Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: DANIEL DE SOUSA MORAES DATA: 17/07/2019 HORA: 14:30 LOCAL: Laboratório Telemídia TÍTULO: Análise de um Ambiente Gamificado para o Ensino de Algoritmos PALAVRAS-CHAVES: Gamificação. Algoritmos. Informática na educação. PÁGINAS: 89 GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra ÁREA: Ciência da Computação RESUMO: A desmotivação e falta de engajamento tem sido um dos principais fatores para a evasão
e desistência em cursos do ensino superior, principalmente entre os cursos de ciências
exatas. Nos cursos de Ciência da Computação o cenário não difere dos demais, colocando-o
entre os com maiores índices de evasão. Com a mudança no processo ensino-aprendizagem
ocasionada pela introdução das tecnologias, uma das alternativas para amenizar esses
problemas é a utilização de elementos de jogos, técnica conhecida como gamificação. Este
trabalho propõe-se a apresentar uma análise do uso da gamificação em um ambiente
virtual de aprendizado voltado para o ensino de algoritmos. Através de um experimento
controlado com um questionário de avaliação de motivação, observa-se que os elementos
de gamificação selecionados e aplicados se mostraram eficientes na promoção do empenho
e motivação nos participantes.
MEMBROS DA BANCA: Presidente - 1460695 - CARLOS DE SALLES SOARES NETO Externo à Instituição - MANOEL CARVALHO MARQUES NETO - IFBA Interno - 1178141 - MARIO ANTONIO MEIRELES TEIXEIRA