Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Área de Concentração

Doutorado
SAÚDE DA FAMÍLIA
Saúde da Família compõe uma área do conhecimentos e campo de práticas complexos e profundamente imbricado com as mudanças do modelo de atenção à saúde no Brasil. Sua análise, avaliação e aperfeiçoamento demandam indissociabilidade entre teoria e prática na retroalimentação de referenciais teórico-medodológicos e político-insititucionais de produção de conhecimentos para o fortalecimento dos SUS. Adota os seguintes temas como eixos estruturantes da formação profissional: saúde como direito e consequente necessidade de identificação e atenção às necessidades de saúde da população na perspectiva da humanização do cuidado. A promoção da saúde e sua importância estratégica no desenvolvimento de ações intersetoriais e de fomento à participação popular e controle social. A integralidade do cuidado, a qual implica no trabalho em rede, em equipe multiprofissional, em educação permanente e na gestão participativa dos serviços de saúde. A ênfase dirige-se ao conhecimento critico e inovador articulado ao desenvolvimento profissional para aprimorar processos institucionais com impacto em nível locorregional, e nacional da atenção à saúde no âmbito da ESF.
Linha(s) de Pesquisa:
› ATENÇÃO E GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Esta linha de pesquisa explora e investiga os saberes e as práticas de gestão, da organização dos sistemas e serviços de saúde, da origem, evolução e controle dos problemas de saúde da população, bem como as tecnologias na promoção e na proteção específica da saúde, a prevenção das doenças e agravos, o cuidado clínico-assistencial, visando qualificar a Atenção Básica à Saúde, com enfoque na Estratégia de Saúde da Família e os atributos essenciais na atenção primária (primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado).
› EDUCAÇÃO NA SAÚDE E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Esta linha de pesquisa trata da formulação, implantação e avaliação de iniciativas, projetos, programas e políticas de formação e desenvolvimento profissional dos trabalhadores de saúde visando à reorientação dos processos de trabalho na saúde no sentido da humanização, integralidade, resolubilidade e participação popular, assim como o desenvolvimento, com base nos determinantes da saúde, de tecnologias inovadoras à melhoria das condições de saúde das populações e fomentar a participação popular e a autonomia dos sujeitos no cuidado à saúde.
Mestrado
SAÚDE DA FAMÍLIA
Linha(s) de Pesquisa:
› PROMOÇÃO DA SAÚDE
Formulação, implantação e avaliação de projetos e programas com base nos determinantes da saúde para promover o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, visando à melhoria das condições de saúde das populações, e fomentar a participação popular e a autonomia dos sujeitos no cuidado à saúde.
› EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Formulação, implantação e avaliação de iniciativas, projetos, programas e políticas de formação e desenvolvimento profissional dos trabalhadores de saúde, visando à reorientação dos processos de trabalho na saúde, no sentido da humanização, integralidade, resolubilidade e participação popular.
› ATENÇÃO E GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Formulação e desenvolvimento de investigações que enfoquem a elaboração, a implantação e a avaliação de iniciativas, projeto, programas e políticas de atenção e gestão do cuidado, no contexto da Estratégia Saúde da Família, no sentido da humanização, integralidade, resolubilidade e participação popular.
fim do conteúdo