Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: VICTOR MUNIZ GALVAO DATA: 14/06/2013 HORA: 16:00 LOCAL: Auditório do DEINF (Sala Multimídia) / CCET TÍTULO: Interface Organizacional Para Jogos de Computador. PALAVRAS-CHAVES: No original. PÁGINAS: 14 GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra ÁREA: Ciência da Computação RESUMO: Durante décadas jogos eletrônicos foram marcados por uma busca
incansável de gráficos realistas. No entanto, chegou-se a um ponto em que a
corrida por gráficos fotorealistas perdeu o fôlego, cedendo o espaço de
destaque como diferencial de vendas e fator decisivo para conquistar o
público a um elemento que costumava ser deixado em segundo plano: a
Inteligência Artificial. Neste novo contexto percebe-se um distanciamento
entre a IA acadêmica e a IA de jogos. De modo a contribuir com o avanço da
IA em jogos, propõe-se neste trabalho o uso da teoria organizacional, campo
relacionado aos sistemas multiagentes para prover ao jogador uma nova
forma de controle dos personagens não de forma unitária, mas coletiva. MEMBROS DA BANCA: Interno - 1460695 - CARLOS DE SALLES SOARES NETO Interno - 407513 - FRANCISCO JOSE DA SILVA E SILVA Presidente - 1178141 - MARIO ANTONIO MEIRELES TEIXEIRA