???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Mestrando do PGLetras/UFMA é premiado no maior evento de mobilidade urbana da América Latina

2024-07-09 10:54:01.537

Com um projeto inovador, disruptivo e inclusivo, o “Maio Amarelo Sem Fronteiras”, o mestrando Ulisses Bertoldo, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi premiado no maior evento de mobilidade urbana da América Latina. O projeto, desenvolvido em coautoria com os Observadores Certificados Anderson Boás e Johnathan Fontinele, visa integrar a educação para o trânsito no contexto de ensino/aprendizagem de idiomas, promovendo a segurança viária no contexto educacional, abrangendo escolas, escolas bilíngues, cursos de idiomas e graduações.

“Através da integração de conteúdos relacionados à segurança viária, os alunos ativam habilidades linguísticas, além de pensamento crítico, empatia e consciência social, gerando efeitos positivos no trânsito, transporte e mobilidade. Na UFMA, foi gratificante a parceria com o Departamento de Letras através da graduação em Letras - Francês", destaca Ulisses Bertoldo.

A premiação ocorreu durante a 7ª Edição do Prêmio Destaques Maio Amarelo. Neste ano, o reconhecimento fez parte da 3ª Edição do Parque da Mobilidade Urbana, um evento significativo que celebra e promove iniciativas voltadas para a segurança no trânsito e a mobilidade urbana sustentável. O evento foi realizado nos dias 13 e 14 de junho, em São Paulo.

O Movimento Maio Amarelo é uma iniciativa global que visa conscientizar a sociedade para a redução da violência no trânsito. No Brasil, a ação foi idealizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), uma entidade sem fins lucrativos que atua em parceria com a ONU e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Já o projeto maranhense “Maio Amarelo Sem Fronteiras” foi criado para ser desenvolvido nacional e internacionalmente, utilizando uma abordagem que transcende fronteiras geográficas e linguísticas.

???fimConteudo???