Proyecto final de curso (72)
|
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.,
THAMIRES PEREIRA DE BRITO ,
03/2013
|
UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DO PEDAGOGO NO ÂMBITO EMPRESARIAL,
ANA PATRICIA GUTERRES SILVA ,
08/2013
|
VISÃO(ÕES) PEDAGÓGICA(S) SOBRE O PROEJA: uma análise do IFMA/ Campus São Luís - Maranhão,
EMANUELLY PEREIRA DA CONCEICAO ,
09/2013
|
A LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo sobre as práticas pedagógicas dos (as) professores (as) em escola da rede pública de São Luís - MA,
LUANA ALVES VIEIRA ,
01/2014
|
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇAO INFANTIL: um estudo investigativo na escola Unidade de Educação Básica Luzenir Mata Roma no município de São Luís MA.,
JACIARA REIS PEREIRA ,
02/2014
|
A UNIVERSIDADE PARA A TERCEIRA IDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS: Um estudo de caso na UNITI/UFMA,
MARIA PATRICIA TAVARES RATES ,
02/2014
|
UM ESTUDO SOBRE A ESCRITA INFANTIL,
LAURALENE TORRES CORREIA ,
02/2014
|
A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA NA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA DO TRABALHO,
LÍCIA FERNANDA NOVAES ,
02/2014
|
A EDUCAÇÃO CORPORATIVA DESENVOLVIDA NOS CORREIOS - MA: reflexões pedagógicas sobre empresa como escola,
DARLY FERREIRA ALHADEF ,
08/2014
|
A CONTRIBUIÇÃO DO MOVIMENTO SOCIAL HIP HOP PARA O PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL,
PATRICIA DE CASSIA RODRIGUES BARBOSA ,
09/2014
|
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE,
MARIA JOANA BATISTA CORREA ,
12/2016
|
O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
MARLUCIA SANTOS PESTANA ,
12/2016
|
A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESPAÇO ESCOLAR,
ROSILETE PORTUGAL DOS SANTOS ,
12/2016
|
A prática docente do (a) professor (a) diante das relações de gênero e sexualidade no convívio escolar da Unidade Integrada Governador Archer em São Luís- MA.,
ELISA NAIARA SANTOS PEREIRA ,
12/2015
|
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo na Escola Comunitária Frei Osvaldo.,
LUZIENE PEREIRA ABREU ,
05/2015
|
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma reflexão sobre o registro como instrumento do processo avaliativo,
CARLIANE DOS SANTOS RODRIGUES ,
04/2015
|
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Sentido educacional das práticas corporais e socioeducativo do ensino fundamental de segunda etapa no município de Vargem Grande.,
JEAN FARIAS DE MESQUITA ,
04/2015
|
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um olhar sobre a U. E. Zenóbia Barroso Oliveira na localidade Paulica em Vargem Grande - MA.,
JOSÉ RIBAMAR DE SOUSA DA SILVA ,
04/2015
|
PLANEJAMENTO NA ESCOLA: uma ação educativa necessária?,
MARIA CRISTIANA RAMOS DOS REIS ,
04/2015
|
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL,
FRANCISCO AIRTON ROSA RODRIGUES ,
04/2015
|
CONSELHO ESCOLAR: um estudo de caso sobre a política de fortalecimento da gestão democrática na U.I. José Salim Trabusi,
MARINALVA SANTOS CORRÊA DA SILVA ,
04/2015
|
EDUCAÇÃO DE JOVEM E ADULTO E A PERSPECTIVA DE INCLUSÃO DOS JOVENS DA TERCEIRA IDADE,
ELIZANGELA MARIA DE BRITO VIEIRA ,
12/2015
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise das práticas pedagógicas dos professores do seguimento 2º da U. I Josefa Rodrigues Lima,
THAYNNA D ANGELA DA SILVA SANTOS ,
12/2015
|
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O DIREITO À EDUCAÇÃO.,
LUIZA DE OLIVEIRA RODRIGUES ,
12/2015
|
O DESAFIO DA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA NO TURNO NOTURNO.,
LINDOMAR LOPES DA SILVA ,
12/2015
|
CONSELHO ESCOLAR NA GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso no contexto da EMEF II Azizi Trabulsi,
MARIA DO AMPARO SANTOS ,
12/2015
|
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA ESCOLA ASSOCIAÇÃO CLUBE DAS MÃES COM A IMPLEMENTAÇÃO DO PNAIC.,
RAIMUNDA NONATA RAMOS DO CARMO ,
12/2015
|
NINI BARROS: Um ícone da atuação feminina na
sociedade vargem-grandense.
,
ANTONIO JOSE MORAES VERAS ,
12/2015
|
A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: Rampa, Piqui da Rampa e São Joaquim da Rampa no município de Vargem Grande - MA.,
RAIMUNDO NONATO MORAIS VIEIRA ,
04/2015
|
A LEITURA COMO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores do terceiro ano da Unidade Escolar Associação Clube das Mães,
CRISTIANE BEZERRA DOS SANTOS ,
04/2015
|
COMUNIDADE QUILOMBOLA DO POVOADO PICOS EM SÃO BENEDITO DO RIO PRETO- MA: reflexões sobre a educação escolar,
DIKSON JAMES MACEDO DE AQUINO ,
04/2015
|
Gestão escolar e sua eficácia na organização do trabalho na escola.,
NUBIA SILVA DOS SANTOS ,
12/2015
|
O ENSINO DA EJA NA UNIDADE ESCOLAR TERTULIANO TORQUATO DE MESQUITA: impasses e desafios,
MARCOS LEANDRO SILVA RAMOS ,
12/2015
|
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DA UNIDADE ESCOLAR AMÍLCAR TORQUATOSOUSA EM SÃO BENEDITO DO RIO PRETO-MA,
PEDRO FERREIRA BARBOSA ,
04/2015
|
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: concepções e práticas
,
ADRIANA COSTA SILVA ,
08/2016
|
A IDENTIDADE DA ASSEMBLEIA DE DEUS E A EDUCAÇÃO CRISTÃ: Escola Bíblica Dominical em Salina do Sacavém um estudo de caso,
ESTER OLIVEIRA RODRIGUES ,
09/2016
|
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre sua importância em uma Creche Comunitária de São Luís,
CATIANE DA SILVA PINHO ,
09/2016
|
A FUNÇÃO SOCIOEDUCATIVA DA RONDA ESCOLAR DO 13º BPM NO COMBATE À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO,
MARCELLE BARBARA CUNHA DE ANDRADE VILELA ,
09/2016
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e indicações sobre a diversidade de sujeitos no contexto do direito à educação,
FRANCINELIA SANTOS SILVA BALDEZ ,
09/2016
|
O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DE INCLUSÃO SOCIAL,
ALVANIRA LIMA COSTA ,
11/2016
|
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: a experiência formativa no estado do Maranhão,
RAINARA MARTINS MENDONCA ,
03/2017
|
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: análise de uma realidade escolar,
ELKE TRINDADE DE MATOS BAIMA ,
03/2017
|
AS CONTRIBUIÇÕES DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS PARA O EXERCÍCIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA,
CELIA MARIA MORAES DE JESUS ,
11/2016
|
A LEGITIMIDADE DA FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DOS PROFESSORES EM CONTEXTO DE TRABALHO,
CRISTIANE DE CÁSSIA DE SOUSA CALDAS ,
12/2016
|
O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM ESCOLAR,
ELISABETHE CARVALHO MARTINS ,
11/2016
|
O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA GESTÃO ESCOLAR NA UNIDADE INTEGRADA DELAREY CARDOSO NUNES DA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE AXIXÁ - MA,
LUCILEA COELHO SANTOS ,
11/2016
|
GESTÃO ESCOLAR: processo de construção coletiva para uma educação de qualidade,
ANA CAROLINA FEITOSA MILHOMEM ,
08/2017
|
RONDA DA ALEGRIA: reflexões acerca da Ronda Escolar no combate a violência escolar,
VANIELLE DA ROCHA VIEIRA DE SOUSA ,
07/2018
|
EDUCAÇÃO INTEGRAL: reflexões e desafios da prática gestora para escola pública de ensino médio de qualidade,
LESLEY HYORRANNA RIOS AGUIAR ,
12/2018
|
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: a utilização do tempo e espaço para o desenvolvimento do educando,
JACIANE ARAUJO GONÇALVES ,
12/2018
|
DIRETRIZES CURRICULARES DE COMUNICAÇÃO: apontamentos sobre a independência dos cursos de Comunicação Social da UFMA
,
GESSICA DOS ANJOS ALVES DA CRUZ ,
05/2019
|
A CRIANÇA E A TELEVISÃO,
DEBORAH DE CASTRO E LIMA BAESSE ,
06/1992
|
FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: o processo de elaboração e execução na escola de tempo integral e de ensino regular,
THAYANNY LAGO DE OLIVEIRA NASCIMENTO ,
07/2019
|
O LUGAR DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA,
LUCIANA DE JESUS FEITOSA MENDES ,
07/2019
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUA APLICAÇÃO NAS ESCOLAS DE 2º GRAU E NOS COLÉGIOS ZOÉ CERVEIRA, GIOCELLE COSTA E JUSTO JANSEN.,
OLIVIA AMELIA DE CARVALHO GASPAR ,
06/1990
|
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: implicações na prática pedagógica para a constituição de saberes docentes em uma escola municipal da grande ilha de São Luís - MA,
EMILENNE KIANNE DE MESQUITA ROCHA ,
01/2020
|
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA BENEDITO CORRÊA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA BOM SUCESSO - Mata Roma - MA,
JOSUE VIANA DA SILVA ,
12/2020
|
CENTROS EDUCA MAIS NO MARANHÃO: a gestão escolar e a organização do trabalho,
DORLENE DOS SANTOS RIBEIRO ,
02/2021
|
A GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS: o trabalho e os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia,
ANNY KAROLLINY LUZ ARAUJO ,
05/2021
|
O ESTÁGIO EM GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDIO: desafios e possibilidades no contexto da pandemia,
DANIELE GONCALVES SILVA ,
09/2021
|
PLANEJAMENTO DE ENSINO: desafios e possibilidades em tempos de pandemia,
ANA PAULA SANTOS DE SOUSA ,
02/2022
|
PROJETO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: experiência vivenciada pela Residência Pedagógica,
CARMEM CELY BARROSO CORREA ,
08/2022
|
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO INEVITÁVEL NA EDUCAÇÃO: reflexões sobre o período de pandemia,
KETHELEEN SILVA CAMPELO ,
08/2022
|
IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM SÃO LUÍS MA: caminhos e descaminhos,
ELDILENE LOPES SILVA ,
12/2022
|
CURRÍCULO MULTICULTURAL: uma análise da educação étnico-racial no ensino
superior e a relação com o projeto pedagógico do curso de turismo UFMA em São Luís - MA.,
IZENILDE FERREIRA SANTOS ,
03/2023
|
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO
SUPERIOR EM TURISMO NA PANDEMIA DO COVID-19,
VANDERLEY RABELO DE JESUS ,
03/2023
|
GESTÃO ESCOLAR E CULTURA ORGANIZACIONAL SOB O PRISMA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA,
MARIA BETANIA VALE CALDAS ,
07/2023
|
A EDUCAÇÃO PRISIONAL PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: uma análise sob o olhar pedagógico,
JUCIMARIA PEREIRA AMORIM ,
08/2023
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DA LÍNGUA
PORTUGUESA PARA ALUNOS(AS) COM TRANSTORNO DO ESPECTRO
AUTISTA (TEA) NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA COLUN,
AGDA MATIAS DA COSTA ,
11/2023
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DA LÍNGUA
PORTUGUESA PARA ALUNOS(AS) COM TRANSTORNO DO ESPECTRO
AUTISTA (TEA) NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA COLUN,
MARIA JOSE DOS SANTOS CHAVES ,
11/2023
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DA LÍNGUA
PORTUGUESA PARA ALUNOS(AS) COM TRANSTORNO DO ESPECTRO
AUTISTA (TEA) NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA COLUN,
FLAVIANE SAMPAIO DO AMARANTE CRUVEL ,
11/2023
|
PROJETO EDUCAR E INCLUIR: limites e possibilidades,
CRISTIANE CHAGAS RIBEIRO ,
01/2024
|