Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE FLORÊNCIO LISBOA

2024-10-30 15:20:56.507

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE FLORÊNCIO LISBOA
DATA: 29/11/2024
HORA: 08:30
LOCAL: meet.google.com/fay-xbbj-akj
TÍTULO: "O nome é lição porque é uma lição de vida": moralidades e governamentalidade no PROERD Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Controle Social; Etnografia; Poder Pastoral; PROERD; Representação.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO: O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Polícia Militar que visa prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes em escolas públicas. A pesquisa proposta tem como objetivo geral investigar as representações que crianças e educadores têm sobre o PROERD, enquanto os objetivos específicos incluem analisar os fundamentos teóricos e práticos do programa; investigar os efeitos da presença da Polícia Militar na escola e compreender como as dinâmicas abordadas são percebidas por estudantes e professores. A metodologia envolve revisão bibliográfica, etnografia multissituada (Marcus, 1995), etnografia online (Leitão & Gomes, 2017) na análise da presença do PROERD nas redes sociais e conversas informais (Fonseca, 1998) com os atores sociais envolvidos na dinâmica do programa. Identificou-se uma lacuna de pesquisa sobre o programa, com 49 estudos realizados, todos por militares, na plataforma Sucupira, o que ressalta a necessidade de investigações mais plurais, realizadas por diferentes olhares e perspectivas. A pesquisa se fundamenta em conceitos de representação e estigmatização, discutidos por Erving Goffman (1975, 2004) e Stuart Hall (2016), para compreender como as percepções sobre o PROERD são construídas socialmente. A governamentalidade (2008) de Michel Foucault é acionada para relacionar o PROERD com o poder pastoral e controle social, permitindo uma análise crítica das práticas disciplinares (1987), assim como por meio da reflexão da presença da Polícia Militar nas escolas. Este estudo busca contribuir para o entendimento das representações do PROERD e seus efeitos na formação de condutas entre crianças e educadores, oferecendo uma perspectiva crítica sobre as práticas instrutivas, performances e dinâmicas sociais associadas ao programa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1115710 - AMANDA GOMES PEREIRA
Interno - 1695124 - GAMALIEL DA SILVA CARREIRO
Externo à Instituição - VINÍCIUS RODRIGUES GONÇALVES - UERJ
Co-orientador externo à instituição - Jonas Henrique de Oliveira - UESPI

fim do conteúdo