???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: INEZ CAVALCANTI DANTAS

2025-07-30 08:36:02.405

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INEZ CAVALCANTI DANTAS
DATA: 30/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/rzi-vwse-kny
TÍTULO: A Janela de Tempo Ideal: Otimizando Indicadores Bibliométricos para Prever o Sucesso de Curto Prazo de Pesquisadores
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizado de máquina. Perceptron multicamadas. Redes neurais. Predição de sucesso. Cientometria. Cientométricas. Previsão de sucesso científico.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Prever o sucesso de um pesquisador por meio da avaliação do sucesso de suas publicações é um tópico importante que vem atraindo cada vez mais atenção na comunidade científica. No entanto, nesse contexto, não existem estudos abrangentes que forneçam o tamanho ideal da amplitude da janela para a captura de publicações como base para o cálculo de preditores. Neste estudo, estamos interessados em como janelas temporais curtas ou longas usadas como base para o cálculo de índices bibliométricos preditivos afetam a precisão do classificador que categoriza os pesquisadores entre aqueles com publicações recentes bem-sucedidas e outros pesquisadores. Usando o conjunto de dados da American Physical Society (APS), comparamos o desempenho dos classificadores. Usamos validação cruzada de 10 folds para determinar o classificador mais preciso em ambos os cenários descritos acima. Nós encontramos que uma avaliação mais abrangente dos cientistas é necessária sugerindo que uma janela longa supera uma janela curta.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1564359 - LUCIANO REIS COUTINHO
Interno - 407513 - FRANCISCO JOSE DA SILVA E SILVA
Externo à Instituição - RICARDO DE ANDRADE LIRA RABÊLO - UFPI
Co-orientador - 1014571 - ANTONIO DE ABREU BATISTA JÚNIOR

???fimConteudo???