Ir para acessibilidade
Foto do docente LINDALVA MARTINS MAIA MACIEL

LINDALVA MARTINS MAIA MACIEL

CCSO - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (1)
2002, Pedagogia das "competências": os dispositivos norteadores do "novo" ensino médio, ISSN: 16776097
Publicação em eventos (6)
2018, , A Reforma do Ensino Médio, II Colóquio de Formação Docente do CINTRANOT: currículo e ensino noturno,
2018, , BNCC e Reforma do Ensino Médio, 1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL MAPA EDUCAÇÃO - MA,
2018, , A Reforma do Ensino Médio e a BNCC: as ciências humanas e as ciências da natureza no currículo da educação básica e profissional, A Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular,
2011, , O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO MARANHÃO: concepção, possibilidades e desafios, ,
2010, , A integração entre o Ensino Médio e a Educação Profissional no Maranhão: realidade e perspectivas, I JORNADA CIENTÍFICA DO CCSo / UFMA,
2009, , A Política Educacional Brasileira no Contexto da Crise e Recessão Econômicas da Atualidade - Algumas Considerações Globais, 19º EPENN,
Capítulos de livros (1)
2017, A formação continuada como possibilidade de construção da identidade do coordenador pedagógico, Formação Continuada de coordenadores Pedagógicos a Distância: múltiplas experiências, Lindalva Martins Maia Maciel, Alda Margarete Silva Farias Santiago, Maria Célia Macedo Araújo
Trabalho de conclusão de curso (72)
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS., THAMIRES PEREIRA DE BRITO , 03/2013
UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DO PEDAGOGO NO ÂMBITO EMPRESARIAL, ANA PATRICIA GUTERRES SILVA , 08/2013
VISÃO(ÕES) PEDAGÓGICA(S) SOBRE O PROEJA: uma análise do IFMA/ Campus São Luís - Maranhão, EMANUELLY PEREIRA DA CONCEICAO , 09/2013
A LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo sobre as práticas pedagógicas dos (as) professores (as) em escola da rede pública de São Luís - MA, LUANA ALVES VIEIRA , 01/2014
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇAO INFANTIL: um estudo investigativo na escola Unidade de Educação Básica Luzenir Mata Roma no município de São Luís – MA., JACIARA REIS PEREIRA , 02/2014
A UNIVERSIDADE PARA A TERCEIRA IDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS: Um estudo de caso na UNITI/UFMA, MARIA PATRICIA TAVARES RATES , 02/2014
UM ESTUDO SOBRE A ESCRITA INFANTIL, LAURALENE TORRES CORREIA , 02/2014
A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA NA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA DO TRABALHO, LÍCIA FERNANDA NOVAES , 02/2014
A EDUCAÇÃO CORPORATIVA DESENVOLVIDA NOS CORREIOS - MA: reflexões pedagógicas sobre empresa como escola, DARLY FERREIRA ALHADEF , 08/2014
A CONTRIBUIÇÃO DO MOVIMENTO SOCIAL HIP HOP PARA O PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL, PATRICIA DE CASSIA RODRIGUES BARBOSA , 09/2014
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE, MARIA JOANA BATISTA CORREA , 12/2016
O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARLUCIA SANTOS PESTANA , 12/2016
A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESPAÇO ESCOLAR, ROSILETE PORTUGAL DOS SANTOS , 12/2016
A prática docente do (a) professor (a) diante das relações de gênero e sexualidade no convívio escolar da Unidade Integrada Governador Archer em São Luís- MA., ELISA NAIARA SANTOS PEREIRA , 12/2015
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo na Escola Comunitária Frei Osvaldo., LUZIENE PEREIRA ABREU , 05/2015
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma reflexão sobre o registro como instrumento do processo avaliativo, CARLIANE DOS SANTOS RODRIGUES , 04/2015
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – Sentido educacional das práticas corporais e socioeducativo do ensino fundamental de segunda etapa no município de Vargem Grande., JEAN FARIAS DE MESQUITA , 04/2015
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um olhar sobre a U. E. Zenóbia Barroso Oliveira na localidade Paulica em Vargem Grande - MA., JOSÉ RIBAMAR DE SOUSA DA SILVA , 04/2015
PLANEJAMENTO NA ESCOLA: uma ação educativa necessária?, MARIA CRISTIANA RAMOS DOS REIS , 04/2015
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, FRANCISCO AIRTON ROSA RODRIGUES , 04/2015
CONSELHO ESCOLAR: um estudo de caso sobre a política de fortalecimento da gestão democrática na U.I. José Salim Trabusi, MARINALVA SANTOS CORRÊA DA SILVA , 04/2015
EDUCAÇÃO DE JOVEM E ADULTO E A PERSPECTIVA DE INCLUSÃO DOS JOVENS DA TERCEIRA IDADE, ELIZANGELA MARIA DE BRITO VIEIRA , 12/2015
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise das práticas pedagógicas dos professores do seguimento 2º da U. I Josefa Rodrigues Lima, THAYNNA D ANGELA DA SILVA SANTOS , 12/2015
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O DIREITO À EDUCAÇÃO., LUIZA DE OLIVEIRA RODRIGUES , 12/2015
O DESAFIO DA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA NO TURNO NOTURNO., LINDOMAR LOPES DA SILVA , 12/2015
CONSELHO ESCOLAR NA GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso no contexto da EMEF II Azizi Trabulsi, MARIA DO AMPARO SANTOS , 12/2015
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA ESCOLA ASSOCIAÇÃO CLUBE DAS MÃES COM A IMPLEMENTAÇÃO DO PNAIC., RAIMUNDA NONATA RAMOS DO CARMO , 12/2015
NINI BARROS: Um ícone da atuação feminina na sociedade vargem-grandense. , ANTONIO JOSE MORAES VERAS , 12/2015
A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: Rampa, Piqui da Rampa e São Joaquim da Rampa no município de Vargem Grande - MA., RAIMUNDO NONATO MORAIS VIEIRA , 04/2015
A LEITURA COMO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores do terceiro ano da Unidade Escolar Associação Clube das Mães, CRISTIANE BEZERRA DOS SANTOS , 04/2015
COMUNIDADE QUILOMBOLA DO POVOADO PICOS EM SÃO BENEDITO DO RIO PRETO- MA: reflexões sobre a educação escolar, DIKSON JAMES MACEDO DE AQUINO , 04/2015
Gestão escolar e sua eficácia na organização do trabalho na escola., NUBIA SILVA DOS SANTOS , 12/2015
O ENSINO DA EJA NA UNIDADE ESCOLAR TERTULIANO TORQUATO DE MESQUITA: impasses e desafios, MARCOS LEANDRO SILVA RAMOS , 12/2015
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DA UNIDADE ESCOLAR AMÍLCAR TORQUATOSOUSA EM SÃO BENEDITO DO RIO PRETO-MA, PEDRO FERREIRA BARBOSA , 04/2015
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: concepções e práticas , ADRIANA COSTA SILVA , 08/2016
A IDENTIDADE DA ASSEMBLEIA DE DEUS E A EDUCAÇÃO CRISTÃ: Escola Bíblica Dominical em Salina do Sacavém – um estudo de caso, ESTER OLIVEIRA RODRIGUES , 09/2016
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre sua importância em uma Creche Comunitária de São Luís, CATIANE DA SILVA PINHO , 09/2016
A FUNÇÃO SOCIOEDUCATIVA DA RONDA ESCOLAR DO 13º BPM NO COMBATE À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, MARCELLE BARBARA CUNHA DE ANDRADE VILELA , 09/2016
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e indicações sobre a diversidade de sujeitos no contexto do direito à educação, FRANCINELIA SANTOS SILVA BALDEZ , 09/2016
O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DE INCLUSÃO SOCIAL, ALVANIRA LIMA COSTA , 11/2016
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: a experiência formativa no estado do Maranhão, RAINARA MARTINS MENDONCA , 03/2017
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: análise de uma realidade escolar, ELKE TRINDADE DE MATOS BAIMA , 03/2017
AS CONTRIBUIÇÕES DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS PARA O EXERCÍCIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA, CELIA MARIA MORAES DE JESUS , 11/2016
A LEGITIMIDADE DA FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DOS PROFESSORES EM CONTEXTO DE TRABALHO, CRISTIANE DE CÁSSIA DE SOUSA CALDAS , 12/2016
O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM ESCOLAR, ELISABETHE CARVALHO MARTINS , 11/2016
O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA GESTÃO ESCOLAR NA UNIDADE INTEGRADA DELAREY CARDOSO NUNES DA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE AXIXÁ - MA, LUCILEA COELHO SANTOS , 11/2016
GESTÃO ESCOLAR: processo de construção coletiva para uma educação de qualidade, ANA CAROLINA FEITOSA MILHOMEM , 08/2017
RONDA DA ALEGRIA: reflexões acerca da Ronda Escolar no combate a violência escolar, VANIELLE DA ROCHA VIEIRA DE SOUSA , 07/2018
EDUCAÇÃO INTEGRAL: reflexões e desafios da prática gestora para escola pública de ensino médio de qualidade, LESLEY HYORRANNA RIOS AGUIAR , 12/2018
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: a utilização do tempo e espaço para o desenvolvimento do educando, JACIANE ARAUJO GONÇALVES , 12/2018
DIRETRIZES CURRICULARES DE COMUNICAÇÃO: apontamentos sobre a independência dos cursos de Comunicação Social da UFMA , GESSICA DOS ANJOS ALVES DA CRUZ , 05/2019
A CRIANÇA E A TELEVISÃO, DEBORAH DE CASTRO E LIMA BAESSE , 06/1992
FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: o processo de elaboração e execução na escola de tempo integral e de ensino regular, THAYANNY LAGO DE OLIVEIRA NASCIMENTO , 07/2019
O LUGAR DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA, LUCIANA DE JESUS FEITOSA MENDES , 07/2019
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUA APLICAÇÃO NAS ESCOLAS DE 2º GRAU E NOS COLÉGIOS ZOÉ CERVEIRA, GIOCELLE COSTA E JUSTO JANSEN., OLIVIA AMELIA DE CARVALHO GASPAR , 06/1990
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: implicações na prática pedagógica para a constituição de saberes docentes em uma escola municipal da grande ilha de São Luís - MA, EMILENNE KIANNE DE MESQUITA ROCHA , 01/2020
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA BENEDITO CORRÊA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA BOM SUCESSO - Mata Roma - MA, JOSUE VIANA DA SILVA , 12/2020
CENTROS EDUCA MAIS NO MARANHÃO: a gestão escolar e a organização do trabalho, DORLENE DOS SANTOS RIBEIRO , 02/2021
A GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS: o trabalho e os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia, ANNY KAROLLINY LUZ ARAUJO , 05/2021
O ESTÁGIO EM GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDIO: desafios e possibilidades no contexto da pandemia, DANIELE GONCALVES SILVA , 09/2021
PLANEJAMENTO DE ENSINO: desafios e possibilidades em tempos de pandemia, ANA PAULA SANTOS DE SOUSA , 02/2022
PROJETO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: experiência vivenciada pela Residência Pedagógica, CARMEM CELY BARROSO CORREA , 08/2022
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO INEVITÁVEL NA EDUCAÇÃO: reflexões sobre o período de pandemia, KETHELEEN SILVA CAMPELO , 08/2022
IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM SÃO LUÍS – MA: caminhos e descaminhos, ELDILENE LOPES SILVA , 12/2022
CURRÍCULO MULTICULTURAL: uma análise da educação étnico-racial no ensino superior e a relação com o projeto pedagógico do curso de turismo UFMA em São Luís - MA., IZENILDE FERREIRA SANTOS , 03/2023
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO SUPERIOR EM TURISMO NA PANDEMIA DO COVID-19, VANDERLEY RABELO DE JESUS , 03/2023
GESTÃO ESCOLAR E CULTURA ORGANIZACIONAL SOB O PRISMA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA, MARIA BETANIA VALE CALDAS , 07/2023
A EDUCAÇÃO PRISIONAL PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: uma análise sob o olhar pedagógico, JUCIMARIA PEREIRA AMORIM , 08/2023
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS(AS) COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA – COLUN, AGDA MATIAS DA COSTA , 11/2023
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS(AS) COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA – COLUN, MARIA JOSE DOS SANTOS CHAVES , 11/2023
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS(AS) COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA – COLUN, FLAVIANE SAMPAIO DO AMARANTE CRUVEL , 11/2023
PROJETO EDUCAR E INCLUIR: limites e possibilidades, CRISTIANE CHAGAS RIBEIRO , 01/2024
fim do conteúdo