Banca de DEFESA: MARCELO SILVA NUNES

DISCENTE: MARCELO SILVA NUNES
DATA: 04/07/2024
LOCAL: Vídeo conferência - Plataforma Google Meet
TÍTULO: CONTOS HISTÓRICOS COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: produzindo contranarrativas em sala de aula
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, Relações étnico-raciais, Educação Antirracista.
ÁREA: História
RESUMO: No ambiente escolar, a diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os estudantes e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Para que este direito seja garantido, nenhum grupo social pode ter sua história suprimida dos currículos escolares. Assim, a criação das leis 10.639/2003 e 11.635/2008 se tornaram marcos para o processo de diversificação do currículo escolar, tirando da invisibilidade, os povos e comunidades tradicionais (afrodescendentes e indígenas). Consequentemente, conceitos foram revistos, metodologias foram criadas e novas narrativas foram produzidas. Mas como estas mudanças ocorrem na prática educativa? Que tipo de formação é necessária para os professores? Compreender as etapas que compõe a elaboração do currículo escolar, a relação entre a escola e a comunidade em que vive o aluno, a fim de que este perceba sua identidade, promover a mediação entre os saberes escolares e os saberes históricos, são alguns dos temas abordados nesta dissertação. Para fundamentação teórica selecionamos autores ligados a pedagogia antirracista: Munanga (2015), Gomes (2015), Castro (2023), entre outros. Também foram realizadas entrevistas com professores de História e visitações em escolas para acompanhar o trabalho docente em sala de aula sobre a temática da educação para as relações étnico-raciais. O objetivo é perceber como se dá a interlocução entre educação e discriminação racial como um aspecto para se pensar a democratização da educação, que como direito social deve garantir o direito à diferença e enfrentar o desafio de implementar políticas que superem as desigualdades sociais. Mais do que o acréscimo de conteúdos a diversidade étnico-racial é sinônimo e critério de qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas.
Presidente - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Interno - 2413345 - ROSENVERCK ESTRELA SANTOS