???iracessibilidade???

DISCENTE: MIRIAM AMANDA TORRES LUSTOSA
DATA: 29/08/2024
LOCAL: Online - google meet
TÍTULO: FRAMEWORK GAMIA EDU: UM SISTEMA EDUCACIONAL GAMIFICADO, PERSONALIZADO E ADAPTADO AO ALUNO
PALAVRAS-CHAVES: gamificação; framework; educação a distância; estilo de aprendizagem; educação superior.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Esta pesquisa trata sobre a personalização da gamificação em plataformas voltadas para o ambiente educacional visando sua aplicação em cursos superiores ofertados na modalidade a distância de forma a motivar e engajar os alunos. A proposta tem por objetivo desenvolver um framework conceitual para ambientes virtuais de aprendizado, personalizando a gamificação, usando o HEXAD, e adaptando a aprendizagem ao estilo de estudo dos discentes. Como metodologia principia-se por uma revisão na literatura, seguida do desenvolvimento de um design instrucional culminando na elaboração do framework proposto que utiliza aprendizado de máquina para personalizar a interface e experiência do usuário. O framework foi validado através da implementação de um sistema educacional online. Os resultados indicam que a gamificação e a personalização não apenas aumentaram o engajamento, mas também melhoraram o desempenho acadêmico e a satisfação com a experiência de aprendizado, apontando que quando a gamificação é utilizada de forma adequada, com outras técnicas pedagógicas, supera determinadas limitações existentes na educação a distância. Este estudo contribui ao incluir uma proposta de modelo teórico orientativo para a implementação da gamificação personalizada com aprendizagem adaptativa.
Externo à Instituição - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES - UFPI
Interno - 2351783 - FRANCISCO GLAUBOS NUNES CLIMACO