Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: RENATO DE ARAÚJO OLIVEIRA DATA: 27/04/2018 HORA: 14:30 LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TÍTULO: Uma Ferramenta de Gamificação para Avaliação de Aprendizagem de Disciplinas de Graduação em Computação PALAVRAS-CHAVES: Informática na Educação. Gamificação. Jogos Educacionais. Avaliação
de Aprendizagem. PÁGINAS: 81 GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra ÁREA: Ciência da Computação RESUMO: A vida acadêmica é uma etapa em que se investe muito tempo e esforço, no entanto, a falta
demotivaçãodosalunosparaoestudoéumaquestãoquepreocupaosprofessores.Pesquisas
recentesmostramqueaGamificaçãotemcomofunçãoinduzirocomportamentodaspessoas,
melhorando seu engajamento em uma determinada tarefa. Por essa razão, professores
têm usado a Gamificação em sala de aula como estratégia motivadora. Este trabalho tem
como objetivo propor e implementar uma ferramenta de gamificação voltada à avaliação
de aprendizagem de disciplinas de graduação em Computação. A aplicação da ferramenta
foi realizada em duas turmas de Computação da Universidade Federal do Maranhão, a
disciplinadeAlgoritmosIeadisciplinadeFundamentosdaComputação.Foramanalisados
os perfis dos alunos mapeando seus comportamentos a partir da utilização das tecnologias
envolvidas na pesquisa. Os resultados demostram que a aplicação da ferramenta conseguiu
engajarmaisosalunosnaresoluçãodetarefasdasdisciplinas,chegandoaaproximadamente
85% das tarefas resolvidas e 38% entregues no prazo estipulado pelo professor.
MEMBROS DA BANCA: Presidente - 1178141 - MARIO ANTONIO MEIRELES TEIXEIRA Interno - 2074474 - TIAGO BONINI BORCHARTT Externo à Instituição - FERNANDO ANTONIO MOTA TRINTA - UFC