Banca de DEFESA: DENISE FRAZAO CASTRO

DISCENTE: DENISE FRAZAO CASTRO
DATA: 30/08/2024
LOCAL: Google meet
TÍTULO: PRODUÇÃO DE SHAMPOO ESFOLIANTE E ANTIFÚNGICO PARA TRATAMENTO DE DERMATITE SEBORREICA
PALAVRAS-CHAVES: patente; shampoo antifúngico; Citrullus lanatus.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O objetivo do presente estudo foi produzir e patentear um shampoo esfoliante e antifúngico, obtido a partir do extrato hidroalcoólico de sementes da Citrullus lanatus (melancia), desenvolvido na Universidade Federal do Maranhão, como alternativa terapêutica para o tratamento da dermatite seborreica. Para comprovação primária de segurança e eficácia do shampoo foram realizados estudos in vitro de irritabilidade ocular (teste de hemólise) e atividade antimicrobiana através da determinação da Concentração Inibitória Mínima- CIM e da Concentração Fungicida Mínima - CFM frente à leveduras isoladas do couro cabeludo de pacientes com sinais clínicos de dermatite seborreica; e para comprovação da novidade (requisito de patenteabilidade), foram realizados estudos prospectivos em bases de dados de patentes e artigos científicos nacionais e internacionais. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram a eficácia in vitro do shampoo a 2,5% do extrato hidroalcoólico das sementes de Citrullus lanatus, através da comprovação de sua atividade antimicrobiana frente a 62,5% dos isolados clínicos testados, com uma CIM de 12,5 mg/mL, apresentando a característica de ser fungistático; O shampoo não demonstrou atividade hemolítica em todas as concentrações ensaiadas. Os resultados dos estudos prospectivos não demonstraram registros que prejudicassem a novidade do produto desenvolvido, e diante de tais resultados e da comprovação primária in vitro de segurança e eficácia, realizou-se produção patentária que foi submetida ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Externo à Instituição - JULIANA SARTORI BONINI - UFRGS
Presidente - 2171058 - PATRICIA DE MARIA SILVA FIGUEIREDO