Banca de DEFESA: MARCUS VINÍCIUS DA LUZ ROCHA SOUSA

DISCENTE: MARCUS VINÍCIUS DA LUZ ROCHA SOUSA
DATA: 08/07/2024
LOCAL: Vídeo conferência - Plataforma Google Meet
TÍTULO: MEMÓRIAS DA FÉ: o ensino de história e a educação patrimonial a partir dos Festejos de Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina-PI.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Patrimonial; Ensino de História; Catolicismo Popular; Bocaina/PI.
ÁREA: História
RESUMO: Essa pesquisa analisa o festejo de Nossa Senhora da Conceição como Patrimônio Cultural Imaterial e religioso da cidade de Bocaina/PI, sendo essa festividade produtora de identidade e pertencimento. Traz como objetivo trabalhar a história local, a religiosidade e cultura popular no ensino de história na perspectiva da metodologia da Educação Patrimonial, operacionalizando conceitos como lugares de memória (Nora, 1993), patrimônio (Meneses, 2012), prática, representação e apropriação (Chartier, 2002) e carnavalização (Bakhtin, 1999). A pesquisa foi desenvolvida através do projeto de educação patrimonial “Memórias da Fé” aplicado aos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Urbano Leal em Bocaina-PI. Assim, através da problematização sobre a produção e aprendizagem da História a partir do patrimônio cultural, vislumbra-se a possibilidade dos docentes da educação básica trabalharem a cultura e a religiosidade popular católica no ensino de história.
Externo à Instituição - FRANCISCO WALDILIO DA SILVA SOUSA - UFMA
Interno - 343.634.083-91 - JÚLIA CONSTANÇA PEREIRA CAMÊLO