Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO ROBERTO SILVA DE MORAES

2024-08-14 10:59:05.047

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO ROBERTO SILVA DE MORAES
DATA: 22/08/2024
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: Preservação da Privacidade na Publicação de Dados: Requisitos a Métodos
PALAVRAS-CHAVES: Requisitos de Privacidade, Legislação, Abordagens de Privacidade, Modelos de Privacidade
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
RESUMO: Avanços tecnológicos possibilitaram um aumento na eficiência da coleta e análise de dados, impactando em descoberta de novos padrões que auxiliam em tomadas de decisões, refletindo positivamente em vários setores da vida das pessoas. Dados coletados podem conter dados sensíveis, capazes de comprometer a privacidade e o uso indevido pode gerar prejuízo material e/ou social aos proprietários dos dados. O comprometimento da privacidade, no uso e compartilhamento de dados, é um grande desafio levando vários países a criarem regulamentos de como os dados pessoais deveriam ser tratados. No Brasil temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece a obrigatoriedade que órgãos públicos e privados tratem as informações pessoais de maneira a não violar à privacidade. Porém não é objetivo das regulamentações definir em termos técnicos quais tecnologias que devem ser utilizadas para prover a privacidade no uso de dados pessoais. Elas abordam de maneira geral como os gestores dos dados devem tratar os dados pessoais, cabendo-lhe a escolha de como os dados devem ser tratados. Na Computação existe várias abordagens que garantem certos níveis de privacidade no momento do compartilhamento dos dados, entretanto estas abordagens impactam diretamente na utilidade dos dados, gerando um problema para quem irá utilizá-los, devido querem a máxima utilidade. Portanto quais os requisitos que o gestor responsável pelo compartilhamento deve levar em consideração para realizar o balanceamento entre utilidade e privacidade na escolha da abordagem de privacidade. Esta pesquisa estabelece uma metodologia que mapeia de requisitos a técnicas de privacidade para a publicação de dados tabulares, levando em consideração a utilidade e privacidade dos dados. Aplicamos a metodologia em uma base de dados pública onde se era possível identificar unicamente 10,98\%, mesmo com a supressão dos identificadores explícitos, com o uso da metodologia proposta conseguimos uma privacidade em que o menor grupo formado possuía 8 registros indistinguíveis entre si e preservou a utilidade para análises estatísticos com campo de busca limitado, porém os resultados obtidos possuíam veracidade dos dados originais.
Presidente - 1564359 - LUCIANO REIS COUTINHO
Interno - 407513 - FRANCISCO JOSE DA SILVA E SILVA