Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA MACHADO CARVALHO NUNES

DISCENTE: LUCIANA MACHADO CARVALHO NUNES
DATA: 27/05/2024
LOCAL: Videoconferência Gravada no Google Meet
TÍTULO: COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DO MÉTODO CANGURU: INSERÇÃO DE PRÁTICA COMUNICATIVA NO PRÉ-NATAL PARA AMPLIAR O ENVOLVIMENTO DAS FAMÍLIAS
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação, Saúde, Práticas comunicativas, Cidadão.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Este estudo tem como proposta o desenvolvimento de uma estratégia para promover o conhecimento e a apropriação de informações sobre o Método Canguru, para as famílias em acompanhamento pré-natal, compreendendo que a partir dessa interação será oportunizado um cuidado integral. Busca-se compreender como a interface entre Comunicação e Saúde, pode potencializar a participação cidadã, para promoção de um cuidado mais humanizado, na medida em que facilita o acesso a informações sobre o método e seus benefícios; otimiza o fluxo de orientações para as famílias e gera identificação e compreensão. O artefato sugerido é uma série de vídeos educativos a serem disponibilizados durante o pré-natal, possibilitando o acesso às informações de interesse das gestantes e seus acompanhantes de maneira simples, objetiva e com foco nas suas necessidades. Para iniciar a pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico para aprofundamento nos conteúdos relacionados à implementação do produto, a saber: Comunicação e Saúde, contemplando a interrelação entre as duas áreas para a centralidade no cidadão; Comunicação Comunitária, como embasamento para a construção de uma comunicação que fomente a participação e a construção coletiva; Conceito de Políticas Públicas, para apresentar o “universo” em que o Método Canguru está Inserido, bem como pesquisa documental para conhecer as políticas, manuais, normas e legislação que se relacionam com o Método Canguru. O campo empírico para o desenvolvimento da pesquisa é o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – HU-UFMA. No qual, foram aplicados questionários junto às equipes da Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais - UCIP e da Unidade de Obstetrícia - UO, com o intuito de identificar os conteúdos técnicos que foram abordados e as condições que favoreceram a implementação e manutenção da prática comunicativa. Para traçar o perfil do usuário, promovendo maior aproximação e diálogo, serão realizadas entrevistas com as famílias em atendimento na UCIP e UO, visando detectar as principais necessidades, dificuldades, expectativas e dúvidas mais frequentes a serem contempladas nos vídeos. A realização do estudo, justifica-se devido à necessidade de otimizar o acesso a informações sobre o Método Canguru no pré-natal, considerando que esse âmbito do conhecimento contribuirá para o fortalecimento da Política de Atenção Humanizada ao Recém-nascido de baixo peso, na medida em que gera impactos positivos na experiência de atendimento, apropriação de informações e exercício de direitos dos cidadãos atendidos.
Interno - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA
Externo à Instituição - MARYNEA SILVA DO VALE - HU-UFMA