Banca de DEFESA: EGGO HENRIQUE FREIRE PINHEIRO
2017-07-07 13:30:14.251
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EGGO HENRIQUE FREIRE PINHEIRO
DATA: 19/07/2017
HORA: 13:30
LOCAL: Sala do NTI
TÍTULO: EVOLUTIONARY CLUSTERING SEARCH PARA PLANEJAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE TRENS DE CARGA
PALAVRAS-CHAVES: Planejamento de Circulação de Trens. Meta-heurística. Busca Evolutiva Guiada por Agrupamentos
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Ferrovias de trens de carga são os principais meios de transporte de materiais, tais como
minério de ferro, da sua origem até o seu destino. Geralmente para ferrovias de transporte
pesado,o destino é o porto. Nos últimos anos,a demanda de produção tem aumentado assim
como o uso da ferrovia para transportá-la, no entanto, a expansão da sua infraestrutura
requer um grande investimento. Assim, um planejamento de circulação de trens mais
efetivo que maximize a capacidade de tráfego se faz necessária. No entanto, em algumas
situações a sua otimização é bastante complexa para ser executada,um problema NP-Difícil.
Embora todo trabalho elaborado nesse tema é geralmente aplicado localmente em uma
única ferrovia, esse trabalho provê uma base genérica de ferrovias gerado por heurísticas.
Além disso, essa dissertação lida com o problema de circulação de trens aplicado a ferrovias
mistas envolvendo trens de carga assim como trens de passageiros compartilhando o mesmo
recurso e com diferentes prioridades. É proposto um novo modelo matemático estendido
de um trabalho existente na literatura que procura evitar conflitos ao invés de permitir
soluções inviáveis sendo necessário reparação delas ou descarte. Esse modelo lida com uma
quantidade variada de linhas em locais de parada compatível com várias abordagens de
sistema de sinalização disponíveis assim como considera ultrapassagens de forma a evitar
DeadLocks da mesma forma que trata contextos de trens em circulação como planejados
para realizar a otimização. Para otimizar o planejamento de circulação de trens é aplicado
uma abordagem do Evolutionary Clustering Search (ECS) com múltiplas heurísticas e um
operador de mutação modificado do Algoritmo Genético como componente do ECS. Os
experimentos computacionais mostram que o ECS supera quase todos os cenários de teste
e o operador de mutação modificado melhora significativamente os resultados finais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1091306 - ALEXANDRE CESAR MUNIZ DE OLIVEIRA
Interno - 2044484 - AREOLINO DE ALMEIDA NETO
Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA MELLO ROSSETI - UFF
Interno - 2351437 - SAMYR BELICHE VALE