Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de PROPOSTA DE TESE/DISSERTAÇÃO: SELLES GUSTAVO FERREIRA CARVALHO ARAUJO

2024-09-05 11:23:00.021

Uma banca de PROPOSTA DE TESE/DISSERTAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SELLES GUSTAVO FERREIRA CARVALHO ARAUJO
DATA: 05/09/2024
HORA: 08:30
LOCAL: meet.google.com/zik-ayfb-dap
TÍTULO: Realocação de Circuito Ciente de Crosstalk Inter-Núcleos para Redes Ópticas Elásticas com Multiplexação por Divisão Espacial
PALAVRAS-CHAVES: Redes Ópticas Elásticas, Multiplexação por Divisão Espacial, RMSCA, Realocação de Circuito, Efeitos de Camada Física, Crosstalk Inter-Núcleos.
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
RESUMO: A rede óptica elástica com multiplexação por divisão espacial (Elastic Optical Network with Spatial Division Multiplexing (EON-SDM)) é uma candidata promissora para lidar com a alta demanda de tráfego de dados na Internet. As EON-SDM utilizam fibras ópticas multinúcleos, onde cada núcleo possui recurso independente e pode ser utilizado para acomodar demandas de forma eficiente em relação às redes tradicionais. Essa acomodação eficiente é devido o espectro óptico ser dividido em pequenos intervalos de frequência de 12,5GHz, denominados slots, proporcionando flexibilidade no atendimento de requisições de diferentes larguras de banda e, consequentemente, otimizando a utilização dos recursos. Os recursos para uma requisição de circuito são alocados com a resolução do problema Routing, Modulation, Core and Spectrum Allocation (RMCSA), o qual consiste em definir uma rota, selecionar um formato de modulação, escolher um núcleo e uma faixa de espectro. Em seguida, o estabelecimento do circuito ocorre após as verificações de sua Quality of Transmission (QoT), que deve estar de acordo com as exigências da rede. Tais verificações são necessárias devido o sinal óptico ser degradado ao longo de sua propagação na rota em razão das Physical Layer Impairment (PLI). Dentre as PLI, o Crosstalk (XT) inter-núcleos é um problema comum das EON-SDM e ocorre devido os circuitos que estão sobrepostos em núcleos vizinhos provocarem interferências entre si. Uma forma de lidar com o XT é adoção de algoritmos RMCSA que utilizam informações do crosstalk para tomada de decisão. Porém, a dinamicidade do tráfego na rede potencializa a ocorrência de sobreposições entre circuitos em núcleos vizinhos e, consequentemente, aumenta a probabilidade de acontecer bloqueios relacionados ao crosstalk. Uma alternativa para este problema é a utilização de realocação de circuitos. Estratégias de realocação possibilita a reorganização dos circuitos ativos com objetivo de evitar ou mitigar o crosstalk inter-núcleos, gerando blocos de slots livres de sobreposições e aumentando a capacidade de atendimento da rede. Neste contexto, esta proposta de tese propõe um algoritmo de realocação de circuito para lidar com o problema de crosstalk inter-núcleos, no qual é aplicado em cenários de rede com e sem ciência de XT. Para a avaliação de desempenho foram utilizadas as métricas Probabilidade de Bloqueio de Banda (PBB), Probabilidade de Bloqueio de Circuito (PBC) e estatística das realocações nas topologias NSFNET e EON. Na topologia NSFNET, a menor redução de PBB foi de aproximadamente 30% enquanto que para a topologia EON foi de 35%, realocando no máximo uma média de 0,25% dos circuitos ativos da rede. Por fim, ao final desta proposta de tese foram destacados os direcionamentos para continuação do trabalho.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 803.957.673-34 - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES
Interno - 015.530.343-09 - FRANCISCO AIRTON PEREIRA DA SILVA
Interno - 005.693.753-98 - JOSE VALDEMIR DOS REIS JUNIOR
Externo à Instituição - GUSTAVO BITTENCOURT FIGUEIREDO - UFBA
Externo à Instituição - WILLIAM FERREIRA GIOZZA - UnB

fim do conteúdo