Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: MARCIO REGIS MANSO FRAGA DATA: 29/08/2016 HORA: 15:00 LOCAL: Auditório do DEINF TÍTULO: Adaptação de Jogos de Computador ao Gameplay Organizacional: Uma Arquitetura Genérica PALAVRAS-CHAVES: Agentes Inteligentes, Gameplay Organizacional, Modelo Organizacional, Framework, Jogos de Computador. PÁGINAS: 65 GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra ÁREA: Ciência da Computação RESUMO: Gameplay é o termo utilizado para definir a maneira que jogadores interagem com um certo jogo. Historicamente, o principal gameplay disponível em jogos de Computador está centrado no personagem controlado por um jogador. Em jogos onde o jogador tem o auxílio de um time de NPCs (non-playable characters), o comando do time ́e executado por ações microcontroladas ou pr ́e-definidas. Em alguns trabalhos na literatura apresentam um gameplay organizacional complementar, de modo que o jogador pode desenvolver estratégias coletivas para que seu time alcance as metas do jogo. O gameplay organizacional ́e baseado em especificações organizacionais, composto por esquemas, papéis, estratégias coletivas e normas sociais. Cada membro do time ́e controlado por um agente inteligente comprometido com a organiza ̧c ̃ao. Entretanto, alguns autores relatam a dificuldade em adicionar o gameplay organizacional em jogos existentes de diferentes estilos. O framework proposto permite que um jogo constru ́ıdo com um gameplay tradicional, centrado no personagem, possa ser estendido para o uso do gameplay organizacional. MEMBROS DA BANCA: Externo à Instituição - JOMI FRED HUBNER - UFSC Presidente - 1564359 - LUCIANO REIS COUTINHO Interno - 2074474 - TIAGO BONINI BORCHARTT