Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREY RAFAEL CAMPOS SILVA

DISCENTE: ANDREY RAFAEL CAMPOS SILVA
DATA: 28/05/2024
LOCAL: Vídeo conferência - Plataforma Google Meet
TÍTULO: ROMPER GRADES, CRUZAR TRILHOS - CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES ENTRE ALUNOS DA UEB PROFESSOR JOSÉ GONÇALVES DO AMARAL RAPOSO, NO BAIRRO DE PEDRINHAS, SÃO LUÍS-MA
PALAVRAS-CHAVES: Pedrinhas. Identidades. Consciência histórica. Direito à cidade.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO: A dissertação tem por objetivo refletir sobre os processos de elaboração das identidades de alunos do 9º ano, estudantes da UEB professor José Gonçalves do Amaral Raposo, do bairro de Pedrinhas, na zona rural de São Luís/MA, em confronto com as diversas representações sociais que se consolidaram no imaginário popular. O bairro de Pedrinhas torna-se oculto no interior dessas representações, dominado em seu horizonte pelos muros e grades do Complexo Penitenciário de São Luís (popularmente conhecido como Pedrinhas). A visão da penitenciária invisibiliza o bairro e reduz seus moradores a um perfil carregado por estereótipos, definido pela violência e “marginalidade”. Diante dessa realidade, procuramos compreender as particularidades da escola e das experiências vivenciadas pelos alunos do 9º ano, e por meio do Ensino de história, observar os modos pelos quais eles estabelecem sentidos históricos para a construção de suas consciências históricas, evidenciadas nas diferentes narrativas e identidades individuais e coletivas por eles erigidas, ao mesmo tempo em que estruturam seu direito à cidade. Por fim, pretendemos produzir uma exposição fotográfica que inscreva a partir de seus registros as formas diversas como esses estudantes vivenciam sua escola, seu bairro e produzem suas próprias narrativas.
Interno - 3294403 - ANA PAULA DOS SANTOS REINALDO VERDE
Presidente - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA