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Banca de DEFESA: EDILENE ROCHA DE ABREU

2024-06-24 15:24:34.08

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILENE ROCHA DE ABREU
DATA: 27/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Video confenferência
TÍTULO: Educação para as relações étnico-raciais com o Movimento Crespos Cacheados em Caxias-MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Educação Étnico-racial; Movimento CresposCacheados.
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: Educação para as relações étnico raciais é uma maneira de contribuir para uma sociedade inclusiva, principalmente quando relacionada com as experiências dos próprios alunos e por abranger ações que valorizem a autoestima e o empoderamento. O objetivo desta pesquisa é possibilitar meios de dialogar e aprender com o movimento negro, tendo como foco a estética e a corporeidade negra como símbolo de resistência em uma sociedade que, ainda, mantém padrões definidos pelo processo de colonização. Dessa forma, o ensino amplia o foco do currículo escolar de uma história eurocêntrica para uma história do Brasil que valorize sua diversidade cultural, contemplando o que diz a Lei nº 10.639, de 2003 que altera a Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira. Nesse sentido, buscamos estreitar os laços da escola com o movimento negro, trocando experiências com o Movimento Crespos Cacheados da cidade de Caxias – MA, que realiza um trabalho com a juventude negra. Para demonstrar a aplicabilidade desta pesquisa, será produzida uma cartilha sobre educação étnico-racial que servirá como sugestão de material educativo para os professores de história do ensino médio.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSE HENRIQUE DE PAULA BORRALHO - UEMA
Presidente - 1875517 - MARCELO PAGLIOSA CARVALHO
Interno - 1798230 - VIVIANE DE OLIVEIRA BARBOSA

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