangeira a partir de uma campanha publicitária, Um olhar sobre as competências do professor de língua estrangeira a partir de uma campanha publicitária, Ana Lúcia Rocha Silva
2019, Formação dos Adjetivos em -vel, Formação dos Adjetivos em - vel, Ana Lúcia Rocha Silva
2018, O português brasileiro no livro didático de língua portuguesa; análise do ensino sobre colocação pronominal, Ensino de Línguas: Tecnologia, interação e interfaces, Ana Lúcia Rocha Silva, José de Ribamar Sousa de Assunção
2018, A linguistica e o ensino de língua portuguesa: algumas reflexões, Ensino de Línguas: Tecnologia, interação e interfaces, Ana Lúcia Rocha Silva, Mônica Carneiro Fontenelle
2017, Análise discursiva da intertextualidade como recurso argumentativo, Análise discursiva da intertextualidade como recurso argumentativo, Ana Lúcia Rocha Silva, Mônica Carneiro Fontenelle
2016, Reflexo do apagamento final no infinitivo da língua portuguesa do Brasil em estudo de caso, Ensino de línguas e práticas discursivas: múltiplos olhares, Ana Lúcia Rocha Silva, Jaciara Botelho, Mônica Carneiro Fontenelle
2016, A identidade feminina na fala de mulheres vítimas diretas de violência doméstica, Identidade e discurso: uma perspectiva multidisciplinar, Ana Lúcia Rocha Silva, Mônica Carneiro Fontenelle
2016, A força argumentativa em sentenças judiciais: interface de técnicas argumentativas e heterogeneidades enunciativas, Multiplas facetas da linguagem, Ana Lúcia Rocha Silva, Maria Elias Soares
2016, Língua, cultura, identidade e o ensino de inglês como língua estrangeira (ILE), Ensino de Línguas e Práticas Discursivas: Múltiplos Olhares, Ana Lúcia Rocha Silva, Mônica Carneiro Fontenelle, Antonio Augusto Araújo Machado
2011, Aspectos da formação de adjetivos em -vel: uma estudo com base em corpora, Aspectos da formação de adjetivos em -vel: um estudo com base em corpora, Ana Lúcia Rocha Silva
2000, A linguagem pedagógica no contexto do ensino de ´língua portuguesa, Anotações sobre linguagem, Maria Rita Santos, Sonia Almeida, Graça Faria, Veraluce dos Santos, Ana Lúcia Rocha Silva, Jaciara Botelho
Livros (2)
2022, Estudos a linguagem: instrumentos teóricos e metodológicos, Ana Lúcia Rocha Silva, Maria da Graça dos Santos Faria, ? JOÃO DA SILVA ARAÚJO JÚNIOR
2010, Linguagens, Discurso e Formação de Processos, Ana Lúcia Rocha Silva
Trabalho de conclusão de curso (6)
Mulheres vítimas de violência doméstica; uma análise discursiva dos relatos obtidos na Delegacia Especial da Mulher em São Luís - MA, CASSIA VALERIA DA SILVA BRAGA SOUSA , 07/2018
"Mulheres surdas vítimas de violência doméstica: um olhar discursivo para os boletins de ocorrência registrados na Delegacia Especial da Mulher de São Luís - MA", CASSIA VALERIA DA SILVA BRAGA SOUSA , 01/2019
O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, GEISA FERNANDA MELO DINIZ , 05/2019
O Uso de Gêneros Textuais nas aulas de Língua Portuguesa em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, GEISA FERNANDA MELO DINIZ , 01/2020
O ENSINO DE GRAMÁTICA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: um estudo de caso, MARCOS ADILIO OLIVEIRA MORAES , 05/2023
O PARALELISMO E A ORGANIZAÇÃO TEXTUAL: Aspectos Sintáticos e Semânticos em textos da rede social X, FABIANE VASCONCELOS DA SILVA , 01/2024
Orientação em pós-graduação (9)
Mestrado, DILBERTO LIMA ROSA, 03/2020 - , Concluída em 12/2022
Mestrado, THAYS COSTA LISBOA DE SA, 03/2019 - , Concluída em 04/2021
Mestrado, CLAUDIA TAMMY DA CRUZ ABREU ALVES, 03/2019 - , Concluída em 05/2021
Mestrado, JESSICA SOARES DANTAS FERNANDES, 04/2022 - , Concluída em 10/2023
Mestrado, CAROLINE RODRIGUES LIMA QUEIROZ, 03/2021 - , Concluída em 05/2023
Mestrado, DAIRLES VIEIRA MENDES, 04/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, RUTH ELLEN SOARES DE SOUSA, 04/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, WILLIAM DIAS CARDOSO, 04/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, LEANDRO DE ASSIS NASCIMENTO DOS SANTOS, 03/2021 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo