Banca de DEFESA: ANTONIO JOSE GRANDSON BUSSON
2015-08-26 15:03:24.67
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO JOSE GRANDSON BUSSON
DATA: 27/08/2015
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEINF
TÍTULO: SCENESYNC: UMA LINGUAGEM DE AUTORIA HIPERMÍDIA PARA DESCRIÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Engenharia de Documentos, Hipermídia, Linguagem de Autoria, Objetos de Aprendizagem.
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Linguagens de dom´ınio espec´ıfico (DSLs) sao linguagens de programa¸cao
projetadas para atender um dom´ınio particular de problema. Diferente de linguagens
convencionais de prop´osito geral, as DSLs exploram constru¸coes especializadas e
particulares para aquele dom´ınio, o que normalmente implica maior reuso, concisao,
simplicidade e aderencia ao problema. Um ponto central ´e que o dom´ınio de problema
de interesse precisa ser bem conhecido e nao tao abrangente para melhor explorar
especificidades de uma abordagem voltada para ele. O presente trabalho visa explorar,
de forma an´aloga ao uso de DSLs e linguagens de prop´osito geral, o emprego de uma
abordagem de dom´ınio para a especifica¸cao de uma linguagem de autoria multim´ıdia de
dom´ınio espec´ıfico. O objetivo do trabalho ´e especificar SceneSync, uma linguagem de
autoria multim´ıdia voltada para a cria¸cao de objetos de aprendizagem (ou OAs). Um
conceito amplamente adotado para objetos de aprendizagem em geral ´e o de que eles
sao qualquer entidade digital que pode ser usada, reusada ou referenciada no processo de
ensino-aprendizagem. Este conceito ´e demasiadamente amplo e requer uma especializa¸cao
para refletir melhor o tipo de conte´udo educacional que se est´a interessado em modelar.
Mostra-se neste trabalho que uma abordagem de dom´ınio ´e mais aderente para a autoria
de documentos multim´ıdia neste dom´ınio em particular. Em especial, tais objetos de
aprendizagem sao tratados como apresenta¸coes multim´ıdia em que normalmente um v´ıdeo
principal ´e usado como base para a sincroniza¸cao com objetos de diversos tipos de m´ıdia
como imagem, texto, ´audio e outros. O modelo conceitual em que se baseia SceneSync usa
t´ecnicas de dom´ınio, a composicionalidade baseada em cenas e o sincronismo temporal
baseado no paradigma de causalidade. SceneSync ´e uma linguagem de autoria multim´ıdia
de dom´ınio espec´ıfico ou uma mini-linguagem para autoria de OAs baseada em um modelo
conceitual restrito e espec´ıfico. A linguagem permite tradu¸cao de seu c´odigo para outras
linguagens como NCL e HTML.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1460695 - CARLOS DE SALLES SOARES NETO
Interno - 1178141 - MARIO ANTONIO MEIRELES TEIXEIRA
Externo à Instituição - RODRIGO LAIOLA GUIMARÃES - PUC - RJ