Ir para acessibilidade
Foto do docente CASSIA CORDEIRO FURTADO

CASSIA CORDEIRO FURTADO

DEPB - DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
03/2023 GRUPO DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM INFORMAÇÃO, LEITURA E DESIGN DE HIPERMÍDIA,
Artigos (33)
2024, Literatura infantil interativa: apresentação do TecTeca, ISSN: 29653436
2024, Sistema de Acolhimento Partilhado e Integrado para os Estudantes Estrangeiros do Ensino Superior (SAPIEns): um modelo infocomunicacional para facilitar a mobilidade acadêmica internacional, ISSN: 16469895
2022, A INTERVENÇÃO DO DESIGN DE INTERAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS USUÁRIOS COM DISLEXIA E PSICOSE INFANTIL, ISSN: 23178876
2021, JOGOS TIPOGRÁFICOS: O RECONHECIMENTO DA LETRA POR DISCENTES DA TERCEIRA IDADE, ISSN: 21797374
2020, Literatura infantil na web: novo gênero, novo termo, ISSN: 21795282
2020, Compreensão ePercepção da Leitura Multimodal e asNarrativasdo DesigndeLivros Digitais, ISSN: 21843120
2020, Literatura-serviço: a literatura infantil para a geração Alpha, ISSN: 21836671
2019, Breves apontamentos sobre um repositório digital biligue (Português-Libras): o caso do repositório digital Huet, ISSN: 18094783
2019, APLICATIVOS DE LITERATURA-SERVIÇO: EXPERIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO USUÁRIO INFANTIL, ISSN: 19810695
2019, Geração Alpha e a leitura literária: os aplicativos de literatura - serviços incentivam a prática?, ISSN: 19806949
2019, O COMPORTAMENTO INFOCOMUNICACIONAL DOS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS NA APROPRIAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS NO QUADRO DO DIREITO AUTORAL: o caso dos alunos dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação das universidades federais do Brasil e públicas de Portugal, ISSN: 19810695
2019, ACTIONS OF INTERNATIONALIZATION OF THE POSTGRADUATE PROGRAMS IN LIBRARIANSHIP, INFORMATION SCIENCE AND DOCUMENTATION: BRAZIL AND PORTUGAL, ISSN: 23169907
2019, University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs, ISSN: 23180889
2017, Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores, ISSN: 19806949
2017, Aluno, qual tua fonte de informação?, ISSN: 19806949
2017, Recursos Tecnológicos na Literatura Infantil, ISSN: 19844751
2017, Design de Produção na narrativa transmidiática: Revisão Sistemática de Literatura, ISSN: 25257471
2017, OS DESAFIOS E AS BARREIRAS DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE, ISSN: 21836671
2017, INTERNACIONALIZAÇÃO E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRASIL E PORTUGAL): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional, ISSN: 21836671
2017, LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil, ISSN: 25494231
2017, A Contribuição da Tecnologia de Informação e Comunicação para a Acessibilidade e Inclusão Informacional do Surdo, ISSN: 19832664
2017, O uso dos Smartphones por Alunos do Ensino Fundamental: resultado de pesquisa em escola pública de São Luís- MA, ISSN: 19844751
2017, A REDE SOCIAL ACADÊMICA RESEARCHGATE COMO MECANISMO DE VISIBILIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA E PORTUGUESA NA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, ISSN: 19815344
2017, BOOK APPS DE LITERATURA INFANTIL E NOVAS EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS: Uma revisão sistemática de literatura, ISSN: 19820305
2017, Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar, ISSN: 19806949
2017, Bibliotecas universitárias inclusivas: acessibilidade e oportunidades para os usuários com necessidades especiais, ISSN: 19806949
2017, Comunicação da ciência em rede: visibilidade e internacionalização, ISSN: 19806949
2015, Livros Digitais, Sistemas Hipermidiáticos e Partilha Literária para Leitores Infantis, ISSN: 19810695
2012, Biblioteca escolar e interculturalidade: rede social em países lusófonos Portal Biblon, ISSN: 18078893
2011, Biblon: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças, ISSN: 21782075
2010, A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web, ISSN: 18094783
2010, Educação e bibliotecas digitais, ISSN: 1678765X
2009, Bibliotecas escolaesr e web 2.0, ISSN: 18078893
Publicação em eventos (152)
2024, , Crianças e telas: desafios e possibilidades, IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO,
2024, Cassia Cordeiro Furtado, LITERATURA INFANTIL INTERATIVA: USO NO AMBIENTE FAMILIAR, VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS ? CIELLI, Resumo Expandido
2024, , A formação leitora de crianças e adolescentes: a contribuição das plataformas digitais de leitura, Projeto Tríade da Informação,
2023, , A experiência do usuário infantil com ebooks, 19º Ergodesign ; USIHC e IV JOP`Design,
2023, , Inovação, Leitura e Educação, Inovação, Leitura e Educação,
2023, , Inovação, Leitura e Educação, V SIMPÓSIO INTERNACIONAL e VIII NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO,
2023, , BIBLIOTECA DE LITERATURA INTERATIVA TECTECA, Congresso Brasileiro de Pesquisa e Inovações em Educação,
2023, Edilson Reis, Cassia Cordeiro Furtado, Silvina Ruth Crenzel, A experiência do usuário infantil com e-books, 19º Ergodesign, Trabalho Completo
2023, Anne Ramayhara Mendes, Cassia Cordeiro Furtado, A PSICOSE INFANTIL E SUA EXPERIÊNCIA COM OS LIVROS DIGITAIS, V SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VIII NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2023, Lívia Flavia de Albuquerque Campos, Maíza Luíza Silva Araújo, Inez Maria Leite da Silva, Cassia Cordeiro Furtado, Design e ergonomia no processo de alfabetização infantil, JOP’Design 2023, Resumo Expandido
2023, Davi Costa Lopes de Souza, Cassia Cordeiro Furtado, Inez Maria Leite da Silva, Avaliação ergonômica de habitações de interesse social em São Luís – MA, https://www.proceedings.blucher.com.br/article-list/ergodesign2023-384/list#articles, Resumo Expandido
2023, Luiza Gomes Duarte de Farias, Cassia Cordeiro Furtado, Inez Maria Leite da Silva, Raquel Gomes Noronha, Materializando saberes e fazeres: contação de histórias para salvaguarda de saberes tradicionais, ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023, Resumo Expandido
2023, Fabiana França Silva, Cassia Cordeiro Furtado, Inez Maria Leite da Silva, Aplicações dos princípios de Privacy by Design por meio do desenho centrado no usuário no SIGAA, ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023, Resumo Expandido
2023, Mayara Lemos, Ivana Maia, Cassia Cordeiro Furtado, Inez Maria Leite da Silva, Design Sensível e transtorno do espectro autista em crianças: espaços de transição em escolas de São Luís- MA, ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023, Resumo Expandido
2023, Marcelo Cássio Lima Santos, Inez Maria Leite da Silva, Cassia Cordeiro Furtado, Ivana Marcia Oliveira Maia, Design generativo de texturas paramétricas bioinspiradas na morfologia vegetal maranhense, ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023, Resumo Expandido
2022, Cassia Cordeiro Furtado, Ciberliteratura a mediação parental como estratégia para a Biblioteconomia escolar, 29º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, Resumo Expandido
2022, , Literatura Digital na Educação Infantil e Ensino Fundamental nos Anos Iniciais, IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VII NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO ,,
2022, , LITERATURA INTERATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEDIAÇÃO NA LEITURA DOMICILIAR, III Congresso Internacional da Literatura para Crianças e Jovens,
2022, , Literatura Infantojuvenil na Cibercultura, Curso Introdutório Tertúlias do Grão Pará,
2022, , BIBLIOTECA DE LITERATURA INTERATIVA TECTECA, Congresso Brasileiro online de Pesquisa e Inovações em Educação,
2022, , LITERATURA INTERATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEDIAÇÃO NA LEITURA DOMICILIAR, 3° Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens,
2021, , Painéis de Grupos de Pesquisa, VI Seminário de Estudos da Informação,
2021, , A Literatura digital interativa e o usuário infantil, Iº Seminário Brasileiro Virtual de Biblioteconomia - SBVB,
2021, , APCN do PPGCI da UFMA, III Workshop PROCAD AMAZÔNIA,
2021, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia de Jesus Oliveira, Plataformas de literatura-serviço: nova geração de leitores, novos produtos na cibercultura, Congresso da SOPCOM: Comunicação, Turismo e Cultura, Trabalho Completo
2021, Cassia Cordeiro Furtado, Literatura interativa: a procura de novo conceito, XXI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Trabalho Completo
2020, MARQUES, ARTHUR JOSÉ SILVA, Cassia Cordeiro Furtado, CAMPOS, LÍVIA FLÁVIA DE ALBUQUERQUE, Design Gráfico para a Terceira Idade: AnáliseTipográfica dos Materiais Didáticos daUNITI/UFMA, Colóquio Internacional de Design 2020, Trabalho Completo
2020, , TECTECA: Aplicativo de Leitura Interativa, TIC@Portugal'20 ? As TIC na Educação: oportunidades em Pandemia,
2020, , Transformação Digital: um mundo de desafios e oportunidades, Biblionline,
2020, , Aplicativos de literatura-serviço: interação, customização e gamificação como ferramentas de incentivo à leitura, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/ UNESP,
2020, , Geração Alpha: Literatura e Tecnologia, I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA TERTÚLIAS DO GRÃO-PARÁ,
2020, , A mediação da leitura através das Tecnologias de Informação e Comunicação, XXIII Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia Documentação, Gestão e Ciência da Informação,
2019, , A Leitura em Aplicativos de Literatura-serviço, I Simpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital,
2019, , PRÁTICAS INOVADORES NA LEITURA LITERÁRIA, X Semana de Pedagogia ?Educação e Sociedade movimento de aproximações entre universidade e sociedade refletidos no curso de pedagogia?,
2019, , Plataformas de literatura-serviço: estudos sobre literatura e tecnologia, II Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - ENAELL,
2019, , Biblioteca 2.0 + WEB 3.0 = Biblioteca 3.0, I JORNADA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE BIBLIOTECÁRIOS DO IFPA,
2019, , Literatura-serviço: a literatura infantil para a geração Alpha, VI Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação,
2019, , A competência literária e a formação integral dos alunos na era digital, V Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI),
2019, , Leitura em meios digitais, XVIII Encontro de Bibliotecários da Justiça do Trabalho - EBJUT,
2019, , Plataformas de literatura-serviço: nova geração de leitores, novos produtos na cibercultura, XI Congresso da SOPCOM,
2019, , Mídias Dinâmicas Incorporadas à Arte Literária: aplicativos infantis de literatura-serviço, Simpósio Nacional de Arte e Mídia,
2019, , TECTECA: Aplicativo de Leitura Literária para Crianças do Século XXI, I Simpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital,
2019, Cassia Cordeiro Furtado, APLICATIVO TECTECA: instrumento inovador de leitura literária para crianças do século XXI, Anais da X Semana de Pedagogia, Trabalho Completo
2019, Raimunda Ribeiro, Lídia de Jesus Oliveira, Cassia Cordeiro Furtado, FERRAMENTAS INFOCOMUNICACIONAIS EM AMBIENTES DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL, X CONGRESSO SOPCOM, Trabalho Completo
2019, Isabel Diniz, Margarida Almeida, Cassia Cordeiro Furtado, ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS, 10 Congresso SOPCOM, Trabalho Completo
2019, Cassia Cordeiro Furtado, Jessica Furtado, Eugênio Furtado, LITERATURA INFANTIL DIGITAL: INSTRUMENTO PARA O APRENDIZADO E PARA O EDUTINAMENTO, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação – IV - SNTDE 2019, Trabalho Completo
2019, Thaís Lemos Lima, Cassia Cordeiro Furtado, LIVROS DIGITAIS E GERAÇÃO ALPHA: O CONTRIBUTO DO DESIGN DA INFORMAÇÃO PARA A LEITURA E O APRENDIZADO, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação – IV - SNTDE 2019, Trabalho Completo
2019, Thaís Lemos Lima, Cassia Cordeiro Furtado, Arthur José Silva Marques, Avaliação de livros digitais com base na Teoria Cognitiva do Aprendizado Multimídia e modelo de análise tipográfico – Estudo de Caso: “A canção dos Pássaros”, 9th Information Design International Conference, Trabalho Completo
2019, Gisela Fernanda Monteiro Danin, Hamilton Vieira de Oliveira, Cassia Cordeiro Furtado, O PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA, XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Resumo Expandido
2019, Maria Ivone Maia da Costa, Cassia Cordeiro Furtado, A BIBLIOTECA NO PAPEL DE MEDIADORA DA INFORMAÇÃO AMBIENTAL SOBRE A AMAZÔNIA, XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Resumo Expandido
2019, Rafael Ricarte de Souza, Ana Lucia A. de Oliveira Zandomeneghi, Cassia Cordeiro Furtado, Rosane de Fátima Antunes Obregon, Wener Teixeira dos Santos, Contribuições do Infodesign para usuários transgênero., 1ª Jornada do Programa de Pós-Graduação em Design, Resumo Expandido
2019, Élida Belquice deAraújo santiago, Ana Lucia Zandomeneghi, Cassia Cordeiro Furtado, Rosane F. Antunes Obregon, Wener Teixeira dos Santos, Objetos de aprendizagem para o ensino de modelagem plana, 1ª Jornada do Programa de Pós-Graduação em Design UFMA, Resumo Expandido
2019, Arthur José Silva Marques, Lívia Flavia de Albuquerque Campos, Cassia Cordeiro Furtado, Análise tipográfica em artefatos de ensino da Universidade Integrada da Terceira Idade – UNITI/UFMA, 1ª Jornada do Programa de Pós-Graduação em Design UFMA, Resumo Expandido
2019, Keity Lílian Barbosa Martins Silva, Rosane de Fátima Antunes Obregon, Cassia Cordeiro Furtado, Wener Teixeira dos Santos, DESIGN E COMUNICAÇÃO: um estudo exploratório sobre as relações entre a percepção e a representação simbólica dos artefatos presentes nas edificações histórico-culturais, 1ª Jornada do Programa de Pós-Graduação em Design UFMA, Resumo Expandido
2019, André Alvares Fernandes da Silva, MARCIO CARNEIRO DOS SANTOS, Cassia Cordeiro Furtado, Rosane de Fátima Antunes Obregon, Wener Teixeira dos Santos, Design para startups: gestão e comunicação de marca como diferencial competitivo, 1ª Jornada do Programa de Pós-Graduação em Design UFMA, Resumo Expandido
2019, Caroline Pedraça Santos, Cassia Cordeiro Furtado, Rosane F. Antunes Obregon, Wener Teixeira dos Santos, COBOGÓ: RELAÇÕES ENTRE DESIGN E IDENTIDADE CULTURAL, 1ª Jornada do Programa de Pós-Graduação em Design UFMA, Resumo Expandido
2019, Camila Ferreira Santos, Wener Teixeira dos Santos, Cassia Cordeiro Furtado, Rosane F. Antunes Obregon, APLICAÇÃO DO DESIGN THINKING EM PLANOS DE NEGÓCIOS DE NOVOS EMPREENDEDORES, 1ª Jornada do Programa de Pós-Graduação em Design UFMA, Resumo Expandido
2019, Ana Carolina Leda Alves da Costa, Maria Luiza L. de O. Santos, Cassia Cordeiro Furtado, Rosane F. Antunes Obregon, Wener Teixeira dos Santos, DESIGN DO TIJOLO CERÂMICO: Uma análise à luz da norma de desempenho – NBR 15575, 1ª Jornada do Programa de Pós-Graduação em Design UFMA, Resumo Expandido
2019, Andréa Souza Saad Petrus, Denilson Moreira Santos, Sanatiel de Jesus Pereira, Cassia Cordeiro Furtado, Rosane F. Antunes Obregon, Wener Teixeira dos Santos, MADEIRA DE DEMOLIÇÃO: um estudo exploratório do potencial industrial, 1ª Jornada do Programa de Pós-Graduação em Design UFMA, Resumo Expandido
2019, Débora Regina Silva Campos, Lívia Flavia de Albuquerque Campos, Cassia Cordeiro Furtado, Rosane F. Antunes Obregon, Wener Teixeira dos Santos, INTERFACES GRÁFICAS EM SISTEMA MOBILE: uma análise da experiência do usuário idoso, 1ª Jornada do Programa de Pós-Graduação em Design UFMA, Resumo Expandido
2019, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia de Jesus Oliveira, A LEITURA EM APLICATIVOS DE LITERATURA-SERVIÇO, I Simpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital, Trabalho Completo
2019, Arthur José Silva Marques, Cassia Cordeiro Furtado, Lívia Flavia de Albuquerque Campos, Thaís Lemos Lima, Bruno Farias, Análise tipográfica de materiais didáticos usados para o ensino de discentes da terceira idade, Congresso Internacional de Design da Informação, Trabalho Completo
2019, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia de Jesus Oliveira, PLATAFORMAS DE LITERATURA-SERVIÇO: NOVA GERAÇÃO DE LEITORES, NOVOS PRODUTOS NA CIBERCULTURA, XI Congresso da SOPCOM, Trabalho Completo
2019, Isabel Diniz, Ana Margarida Almeida, Cassia Cordeiro Furtado, BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS EM BUSCA DE ACESSIBILIDADE PROGRAMÁTICA, IX Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP), Trabalho Completo
2018, Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro, Cassia Cordeiro Furtado, Larissa Silva Cordeiro, COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE DIFERENTES GERAÇÕES DE USUÁRIOS: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO PROJETO FORMAÇÃO DE DISCENTE PESQUISADOR, Anais do XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Trabalho Completo
2018, Cassia Cordeiro Furtado, Silvestre Matos de Carvalho, Pedro Nascimento Corrêa, OS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO LUÍS E MUNICÍPIO DE RAPOSA, MARANHÃO - BRASIL, V Congresso Internacional das TIC na Educação, Trabalho Completo
2018, , O livro na web e a oferta da literatura - serviço, ,
2018, , O livro na web e a oferta da literatura-serviço, II Coloquio Internacional sobre a História do Livro, Leitura e das Bibliotecas,
2018, , Mediação da Informação e as novas tecnologias, III Simposio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2018, , Redes sociais no contexto escolar: estudo desenvolvido em escola pública municipal de Raposa-MA, III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2018, , As tecnologias assistivas: aplicativos como meio de inclusão dos deficientes auditivos, III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2018, , Literatura-serviço: streaming de livros, III Simpósio nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2018, , Os dispositivos móveis na educação básica do estado do Maranhão., IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI),
2018, , Aplicativo TecTeca: inovação nas práticas de leitura, IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI),
2017, , O (Re) uso de objetos digitais: limites e exceções do Direito Autoral em prol da Sociedade e da Cultura, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB),
2017, , O Contributo das redes sociais acadêmicas para o campo científico brasileiro na área de Ciência da Informação, X Conferência Internacional de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação,
2017, , O bibliotecário e o as TIC como ferramenta para inclusão informacional dos deficientes auditivos., Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura e Línguas de Sinais (SENELL & LS) e do I Fórum Interdisciplinar Currículo e Ensino de Libras na Educação Básica (FINCELIBRAS),,
2017, , O histórico do ensino para o deficiente auditivo nas cidades de belém e são luís., I Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura e Línguas de Sinais (SENELL & LS) e Fórum Interdisciplinar Currículo e Ensino de Libras na Educação Básica (FINCELIBRAS),,
2017, Isabel Diniz, Margarida Almeida, Cassia Cordeiro Furtado, Inclusão no contexto universitário: Ações e estratégias das bibliotecas brasileiras e portuguesas, II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Resumo Expandido
2017, , O Papel dos ambientes digitais na academia: percepções de estudiosos portugueses e brasileiros, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB),
2017, , O (RE)USO DE OBJETOS DIGITAIS: LIMITES E EXCEÇÕES DO DIREITO AUTORAL EM PROL DA SOCIEDADE E DA CULTURA, XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação,
2017, , O comportamento infocomunicacional dos alunos universitários na apropriação de objetos digitais no quadro do direito autoral, II Seminário de Informação e Documentação Jurídica na Maranhão,
2017, , Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia - LEDMID, Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação,
2017, , Book Apps Infantis: inovação no incentivo à leitura, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2017, , Reunião de Apresentação e Trabalho do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2017, , Redes Sociais Literárias no Contexto Escolar, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2017, , Portal Biblon: Biblioteca digital de literatura Infantil, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2017, Raimunda Ribeiro, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado, O comportamento infocomunicacional em ambientes digitais dos docentes e investigadores da IES públicas brasileiras e portuguesas de biblioteconomia e ciência da informação: Oportunidades de visibilidade e internacionalização, II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Resumo Expandido
2017, Jaciara Januario Da Silva, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado, O (RE)USO DE OBJETOS DIGITAIS: LIMITES E EXCEÇÕES DO DIREITO AUTORAL EM PROL DA SOCIEDADE E DA CULTURA, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB), Trabalho Completo
2017, Ribeiro, Raimunda Araujo, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva, O PAPEL DOS AMBIENTES DIGITAIS NA ACADEMIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDIOSOS PORTUGUESES E BRASILEIROS, SISTEMA ELETRÔNICO DE ADMINISTRAÇÃO DE CONFERÊNCIAS Ajuda NOTIFICAÇÕES Visualizar Assinar / Cancelar assinatura de notificações CONTEÚDO DA CONFERÊNCIA Pesquisa Procurar Por Conferência Por Autor Por título TAMANHO DA FONTE Make font size smallerMake f, Trabalho Completo
2017, Cassia Cordeiro Furtado, Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro, Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia: criação e perspectivas, Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação Norte/Nordeste, Trabalho Completo
2016, Cassia Cordeiro Furtado, Anne Ramayhara Mendes, Carla Jeane dos Santos Castro, Livros digitais, sistemas hipermidiáticos para leitores juvenis: um olhar para a formação de alunos e professores da rede pública de São Luís, I Símposio Nacional de Tecnologia Digital na Educação, Trabalho Completo
2016, Daniella Carvalho Pereira dos Santos, Cassia Cordeiro Furtado, Recursos tecnológicos na literatura infantil, Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Trabalho Completo
2016, Raimunda Ribeiro, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado, Formação contínua e comportamento infocomunicacional no contexto do Ensino Superior, Ticeduca2016, Trabalho Completo
2016, Raimunda Ribeiro, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado, Comportamento infocomunicacional online dos docentes/investigadores do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSo/CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Brasil), Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Resumo
2016, , Uso das Tecnologias Digitais nas Escolas Públicas em São Luís, I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2016, , Livros e Leitura Digital, I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2016, , Recursos tecnológicos na literatura infantil, I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2016, , A importância de conhecer o uso de aplicativos celulares para alunos do ensino médio em um Colégio Universitário emSão Luís - MA, I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2015, , O perfil do aluno da Geração Z do Sistema Público de Ensino Municipal de São Luís, I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade,
2015, , Livros digitais e o uso na escola, V Encontro Escola Sesc de Biblioteca Escolares,
2015, , The user experience within the web 2.0 context: a review supported on the perspective of situated cognition theory, Global Learn 2015,
2015, , IX Conferência Internacional de TIC na Educação ? Challenges 2015, Acessibilidade e Produtos de Apoio nas bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas,
2015, Cassia Cordeiro Furtado, Isabel Diniz, Ana Margarida Almeida, Tecnologias Assistivas nas Bibliotecas Universitárias Brasileiras e Portuguesas: ações e estratégias, 26º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2015, Trabalho Completo
2015, Cassia Cordeiro Furtado, Eurides Florindo de Castro Junior, Rosane F. Antunes Obregon, Ana Lucia A. de Oliveira Zandomeneghi, The user experience within the web 2.0 context: a review supported on the perspective of situated cognition theory, Global Learn, Trabalho Completo
2015, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva, Raimunda Ribeiro, As redes sociais acadêmicas e científicas como mecanismos de visibilidade e internacionalização da produção científica brasileira e portuguesa na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação – análise da presença na Rede Social ResearchGate, 12º Congresso Nacional BAD, Trabalho Completo
2015, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva, Raimunda Ribeiro, Educação superior e tecnologias da informação e comunicação(tic) na contemporaneidade: interação, partilha e colaboração entre docentes, XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2015, Resumo Expandido
2015, Cassia Cordeiro Furtado, O bibliotecário escolar como mediador social de leitura em rede literária on line, XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2015, Resumo Expandido
2015, Cassia Cordeiro Furtado, Daniella Carvalho Pereira dos Santos, Livros digitais interativos como ferramenta lúdica e educacional:incrementos para a leitura da literatura infantil, I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Resumo Expandido
2015, Cassia Cordeiro Furtado, Carla Jeane dos Santos Castro, Anne Ramayhara Mendes, O perfil do aluno da geração z do sistema público de ensino municipal de são luís, I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Resumo
2014, Cassia Cordeiro Furtado, Livros, leitura digital e partilha literária, I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros, Trabalho Completo
2014, , Livros Digitais, Sistemas Hipermídiáticos e Partilha Literária para leitores Infantis, I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros,
2013, , Biblioteca escolar, nova geração e tecnologias da informação e comunicação, CBBD,
2013, , Experiências da rede social literária on-line com crianças da língua portuguesas: Biblon, CBBD,
2013, Cassia Cordeiro Furtado, O livro de literatura infantil digital como incentivo para formação de rede social on-line, através da biblioteca escolar, Congresso Internacional CBL do Livro Digital, Trabalho Completo
2013, Cassia Cordeiro Furtado, Biblioteca escolar, nova geração e tecnologias da informação e comunicação, Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, Trabalho Completo
2013, Cassia Cordeiro Furtado, Experiências da rede social literária on-line com crianças da língua portuguesas: Biblon, Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, Trabalho Completo
2012, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva, A rede social Biblon ao serviço das práticas de promoção da leitura e da escrita junto das crianças do Ensino Básico, em comunidades de língua portuguesa, Actas do Congreso Iberoamericano de las Lenguas en la Educación y en la Cultura / IV Congreso Leer.es, Trabalho Completo
2012, , A rede social Biblon ao serviço das práticas de promoção da leitura e da escrita junto das crianças do Ensino Básico, em comunidades de língua portuguesa, Congreso Iberoamericano de las Lenguas en la Educación y en la Cultura / IV Congreso Leer.es,
2011, , Rede social de leitores Juniores; as comunidades de prática de leitura on-line e a promoção da literacia e cidadania, Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania,,
2011, , Rede Social de Interculturalidade em Países Lusófonos: Plataforma Biblon, 1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana,
2011, , Transliteracy na educação informal; papel da biblioteca escolar, Conferência Conjunta ICM&SIIE,
2011, , Biblon: plataforma de incentivo a leitura literária, Colóquio Internacional Literatura Infantil e Mundo Globalizado,
2011, , Biblioteca 2.0, Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação,
2011, , Projeto Biblon: rede social de leitores-escritores, CBBD,
2011, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva, Biblioteca 2.0, XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, Trabalho Completo
2011, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva, Biblon: plataforma de incentivo a leitura literária, Colóquio Internacional Literatura Infantil e Mundo Globalizado, Resumo
2011, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva, Rede social de leitores Juniores; as comunidades de prática de leitura on-line e a promoção da literacia e cidadania, Congresso Literacia, Media e Cidadania, Resumo
2011, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva, Transliteracy na educação informal; papel da biblioteca escolar, Conferência Conjunta ICEM&SIIE'2011 'Old meets new – media in education', Trabalho Completo
2011, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva, Rede Social de Interculturalidade em Países Lusófonos: Plataforma Biblon, 1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, Trabalho Completo
2011, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva, Projeto Biblon: rede social de leitores-escritores, XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, Trabalho Completo
2009, , Biblioteca Escolar e os media, II ConferênciaIntenacional ibliotecas par a Vid,
2009, , BIBLON ? Portal Lusófono da Biblioteca ? conceptualização e criação de um espaço de aprendizagem, criatividade, coperação e interculturadilade, VIII LUSOCOM; comunicação, espaço global e lusofonia.,
2009, , Literacia dos Media e Biblioteca, VIII LUSOCOM; comunicação, espaço global e lusofonia.,
2009, , Estrategias de incentivo a Leitura: relato da experiência nas Bibliotecas Farol da Educação - Maranhão - Brasil, II Conferência Internacional Bibliotecas para a Vida,
2009, Cassia Cordeiro Furtado, Estrategias de Incentivo a Leitura: relato da experi~encia nas Bibliotecas Farol da Educação - Maranhão - Brasil, II Conferência Internacional Bibliotecas para a Vida, Trabalho Completo
2009, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva, BIBLON – Portal Lusófono da Biblioteca, VIII LUSOCOM, Trabalho Completo
2009, Cassia Cordeiro Furtado, Literacia dos Media e Biblioteca, VIII LUSOCOM, Trabalho Completo
2007, , Formação de professores na sociedade da informação, Encontro do PROLER,
2007, , A tecnologia educacional e a Formação de professores, Seminário de Iniciação Cientifica,
2001, Cassia Cordeiro Furtado, A biblioteca escolar no contexto da sociedade da informação, 13° Congresso de Leitura do Brasil, Trabalho Completo
2001, Cassia Cordeiro Furtado, A Internet como fonte de pesquisa para alunos do ensino fundamental e médio, 13° Congresso de Leitura do Brasil, Trabalho Completo
2001, , Pesquisar e não copiar, V Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo a Leitura,
2000, , Ideologia da leitura na formação do professor, IV Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo a Leitura,
2000, , As múltiplas leituras do professor, IV Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo a Leitura,
2000, Cassia Cordeiro Furtado, A biblioteca escolar na sociedade da informação, XIX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, Trabalho Completo
2000, Cassia Cordeiro Furtado, A biblioteca escolar no contexto da sociedade da informação, IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, Resumo Expandido
1999, , Farol da Educação: uma alternativa para bibliotecas escolares do Maranhão, IV Seminário sobre Bibliotecas Escolares; 12° Congresso de Leitura do Brasil,
1998, , Farol da Educação: uma alternativa para bibliotecas escolares do Maranhão, Seminário Norte/Nordeste de Bibliotecas Escolares,
1998, Cassia Cordeiro Furtado, Bibliotecas Farol da Educação, III Ciclo de Palestras em Biblioteconomia e Ciência da Informação, Resumo
1998, Cassia Cordeiro Furtado, Farol da Educação: uma alternativa para bibliorecas escolares do Maranhão, Seminário Norte/Nordeste de Bibliotecas Escolares, Trabalho Completo
1997, Cassia Cordeiro Furtado, Farol da Educação: uma alternativa para bibliotecas escolares do Maranhão, XVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, Trabalho Completo
Capítulos de livros (34)
2023, APPS DE LITERATURA INTERATIVA PARA CRIANÇAS: EXPERIÊNCIA E MEDIAÇÃO PARENTAL, Literatura infantil e juvenil: desvios criativos, diversidade e emancipação em processo, Cassia Cordeiro Furtado
2021, A LITERATURA EM APLICATIVOS E O USUÁRIO INFANTIL, Leitura e escrita no mundo digital desafios e oportunidades para alunos e professores, Cassia Cordeiro Furtado
2020, Literatura Infantil Digital: aplicativo tecTeca para o aprendizado e o edutinamento, Literatura para Crianças e Jovens, Cassia Cordeiro Furtado
2020, Bibliotecas universitárias em busca de acessibilidade programática: quebra de barreiras (in) visíveis nas políticas de formação e desenvolvimentos de coleções no Brasil e em Portugal, Políticas públicas educação e diversidade: uma compreensão científica do real, Cassia Cordeiro Furtado, DINIZ, ISABEL CRISTINA DOS SANTOS, ALMEIDA, ANA MARGARIDA
2020, Biblioteconomia e Direito Autoral: considerações curriculares, Competencias en Información y Políticas para Educación Superior: Estudios Hispano-Brasileños, Jaciara Januario Da Silva, Lídia de Jesus Oliveira, Cassia Cordeiro Furtado
2019, Social Online Networks as Spaces of Knowledge Creation, Management, and Dissemination, Advances in Educational Technologies and Instructional Design, Ribeiro, Raimunda Araujo, Oliveira, Lídia, Cassia Cordeiro Furtado
2019, Biblioteconomia e Direito Autoral: considerações curriculares, Competencias en Información y Políticas para Educación Superior: Estudios Hispano-Brasileños, Jaciara Januario Da Silva, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado
2019, LITERATURA INFANTIL DIGITAL: INSTRUMENTO PARA O APRENDIZADO E PARA O EDUTINAMENTO, E-Book do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Cassia Cordeiro Furtado, Jessica Furtado, Eugênio Furtado
2019, Livros digitais e Geração Alpha:contributo do Design da Informação para a leitura e o aprendizado, SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, Thaís Lemos Lima, Cassia Cordeiro Furtado
2019, Biblioteconomia e os Ambientes de Informação - Biblioteca universitária inclusiva: rompendo a invisibilidade da acessibilidade para os usuários com deficiência ou limitação, Biblioteconomia e os ambientes de informação, Cassia Cordeiro Furtado, Isabel Diniz, Ana Margarida Almeida
2019, COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NA ERA DA INTERNET: VISIBILIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO, Biblioteconomia e os ambientes de informação 2, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia de Jesus Oliveira, Raimunda Ribeiro
2018, MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS, SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, Diego Bil Silva Barros, Cassia Cordeiro Furtado
2018, O livro na web e a oferta da literatura-serviço, História da escola, Cassia Cordeiro Furtado
2018, Social Online Networks as Spaces of Knowledge Creation, Management, and Dissemination, Advances in Educational Technologies and Instructional Design, Ribeiro, Raimunda Araujo, Oliveira, Lídia, Cassia Cordeiro Furtado
2018, A internacionalização no contexto da Educação Superior, Atas do 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Raimunda Ribeiro, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado
2017, Comportamento infocomunicacional online dos docentes/ investigadores do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSO/ CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Comunicação e Transformações Sociais, Raimunda Ribeiro, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado
2017, Acessibilidade e produtos de apoio nas bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas, Comunicação e Transformações Sociais, Isabel Diniz, Ana Margarida Almeida, Cassia Cordeiro Furtado
2017, O CONTRIBUTO DAS REDES SOCIAIS ACADÊMICAS PARA O CAMPO CIENTÍFICO BRASILEIRO NA ÁREA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds, Raimunda Ribeiro, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado
2017, BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS INCLUSIVAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS DE APOIO, Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds, Isabel Diniz, Ana Margarida Almeida, Cassia Cordeiro Furtado
2017, A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO INFORMACIONAL DO SURDO, II Seminário Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Fernanda Fonseca Neves, Cassia Cordeiro Furtado
2017, O USO DOS SMARTPHONES POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADO DE PESQUISA EM ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS- MA, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Anne Ramayhara Mendes, Silvestre Matos de Carvalho, Cassia Cordeiro Furtado
2017, Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia: criação e perspectivas, Anais do Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação Norte/Nordeste (ERECIN NO/NE), Cassia Cordeiro Furtado, Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro
2016, A Experiência do Usuário Infantil com Ebooks em Plataformas Digitais, Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Edilson Reis, Silvina Ruth Crenzel, Cassia Cordeiro Furtado
2016, A Importância de Conhecer o Uso de Aplicativos Celulares para Alunos do Ensino Médio em um Colégio Universitário em São Luís - MA, Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Silvestre Matos de Carvalho, Cassia Cordeiro Furtado
2016, Livros Digitais, Sistemas Hipermidiáticos para Leitores Juvenis: um olhar para a formação de alunos e professores da Rede Pública de São Luís, Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Anne Ramayhara Mendes, Carla Jeane dos Santos Castro, Cassia Cordeiro Furtado
2016, Aplicação dos estudos wayfinding no design de livros digitais, Consumo: imaginário, estratégia e experiência, Ana Lucia A. de Oliveira Zandomeneghi, Rosane de Fátima Antunes Obregon, Cassia Cordeiro Furtado, Felipe de Sousa Ladeira
2016, Formação contínua e comportamento infocomunicacional no contexto de ensino superior, Actas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação, Raimunda Ribeiro, Lídia J. Oliveira L. Silva, Cassia Cordeiro Furtado
2016, Práticas inclusivas em bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas, Actas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação, Cassia Cordeiro Furtado, Isabel Diniz, Ana Margarida Almeida
2016, Recursos Tecnológicos na Literatura Infantil, Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Daniella Carvalho Pereira dos Santos, Cassia Cordeiro Furtado
2015, Tecnologias da informação e comunicação e ensino superior: ações e manifestações dos docentes durante a implantação de um LMS, Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação,, Isabel Diniz, Cassia Cordeiro Furtado
2015, Acessibilidade e produtos de apoio nas bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas, Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação, Isabel Diniz, Cassia Cordeiro Furtado, Ana Margarida Almeida
2011, Plataforma Biblon: rede social de leitores-escritores juniores, Limites, fronteras y espacios comunes: encuentros, desencuentros en las Ciencias de la Informacion, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva
2010, Rede social de leitores-escritores juniores, TIC e Educação: inovação curricular com TIC, Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva
2009, Estratégias de incentivo à leitura: relato de experiências nas Bibliotecas Farol da Educação ? Maranhão ? Brasil, Bibliotecas para a vida II: bibliotecas e leitura., Cassia Cordeiro Furtado, Lídia J. Oliveira L. Silva
Livros (3)
2024, Usuário infantil e ebook: um olhar para o Portal Biblon, Cassia Cordeiro Furtado, Edilson Reis
2023, Diálogos sobre acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência, Cassia Cordeiro Furtado, Raimunda Ribeiro, Isabel Diniz
2021, Leitura e escrita no mundo digital desafios e oportunidades para alunos e professores, João Batista Bottentuit Junior, Cassia Cordeiro Furtado, Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro
Participações em Bancas de Cursos (32)
2024, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA PARA O USO DE RECURSOS DIGITAIS : uma experiencia com professores alfabetizadores do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Governador Jose Murad, FERNANDA SOARES SANTOS FERRAZ
2023, Monografia de Graduação OS LIVROS E A PANDEMIA: praticas de leitura digital dos estudantes de Biblioteconomia da UFMA, ELIZABETHE PEREIRA DE SOUZA
2023, Monografia de Graduação DA INFORMACAO A ESTETICA, HORTENCIA NICACIO CERQUEIRA
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DAS COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONAIS COM O USO DO PIXTON PARA CRIACAO DE HISTORIAS EM QUADRINHOS PELOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NO COLEGIO MILITAR TIRADENTES I, YÊDA SÁ MALTA
2023, Dissertação de Mestrado O OLHAR DO DESIGN NA PSICOSE INFANTIL: uma experiencia com os livros digitais., ANNE RAMAYHARA MENDES GOMES
2022, Dissertação de Mestrado O olhar do design na psicose infantil: uma experiencia com os livros digitais., ANNE RAMAYHARA MENDES GOMES
2022, Dissertação de Mestrado ACESSIBILIDADE DE USUARIOS COM DEFICIENCIA VISUAL: CONTRIBUICOES DO DESIGN DE INFORMACAO E INTERACAO PARA INTERFACE DE PORTAL DE PERIODICOS CIENTIFICOS., IRACELES CARDOSO LUZO
2022, Monografia de Graduação A REDE SOCIAL INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE INTERACAO ENTRE OS USUARIOS E AS BIBLIOTECAS DA UFMA, JULIANE LAIS EVERTON COSTA
2021, Monografia de Graduação BIBLIOTECA COMUNITARIA E ACESSO A INFORMACAO: um estudo no Quilombo Urbano Liberdade em Sao Luis-MASao Luis, ADRIANA JANY FERNANDES GOMES
2021, Dissertação de Mestrado A PERCEPCAO DO DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS DO PROGRAMA INOVA MARANHAO, ANDRÉ ALVARES FERNANDES DA SILVA
2021, Monografia de Graduação PSICOSE INFANTIL E SUAEXPERIENCIA COM OS LIVROS DIGITAIS., ANNE RAMAYHARA MENDES
2021, Monografia de Graduação UTILIZACAO DE GAMIFICACAO COMO ESTIMULO A LEITURA PARA CRIANCAS: O APLICATIVO TECTECA , EUGENIO FURTADO FERREIRA
2021, Monografia de Graduação AS FANFICTIONS E SUAS POSSIBILIDADES NA FORMACAO LITERARIA DO LEITOR DO SECULO XXI, KAYALLA WINNIE CARVALHO GONCALVES
2021, Monografia de Graduação EXPERIENCIAS DE LEITURA NA COMUNIDADE BOOKTUBE: o caso da Maratona Literaria de Verao 2021 e a Batalha do Olimpo, TAYZA BOGEA CAMPOS
2020, Monografia de Graduação MIDIAS SOCIAIS E EMPREENDEDORISMO NA BIBLIOTECONOMIA: umaanalise sobre o perfl Cais da Leitura., PEDRO NASCIMENTO CORREA
2020, Dissertação de Mestrado A PERSONALIZACAO DE INTERFACES GRAFICAS DE FERRAMENTAS DE AUTORIA DE E-BOOKS COM FOCO NAS NECESSIDADES DOS USUARIOS: Estudo de Caso da SAITEBooker., CAMILA SANTOS DE CASTRO E LIMA
2020, Dissertação de Mestrado NARRATIVAS DO DESIGN EM LIVROS DIGITAIS: Experiencia de Leitura e Compreensao Literal do Usuario Infantil da Geracao Alpha., THAIS LEMOS LIMA
2020, Dissertação de Mestrado O PROCESSO PROJETUAL DO DESIGN DE INTERIORES E A INTEGRACAO DOS PRINCIPIOS DA SUSTENTABILIDADE: foco na dimensao economica., PEDRO ROCHA SOUSA FILHO
2019, Qualificação de Mestrado NARRATIVAS DO DESIGN EM LIVROS DIGITAIS: Experiencia de Leitura/Aprendizagem do Usuario Infantil da Geracao Alpha, THAIS LEMOS LIMA
2019, Qualificação de Mestrado ELEMENTOS VISUAIS NO DESIGN DE INTERFACE: Uma analise de jogos digitais para consoles portateis., ANA CAROLINA GENEROSO DE AQUINO
2019, Qualificação de Mestrado A PERSONALIZACAO DE INTERFACES GRAFICAS DE FERRAMENTAS DE AUTORIA DE E-BOOKS COM FOCO NAS NECESSIDADES DOS USUARIOS: Estudo de Caso da SAITEBooker., CAMILA SANTOS DE CASTRO E LIMA
2019, Dissertação de Mestrado O DESIGN NO PROCESSO DE GAMIFICACAO: reabilitacao de pacientes com sequelas motoras Pos-AVC., LARISSA KARLA REIS SÁ ALVES
2019, Dissertação de Mestrado DESIGN DE INFORMACAO E INTERACAO: um estudo exploratorio em portais de Assessorias de Relacoes Internacionais de Instituicoes de Ensino Superior., MAUREEN CERVEIRA CARVALHO
2018, Qualificação de Mestrado O DESIGN NO PROCESSO DE GAMIFICACAO: reabilitacao de pacientes com sequelas motoras Pos-AVC., LARISSA KARLA REIS SÁ ALVES
2018, Qualificação de Mestrado Marcas: Avaliacao da gestao do Design em microempresas., MARINA SILVA SOARES LAVAREDA
2018, Qualificação de Mestrado DESIGN DE INFORMACAO E INTERACAO: um estudo exploratorio em portais de Assessoria de Relacoes Internacionais de Instituicoes de Ensino Superior, MAUREEN CERVEIRA CARVALHO
2018, Monografia de Graduação A REPRESENTATIVIDADE DOS LIVROS DE LEITURA DE AUTORES MARANHENSE NO JORNAL O PAIZ (1863 - 1889), JARINA SERRA SANTOS
2018, Dissertação de Mestrado ARTEFATOS DE DESIGN:Uma analise do processo de criacao com base na gamificacao, PAULO ROBERTO MARTINS COELHO
2017, Qualificação de Mestrado O PAPEL DA BIBLIOTECA PUBLICA NA EFETIVACAO DOS DIREITOS CULTURAIS: o caso da Biblioteca Publica Benedito Leite em Sao Luis-MA, ALOMA SAMIRA DA CUNHA MARTINS SILVA
2017, Qualificação de Mestrado A GAMIFICACAO NO PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR, PAULO ROBERTO MARTINS COELHO
2017, Monografia de Graduação A GERACAO Z E A LEITURA DIGITAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL, CARLA JEANE DOS SANTOS CASTRO
2017, Monografia de Graduação AS TIC COMO FERRAMENTAS PARA ACESSIBILIDADE NA INFORMACAO DIGITAL VOLTADA A SURDEZ, FERNANDA FONSECA NEVES
Trabalho de conclusão de curso (3)
LIVRO DIGITAL: NOVOS SUPORTES, NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA., FILOMENA ANTONIA LOPES PEREIRA , 01/2014
As TIC como ferramentas para acessibilidade na informação digital voltada a surdez, FERNANDA FONSECA NEVES , 07/2017
A REDE SOCIAL INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS E AS BIBLIOTECAS DA UFMA, JULIANE LAIS EVERTON COSTA , 08/2022
Orientação em pós-graduação (10)
Mestrado, EDILSON THIALISON DA SILVA REIS, 04/2014 - , Concluída em 06/2016
Mestrado, LUCIANA SANTOS SOUSA, 11/2013 - , Concluída em 05/2015
Mestrado, DANIELLA CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS, 05/2015 - , Concluída em 05/2017
Mestrado, THAIS LEMOS LIMA, 04/2018 - , Concluída em 07/2020
Mestrado, ANNE RAMAYHARA MENDES GOMES, 07/2021 - , Concluída em 10/2022
Mestrado, NIKOLE MELO DE MENDONCA, 04/2020 - 10/2020 , Orientação em Andamento
Mestrado, SILVESTRE MATOS DE CARVALHO, 07/2020 - 09/2021 , Orientação em Andamento
Mestrado, IRACELES CARDOSO LUZO, 11/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, PAULO ROBERTO MARTINS COELHO, 05/2017 - 06/2018 , Orientação em Andamento
Mestrado, REBECA GOMES BATISTA RODRIGUES, 06/2023 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo