Banca de DEFESA: LETYCYA CRISTINA BARBOSA VIEIRA

DISCENTE: LETYCYA CRISTINA BARBOSA VIEIRA
DATA: 27/05/2024
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Vitrine virtual: uma proposta tecnológica para a promoção do acervo da Biblioteca Setorial de Pinheiro
PALAVRAS-CHAVES: biblioteca universitária; vitrine virtual; marketing do acervo; promoção do acervo; QR Code.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: As bibliotecas universitárias têm um papel crucial no apoio educacional e na produção científica das universidades. A Biblioteca de Pinheiro é uma biblioteca universitária que se vê diante do desafio de prestar um serviço de excelência ao seu usuário, por isso necessita buscar alternativas que inovem e modernizem as formas de acesso ao seu principal produto, que é a informação disponibilizada em seu acervo. No intuito de contribuir com este propósito, este estudo buscou desenvolver uma vitrine virtual para a interação entre a comunidade de usuários da Biblioteca de Pinheiro e o acervo por meio de ambiente virtual, com foco na promoção e melhoria da usabilidade do acervo, atendimento das necessidades informacionais e disseminação da informação científica, tecnológica e sociocultural na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A pesquisa foi dividida em: pesquisa bibliográfica, estudo prospectivo sobre vitrine virtual na promoção de acervo de bibliotecas, mapeamento do acervo da Biblioteca de Pinheiro, desenvolvolvimento da vitrine virtual, desenvolvimento e registo da marca da vitrine, solicitação de registro da vitrine como programa de computador no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), geração dos códigos de QR Code para fixação nas estantes e elaboração de material informativo. Ao analisar os resultados obtidos no estudo prospectivo, verificou-se uma falta de registros de vitrines virtuais com esse propósito na Base de Programas de Computador do INPI e poucas publicações técnico-científicas nos sistemas de informação analisados que pudesse subsidiar a elaboração da vitrine. No mapeamento do acervo, identificou-se as suas principais características quanto ao tipo de material informacional da sua coleção, área de conhecimento abrangida, usuários que mais utilizam o acervo e usabilidade dos títulos da área das Ciências da Saúde, foco desta pesquisa. O processo de desenvolvimento da vitrine considerou seis etapas: planejamento, design e layout, desenvolvimento, conteúdo e teste de usabilidade. O teste de usabilidade evidenciou que os usuários estão satisfeitos com a vitrine, tendo em vista que os entrevistados avaliaram como “Excelente” grande parte dos critérios avaliativos sobre as funcionalidades e usabilidade do produto, além do mais todos afirmaram que ela cumpriu com o seu propósito e voltariam a utilizá-la. A vitrine foi construída com base nas necessidades de seus potenciais usuários que apresentaram sugestões e dificuldades em relação ao atual sistema de consulta ao acervo adotado pelas bibliotecas da UFMA, o catálogo on-line. Sendo assim, os resultados satisfatórios com a vitrine revelam a importância da consulta dos potenciais usuários para a construção do produto ou definição de melhorias funcionais. Ademais, desenvolveu-se uma ferramenta que pode contribuir significativamente para que a biblioteca cumpra com o seu papel na universidade e na sociedade, com a divulgação da produção tecno-científica e sociocultural e democratização do conhecimento. Outra perspectiva seria a sua expansão com a inclusão de requisitos funcionais que possam oferecer melhores experiências ao usuário e melhorar o seu relacionamento com a biblioteca.
Co-orientador - 1930277 - DAVI VIANA DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOÃO PEDRO DE CASTRO NUNES PEREIRA - UESC-BA