Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: ANTONIO DE ABREU BATISTA JÚNIOR DATA: 22/04/2013 HORA: 08:30 LOCAL: AUDITÓRIO DEINF (SALA MULTIMÍDIA DEINF) / CCET TÍTULO:
Modelagem e Simulação Multiagente aplicada ao Controle de Tráfego Urbano.
PALAVRAS-CHAVES:
agente de trânsito BDI , arquitetura organizacional de agentes, simulação de trânsito.
PÁGINAS: 77 GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra ÁREA: Ciência da Computação RESUMO:
O problema do congestionamento é uma questão séria na vida urbana causando transtornos sociais tais como atrasos, perdas econômicas e poluição ambiental. Nesta dissertação é proposta uma arquitetura organizacional de agentes para atuar no controle do tráfego urbano ao longo de uma via arterial. A arquitetura BDI é usada para modelar a parte cognitiva dos agentes que compõem a arquitetura organizacional. Para o funcionamento coerente da organização é definido um protocolo de onda verde adaptativa (POVA). O protocolo tem como propósito gerar adaptação local e fluxo suave sobre a via. O simulador de tráfego (SUMO) é usado para testar e validar o protocolo. Ao final, a abordagem multiagente proposta é testada contra uma estratégia de sincronização fixa. Os resultados mostram que a estratégia multiagente supera a estratégia de sincronização fixa porque é capaz de representar de forma mais fidedígna o ambiente do trânsito.
MEMBROS DA BANCA: Presidente - 1564359 - LUCIANO REIS COUTINHO Interno - 2044484 - AREOLINO DE ALMEIDA NETO Externo à Instituição - EVANDRO DE BARROS COSTA - UFAL