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Presentación

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) Cursos: Mestrado e Doutorado em Educação Aspectos legais: CURSO DE MESTRADO – Aprovação UFMA pela Resolução nº 05/1988 – CONSEPE Reestruturação do curso de Mestrado – Resolução nº 04/1995- CONSEPE/UFMA Credenciamento Curso de Mestrado – Parecer n.º 859/2001 – Câmara de Educação Superior do CNE e Portaria MEC nº 1529 de 16 de julho de 2001 Avaliação da CAPES – 4 (quatro) Link para Documento de Recohecimento: https://sigaa.ufma.br/sigaa/verProducao?idProducao=1783023&key=4f97db31af3445c14e9ad6b1fc75640f (copiar e colar o link no navegador) CURSO DE DOUTORADO Submetido e Autorizado por meio da APCN de 2018 - Capes Aprovação Curso de Doutorado na UFMA: Resolução nº 1.934 - CONSEPE, de 27 de setembro de 2019, e atualização do Regimento Interno do PPGE. Reconhecimento pela Portaria MEC nº 480 de 13 de maio de 2020 Reconhecimento: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-480-de-13-de-maio-de-2020-256961721 (copiar e colar o link no navegador) Coordenadora: Profª Drª LUCINETE MARQUES LIMA Telefone: (98) 32728660/8660 E-mail: ppge.ccso@ufma.br; meducacao@ufma.br HISTÓRICO Criado em 1988, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA (Mestrado em Educação) esteve, inicialmente, marcado por condições internas e externas adversas ao funcionamento do curso. A partir de 1993 tem início o processo de construção da autonomia institucional para a oferta do curso de mestrado, priorizando a sua reorganização, o que culminou com a recomendação do curso pela CAPES e o seu reconhecimento pelo CNE em março de 2001, caracterizando-se como um processo de busca de consolidação. O programa tem por finalidade básica contribuir para a produção e socialização de conhecimentos científicos na área da educação brasileira, na ocasião, formando em nível de mestrado, docentes pesquisadores voltados para a educação maranhense e brasileira, em articulação com o contexto internacional. Em seu processo evolutivo o curso vem consolidando essa finalidade sem desconsiderar as demandas das novas condições sócio-históricas, do processo de avaliação interna e externa obtidas através das recomendações da CAPES, bem como do perfil do corpo discente e de suas expectativas. Em consonância com tais demandas, o curso passou a ser organizado por linhas e grupos de pesquisa e não mais por área de concentração. Todos esses elementos que marcaram a implantação e reestruturação do curso de Pós-Graduação em Educação foram impulsionados também por um intenso esforço na ampliação do quadro docente, cuja mudança trouxe implicações importantes no que se refere à estrutura didática e científica do curso com a criação de duas linhas de pesquisa - Estado e Gestão Educacional e Instituições Escolares, Saberes e Práticas Educativas - as quais deram origem e organização curricular ao curso, assim como articularam os projetos de pesquisa. Assim sendo, a partir dos anos 2000, grupos e linhas de pesquisa vão se estruturando e se articulando de forma mais dinâmica em virtude da necessidade do aprofundamento teórico-metodológico do campo educacional brasileiro e maranhense e do intercâmbio com outras IES e, ainda, possibilitando maior inserção na realidade educacional maranhense. Por meio de autoavaliação e reflexões internas, o PPGE sentiu a necessidade de fazer reformulação da proposta pedagógico-científica do Programa. Com o apoio do Programa de Qualidade da Pós-Graduação Pesquisa e Inovação/Proqualis/UFMA, em 2013, iniciou-se um longo processo de discussão interna ouvindo os discentes e refletindo sobre os pareceres de avaliação externa e consultorias. Desse modo, sistematizou-se um novo projeto do Curso de Mestrado, redefinindo estrutura curricular, formas e condições de desenvolvimento articulados em três linhas de pesquisa: 1. História, Políticas Educacionais; 2. Trabalho e Formação Humana; Instituições educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente; e, 3. Diversidade, Cultura e Inclusão Social, em vigência a partir de 2017. A partir de 2020, inicia-se a primeira turma do Curso de Doutorado, com área de concentração: Políticas e Práticas Educativas, definida em 2019 e Linhas de Pesquisa: História e Políticas Educacionais e Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente. OBJETIVOS O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão constitui espaço de produção e socialização sistemática de conhecimentos científicos na área da educação, formando em nível de mestrado e doutorado, docentes-pesquisadores voltados para a problemática educacional maranhense e brasileira, considerando suas interligações com o contexto internacional. Tem como objetivos específicos: * desenvolver formação acadêmica e científica de docentes e profissionais de instituições educacionais e de pesquisa, com base na investigação, compreensão e interpretação da educação maranhense e brasileira, visando subsidiar as transformações do sistema educacional, mediante elaboração de novas propostas de políticas educacionais; * desenvolver a produção científica do Núcleo de Pesquisa em Educação, em articulação com as demandas quantitativas e qualitativas do Sistema Educacional em seus diferentes níveis, buscando atender as necessidades dos diversos segmentos da sociedade; * promover a articulação UFMA/Educação Básica e a integração ensino (Pós-Graduação/Graduação), pesquisa e extensão, através da produção coletiva de conhecimentos científicos; * promover intercâmbio técnico-científico com outras IES que desenvolvem programas de pesquisa e pós-graduação em educação, visando ao fomento à pesquisa e a atualização em temáticas relevantes no âmbito nacional e regional.

Direcciones

  • Dirección
  • Campus Universitário Dom Delgado, Avenida dos Portugueses nº 1966, São Luís-MA

  • Sitio oficial
  • www.educacao.ufma.br

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