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Defesa de Dissertações


A Dissertação de Mestrado será preparada sob aconselhamento do Orientador, devendo obrigatoriamente ser um trabalho individual, inédito e revelador do domínio do tema escolhido e da capacidade de sistematização dos conhecimentos adquiridos.
Os seguintes procedimentos deverão ser adotados como preparação para a Defesa de Dissertação:

  1. O orientador deve realizar o cadastro da banca de defesa de dissertação via SIGAA. Tutorial disponível em: https://docs.google.com/document/d/1L4GnBezqqqwpSYZeASaW4jKD4FxtQxN1rqi5AedZf_E/edit?usp=sharing
  2. O discente e orientador devem enviar para o e-mail da Coordenação (ppgcc@ufma.br) o Requerimento de Defesa de Dissertação (disponível em Regimentos/Normas), no qual deve ser sugerida a composição da banca e a data prevista para a defesa;
  3. Enviar através do e-mail da Coordenação (ppgcc@ufma.br) em formato PDF o documento da dissertação e de artigos publicados;
  4. Enviar um exemplar da dissertação em formato PDF a cada um dos membros titulares da banca (a critério da banca, podem ser enviadas cópias físicas, com encadernação simples);

  5. O requerimento de defesa deve ser entregue considerando o calendário de reuniões do colegiado, que irá deliberar sobre a aprovação do mesmo. Deve-se garantir uma ANTECEDÊNCIA MÍNIMA de 20 dias da data de defesa a partir da data de aprovação do requerimento pelo colegiado do PPGCC, para que sejam tomadas as providências cabíveis;

  6. A banca examinadora será composta pelo orientador e mais 02 membros doutores, um deles necessariamente externo ao Programa (não pertencente ao quadro docente da UFMA). No caso de haver co-orientador, então a banca será composta por 04 membros. Deve-se seguir a norma complementar de composição de banca.

  7. Deve-se indicar também 02 membros suplentes para a banca examinadora, os quais podem ser professores da UFMA. Para estes, será enviado apenas o PDF da dissertação;

  8. A ATA de Defesa é documento obrigatório e comprobatório da defesa, devidamente assinada por todos os membros da banca eletronicamente, num prazo de até 05 (cinco) dias corridos após a defesa. No caso de banca presencial, a ATA também deverá assinada eletronicamente;

  9. Os alunos que obtiverem a menção Aprovado na Defesa de Dissertação terão um prazo não superior a 45 dias para entregar a versão final da dissertação;

  10. Os alunos que obtiverem a menção Aprovado com Restrição na Defesa de Dissertação terão um prazo não superior a 90 dias para entregar a versão final da dissertação;

  11. O diploma do aluno só poderá ser solicitado após a entrega da versão final da dissertação, bem como de todos os documentos exigidos;

  12. Após a aprovação da dissertação pela banca examinadora, deverão ser enviados ao e-mail institucional do programa (ppgcc@ufma.br) os seguintes documentos necessários para que seja providenciado o registro da dissertação na Diretoria Integrada de Bibliotecas - DIB (que é providenciado pela Coordenação do PPGCC):

    1. Arquivo único da versão final da dissertação ou tese, em formato PDF não protegido, sem assinaturas dos membros da banca examinadora, devidamente revisada e normalizada no padrão do programa, em capa própria (disponível na página Web do PPGCC na Seção Documentos>Outros) e com ficha catalográfica (SIGAA no módulo Portal do Discente, na aba Biblioteca - Serviços ao Usuário);

    2. Termo de autorização para publicização na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), assinado digitalmente pelo autor do trabalho, bem como pelo seu respectivo orientador e coorientador (se houver). Somente assinatura eletrônica, como gov.br, adobe e outros; quando se tratar de sigilo, a disponibilização parcial do trabalho (incluindo apenas os elementos pré-textuais) deverá ser informada no campo específico do Termo, mencionando o motivo do sigilo e, se possível, o prazo para disponibilização total de seu conteúdo. O termo está disponível na página Web do PPGCC na Seção Documentos>Formulários) ;

    3. Cópia RG e CPF. No caso de discentes estrangeiros, o passaporte;

    4. Documento Nada Consta da Biblioteca (SIGAA no módulo Portal do Discente, na aba Biblioteca - Serviços ao Usuário).

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